Socialismo: o que é? e como funciona?

Vamos falar um pouco do socialismo o que é e como funciona a fim de informar o leitor sobre esse assunto. Nosso artigo não possui qualquer viés ideológico ou político.

 

Socialismo: Onde e como surgiu?

 

Por incrível que pareça não existe uma data específica que indica o nascimento do Socialismo. Mas, algumas fontes citam que o termo começou a se popularizar por volta de 1834 na França com o filósofo e político Pierre Leroux e outras fontes também citam a também francesa escritora, economista política Marie Roch Louis Reybaud, ou seja, muito provavelmente a França foi o nascimento do termo socialismo.

Durante o século XIX sugiram os primeiros socialistas modernos que eram críticos sociais ocidentais, franceses e britânicos com uma combinação de doutrinas e experimentos sociais.

 

Qual a diferença entre Socialismo e comunismo?

Socialismo

Socialismo: O socialismo é uma doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais. Nesse conceito estão incluídas as teorias políticas e movimentos associados tais como: sistemas de propriedade social podendo ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

O Comunismo: O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica que tem como meta estabelecer uma sociedade igualitária, por meio da abolição da propriedades privadas, classes sociais e com tudo do próprio Estado.

 

Socialismo: Como funciona?

 

De forma simples poderíamos dizer que um país socialista funciona de forma semelhante a uma comeia de abelhas. Um líder toma as decisões mais importantes e todos trabalham para que a comeia prospere, ou seja, todos cumprem suas funções para que a nação cresça de forma mais igualitária possível.

Umas das principais características do Socialismos é que independente da sua formação e profissão todos teriam o mesmo salário no fim do mês.

 

Socialismo: Qual o lado ruim?

Educação financeira hoje

Como todo sistema, o Socialismo também tem muitos pontos negativos, um dos pontos negativos mais evidente é a concentração de poder. No Socialismo, as principais decisões de uma nação se concentram basicamente em um líder. Dependendo da índole deste líder ele pode levar um país a florescer ou a ruína já que praticamente não há oposição a decisão desse líder.

Na prática o fato de todos terem o mesmo salário acaba causando algumas discórdias. Por exemplo imagine que hoje você trabalhe como auxiliar de serviços gerais mas tem o sonho de cursar medicina pois além de exercer essa profissão dos seus sonhos você também objetiva obter um salário melhor. Porém, numa sociedade socialista, todos os salários seriam os mesmos, portanto você continuaria ganhando o mesmo salário para trabalhar em algo mais complexo.  

Além disso, em qualquer outro modelo de governo a corrupção também é um fator negativo. A corrupção faz parte de qualquer tipo de governo e atinge todas as sociedade. Algumas de maneira mais brandas e outras de forma mais acentuada. O que vai determinar se a corrupção será minimizada será um sistema que combate efetivamente ela. O que em um sistema socialista é mais complicado pois, só há um partido que administra tudo e não há oposição para questionar as decisões do governo.

 

Observação do editor:

 

Infelizmente ao longo da historia se você for considerado um Socialista, Comunista, Democrata etc, você automaticamente não poderá viver em paz com outras pessoas que pensam de forma diferente, derrepente o mundo se tornou um lugar de pensamento livre onde todas as pessoas são livres para pensar da mesma forma que você seja um time de futebol, orientação sexual, religião, raça, cor e etc, pedimos a você que escute a todos e antes de ser intolerante estude, o conhecimento é como um óculos que te ajudará a enxergar o mundo com mais clareza de forma menos preconceituosa.

Em teoria todas as formas de governo e economia funcionam muito bem, já na pratica todas possuem problemas que põem afetar um nação e o mundo.

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

Fonte: Wikipédia

 

SITE PARCEIRO DE AVALIAÇÃO DE PRODUTOS: DICA SINCERA

 

Educação Financeira Hoje

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top