No momento você está vendo PROVA E GABARITO: TJ/MG Analista Judiciário – Bibliotecário 2022 PDF

PROVA E GABARITO: TJ/MG Analista Judiciário – Bibliotecário 2022 PDF

PROVA: TJ/MG Analista Judiciário – Bibliotecário 2022 PDF

 

 

GABARITO: TJ/MG Analista Judiciário – Bibliotecário 2022 PDF

 

 

 

 

 

 

 

  TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EXISTENTES E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE

RESERVA PARA CARGOS EFETIVOS DO QUADRO DE PESSOAL DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS – EDITAL Nº 01/2022

ANALISTA JUDICIÁRIO (CLASSE C) – BIBLIOTECÁRIO
 
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO
INSTRUÇÕES GERAIS

I.           Nesta prova, você encontrará 17 (dezessete) páginas numeradas sequencialmente, contendo

60 (sessenta) questões objetivas correspondentes às seguintes disciplinas: Língua Portuguesa 15 (quinze) questões, Noções de Direito 15 (quinze) questões, Noções de Informática 5 (cinco) questões, Raciocínio Logico 5 (cinco) questões, Conhecimentos Específicos 20 (vinte) questões e 01 (um) Texto Dissertativo (Prova Discursiva).

II.         Verifique se seu nome e número de inscrição estão corretos tanto no Cartão de Respostas como na Folha de Respostas da Prova Discursiva. Se houver erro, notifique o fiscal.

III.       Verifique se o Caderno de Questões se refere ao cargo para o qual você se inscreveu. Caso o cargo esteja divergente, solicite ao fiscal de sala para que tome as providências cabíveis, pois não serão aceitas reclamações posteriores nesse sentido.

IV.       Assine e preencha o Cartão de Respostas e a Folha de Respostas da Prova Discursiva nos locais indicados, com caneta azul ou preta.

V.        Será vedado o uso de líquido corretor de texto ou fita corretiva, caneta hidrográfica fluorescente, lápis, borracha, lapiseira ou lápis-borracha.

VI.       Verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal.

VII.     Marque o Cartão de Respostas cobrindo fortemente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo no próprio Cartão de Respostas.

VIII.   O sistema de leitura e processamento dos Cartões de Respostas não registrará a resposta em que houver falta de nitidez na marcação e/ou marcação de mais de uma alternativa.

IX.       O preenchimento do Cartão de Respostas e da Folha de Respostas da Prova Discursiva será de inteira responsabilidade do candidato, não sendo permitida a substituição quando o erro for do candidato.

X.        O Cartão de Respostas não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Exceto sua assinatura, nada deve ser escrito ou registrado fora dos locais destinados às respostas.

XI.       Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o Cartão de Respostas, a Folha de Respostas da Prova Discursiva e este Caderno. As observações ou marcações registradas neste caderno não serão levadas em consideração.

XII.     Você dispõe de 05 (cinco) horas para fazer esta prova. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar o Cartão de Respostas.

XIII.   O candidato só poderá retirar-se do setor de prova 03 (três) horas após seu início.

XIV.   O candidato poderá levar seu Caderno de Questões faltando 01 (uma) hora para o término da prova.

Em hipótese alguma o candidato poderá levar o Caderno de Questões antes do horário permitido.

XV.    É terminantemente proibido o uso de telefone celular, e demais aparelhos eletrônicos.

XVI.   Será proibido o empréstimo de material, bem como estabelecer comunicação, por qualquer meio, com outros candidatos ou com pessoas estranhas a este concurso.

Boa Prova!

NOME DO CANDIDATO ASSINATURA DO CANDIDATO RG DO CANDIDATO

 

 

 

NOME: ASSINATURA DO CANDIDATO: INSCRIÇÃO:  
1 2 3 4 5 6 7   8 9 10 11 12 13   14 15 16 17 18 19 20  
                                             
21 22 23 24 25 26 27   28 29 30 31 32 33   34 35 36 37 38 39 40  
                                             
41 42 43 44 45 46 47   48 49 50 51 52 53   54 55 56 57 58 59 60  
                                       

 

RASCUNHO

 

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

Texto I

 

“Explicar, a mim, como é Alejandra, Bruno ponderou, como é seu rosto, como são as dobras de sua boca.” E pensou que eram justamente essas dobras desdenhosas e um certo brilho tenebroso nos olhos que diferenciavam mais que tudo o rosto de Alejandra do rosto de Georgina, a quem ele amara de verdade. Pois, agora compreendia, a ela é que amara realmente, e quando imaginou estar apaixonado por Alejandra era a mãe de Alejandra que buscava, como esses monges medievais que tentavam decifrar o texto primitivo debaixo das restaurações, debaixo das palavras apagadas e substituídas. E essa insensatez fora a razão de tristes mal-entendidos com Alejandra, tendo às vezes a mesma sensação de quem, após muitíssimos anos de ausência, chega à casa da infância e, ao tentar de noite abrir uma porta, depara com uma parede. Claro que seu rosto era quase o mesmo de Georgina: o mesmo cabelo preto com reflexos avermelhados, os olhos cinza-esverdeados, a boca idêntica e grande, as mesmas faces mongólicas, a mesma pele morena e pálida. Mas o “quase” era atroz, e mais ainda por ser tão sutil e imperceptível, pois assim o equívoco era mais profundo e doloroso. Os ossos e a carne – pensava – não bastam para formar um rosto, e é por isso que ele é infinitamente menos físico do que o corpo: é determinado pelo olhar, pelo ríctus da boca, pelas rugas, por todo esse conjunto de atributos sutis com que a alma se revela por meio da carne. Razão pela qual, no momento exato em que alguém morre, seu corpo se transforma abruptamente numa coisa diferente, tão diferente a ponto de se poder dizer “não parece a mesma pessoa”, apesar de ter os mesmos ossos e a mesma matéria de um segundo antes, um segundo antes desse misterioso instante em que a alma se retira do corpo e este fica tão morto como uma casa da qual se retiram para sempre os seres que moram nela, e, sobretudo, que sofreram e se amaram nela.

