PROVA: POLICÍA MILITAR SÃO PAULO 2015 PDF
GABARITO: POLICÍA MILITAR SÃO PAULO 2015 PDF
Concurso Público
- PROVA ESCRITA – PARTE I
(Objetiva)
Soldado PM de 2a Classe
⬥ Você recebeu sua folha de respostas e este caderno, contendo 50 questões objetivas, um tema de redação a ser desenvolvido e a folha de redação para transcrição do texto definitivo.
⬥ Confira seus dados impressos na capa deste caderno e nas folhas de respostas e de redação.
⬥ Quando for permitido abrir o caderno, verifique se está completo ou se apresenta imperfeições. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.
⬥ A folha de redação deverá ser destacada com cuidado e assinada apenas no local indicado; qualquer identificação ou marca feita pelo candidato no corpo deste caderno ou no verso da folha de redação, que possa permitir sua identificação, acarretará a atribuição de nota zero à redação.
⬥ É vedado, em qualquer parte do material recebido, o uso de corretor de texto, de caneta marca-texto ou de qualquer outro material similar.
⬥ Redija o texto definitivo e preencha a folha de respostas com caneta de tinta azul ou preta. Os rascunhos não serão considerados na correção. A ilegibilidade da letra acarretará prejuízo à nota do candidato.
⬥ A duração das provas objetiva e de redação é de 4 horas, já incluído o tempo para o preenchimento da folha de respostas e a transcrição do texto definitivo.
⬥ Só será permitida a saída definitiva da sala e do prédio após transcorridos 75% do tempo de duração da prova.
⬥ Deverão permanecer em cada uma das salas de prova os 3 últimos candidatos, até que o último deles entregue sua prova, assinando termo respectivo.
⬥ Ao sair, você entregará ao fiscal a folha de redação, a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferência.
⬥ Até que você saia do prédio, todas as proibições e orientações continuam válidas.
AGUARDE A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO.
Prédio Inscrição
05.07.2015
LíNGUA PORTUGUESA
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 05.
O mal-estar provocado por gripes e resfriados é o prin- cipal motivo que os brasileiros alegam para se ausentar do trabalho, apontou a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), di- vulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Esta- tística).
O levantamento mostrou que 17,8% dos brasileiros que faltaram ao trabalho pelo menos um dia alegaram ter tido gri- pe ou resfriado. A pesquisa foi feita em 2013, em 62,9 mil domicílios em todos os Estados da federação. O estudo é inédito e não tem, portanto, base de comparação.
Ainda que virais, a gripe e o resfriado têm diferenças. Se- gundo o médico Drauzio Varela, o resfriado é menos intenso e caracteriza-se por coriza, cabeça pesada e irritação na gar- ganta. Mais brando, pode provocar febres isoladas, que não ultrapassam 38,5 graus. A gripe pode derrubar a pessoa por alguns dias, requer repouso, boa hidratação e, com a orien- tação profissional, uso de analgésicos e antitérmicos.
(Lucas Vettorazzo. “Resfriado é principal motivo para falta no trabalho ou estudos, aponta IBGE”. www.folha.uol.com.br, 02.06.2015. Adaptado)
- De acordo com o texto, a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE, foi realizada a partir
- da contagem do número de trabalhadores brasileiros que permaneceram
- do exame de um banco de dados que empregadores guardam de seus funcionários.
- da entrevista de trabalhadores enquanto estes esta- vam afastados do serviço por doença.
- da análise de documentos médicos que comprovam o afastamento de trabalhadores
- do registro da declaração de cidadãos brasileiros consultados no contexto domiciliar.
- Conforme o texto, é correto afirmar:
- a gripe e o resfriado têm em comum o fato de serem transmitidos por vírus, apesar de a gripe ser mais
- ao longo dos anos, os brasileiros têm faltado cada vez mais ao trabalho devido a resfriados que se tor- naram tão intensos quanto a
- os casos de gripe foram mais frequentes do que os de resfriados entre os trabalhadores que faltaram ao
- por serem menos intensos, os casos de resfriados não constituem justificativa válida para se ausentar do
- o estudo do IBGE não permite estabelecer uma com- paração entre os Estados da federação quanto às causas de falta ao
- A forma verbal requer, destacada no terceiro parágrafo, está corretamente substituída, sem alteração da mensa- gem, por:
- A forma verbal em destaque em cada alternativa está em- pregada corretamente, no que se refere à concordância padrão da língua portuguesa, em:
- Coriza, cabeça pesada e irritação na garganta faz
parte do quadro de sintomas do resfriado.
