SEO: O que é? Dicas #6

Talvez o ponto mais importante de um site seja todo o trabalho de SEO. E, hoje iremos falar um pouco desse tópico muito importante. Vamos abordar alguns assuntos e te passar algumas dicas.

 

O que é SEO?

 

SEO (Search Engine Optimization) é a forma de otimizar os mecanismos de buscas, ou seja, o trabalho de SEO serve basicamente para aumentar as chances das pessoas encontrarem o seu conteúdo.

O trabalho de SEO começa antes mesmo de redigir um artigo. Em alguns sites como Ubersuggest, Google Trends, SEMrush, entre outros oferecem a possibilidade de pesquisar dados sobre a palavra-chave que você irá usar em seu artigo.

A palavra-chave é basicamente o foco principal do seu artigo. É, essencialmente o que seus leitores estão buscando.

Por exemplo: você vai escrever um artigo falando de futebol onde o foco seja a seleção japonesa. E, a palavra-chave que irá usar é: “seleção japonesa”. Esses sites irão te mostrar diversos dados sobre as palavras “seleção japonesa” como o número de buscas mensais, a dificuldade para ranquear (alcançar uma boa posição de pesquisa). O CPC que é o custo médio por clique entre outras informações.

Existem dois tipos mais comuns de palavras-chaves: as de caudas curtas que geralmente são uma ou duas palavras como “seleção japonesa”. Ou palavras de cauda longa que pode ser, por exemplo “resultado do jogo da seleção japonesa.”

A pesquisa de qual palavra-chave usar deve ser muito bem feita, tanto em sites, blogs ou canais  do Youtube. Isso aumenta as chances de seu site ser mais bem sucedido a longo prazo.

 

Otimizando o SEO

SEO

Depois de você pesquisar a palavra-chave e escolher a melhor opção vamos para a parte de escrever o artigo.

Para escrever um bom artigo é muito importante você seguir alguns passos muito importantes: escolher um assunto que esteja em alta, tentar ser diferente da concorrência, usar palavras-chaves com bons números e baixa concorrência.

Algumas dicas que podemos te dar para evitar dores de cabeça futuras são: não escreva nada que faça apologia a guerras, drogas, armas ou qualquer tipo de coisa que esteja fora da lei, conteúdos racistas, homofóbicos também não são permitidos, fake news, plágio ou conteúdos com direitos autorais também irão te dar uma bela dor de cabeça. Por mais que pareça óbvio que esses conteúdos não devem ser abordados não é algo raro de ver as pessoas fazendo.

Quais as punições: você pode ter seu site recusado no Adsense (programa do Google para ganhar dinheiro com publicidades em seu site); processos judiciais pelos conteúdos postados. Isso é mais comum do que você possa imaginar.

Quando você escrever e revisar seu artigo e for adicioná-lo ao seu site usando o WordPress, terá dois marcadores no plugin Yoast Seo que são muito importantes: o SEO e a legibilidade do seu artigo.

O marcador SEO é o mais importante e leva um tempo para você conseguir deixá-lo verde, mas podemos te dar algumas dicas para você conseguir o sinal verde: não repetir muitas vezes a palavra-chave no texto, colocar um link interno (do seu site ou de um artigo do seu próprio site), colocar um link externo de outro site ou artigo de outro site e se quiser pode usar o link do nosso site (tem que ter haver com o conteúdo), colocar uma meta descrição com a palavra-chave no texto, colocar a palavra-chave no primeiro parágrafo e no título do site.

O outro marcador é o da legibilidade que mostra o quão bom seu texto está, mas dificilmente você deixará o marcador verde sempre. A legibilidade analisa itens da construção geral do texto.

Outro ponto importante são as tags, não tente usar muitas palavras, use somente palavras que tenha relação ao seu texto.

Também é muito importante você criar as categorias com os temas das publicações para passar um ar de site organizado e mais profissional.

Não encha seu artigo de imagem a não ser que seja necessárias. Vale lembrar que ele no futuro terá propagandas e isso pode gerar uma poluição visual, uma dica é para um texto de mil palavras usar entre três e cinco imagens. Redija textos grandes e o mais objetivo possível, tente sempre ficar acima das 350 palavras.

Este foi nosso tópico sobre a parte mais simples de SEO. Mas, o que vale é você sempre estudar e se aperfeiçoar mais a cada dia. Em nosso próximo tópico iremos abordar um pouco mais sobre palavras-chaves.

 

Se você tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão manda mensagem pra gente. O seu contato é muito importante para que a gente esteja sempre melhorando.

 

Educação Financeira Hoje 

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

Site parceiro: Dica Sincera

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top