(SABATO, Ernesto. Sobre heróis e tumbas. São Paulo: Planeta De Agostini, 2003, p.22-23)

  • Uma leitura atenta do texto permite-nos perceber que a subjetividade que o caracteriza já é antecipada no propósito apresentado logo no início. Nesse sentido, pode-se afirmar que, para o enunciador:
    1. a semelhança física entre mãe e filha elimina qualquer possibilidade de distinção entre
    2. a filha era bem mais insensata que a mãe, o que a tornava, porém, visivelmente mais
    3. aspectos mais discretos e abstratos são responsáveis pela diferenciação entre as duas
    4. o amor que sentia pela mãe era uma projeção dos sentimentos que nutria a partir da beleza física da
    5. aspectos físicos são privilegiados e compõem uma síntese da existência das mulheres

 

  • A seleção dos adjetivos e de outros termos caracterizadores é fundamental para a produção de efeitos na composição dos Dentre as passagens abaixo, retiradas do texto, assinale a que não destaca um exemplo de caracterização subjetiva.
    1. “essas dobras desdenhosas.”
    2. “certo brilho tenebroso nos ”
    3. “como esses monges medievais.”
    4. “a razão de tristes mal-entendidos.”
    5. “esse conjunto de atributos sutis.”

 

  • Em “Explicar, a mim, como é Alejandra, Bruno ponderou, como é seu rosto, como são as dobras de sua ”, ao considerar a estrutura sintática e o emprego das vírgulas, é correto afirmar que:
    1. as quatro últimas vírgulas caracterizam a construção de uma enumeração que diminui o ritmo do
    2. “a mim” explicita redundância no texto, o que justifica seu emprego entre vírgulas denotando seu papel acessório.
    3. a oração intercalada “Bruno ponderou” cumpre papel acessório e revela a intervenção do próprio
    4. a expressão “a mim”, entre vírgulas, é um complemento verbal realçado por sua disposição no período.
    5. as construções introduzidas pela conjunção “como” aproximam-se semanticamente, mas exercem funções sintáticas

 

 

 

  • Considerando-se o contexto, na passagem “E essa insensatez fora a razão de tristes mal-entendidos com Alejandra,”, a expressão destacada cumpre um papel coesivo que está corretamente indicado por meio de uma referência:
    1. anafórica, indicando um sentimento já representado pela comparação simbólica.
    2. catafórica, antecipando os rostos de mãe e filha, descritos como quase
    3. catafórica, sintetizando     por    meio    do substantivo o que ainda seria apresentado.
    4. metafórica, atribuindo    expressividade    a uma imagem anterior pouco
    5. anafórica, situando temporalmente o leitor em relação ao momento da ação.

 

  • Na oração “a quem ele amara de verdade”, a flexão do verbo é marcada por uma regularidade que indica tempo e modo. Tal flexão confere ao verbo o sentido de uma ação:
    1. futura que não será realizada em função de fato
    2. do presente que dialoga com episódios do
    3. do passado que é replicada em momentos
    4. do presente que se articula com uma projeção
    5. passada anterior às ações enunciadas no

 

  • O substantivo composto “mal-entendidos”, presente no texto, está flexionado no Dentre os vocábulos listados abaixo, assinale aquele que segue a mesma norma para a flexão de número.
    1. secretário-geral.
    2. abaixo-assinado.
    3. cana-de-açúcar.
    4. tenente-coronel.
    5. salário-família.

 

  • Em “Mas o ‘quase’ era atroz”, o vocábulo destacado tem seu sentido realçado pelas aspas, mas também em função de, no contexto em que se encontra, assumir um caráter:
    1. numérico.
  • Considere as passagens “e mais ainda por ser tão sutil e imperceptível,” e “pois assim o equívoco era mais profundo e doloroso”. A construção destacada introduz, em relação à última passagem, um sentido de:
    1. consequência.
    2. concessão.
    3. conclusão.

 

  • A respeito da expressão destacada em “Claro que seu rosto era quase o mesmo de Georgina”, é correto afirmar que, na frase em que encontra, estabelece um papel de:
    1. predicativo em relação à oração
    2. retificação em relação ao que se
    3. realce em relação a uma declaração.
    4. conotativo a partir de um termo
    5. comparativo ao igualar um mesmo

 

  • No final do texto, “corpo” e “casa” são aproximados em uma comparação figurada que é construída, sobretudo, por meio da:
    1. proximidade
    2. equivalência sintática.
    3. simetria fonética.
    4. semelhança física.
    5. capacidade de

 

Considere a oração “seu corpo se transforma abruptamente numa coisa diferente”, para responder às questões 11 e 12.

 

  • Ao observar o sentido do vocábulo destacado e seu papel morfossintático, é correto afirmar que:
    1. indica o modo pelo qual determinada ação
    2. atribui uma característica permanente à “coisa”.
    3. nomeia o    elemento    específico    a    ser
    4. reforça a    diferença    no    resultado    da transformação.
    5. precisa a duração do tempo de uma ação.

 

 

 

  • Na passagem em análise, ao fazer uso da voz passiva, obtém-se como efeito:
    1. a indeterminação do sujeito sintático.
    2. a omissão do agente da ação
    3. a construção da ideia de
    4. o prolongamento da duração da ação.
    5. a ambiguidade no complemento do
  • Na oração “a quem ele amara de verdade”, justifica-se a presença da preposição destacada em função:
    1. da exigência normativa da regência do verbo “amar”.
    2. da necessidade de desfazer a ambiguidade acerca do
    3. da introdução     de    um    objeto     direto preposicionado de valor
    4. de uma estrutura em paralelismo com a oração
    5. da indicação de gênero do referente do pronome

Texto II

Tocar instrumento musical na infância deixa a mente mais afiada na velhice

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriram uma ligação entre aprender um instrumento musical na infância ou adolescência e ter uma mente mais “jovem” quando a idade já está bem avançada. Quanto mais extensa em anos a experiência em tocar um instrumento, mais as habilidades cognitivas permanecem bem conservadas na velhice.