- Entre as causas das ausências no trabalho, está o mal-estar característico de gripes e
- Dados de pesquisa divulgada pelo IBGE revela os principais motivos de faltas ao
- Em alguns casos de resfriado, ocorre febres isola- das, mais brandas que em estados
- Geralmente, as pessoas com gripe utiliza medica- mentos sem a devida orientação
- Assinale a alternativa em que a frase – O Ministério da Saúde promove anualmente uma campanha de vacina- ção contra a gripe no país. – permanece correta após receber nova pontuação.
- O Ministério da Saúde promove anualmente, uma De vacinação contra a gripe no país.
- O Ministério da Saúde promove, anualmente, uma campanha de vacinação contra a gripe no país.
- O Ministério da Saúde promove, anualmente uma campanha de vacinação, contra a gripe no país.
- O Ministério da Saúde, promove anualmente uma campanha de vacinação. Contra a gripe no país.
- O Ministério da Saúde, promove anualmente, uma campanha de vacinação contra a gripe no país.
Leia a charge para responder às questões de números 06 e 07.
(Pancho. www.gazetadopovo.com.br)
- A passagem – Não pode ouvir sirene da polícia, larga tudo e sai correndo… – está corretamente reescrita, com as relações de sentido preservadas, em:
- Mesmo ouvindo sirene da polícia, larga tudo e sai ..
- Embora ouça sirene da polícia, larga tudo e sai cor- ..
- Ao ouvir sirene da polícia, larga tudo e sai ..
- Contudo, ouve sirene da polícia, larga tudo e sai cor- ..
- Portanto, ouve sirene da polícia, larga tudo e sai cor- ..
- O termo meio, destacado em – Ele é um sujeito meio
estranho. –,
- intensifica o sentido de “estranho”, e equivale à ex- pressão muito mais.
- altera o sentido de “estranho”, e equivale à expres- são há pouco tempo.
- atenua o sentido de “estranho”, e equivale à expres- são um tanto.
- nega o sentido de “estranho”, e equivale à expressão
nem mesmo.
- contradiz o sentido de “estranho”, e equivale à ex- pressão um nada.
Leia o texto para responder às questões de números 08 a 13.
Um tiro no escuro
- Quem atirou em quem? – provoco minha mãe.
- Uai, foi você que atirou no seu irmão. – ela responde,
Isso aconteceu nos anos de 1980, bem no começo. Na- quela época era tudo meio inconsequente. Meu pai havia nos presenteado com uma espingarda de pressão. Com que car- gas d’água alguém teria a brilhante ideia de dar uma arma para duas crianças? Pois é, isso era normal. Como era nor- mal também passearmos pela cidade em um Fusca, todos sem cinto de segurança e felizes como nunca. Tínhamos a impressão de que tudo era meio permitido, mas, lógico, den- tro de parâmetros que levavam em conta o respeito ao próxi- mo e o amor incondicional à família.
Brincávamos na rua e ela era tão perigosa quanto é hoje. Havia os carros descontrolados, os motoristas bêbados, as motos a todo vapor, os paralelepípedos soltos como arma- dilhas propositais. Tudo era afiado ou pontiagudo, menos a dedicação de dona Izolina. Perto da janta ela nos gritava e, chateados, nos recolhíamos para a sala. Havia uma mesa e todos nos sentávamos, juntos, para celebrar mais um dia em que nada nos faltara.
Hoje, os brinquedos de criança parecem mais arredonda- dos, não há armas em casa, mas os perigos são os mesmos: um arranhão em minha filha, Helena, dói tanto quanto um hematoma sofrido em nossa infância.
Ah, mãe, fui eu que atirei em meu irmão e, logo após o grito estridente dele, saí gritando igualmente pela casa, de- solado e pesaroso, porque havia assassinado um parente tão próximo. Mas nada acontecera, nem uma esfoladela. Ele usava uma bermuda jeans e eu, com minha pontaria genial, havia acertado a nádega direita, de modo que o pequeno pro- jétil se intimidara diante da força do tecido. Foi assim, mãe. Agora a senhora já pode contar para todos a história correta.
