Tudo sobre a Selic

A Selic é um assunto muito importante para todos os brasileiros. Isso porque ela afeta a vida de todos de maneiras diferentes. Conhecer tudo o que ela determina e influencia é fundamental para todos que querem ter uma boa saúde financeira. Hoje, vamos ter apresentar tudo sobre a Selic, assim você estará melhor preparado para lidar com as oscilações dela e suas influências na economia brasileira.

O Banco Central do Brasil (BC) é o responsável por determinar a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). Ela é a taxa básica de juros da economia. Ou seja, ela influencia todas as taxas de juros aplicadas em todas as relações comerciais como empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, cheque especial, etc. Além de ser o principal instrumento do BC para o controle da inflação.

 

O Selic ou A Selic?

 

Quando falamos em O Selic estamos nos referindo ao Sistema Especial  de Liquidação e Custódia. Esse sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro que efetua a custódia e registra as transações de compra e venda de títulos públicos federais.

Já quando falamos em A Selic estamos nos referindo a taxa de juros cobrada nas negociações que ocorrem no sistema do Selic.

 

Quem determina a taxa Selic?

 

A taxa Selic é definida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) ele é um órgão do Banco Central composto pelo presidente do BC e seus diretores. Eles se reúnem a cada 45 dias para decidir se a taxa será mantida, aumentada ou diminuída.

A decisão sobre as alterações na Selic seguem determinados fatores com um objetivo principal de manter a inflação seguindo a meta definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Dentre os fatores analisados antes da decisão final estão: o nível de inflação atual, a situação da dívida pública e das atividades econômicas e até o cenário internacional, afinal, todos esses fatores estão interligados.

 

Veja abaixo as datas das reuniões do Copom neste ano de 2022:

Copom taxa básica de juros selic reuniões do copom educacao financeira

 

As mudanças no valor da taxa Selic passam a valer no próximo dia útil após a reunião do Copom.

 

Qual é a taxa Selic de hoje?

 

Como você pode perceber a taxa Selic sofre variações ao longo do tempo. Para saber exatamente quanto ela está valendo hoje o ideal é consultar o site do Banco Central que sempre divulga a taxa atual vigente. No próprio site do BC também é possível conferir o gráfico que mostra as variações da Selic ao longo do tempo. Veja, por exemplo, a variação ocorrida de 2020 ao início de 2022.

 

variação da taxa selic 2020 2022 copom inflação

 

Durante o ano de 2020 a taxa básica de juros esteve em seu menor nível, 2%, isso devido a grave crise de saúde pela qual o mundo todo passou nesse período. Havia a necessidade de incentivar o consumo para que a economia pudesse continuar funcionando mesmo nas condições mais adversas vistas nos últimos tempos.

 

Como a taxa Selic afeta minha vida?

 

Você percebeu que a taxa Selic influencia muitos fatores da nossa sociedade e cada um de nós é afetado por ela. Veja o exemplo.

Quando o Copom eleva a taxa Selic significa que estamos passando por um momento de alta da inflação, por isso, a ideia é aumentar a taxa e com isso desestimular o consumo, assim, a inflação será reduzida.

Imagine que você quer comprar um veículo novo e para isso irá precisar de um financiamento. No momento que você solicita o financiamento percebe que os juros estão muito altos e o financiamento vai sair mais caro do que você imaginava. Isso acontece porque estamos em um período com a inflação alta. E para contê-la o COPOM aumentou a Selic. Dessa forma, os juros para seu financiamento também foram aumentados.

Perceba que quando a Selic está em alta há um desestimulo ao consumo, pois, se está mais caro comprar as produtos o consumidor para de comprar. Parando de comprar a demanda pelos produtos diminui, o que faz os vendedores reduzirem os preços para que possam continuar vendendo. Com isso a inflação também será reduzida.

É como se fosse uma reação em cadeia onde uma coisa puxa a outra. É importante que você saiba exatamente em qual momento da economia estamos para que possa ajustar suas práticas de consumo. Veja bem, financiar um veículo em um período em que a Selic está em alta é pagar muito mais do que você pagaria em outro momento.

Agora imagine o contrário, quando você foi ver o financiamento do seu veículo percebeu que as taxas estavam baixas e que era possível financiar sem extrapolar seu orçamento. Isso significa que o COPOM decidiu diminuir a taxa Selic e incentivar o consumo. Pois quando as taxas de juros estão mais baixas, as pessoas tendem a comprar mais.

Como saber quando a taxa Selic vai cair ou subir?

A economia de nossa sociedade está interligada com diversos setores, dessa forma, muitos analistas estudam essas variáveis a fim de tentar prever qual será o resultado da reunião do COPOM. É interessante que você acompanhe analistas que estejam inteirados das dinâmicas que ocorrem na sociedade. Dessa forma, você estará melhor preparado para quando ocorrer mudanças na taxa básica de juros e tomar melhores decisões de consumo.

 

 

Conteúdo complementar

Vídeo Jornal Nexo

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top