Esse    estudo    teve    uma    peculiaridade incomum: aproveitou dados de outra pesquisa, esquecida, feita em 1947. À época, todas as crianças nascidas na Escócia em 1936 foram obrigadas a fazer uma bateria de testes de inteligência.               No                        total,       70.805 crianças participaram. Esse trabalho foi redescoberto há alguns anos por um grupo de acadêmicos escoceses, liderados pelo professor Ian Deary, diretor do Centro de Envelhecimento Cognitivo e Epidemiologia Cognitiva da universidade, que pretendia estudar a mente. E os dados daquela época vieram a calhar. Os estudiosos do presente foram atrás dos voluntários do passado para avaliar sua saúde mental hoje, e que hábitos influenciaram nos aspectos positivos e negativos. Para analisar a influência do aprendizado musical, selecionaram uma amostra de habitantes das cidades de Edimburgo e Lothians, que tinham participado dos testes na década de 1940, quando todos tinham 11 anos de idade. Dos 366 indivíduos analisados, 117 relataram alguma experiência de tocar um instrumento musical – principalmente quando ainda eram meninos e

meninas. […]

(Disponível em: https://super.abril.com.br/saude/tocar-instrumento- musical-na-infancia-deixa-a-mente-mais-afiada-na-velhice/ Acesso

em 30/08/2022)

  • As partes de um texto precisam ser bem articuladas para a construção de seu sentido Considerando a última frase do primeiro parágrafo, percebe-se que ela:
    1. aponta, numericamente,    os    resultados obtidos pela pesquisa
    2. apresenta o método empregado pelo estudo descrito no parágrafo
    3. reitera exatamente a mesma informação apresentada na frase anterior.
    4. explicita a ideia já apresentada pelo termo de sentido mais amplo, “ligação”.
    5. indica o marcador temporal em que se deu a pesquisa apresentada.
  • No primeiro período do texto, estabelece-se um contraste temporal. O recurso sintático empregado nessa estrutura foi:
    1. a comparação     entre     dois     adjuntos adnominais que expressam
    2. o emprego de duas construções sintáticas introduzidas por preposições.
    3. o confronto entre adjetivos que exprimem noções diferentes de
    4. a presença de expressões nominais com valor semântico de
    5. o uso de um adjunto adverbial e de uma oração subordinada

NOÇÕES DE DIREITO

  • Quanto aos Servidores Públicos consoante a Constituição Federal de 1988 (CF/88), analise as afirmativas a seguir.
  1. A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira.
  2. Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.
  • É permitida a incorporação de vantagens de caráter temporário ou vinculadas ao exercício de função de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do cargo
  1. O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade.

Estão corretas as afirmativas:

  1. I e II apenas
  2. II e III apenas
  3. III e IV apenas
  4. I e III apenas
  5. II e IV apenas

 

 

 

  • O Estado brasileiro dispõe no texto constitucional de diversos dispositivos visando a proteção da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Está de acordo com Constituição Federal de 1988 (CF/88):
    1. Os filhos, havidos fora da relação do casamento ou por união estável, não terão os mesmos direitos, sendo permitidos designações e tratamentos diversos relativos à filiação
    2. O planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas
    3. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, mas, os filhos maiores não têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, cuja atribuição é exclusiva do Estado
    4. São penalmente inimputáveis os maiores de dezesseis anos, sujeitos às normas da legislação especial
    5. O Estado prestará assistência psicológica à família na pessoa de cada um dos que a integram, não sendo sua obrigação criar mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações
  • Sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, segundo a Constituição Federal de 1988 (CF/88), analise as afirmativas a
  1. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, sendo que, cada legislatura terá a duração de quatro
  2. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado, sendo que, a eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado, ambos tomarão posse em sessão do Congresso Nacional, podendo modificar a Constituição e leis, segundo julgarem importantes para o crescimento econômico do
  • O Superior Tribunal de Justiça é o órgão máximo do Poder Judiciário, cujos Ministros serão nomeados pelo Presidente da República, cabendo-lhe, precipuamente, a guarda da Constituição.
  1. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação.

Estão corretas as afirmativas:

  1. I e II apenas
  2. II e III apenas
  3. I e IV apenas
  4. III e IV apenas
  5. I e III apenas
  • A Defensoria Pública trata-se de instituição essencial à função jurisdicional do Estado, sendo incumbida de prestar orientação jurídica, representação judicial e defesa gratuitas, em todos os graus, dos Consoante a Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989, é incorreto afirmar que:
    1. É obrigatória a criação de órgão da Defensoria Pública em todas as comarcas
    2. Ao Defensor Público é vedado o exercício da advocacia fora de suas atribuições institucionais
    3. À Defensoria Pública é assegurada autonomia funcional e administrativa
    4. O Defensor Público-Geral da Defensoria Pública será nomeado pelo Governador do Estado
    5. O Defensor Público é indispensável à administração da Justiça e inviolável por seus atos e manifestações no exercício ou mesmo fora da profissão

 

  • São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma Constituição Federal de 1988 (CF/88). Visando a melhoria de sua condição social, a CF/88 garante ao trabalhador, exceto:
    1. duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho
    2. assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré- escolas
    3. proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos
    4. piso salarial proporcional à extensão e relevância do trabalho da categoria, nacionalmente unificado, capaz de atender suas necessidades com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, transporte e previdência social, bem como, de sua família
    5. proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa

 

 

 

  • Em relação às disposições sobre a Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais (Lei Complementar nº 59 de 18/01/2001), analise as afirmativas a
  1. São cento e cinquenta os cargos de Desembargador do Tribunal de Justiça, dos quais um será o de Presidente, três, os de Vice-Presidentes, e um, o de Corregedor- Geral de Justiça.
  2. O Presidente, os Vice-Presidentes e o Corregedor-Geral de Justiça terão mandato de dois anos, permitida a reeleição para um único período subsequente;
  • A direção do Foro, sede privativa dos serviços judiciais, é exercida, na Comarca de Belo Horizonte, pelo Corregedor-Geral de Justiça ou por Juiz Auxiliar da Corregedoria por ele designado e, nas comarcas do interior, pelo Juiz de Direito ou, havendo mais de um Juiz, pelo que for designado bienalmente pelo Corregedor- Geral, permitida a recondução.