(Whisner Fraga. www.cronicadodia.com.br, 10.05.2015. Adaptado)
- Na opinião do narrador, a
- equivalência entre a infância vivida hoje e a vivida na década de 1980 evidencia-se na maneira de se pas- sear de carro pela
- diferença entre a infância vivida hoje e a vivida na década de 1980 é comprovada pelo fato de que, no passado, era possível brincar na rua, que não ofere- cia tantos riscos quanto
- equivalência entre a infância vivida hoje e a vivida na década de 1980 torna-se evidente nos brinquedos presenteados às crianças, que continuam os mes- mos de
- diferença entre a infância vivida hoje e a vivida na década de 1980 está no fato de que hoje as brinca- deiras são mais violentas que no
- diferença entre a infância vivida hoje e a vivida na década de 1980 pode ser percebida em algumas atitudes antes consideradas normais e que hoje são
- Na ocasião em que atira em seu irmão com uma espin- garda de pressão, o narrador reage de modo a demons- trar-se
- A forma verbal destacada em – Havia uma mesa e todos nos sentávamos, juntos, para celebrar mais um dia em que nada nos faltara. – está corretamente substituída, sem que se alterem o tempo ou o modo verbais, por:
- ter faltado.
- tiver faltado.
- tenha faltado.
- tinha faltado.
- terá faltado.
- Considere a seguinte passagem do
Com que cargas d’água alguém teria a brilhante ideia de dar uma arma para duas crianças? Pois é, isso era nor- mal. Como era normal também passearmos pela cidade em um Fusca, todos sem cinto de segurança…
No contexto, o termo Como, em destaque, estabelece relação de
- concessão.
- comparação.
- consequência.
- Considerando a regência do termo impacto, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase seguinte, de acordo com a norma-pa- drão da língua portuguesa, e mantendo a correspondên- cia da frase com o
O impacto bala bermuda
jeans foi insuficiente para machucar o garoto.
- com a … à
- da … sobre a
- na … pela
- com a … sob a
- pela … sob a
- A concordância nominal está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa em:
- Há alguns anos, havia muitos motorista desatento à necessidade do uso do cinto de segurança.
- Hoje, os brinquedos de crianças parecem mais ar- redondados, mas não há como evitar os arranhões característico da infância.
- Mesmo tudo parecendo meio permitido, o respeito ao próximo e o amor à família eram indispensável às relações
- Bloqueada pela força do tecido, segundo conta o narrador, a pequena bala não chegou nem a esfolar o irmão.
- Na década de 1980, época da infância do narrador, as espingardas de pressão eram popular entre os
Leia a tira para responder às questões de números 14 e 15.
(André Dahmer. www.folha.uol.com.br, 14.05.2015. Adaptado)
- A partir da análise da fala da personagem, conclui-se, corretamente, que a crítica principal explicitada na tira diz respeito
- à lentidão com que taxistas dirigem visando aumen- tar o valor da
- aos constantes alagamentos que ocorrem na perife- ria da cidade de São Paulo.
- ao regime irregular de chuvas que assola o estado de São Paulo.
- aos taxistas de São Paulo, que falam demais en- quanto
- à quantidade excessiva de carros que circulam na cidade de São Paulo.
- Uma frase condizente com a fala da personagem, e cor- reta quanto à regência verbal padrão, está em:
- O taxista atribui a causa do engarrafamento à
- O taxista lamenta à chuva sobre o
- O taxista põe sob a chuva a culpa do
- O taxista relaciona ao congestionamento a um reflexo da
- O taxista alega de que o engarrafamento resulta na
Leia o texto para responder às questões de números 16 a 18.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os fo- cos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, pneus velhos, vasos de plantas, caixas d´água, entre outros. Lembre-se: a prevenção é a úni- ca arma contra a doença.
MATEMÁTICA
- A representação fracionária do resultado da operação 0,21875 − 0,15625 é
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
(www.dengue.org.br. Adaptado)
- Um termo empregado com sentido figurado, no texto, é:
- acúmulo.
- prevenção.
- doença.
- Atendendo à norma-padrão, assinale a alternativa que completa corretamente a frase quanto à colocação do pronome
A dengue pode ser evitada…
- … sempre certificando-se de não haver acúmulo de água.
- … eliminando-se o acúmulo de água.
- … quando exclui-se o acúmulo de água.
