SISU: o que é? E como funciona?

O que é o SISU?

 

Criado em 2010 o SISU (Sistema de Seleção Unificada)  é um programa do governo federal que tem como objetivo selecionar estudantes para cursos superiores ofertados por  instituições de Ensino Superior.

 

Quem pode participar do SISU?

Quem pode participar do SISU?

Qualquer pessoa que tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não tenha zerado a redação. Além disso, o candidato não pode ter feito a avaliação como treino. (Essa opção é escolhida durante a inscrição no ENEM).

Vale ressaltar que o candidato precisa ter concluído o ensino médio até a data da matrícula.

 

Como funciona o SISU?

 

As instituições participantes registram no sistema do MEC os cursos e as quantidades de vagas disponíveis. Cada instituição pode adotar critérios próprios de seleção, por exemplo, uma nota mínima para a inscrição no curso. Isso é o mais comum, tendo em vista que a quantidade de vagas é sempre menor do que a quantidade de candidatos. Assim, quem obtiver nova melhor no Enem tem mais chances de conseguir a vaga.

Quando o estudante acessa o portal verá as oportunidades disponíveis e poderá se candidatar para 2 vagas.

 

O que é a Nota de Corte?

 

É a menor nota para ficar entre os selecionados na opção escolhida, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Por exemplo, se um determinado curso tem como nota de corte de 650, uma pessoa com nota 640 não terá chances de consegui-la já que os outros candidatos tem nota maior.  

A nota de corte varia conforme as inscrições vão ocorrendo, ou seja, após se inscrever é importante acompanhar a nota de corte do seu curso para saber se existem chances de você ser selecionado, ou se é melhor trocar de opção e escolher outra vaga.

 

O SISU é pago?

Não. Até o momento deste artigo o SISU é um programa totalmente gratuito e feito pela internet.

 

Como me inscrever no SISU?

 

Para realizar o cadastro o candidato precisa acessar o site do SISU: sisualuno.mec.gov.br e preencher o cadastro com as informações solicitadas pela página. A nota do Enem irá aparecer automaticamente já que os sistemas são integrados.

Você pode se inscrever no SISU em 2 períodos do ano: no primeiro semestre e no segundo semestre.

 

Caso o candidato tenha alguma dúvida elas também podem ser sanadas na página: www.gov.br/inscrever-se-no-sisu-sistema-de-selecao-unificada

Nestes 2 dois sites irão ter praticamente todas as informações que o candidato precisa para ingressar no programa.

 

O que é a lista de espera do SISU?

 

Você se inscreveu no SISU, fez tudo direitinho mas, infelizmente não foi selecionado. Nem tudo está perdido. Você pode manifestar seu interesse em fazer parte da lista de espera. Assim, se nem todas os selecionados fizerem suas matrículas no prazo estipulado, as instituições começam a chamar aqueles que se inscreveram e ficaram fora do número de vagas.

E, acredite é muito comum chamarem candidatos da lista de espera então não deixe de acompanhar as chamadas para matrículas na instituição que você se candidatou.

 

Estrangeiros podem participar do programa?

Estrangeiros podem participar do programa?

Sim. Mas, seguindo algumas regras como: os estrangeiros também precisam ter concluído o ensino médio e ter prestado o ENEM e os documentos estrangeiros deverão ser autenticados pela Autoridade Consular Brasileira, no país de origem, e acompanhados da tradução oficial, caso seja necessário.

Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)

Cópia simples do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE)

Vale ressaltar que em caso de dúvida consulte o site do SISU ou o gov.br.

 

O SISU segue a Lei de Cotas?

 

Sim, todas as instituições federais de Ensino Superior cumprem a Lei de Cotas. Ou seja, 50% das vagas ofertadas devem ser destinadas aos candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.

 

Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no sisu?

 

Para acessar o sistema é necessário apenas o CPF e senha da conta gov.br. Porém, para efetivar a matrícula na instituição para qual foi selecionado serão necessários mais alguns documentos. A listagem de documentos é disponibilizada no sistema quando o candidato é selecionado para a vaga.

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

Site parceiro de avaliação de produtos: Dica Sincera

 

Educação Financeira Hoje 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top