Estão corretas as afirmativas:

  1. I, II e III
  2. I e II apenas
  3. II e III apenas
  4. I e III apenas
  5. I apenas

 

  • Em relação às penalidades aplicáveis ao magistrado previstas na Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais (Lei Complementar nº 59 de 18/01/2001), assinale a alternativa incorreta.
    1. As penas de advertência e de censura são aplicáveis somente aos Juízes de primeiro grau, após o devido processo legal
    2. Compete ao Corregedor-Geral de Justiça, relativamente ao Juiz de Direito, propor ao órgão competente do Tribunal de Justiça a instauração de processo administrativo disciplinar
    3. Compete ao Presidente do Tribunal de Justiça, relativamente ao Desembargador, propor ao órgão competente do Tribunal de Justiça a instauração de processo administrativo disciplinar
    4. Qualquer pessoa devidamente identificada e com endereço conhecido poderá representar, por escrito, a respeito de abuso, erro, irregularidade ou omissão
    5. A pena de advertência será aplicada ao magistrado que proceder de forma incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções
  • No que concerne às disposições previstas na Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 133/2021), a pessoa jurídica poderá participar de licitação em consórcio, observadas as seguintes normas:
  1. Comprovação de compromisso público ou particular de constituição de consórcio, subscrito pelos consorciados.
  2. Indicação da empresa líder do consórcio, que será responsável por sua representação perante a Administração.
  • Impedimento de a empresa consorciada participar, na mesma licitação, de mais de um consórcio, salvo de forma

Estão corretas as afirmativas:

  1. I, II e III
  2. I e II apenas
  3. II e III apenas
  4. I e III apenas
  5. I apenas

 

  • Conforme a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 133/2021), assinale a alternativa incorreta.
    1. O edital de licitação poderá, na forma disposta em regulamento, exigir que percentual mínimo da mão de obra responsável pela execução do objeto da contratação seja constituído por mulheres vítimas de violência doméstica ou de indivíduos oriundos ou egressos do sistema prisional
    2. No julgamento das propostas por técnica e preço, deverão ser avaliadas e ponderadas as propostas técnicas e, em seguida, as propostas de preço apresentadas pelos licitantes, na proporção máxima de 65% (sessenta e cinco por cento) de valoração para a proposta técnica
    3. Na hipótese de aquisição de bens, os prazos mínimos para apresentação de propostas e lances, contados a partir da data de divulgação do edital de licitação, são de 8 (oito) dias úteis, quando adotados os critérios de julgamento de menor preço ou de maior desconto
    4. Poderá ser exigida, no momento da apresentação da proposta, a comprovação do recolhimento de quantia a título de garantia de proposta, como requisito de pré-habilitação. A garantia de proposta será devolvida aos licitantes no prazo de 10 (dez) dias úteis, contado da assinatura do contrato ou da data em que for declarada fracassada a licitação
    5. A Administração, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer no edital a exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo equivalente a até 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação

 

 

 

  • No que concerne à Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais (Lei Complementar nº 59 de 18/01/2001), assinale a alternativa incorreta.

Aos servidores dos órgãos auxiliares dos Tribunais e da Justiça de Primeira Instância é proibido:

  1. recusar fé a documentos públicos
  2. fazer circular    ou    subscrever    lista    de donativos no recinto de trabalho
  3. exercer comércio como acionista ou cotista
  4. participar de gerência ou administração de empresa privada ou de sociedade civil
  5. dos
  • Assinale a alternativa incorreta, considerando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os princípios e a boa-fé que deverão ser
    1. Finalidade: realização do tratamento para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com essas finalidades
    2. Necessidade: limitação do tratamento ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados
    3. Livre acesso: garantia, aos titulares, de consulta

 

recusar-se     a     atualizar     seus     da cadastrais, quando solicitado

  • Na conformidade com o Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, salvo disposição em contrário, de lei ou deste regimento, as decisões serão tomadas por maioria de dois terços no seguinte caso:
    1. Nas declarações de inconstitucionalidade
    2. Nos incidentes de assunção de competência e de resolução de demandas repetitivas
    3. No pedido de uniformização de jurisprudência dos juizados especiais
    4. Nas ações coletivas relacionadas com o exercício do direito de greve dos servidores públicos civis estaduais e municipais não regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho
    5. Na recusa de promoção de magistrado pelo critério de antiguidade
  • Na conformidade com a Resolução nº 217 da 3ª Assembleia Geral da ONU, de 10 de dezembro de 1948 (Declaração Universal dos Direitos Humanos), é incorreto afirmar que:
    1. a vontade do povo será a base da autoridade do governo; essa vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto e obrigatório ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto
    2. todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa
    3. ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques
    4. os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução
    5. todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho

facilitada e gratuita sobre a forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade de seus dados pessoais

  1. Qualidade dos dados: garantia, aos titulares, de exatidão, clareza, relevância e atualização dos dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento
  2. Não discriminação: possibilidade de realização do tratamento para fins discriminatórios ilícitos ou abusivos
  • Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o tratamento de dados pessoais pelas pessoas jurídicas de direito público (União, Estados, Distrito Federal e Municípios, os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamentepela União, Estados, Distrito Federale Municípios) deveráserrealizadoparaoatendimento de sua finalidade pública, na persecução do interesse público, com o objetivo de executar as competências legais ou cumprir as atribuições legais do serviço público. Na conformidade com essa diretriz, assinale a alternativa
    1. A autoridade nacional não poderá dispor sobre as formas de publicidade das operações de tratamento
    2. Os serviços notariais e de registro exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público, não terão o mesmo tratamento dispensado às pessoas jurídicas referidas no enunciado desta questão, nos termos da LGPD
    3. Os órgãos notariais e de registro devem fornecer acesso aos dados por meio eletrônico para a administração pública, tendo em vista o atendimento de sua finalidade pública, na persecução do interesse público, com o objetivo de executar as competências legais ou cumprir as atribuições legais do serviço público
    4. É vedado ao Poder Público, em qualquer caso, transferir a entidades privadas dados pessoais constantes de bases de dados a que tenha acesso
    5. A autoridade nacional não poderá estabelecer normas complementares para as atividades de comunicação e de uso compartilhado de dados pessoais

 

 

 