- … não acumulando-se água.
- … tendo conscientizado-se acerca dos riscos do acú- mulo de água.
- Assinale a alternativa em que o acento indicativo de cra- se está empregado
- O texto faz referência à importância da eliminação dos focos de acúmulo de água.
- O texto alerta para à necessidade de se eliminarem os focos de acúmulo de água.
- O texto conclama seus possíveis leitores à eliminar os focos de acúmulo de água.
- O texto remete à certa urgência em se eliminarem os focos de acúmulo de água.
- O texto dá destaque à uma necessária eliminação dos focos de acúmulo de água.
- Com a quantidade de água contida em um recipiente é possível encher, completamente, copos com 250 mL cada um, ou copos com 300 mL cada um, ou copos com 350 mL cada um, e não restará nenhuma água no O me- nor número de litros de água desse recipiente é
(A) 8,5.
(B) 11,8.
(C) 10,5.
(D) 7,4.
(E) 9,6.
- Um detergente concentrado é comprado em galões com 2 litros cada um. Para seu uso, ele é diluído em água, formando uma mistura com a seguinte proporção: 200 mL de detergente concentrado para 600 mL de água. A quantidade de litros de mistura (detergente + água) que é possível fazer, utilizando completamente 2 galões des- se detergente, é
(A) 15.
(B) 18.
(C) 17.
(D) 16.
(E) 14.
- Em uma empresa trabalham 150 funcionários, sendo 14% deles no setor administrativo. Dos demais funcioná- rios, 9 deles trabalham no estoque, e 40% do restante, no setor de vendas. Em relação ao número total de funcio- nários da empresa, o número de funcionários do setor de vendas representa uma porcentagem de
(A) | 48% |
(B) | 36% |
(C) | 44% |
(D) | 52% |
(E) | 32% |
- Uma pessoa encheu o tanque de combustível de seu veículo e, após percorrer 120 km, sempre com a mesma velocidade e com rendimento constante, verificou que ainda restavam 12 litros de combustível no tanque. Se ela tivesse percorrido 150 km, mantendo a mesma velo- cidade anterior e o mesmo rendimento anterior, o número de litros de combustível que ainda restariam no tanque seria
(A) 9,6.
(B) 10,2.
(C) 9,1.
(D) 10,8.
(E) 11,7.
- Quatro amigos, Marcos (M), Jorge (J), Pedro (P) e Caio
(C) foram a um churrasco e cada um deles levou uma determinada quantidade de latinhas de cerveja, conforme mostra o gráfico.
R A S C U N H O
Considerando-se o número total de latinhas de cerveja levadas pelos quatro amigos, na média, o número de la- tinhas por pessoa foi 9. O número de latinhas de cerveja levadas por Jorge foi
(A) 11.
(B) 12.
(C) 8.
(D) 10.
(E) 9.
- O dono de uma papelaria possui, em seu estoque, uma caixa com determinada quantidade de lápis, todos da mesma cor, e para vendê-los fará pacotinhos com o mes- mo número de lápis em cada um. Se ele colocar 8 lápis em cada pacotinho, restarão 5 lápis na caixa, mas se ele colocar 9 lápis em cada pacotinho, restará apenas 1 lápis na O número de lápis que há na caixa é
(A) 45.
(B) 42.
(C) 34.
(D) 30.
(E) 37.
- Um cliente escolheu para comprar, em uma loja de rou- pas, dois tipos diferentes de camisetas, A e B. Sabendo que o preço das duas camisetas juntas é R$ 130,00, e que a camiseta B é R$ 10,00 mais cara do que a camise- ta A, então, o preço da camiseta mais cara é
(A) R$ 60,00.
(B) R$ 65,00.
(C) R$ 70,00.
(D) R$ 75,00.
(E) R$ 55,00.
- Em um terreno retangular com 35 m de largura por 80 m de comprimento, foi construída uma piscina retangular, com 25 m de largura por 50 m de comprimento, e um ves- tiário (V), conforme mostra a
R A S C U N H O
Sabendo que a área do vestiário corresponde a da
área total do terreno, é correto concluir que a área livre desse terreno, assinalada na figura, é, em metros qua- drados,
(A) | 1 510. |
(B) | 1 535. |
(C) | 1 560. |
(D) | 1 575. |
(E) | 1 590. |
- Sabendo que um atleta leva 1minuto e 25 segundos para dar uma volta completa em uma pista de corrida, então, em 8 minutos, o número máximo de voltas completas que esse atleta poderá dar nessa pista, mantendo sempre o mesmo tempo por volta, é
- Um construtor comprou dois terrenos, A e B, ambos re- O terreno A tem 25 m de comprimento, e sua largura tem 2 m a mais do que a largura do terreno B, e o comprimento do terreno B é 4 vezes a medida de sua largura, conforme mostram as figuras.
