Seguro: O que é? Como funciona?

O seguro nasceu da necessidade do ser humano em ter controle de coisas que ele não pode prever. Em 2300 anos antes de Cristo na Babilônia já existia indícios de seguro por cameleiros que partiam em caravanas para cruzar o deserto. Estes viajantes tinham um tipo de acordo para diminuir o prejuízo caso algum camelo viesse a falecer durante a viagem e assim surgiu uma das primeiras formas de seguro.

E quem já não ouviu o velho ditado “o seguro morreu de velho.” O seguro é algo intrínseco da nossa cultura.

 

O que é seguro?

O que é seguro?

Seguro é todo tipo de contrato onde uma das partes tem a obrigação de indenizar a outra parte em caso de sinistro (acidente ou prejuízo material).

O seguro de forma mais simples pode ser dividido da seguinte forma: segurador, segurado e sinistro.

Segurador é a pessoa ou empresa que tem a obrigação de indenizar a outra parte que tenha sofrido algum tipo de perda ou dano (sinistro) que estava prevista em contrato.

Segurado é a pessoa ou empresa que sofreu o dano ou perda.

Sinistro é a perda ou dano que pode ser acidente, incêndio, dano a um automóvel, enchente e etc.

 

Como funciona um seguro?

Como funciona um seguro?

De forma simples você contrata um seguro e paga um valor preestabelecido em um contratado das seguinte formas: diária, semanal, mensal, anual ou algum outro tipo definido entre segurador e segurado.

Por exemplo, você pode contratar um seguro para proteger seu celular contra roubo ou furto de forma semanal onde fica estabelecido um valor a ser pago semanalmente. Caso você tenha seu celular furtado ou roubado a seguradora irá te ressarcir com um valor preestabelecido ou um novo celular. Mas, se seu celular cair na água e parar de funcionar a seguradora não tem obrigação legal de te ressarcir já que essa situação não estava prevista em contrato. Por isso é muito importante deixar tudo bem esclarecido antes de assinar um contrato e é sempre bom ler tudo com calma. Ou seja, nada de assinar sem ler cada detalhe.

 

Quem pode contratar um seguro?

 

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode contratar um seguro seja seguro de veículo, casa, eletrônico, de vida etc.

 

Como e quem pode receber o seguro?

 

Outro ponto importante no momento de assinar o contrato é estabelecer quem poderá receber o seguro em caso de seguro de vida. Os beneficiários são estabelecidos pelo segurado em vida e em caso de falecimento as pessoas que ele indicou como beneficiárias receberão os valores de acordo com o contrato.

 

Como e quanto pago de seguro?

 

Praticamente qualquer dúvida sobre seguro deve ser tirada antes de assinar o contrato. E como já dizemos o pagamento pode ser feito de acordo com as partes: diário, semanal, mensal, anual ou de acordo com o contrato e os valores seguem da mesma maneira.

 

O contrato pode ser cancelado?

educacaofinanceirahoje.com

Sim, por diversos motivos o contrato pode ser cancelado ou deixar de valer judicialmente por diversas razões. Como, por exemplo, o não cumprimento das partes, o não pagamento do contrato ou mensalidades, tentativa de fraudar o seguro como contratar o seguro e depois danificar o bem somente para receber o valor do seguro o que é crime. O seguro ainda pode ser cancelado por não cumprimento de alguma cláusula preestabelecida pelas partes. Por isso, é tão importante ler tudo antes de assinar.

 

O preço do mesmo seguro pode ser diferente?

 

Sim, por exemplo, o segurador pode realizar uma pesquisa e se achar que você ou seu bem material tem mais risco de dano ou perda ele pode alterar o valor.

Por exemplo, um jovem solteiro de 19 anos ao realizar um seguro de um automóvel normalmente irá pagar mais caro do que uma pessoa de 40 anos com família. A idade, o estado civil, a profissão, os seus hábitos são todos analisados antes de estabelecer os valores de um seguro.

 

Recomendação

 

Sempre antes de contratar um seguro pesquise sobre a seguradora ou segurador. Leia o contrato com calma e por completo (ah, vocês já falaram isso antes! A gente está repetindo porque é importante!). Em  caso de dúvida consulte um advogado para te auxiliar e te ajudar a escolher a melhor forma de contratar um seguro.

 

Educação Financeira Hoje

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

Site parceiro: Dica Sincera

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top