  • De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, os recursos ressalvados, aqueles amparados pela assistência judiciária ou isentos, estão sujeitos a preparo, assinale a alternativa incorreta.
    1. Em caso de ambas as partes recorrerem, inclusive adesivamente, cada recurso estará sujeito a preparo integra
    2. Havendo mais de um recurso interposto por litisconsortes, basta que um deles seja preparado, para que todos sejam julgados, salvo se distintos ou opostos seus interesses
    3. O assistente que recorrer, em qualquer situação, fará o preparo do seu recurso, independentemente do preparo dos recursos que porventura hajam sido interpostos pelos litisconsortes
    4. O terceiro prejudicado que recorrer fará o preparo do        seu      recurso, independentemente do preparo dos recursos que porventura hajam sido interpostos pelo autor ou pelo réu
    5. No caso de mandado de segurança, quando houver pedido de concessão de liminar e não for possível o preparo, este será efetuado após a decisão que a conceder ou negar

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

 

  • No Windows 10 (versão em Português), por padrão, ao acionarmos as teclas Ctrl + Alt + Del apresentará várias opções tais como:
  • Gerenciador de
  • Alterar uma
  • Alterar usuário.

Da relação apresentada:

  1. existem somente o 1, 2 e 3
  2. existem somente o 1, 2 e 4
  3. existem somente o 2, 3 e 4
  4. existem somente o 1, 3 e 4
  5. existem todos
  • Com base em uma planilha eletrônica genérica abaixo, assinale a alternativa que apresenta a única fórmula correta que está embutida na célula C2:

 

  A B C
1 10 11 8
2 6 5 4

 

Assinale a alternativa correta.

  1. a) =SOMA(A1:C2)/C1
  2. b) =SOMA(A1:A2)/B1
  3. c) =C1/SOMA(A1:B2)
  4. d) =SOMA(B1:B2)/A1
  5. e) =SOMA(A1:B2)/C1

 

  • Quanto às principais características técnicas dos editores de texto Microsoft Word e LibreOffice Writer, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro

(V) ou Falso (F).

( )Os arquivos DOCX do Microsoft Word podem ser abertos no LibreOffice Writer.

( )O LibreOffice embora seja gratuito ainda não está disponível para o Windows 10.

( )Tanto o Microsoft Word como o LibreOffice Writer possuem versões em português.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. V – V – V
  2. V – V – F
  3. V – F – V
  4. F – F – V
  5. F – F – F

 

  • Quanto ao navegador web denominado Mozilla Firefox, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
  1. Existem vários itens dentro do histórico do Mozilla Firefox, inclusive cache e
  2. É possível no Mozilla Firefox bloquear cookies em um site específico.
  • Não existe a opção no Firefox de limpar automaticamente o

Das afirmativas:

  1. Apenas I é a tecnicamente verdadeira
  2. Apenas I e II são tecnicamente verdadeiras
  3. Apenas II     e     III     são     tecnicamente verdadeiras
  4. Apenas I e III são tecnicamente verdadeiras
  5. I, II e III são tecnicamente verdadeiras

 

 

 

  • Foram configurados dois monitores de vídeo no Windows 10. Para alterar a forma como são exibidas as imagens nesses dois vídeos, ou seja, o modo de exibição da apresentação, deve-se pressionar:
    1. tecla Alt Gr + L
    2. tecla de logotipo do Windows + L
    3. tecla de função + L
    4. tecla de logotipo do Windows + P
    5. tecla de função + P

 

RACIOCÍNIO LÓGICO

 

  • Uma frase que representa uma negação da proposição lógica “Pedro estudará ou irá ao encontro dos amigos” é:
    1. Pedro não estudará ou irá ao encontro dos amigos
    2. Pedro não estudará ou não irá ao encontro dos amigos
    3. Pedro não estudará e não irá ao encontro dos amigos
    4. Pedro estudará e não irá ao encontro dos amigos
    5. Pedro não estudará e irá ao encontro dos amigos

 

  • Uma frase que representa uma equivalência da proposição lógica “Se Paulo estudou, então teve um bom desempenho no concurso” é:
    1. Paulo estudou ou não teve um bom desempenho no concurso
    2. Paulo não estudou ou não teve um bom desempenho no concurso
    3. Se Paulo não estudou, então não teve um bom desempenho no concurso
    4. Paulo não estudou ou teve um bom desempenho no concurso
    5. Paulo estudou e teve um bom desempenho no concurso
  • A negação da proposição “Existem números inteiros divisíveis por 5” corresponde a:
    1. Existem números inteiros não divisíveis por 5
    2. Não existem números inteiros divisíveis por 5
    3. Qualquer número inteiro é divisível por 5
    4. Qualquer número inteiro não é divisível por 5
    5. Nem todo número inteiro é divisível por 5

 

  • Abaixo temos uma sequência lógica de números naturais. Dessa forma, o próximo número dessa sequência que segue a essa lógica 1, 7, 25, 79, … corresponde a:
  1. a) 108
  2. b) 241
  3. c) 257
  4. d) 571
  5. e) 342

 

  • A sentença condicional “Se sou um atleta, então pratico esportes” equivale a conjunção:
    1. Não sou um atleta e não pratico esportes
    2. Sou um atleta e não pratico esportes
    3. Sou um atleta e pratico esportes
    4. Não sou um atleta ou não pratico esportes
    5. Não sou um atleta ou pratico esportes

 

 

 

 

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

  • De acordo com Almeida (2011, 10), assinale a alternativa que apresenta as etapas do planejamento.
    1. Interesse do usuário; uso comum; representação; precisão; integração; interoperabilidade; acessibilidade; racionalidade e abertura
    2. Diagnóstico; definição da política; estruturação; implementação e acompanhamento
    3. Selecionar o trabalho para o processo de execução; registrar os resultados quanto à utilização de técnicas determinadas; examinar e analisar a finalidade de cada atividade e o método utilizado
    4. Leitura técnica do item; descrição do item; determinação dos pontos de  acesso  e sua  forma padronizada; determinação da localização
    5. Definição do objeto de estudo; avaliação (diagnóstico); análise de dados e informações: elaboração do plano (definição de metas e prioridades); implementação do plano; acompanhamento e controle

 