R A S C U N H O
Sabendo que o perímetro do terreno B tem 10 m a mais do que o perímetro do terreno A, é correto concluir que o perímetro do terreno B, em metros, é
(A) 80.
(B) 85.
(C) 90.
(D) 75.
(E) 70.
- Uma academia de ginástica colocou uma faixa horizontal de azulejos azuis (Az) e amarelos (Am), cada um com 4 cm de largura, em uma parede com 6 m de comprimen- to, conforme mostra a
Sabendo que os azulejos dessa faixa manterão sempre a mesma ordem de cores dos seis primeiros, isto é, inician- do com quatro azulejos azuis, seguidos de dois azulejos amarelos, e desprezando-se o espaço do rejunte entre os azulejos, é correto afirmar que o número de azulejos amarelos colocados nessa parede foi
(A) 55.
(B) 50.
(C) 60.
(D) 65.
(E) 45.
CONHECIMENTOS GERAIS
HISTÓRIA GERAL
- Mundo lembra 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial
(http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/05/mundo-lembra-70-anos-do–
-fim-da-segunda-guerra-mundial.html)
No dia 08 de maio de 2015, ocorreram solenidades em muitos países da Europa relembrando o final da Segunda Guerra Mundial, que durou cerca de 6 anos (1939-1945). Com relação a essa Guerra Mundial, é correto afirmar que
- desencadeou inúmeras alianças entre países, como a Tríplice Entente, que unia França, Portugal e
- foi o estopim para que ocorresse o avanço político-
-econômico dos países europeus sobre novos terri- tórios africanos.
- possibilitou que alguns países europeus, como a Bél- gica e a Grécia, desenvolvessem indústrias bélicas.
- teve início com o bombardeio da base naval dos Es- tados Unidos, no Havaí (Pearl Harbor), por aviões
- envolveu países Aliados de todos os continentes contra os países do Eixo, dentre eles, Alemanha, Itá- lia e Japão.
- Analise a
(http://uajev.syscall.ws/img/264689/25-48.jpg)
A respeito do período de confrontos representado na charge, é correto afirmar que
- um dos principais eventos do período foi a extinção de organizações internacionais como a Otan (Orga- nização do Tratado do Atlântico Norte).
- o período teve seu apogeu no final da década de 1990, quando os Estados Unidos começaram as in- vasões do Irã e do
- o maior embate do período ocorreu quando os países europeus romperam o acordo de paz com os Estados Unidos e fundaram a União
- o período teve momentos de grande tensão política e ideológica, que envolveram conflitos como a Guerra do Vietnã e a Revolução
- a disputa teve seu encerramento na década de 1970, quando a então União Soviética aceitou o predomí- nio espacial
HISTÓRIA DO BRASIL
- Analise a imagem, reflita sobre o conteúdo da faixa car- regada pelos trabalhadores e assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado da questão.
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/ima–
gem/0000004586/md.0000048288.jpg)
O Estado Novo, implantado por Getúlio Vargas em 1937, promoveu mudanças na política e na sociedade brasilei- ra. Uma dessas mudanças foi a
- diminuição do intervencionismo do Estado para fa- cilitar o processo de industrialização e a ampliação dos mercados de trabalho e de
- promulgação de reformas na legislação das empre- sas que reduziam os encargos trabalhistas com o objetivo de ampliar a oferta de
- proibição de instalação de empresas estrangeiras no país para incentivar e proteger a indústria nacional e os trabalhadores brasileiros.
- priorização das indústrias como setor principal da economia, o que beneficiou os trabalhadores urba- nos em detrimento dos
- unificação da legislação trabalhista (CLT) que ga- rantia alguns direitos, como a instituição do salário-
-mínimo, para os trabalhadores brasileiros.
