TUDO SOBRE O FGTS

 

O QUE É FGTS?

educacao financeira hoje FGTS

FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ou seja, é um fundo criado com o intuito de amparar o trabalhador. De forma mais simples, quando você está empregado de carteira assinada cerca de 8% do seu salário bruto é descontado e cabe aos empregadores depositarem este valor em uma conta da Caixa Econômica Federal no início de cada mês em nome do trabalhador.

 

QUANDO EU POSSO SACAR O FGTS?

 

Existe algumas regras e condições específicas para você ter direito ao saque do FGTS. Caso você seja demitido sem justa causa você terá direito ao saque do benefício referente ao tempo trabalhado, mas o saque também pode ser feito sobre outras circunstâncias: como o famoso saque aniversário que é uma parte do valor disponibilizado para o trabalhador no seu aniversário, quando o trabalhador se aposentar ou também pode ser usado no financiamento da casa própria.

 

QUANTO TEMPO TENHO QUE TRABALHAR PARA SACAR O FGTS?

educacaofinanceirahoje

Caso você esteja trabalhando de modo formal, ou seja, com contrato de trabalho e ou carteira assinada o tempo mínimo de trabalho para ter direito ao FGTS é de 3 meses por ano. E, caso você seja demitido sem justa causa ou com o fim do contrato de trabalho, nestes casos você terá direito ao valor referente ao tempo de trabalho.

 

O EMPREGADOR NÃO DEPOSITOU O FGTS.

 

Por lei, o empregador tem a obrigação de realizar o deposito de forma correta do FGTS. Caso, o empregador não realize o deposito ou o faça de forma incorreta, o empregado pode tentar dialogar com o empregador ou empresa. Se não conseguir entrar em um acordo para corrigir o problema o empregado pode realizar uma denúncia ao Sindicato ou Ministério do Trabalho (atualmente tornou-se uma secretaria especial do Ministério da Economia). Além disso, o empregado pode entrar com uma ação trabalhista exigindo com que empresa cumpra sua obrigação garantido pela Constituição. Existe também a possibilidade do trabalhador fazer tudo isso ao mesmo tempo. É importante destacar que o prazo máximo para entrar com alguma ação é de dois anos, mesmo a empresa não existindo mais.

 

COMO E ONDE SACAR O FGTS?

educacaofinanceirahoje

Atualmente não é mais necessário ir até um banco para fazer o pedido ou saber se você tem direito ao FGTS. Você pode fazer o download de um aplicativo do FGTS e lá você irá cadastrar suas informações caso você tenha direito poderá solicitar a retirada do dinheiro indicando sua conta e seu banco de preferência.

Vale ressaltar que é muito comum pessoas caírem em golpes envolvendo este tipo de assunto, então não adicione seus dados em aplicativos ou sites suspeitos, caso você tenha dificuldades em usar internet e ou o aplicativo, aconselhamos você a procurar uma agência da Caixa Econômica Federal.

Você sabia que pode utilizar seu FGTS para financiar sua casa própria?

Link do aplicativo FGTS para android.

Site oficial para denúncias de irregularidade no FGTS.https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/home

Escreva seu e-mail e fique sempre bem informado!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top