  • De acordo com Almeida (2011, 4), “o planejamento é constituído por um complexo de instrumentos, cada um com uma função específica que, devidamente articulados, garantem a eficácia do processo”. Como parte de um instrumento de planejamento, assinale a alternativa incorreta.
    1. Plano de ação é uma linha de ação preestabelecida que, em determinado período, orienta a ação na direção da missão que a instituição deve seguir, juntamente com os seus objetivos
    2. Manuais de serviços e fluxogramas são regras e procedimentos que estabelecem métodos rotineiros de execução de atividades e detalham a maneira exata pela qual uma atividade deve ser realizada e a sequência
    3. Os programas são complexos de metas, políticas, procedimentos, regras, passos e recursos. Um programa principal pode ser composto por projetos derivados ou subprojetos que garantam sua consecução
    4. Os projetos podem ser, parte de um programa geral, ou unidades independentes que contemplam determinado aspecto na unidade de informação. São as menores unidades dentro do planejamento
    5. As políticas ou diretrizes são planos gerais de ação, guias genéricos que definem linhas mestras, orientam a tomada de decisão e dão estabilidade à organização, podendo ser gerais ou específicas

 

  • Segundo Souza (2012, 66) na Classificação Decimal Universal, um meio mnemônico usado para a ordem horizontal ou de citação padrão é a seguinte:
    1. NATEMRALUFOLIN, A/Z (subdivisão alfabética), ‘ (apóstrofo), * (asterisco)
    2. NAPOTEMRALUFOLI, A/Z (subdivisão alfabética), ‘ (apóstrofo), * (asterisco)
    3. A/Z (subdivisão alfabética), ‘ (apóstrofo), * (asterisco), NATEMRALUFOLIN
    4. NAPOTEMRALUFOLIN, A/Z (subdivisão alfabética), ‘ (apóstrofo) e * (asterisco)
    5. A/Z (subdivisão alfabética), ‘ (apóstrofo), * (asterisco), NATEMRALUFORLIN

 

  • Na Classificação Decimal de Dewey, 23ª edição de 2011, uma subdivisão-padrão representa a forma física recorrente de um item ou a sua abordagem, sendo aplicável a qualquer assunto ou disciplina que cubra ou se aproxime de todo o significado do número (notação). Analise as afirmativas a seguir.

 

  • Para Lancaster (2004) a indexação por atribuição envolve:
    1. o esforço de representar a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de alguma forma de vocabulário controlado
    2. o esforço de representar o conteúdo temático com palavras e expressões que ocorrem no documento
    3. o esforço do indexador em atribuir palavras que constam no documento, selecionando as que possuem maior ocorrência
    4. o esforço de representar, na segunda etapa da indexação, o conteúdo temático do documento, a partir de referências do próprio documento e de um vocabulário controlado
    5. o esforço do indexador de representar o resultado da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de alguma parte do documento

 

  • A política de indexação é um dos fatores que influenciam no desempenho de um sistema de recuperação da informação. A seu respeito é correto afirmar que:
    1. as decisões quanto à política de indexação são tomadas pelo indexador individual, uma vez que é ele quem lida diretamente com o usuário que requer a informação; principalmente quando atua no serviço de referência
    2. a exaustividade da indexação é a principal decisão política que corresponde, grosso modo, ao emprego de termos específicos em número suficiente para abranger o conteúdo temático do documento de modo bastante completo
    3. a principal decisão política diz respeito à exaustividade da indexação, a qual, corresponde, grosso modo, ao número de termos atribuídos em média. Quanto mais termos forem utilizados para indexar um documento mais acessível ele se tornará
    4. as decisões da política quanto à exaustividade devem assumir a forma de limites absolutos à quantidade de termos a serem atribuídos
    5. as decisões quanto à política de indexação no que se refere à exaustividade e especificidade são tomadas conjuntamente pelos indexadores individuais, pelos gestores e pelos usuários, já que esse é o novo paradigma proposto pela WEB 0. O usuário tomando decisões nos serviços de informação

 

  • Nas Regras Gerais para Descrição do AACR2 (2ª revista de 2002) referentes a Livros, Folhetos e Folhas Impressas, também chamadas de monografias impressas, as fontes de informação prescritas para cada área são:

 

  1. Área 1, do Título e da indicação de responsabilidade: Página de
  2. Área 2, da Edição: Toda a publicação.
  • Área 4, da Publicação, distribuição : Página de rosto, outras preliminares e colofão.
  1. Área 5, da Descrição física: Qualquer
  2. Área 6, da Série: Toda a publicação.
  3. Área 7, das Notas: Página de rosto, outras preliminares e colofão.
  • Área 8, do Número normalizado e das modalidades de aquisição: Toda a publicação.

 

Estão corretas as afirmativas:

 

  • Na Parte II do AACR2 consta no capítulo 22, as regras relativas aos Cabeçalhos para Pessoas, servindo de base ao Controle de Autoridade. Assinale a alternativa correta em se tratando do apêndice à edição brasileira: entradas para nomes de Língua portuguesa:
    1. Apêndice B
    2. Apêndice C
    3. Apêndice A
    4. Apêndice E
    5. Apêndice F

 

  • Quanto à noção de informação, assinale a alternativa correta.
    1. a informação é um conhecimento inscrito (registrado) em forma escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual, em um suporte
    2. a informação é um artefato que representa ou expressa um objeto ou uma ideia por meios de signos gráficos e icônicos
    3. a informação é representada por palavras, imagens, diagramas, mapas, figuras, símbolos, signos gráficos e icônicos (sonoros e visuais), gravados em suporte de papel ou eletrônico
    4. a informação é a representação convencional, codificada, de um conhecimento em uma forma que permita submetê-la a processamento eletrônico
    5. a informação é um estado de conhecimento a respeito de determinado assunto, em determinado momento, é representada por uma estrutura de conceitos ligados por suas relações

 

  • Analise as afirmativas a seguir sobre as atribuições do Conselho Federal de

 

  1. Fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à Lei, bem como enviando as autoridades competentes, relatórios documentados sobre fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada.
  2. Propor ao Governo Federal as modificações que se tornarem convenientes para melhorar a regulamentação do exercício da profissão de Bibliotecário.
  • Deliberar sobre questões oriundas do exercício de atividades afins à especialidade do bibliotecário. Registrar os profissionais e expedir carteira profissional.
  1. Convocar e realizar, periodicamente, congressos de conselheiros federais para estudar, debater e orientar assuntos referentes a profissão.

