WordPress: Dicas e configurações #5

Dando continuidade ao nosso curso, nessa fase iremos focar no WordPress.

Antes de iniciarmos vai uma dica. Para você ter acesso ao WordPress do seu site basta você abrir seu navegador e na barra de pesquisa adicionar o link do seu site e acrescentar /wp-admin e se for Hosgator basta adiciona /cpanel. Você também pode salvá-lo na barra dos favoritos para facilitar o acesso.

Algumas dicas que podemos dar são: para quem nunca usou o WordPress os menus na lateral são o que você precisa para configurar seu site, post é onde você vai editar e subir o conteúdo para o seu site.

Quando você instala um tema, sempre há um post já publicado chamado “Hello World”. Esse post serve como um exemplo para você ver como ficarão as suas postagens naquele tema. Você pode apagá-lo e fazer seus próprios posts.

Outra configuração para o tema é a opção aparência. Disponível na lateral do WordPress você passa o mouse na opção aparência e clique na opção tema. Na opção aparência você encontrará diversas opções para deixar o visual do seu site do jeito que planejou, trocando cores, tipos de fontes, formatos etc.

Outra dica importante são os plugin que você tem acesso na opção plugins. Há tutoriais explicando o funcionando e as configurações dos plugins mais importantes que um site precisa ter.  Os plugins que recomendamos são Yoast Seo para aprimorar o SEO do seu site. AMP para otimizá-lo para dispositivos portáteis, o Lite Speed Cache para mantê-lo fluindo e o Site Kit plugin do Google feito para WordPress que integra ao seu site os serviços do Google como: Adsense, Analytics, Search Console, etc. Como dissemos é bom você sempre pesquisar antes de instalar plugins em seu site já que alguns podem atrapalhar mais do que ajudar.

 WordPress

Para instalar um plugin novo, vá em plugin > adicionar novo. Você pode escolher entre os recomendados ou pesquisar o nome na área de pesquisa. Antes de instalar o plugin é possível ver a classificação dada por outros usuários e informações adicionais. Assim que tiver certeza que aquele plugin atende suas necessidades basta clicar em baixar e ativar o plugin.

Uma dica importante é sempre deixar seus plugins e temas no modo atualização automática. Para ativar essa opção vá na página dos plugins instalados e clique em ‘atualizar automaticamente’. Se você não quiser que determinado plugin seja atualizado automaticamente basta localizá-lo e desmarcar a opção de atualização automática.

Se optar por instalar o plugin Site Kit do Google ela aparecerá na barra lateral do WordPress. Assim, você  poderá acompanhar de forma rápida e resumida o desempenho do seu site como: Adsense, Analytics, informações do Search Console e desempenho do seu site. Essas informações iremos te explicar mais para frente, mas já fique sabendo que elas são muito importantes para você compreender o desempenho do seu site.

Caso surjam dúvidas é bom sempre pesquisar. Se você está ansioso para começar a postar em seu novo site, leia a próxima etapa deste curso onde falaremos sobre SEO básico que você tem que aprender antes de postar seu artigo.

É importante realizar todas as configurações do seu novo site com calma para fazer tudo da melhor forma possível. E, quando estiver personalizando o tema, você tem a opção de conferir como ele está ficando para computador, tablet e smartphone, é sempre aconselhável adicionar imagens que fique bom nas três plataformas.

Se você tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão manda mensagem pra gente. O seu contato é muito importante para que a gente esteja sempre melhorando.

 

Educação Financeira Hoje

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

Site parceiro: Dica Sincera

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top