 

Estão corretas as afirmativas:

  1. I, II e III apenas
  2. II, III e IV apenas
  3. I, II e IV apenas
  4. II, III e V apenas
  5. I, II, III, IV e V

 

  • Sobre o exercício da profissão do Bibliotecário é correto afirmar que as infrações ético- disciplinares serão punidas com penas de:

 

  • Assinale a alternativa correta, conforme a ABNT NBR 6023 sobre os elementos que devem compor a publicação.
    1. MINAS GERAIS. Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Resolução nº 5349, de 19 de dezembro de 2011. Institui o diário oficial eletrônico da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Diário do Legislativo: seção 1, Minas Gerais, MG, ano 150, n. 2, p. 5, 20 dez. 2011
    2. Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Resolução nº 5349, de 19 de dezembro de 2011. Institui o diário oficial eletrônico da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Diário do Legislativo: seção 1, Minas Gerais, MG, ano 150, n. 2, p. 5, 20 dez. 2011
    3. Minas Gerais. Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Resolução nº 5349, de 19 de dezembro de 2011. Institui o diário oficial eletrônico da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Diário do Legislativo: seção 1, Minas Gerais, MG, ano 150, n. 2, p. 5, 20 dez. 2011
    4. MINAS GERAIS. Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Resolução nº 5349, de 19 de dezembro de 2011. Institui o diário oficial eletrônico da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Diário do Legislativo: seção 1, Minas Gerais, MG, ano 150, n. 2, p. 5, 20 de dezembro de 2011
    5. MINAS GERAIS. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Resolução nº 5349, de 19 de dezembro de 2011. Institui o diário oficial eletrônico da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Diário do Legislativo: seção 1, Minas Gerais, MG, ano 150, n. 2, p. 5, 20 dez. 2011

 

  • Considere os seguintes itens a respeito das fontes primárias do Direito:

 

  1. Fecho

 

  1. Enunciado do objeto

 

  • Artigo Preâmbulo
  1. Epígrafe

 

 

  1. propicia a identificação numérica e será formada pelo título designativo da espécie normativa, pelo número respectivo e pelo ano de promulgação.

 

  1. indica o órgão ou instituição competente para a prática do ato e sua base

 

  1. apresenta o objeto da lei e o respectivo âmbito de aplicação.

 

  1. constitui a unidade para apresentação, divisão e agrupamentos de assuntos no texto da

 

  1. contém referência a dois acontecimentos significativos da história

 

  • Sobre as fontes de informação jurídica, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro

(V) ou Falso (F).

 

( )A lei é a fonte principal do Direito e pode ser originada no Poder Legislativo (emendas à constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, Medidas Provisórias, resoluções, decretos legislativos) ou no Poder Executivo (decretos-lei, decretos autônomos, normas regulamentadoras, resoluções).

( )A doutrina influi na elaboração de regras do direito, podendo ser entendida como a interpretação de estudiosos sobre determinada norma ou manifestação judicial, resultando em comentários de lei, interpretações de códigos e anotações sobre decisões das cortes.

( )A jurisprudência é o conjunto de decisões (judiciais, extrajudiciais e administrativas) proferidas e emanadas pelos órgãos do Poder Judiciário ou de entidades que têm o poder de julgar pessoas (físicas e jurídicas), contas (físicas e jurídicas), em diversos níveis de jurisdição ou território.

( )Na Doutrina se encontra a preocupação com o caráter normativo da informação jurídica, através do estabelecimento de conceitos, definições, estruturas e princípios para os institutos expressos na legislação e aplicados a casos concretos pela jurisprudência.

( )A informação jurídica pode ser gerada em três formas distintas: Analítica (Doutrina); Normativa (Legislação) e interpretativa (Jurisprudência). A Analítica caracteriza-se pela emissão de uma opinião particular fundamentada sobre determinado assunto. A Normativa caracteriza-se por possuir caráter imperativo e ter regras próprias de redação. A Interpretativa caracteriza-se por ser pública e pela forma como é produzida, ou seja, pela sua repetição longa, diuturna, uniforme e constante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. V – V – F – V – V
  2. F – V – V – F – F
  3. F – V – V – F – V
  4. V – V – V – F – V
  5. V – V – F – F – F

 

  • A Ciência da Informação investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam seu fluxo e os meios de processamento para otimizar sua acessibilidade e utilização. Considerando as conceituações e delimitações da área, analise as afirmativas a

 

  1. A Ciência da Informação é uma evolução da Biblioteconomia, embora cada uma delas esteja alicerçada em orientações paradigmáticas diferentes. O paradigma da Biblioteconomia consiste em um grupo de ideias relacionadas com a Biblioteca, enquanto instituição social e o da Ciência da Informação evidencia o fluxo de informação que ocorre num sistema de informação.
  2. Ciência de caráter interdisciplinar, a Ciência da Informação dialoga com a Biblioteconomia, Arquivologia, Documentação, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Comunicação Social, Administração, Educação, Linguística, Psicologia, Filosofia, Lógica, Matemática e
  • Campo científico recente, a Ciência da Informação nasceu para resolver um problema, que foi também a preocupação da Documentação quanto da Recuperação da Informação, que é o de reunir, organizar e tornar acessível o conhecimento cultural, científico e tecnológico produzido em todo o

IV.A informação de que trata a Ciência da Informação não se restringe a documentos impressos, pode ser percebida em conversas entre cientistas e outros tipos de comunicação informal, no registro magnético de bases de dados, numa biblioteca virtual ou repositório na internet.

  1. A Ciência da Informação é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional voltadas para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação.

 

Estão corretas a afirmativas:

  1. I, II e III apenas
  2. I, II e IV apenas
  3. III, IV e V apenas
  4. II, III e IV apenas
  5. I, III e V apenas

 

  • As redes de informação são utilizadas para cooperação, compartilhamento, intercâmbio e acesso remoto a informação, documentos ou recursos O usuário pode obter o benefício do acesso socializado a uma variedade de recursos informacionais, já as instituições mantenedoras das redes têm o benefício de racionalizar os gastos como infraestrutura e acervo, evitando duplicação de esforços. São exemplos de redes que compartilham documentos, publicações, dados e serviços de catalogação cooperativa:
    1. RVBI, COMUT, CNN, Rede Bibliodata
    2. COMUT, CCN, RVBI, Rede Bibliodata
    3. Koha, COMUT, OCLC, BIREME
    4. Diadorim, Cariniana, Dataverse, IBICT
    5. COMUT, CCN, PRODASEN, Rede Bibliodata

 

  • “É o conjunto de uma ou várias coleções de objetos digitais, da descrição desses objetos, que é feita com o emprego dos chamados metadados, colocadas à disposição de todos os usuários interessados graças a uma interação do tipo eletrônico que pode abranger diversos serviços, como a catalogação, indexação, recuperação de documentos e fornecimento de informações à distância. Nessa biblioteca todos os pedidos dos usuários e as respostas a eles se realizam, portanto por meio da Rede”. Essa definição se refere a:
    1. Biblioteca Eletrônica
    2. Repositório Institucional
    3. Biblioteca Híbrida
    4. Biblioteca Virtual
    5. Biblioteca Digital

 

  • Considere a estrutura do Tesauro a seguir.

 

Justiça Eleitoral

TG: Justiça Especializada Poder Judiciário

TE: Junta eleitoral Tribunal Regional Eleitoral Tribunal Superior Eleitoral TR: Cartório eleitoral Direito eleitoral

Juiz de Tribunal Regional Eleitoral Juiz eleitoral

 

Assinale a alternativa correta.

  1. O termo “Tribunal Regional Eleitoral” é subordinado ao termo “Junta eleitoral” e superordenado ao termo “Tribunal Superior Eleitoral”

 

  1. Os termos “Justiça Especializada” e “Poder Judiciário” são superordenados ao termo Justiça Eleitoral

 

  1. Os termos “Junta eleitoral”, “Tribunal Regional Eleitoral”, ”Tribunal Superior Eleitoral” e “Juiz de Tribunal Regional Eleitoral” são coordenados

 

  1. O termo “Justiça Eleitoral” agrupa noções mais específicas tais como: “Junta eleitoral”, “Tribunal Regional Eleitoral”, “Tribunal Superior Eleitoral” e “Direito eleitoral”

 

  • Sobre o que é a disseminação seletiva de informações, de acordo com Souto (2010, 11), assinale a alternativa correta.
    1. Entende-se a disseminação seletiva de informações como aquele processo que a partir do perfil individual ou de grupo, identificado explícita ou implicitamente, encaminha, exibe e/ou disponibiliza, aos usuários, um pacote informacional, resultante da seleção – realização por meio de ação humana, de um sistema automatizado ou da combinação de ambos – a partir da comparação dos perfis dos usuários com os recursos informacionais disponíveis

 

  1. Entende-se a disseminação seletiva de informações como aquele serviço que a partir do perfil individual ou de grupo, identificado explícita ou implicitamente, encaminha, exibe e/ou disponibiliza, aos usuários, um pacote informacional, resultante da seleção – realização por meio de ação humana, de um sistema automatizado ou da combinação de ambos – a partir da comparação dos perfis dos usuários com os recursos informacionais disponíveis

 

  1. Entende-se a disseminação seletiva de informações como aquele processo que a partir do perfil individual ou de grupo, identificado explícita ou empiricamente, encaminha, exibe e/ou disponibiliza, aos usuários, um pacote informacional, resultante da seleção – realização por meio de ação humana, de um sistema automatizado ou da combinação de ambos – a partir da comparação dos perfis dos usuários com os recursos informacionais disponíveis

 

  1. Entende-se a disseminação seletiva de informações como aquele processo que a partir do perfil individual ou de grupo, identificado explícita ou implicitamente, encaminha, exibe e/ou disponibiliza, aos usuários, um pacote informacional, resultante da aquisição – realização por meio de ação humana, de um sistema automatizado ou da combinação de ambos – a partir da comparação dos perfis dos usuários com os recursos informacionais disponíveis

 

  1. Entende-se a disseminação seletiva de informações como aquele processo que a partir do perfil individual ou de grupo, identificado explícita ou implicitamente, busca, exibe e/ou disponibiliza, aos usuários, um pacote informacional, resultante da seleção – realização por meio de ação humana, de um sistema automatizado ou da combinação de ambos – a partir da comparação dos perfis dos usuários com os recursos informacionais disponíveis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INSTRUÇÕES GERAIS – PROVA DISCURSIVA

 

 

Para o desenvolvimento da prova discursiva, o candidato deverá redigir com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade, sendo desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que:

  1. ultrapassar a extensão máxima permitida para resposta;
  2. estiver ilegível ou incompreensível.

 

A correção da prova discursiva dar-se-á sem a identificação do nome do candidato.

 

Na folha de respostas da prova discursiva, o candidato somente poderá registrar sua assinatura em lugar/campo especificamente indicado, sob pena de anulação de sua prova e consequente eliminação do candidato deste concurso.

 

A folha para rascunho, constante do caderno de questões, será de preenchimento facultativo e, em nenhuma hipótese, o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção da prova.

 

A prova discursiva deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. O preenchimento da Folha de Respostas da Prova Discursiva será de inteira responsabilidade do candidato, não sendo permitida a substituição quando o erro for do candidato.

 

A Prova Discursiva será manuscrita e deverá conter no mínimo 25 (vinte e cinco) e no máximo 30 (trinta) linhas. Transcreva com a utilização de caneta de tinta azul ou preta.

 

 

 

 

 

TEXTO DISSERTATIVO

 

Como aponta o Prof. Waldomiro Vergueiro no clássico artigo “Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais”1:

 

A preocupação com o desenvolvimento de coleções em bibliotecas apresenta um nítido incremento a partir das últimas décadas, quando se tornou cada vez mais claro, para bibliotecários e administradores em geral, que era praticamente impossível acompanhar o ritmo alucinante de crescimento dos materiais informacionais. Mais

 

                                          Transcreva suas respostas para a Folha de Respostas da Prova Discursiva.          

 

1  
2  
3  
4  
5  
6  
7  
8  
9  
10  
11  
12  
13  
14  
15  
16  
17  
18  
19  
20  
21  
22  
23  
24  
25  
26  
27  
28  
29  
30  

 

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.