- Ato institucional era o decreto utilizado pelos militares para legitimarem suas decisões. Em dezembro de 1968, ocorreu a promulgação do Ato Institucional no 5 (AI-5) que, em seu preâmbulo, dizia-se ser uma necessidade
- Leia o
GEOGRAFIA GERAL
para atingir os objetivos da revolução, “com vistas a en- contrar os meios indispensáveis para a obra de recons- trução econômica, financeira e moral do país”.
O AI-5 foi promulgado no governo de
- Costa e Silva e representou o fechamento do siste- ma político, restringiu drasticamente a cidadania e permitiu a ampliação da repressão policial-militar.
- Castello Branco e fixou eleições indiretas para go- vernadores e prefeitos das capitais, acabou com a garantia do habeas corpus e ampliou a repressão
- João Figueiredo e fechou o Congresso, determinou as regras para a aprovação de nova Constituição e suspendeu os direitos políticos de
- Garrastazu Médici e estabeleceu eleições indiretas para os cargos de presidente e governador, extinguiu os partidos políticos e permitiu ao Executivo cassar mandatos de políticos.
- Ernesto Geisel e deu ao executivo plenos poderes para cassar mandatos, além de suspender a estabili- dade dos funcionários públicos e
Em resposta aos últimos naufrágios de navios com centenas de imigrantes ilegais, a União Europeia anun- ciou um pacote de medidas para tentar diminuir a crise humanitária no Mediterrâneo.
Novos pedidos de socorro chegaram na segunda-
-feira (20.04.15) à Guarda Costeira italiana. Cerca de 400 pessoas neste momento estão em perigo no Mar Medi- terrâneo. E quantas outras ainda estarão? É a pergunta dos que protestam nas capitais europeias contra 1,8 mil mortes em menos de quatro meses.
E em menos de uma semana, duas tragédias assus- taram o mundo: uma com 400 desaparecidos e a outra com prováveis 900 mortos.
(http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/04/uniao-europeia-anuncia–
-um-pacote-para-diminuir-crise-no-mediterraneo.html. Adaptado)
Assinale a alternativa que está diretamente relacionada ao texto.
- A imigração ilegal de latino-americanos tem provoca- do sérios problemas políticos e econômicos à Itália e a outros países da União
- A globalização tem provocado o crescimento de um movimento demográfico – a imigração – que até o início do século XXI era pouco
- As áreas em conflito da África e do Oriente Médio são as que mais têm gerado imigrantes que tentam atingir a Europa em barcos
- O movimento migratório no mar Mediterrâneo distor- ce a atual realidade, que tem como ponto central o equilíbrio econômico entre os países do
- A população europeia tem apresentado grande re- ceptividade aos imigrantes, o que significa o fim da xenofobia e dos preconceitos
- Considere as informações a
- É um tipo de fenômeno atmosférico que ocorre devido à presença de gases poluentes (derivados da queima de combustíveis fósseis) misturados com água.
- Esse fenômeno danifica o solo, as plantas, as cons- truções históricas, os animais marinhos e terrestres podendo, inclusive, exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Também provoca a poluição de rios e fontes de água, afetando diretamente a saú- de das pessoas com doenças do sistema respiratório.
Essas informações referem-se
- à ilha de
- à inversão térmica.
- ao
- à chuva ácida.
- ao efeito
GEOGRAFIA DO BRASIL
- Analise o mapa a
(http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/5/
normal_1110brasilclimas.jpg. Adaptado)
Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de clima e um problema ecológico frequente em cada uma das áreas numeradas do mapa.
- 4 – subtropical – substituição da floresta por cultivos alimentares típicos da agricultura
- 1 – tropical de altitude – forte erosão dos solos pro- vocada pela pecuária bovina
- 5 – semiárido – rios contaminados pelos agrotóxicos utilizados nos cultivos comerciais.
- 2 – tropical – desmatamento do cerrado para cultivos comerciais para exportação.
- 3 – equatorial – desmatamento e queimadas para a formação de pastos para o gado de
- Analise os dados divulgados pelo Ministério das Minas e Energia apresentados no gráfico a
(https://ben.epe.gov.br/downloads/Relatorio_Final_BEN_2014.pdf)
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as fontes de energia no Brasil permitem afirmar que
- a redução das chuvas durante o ano de 2013 impediu a hidreletricidade de participar da matriz energética.
- a matriz energética brasileira é considerada limpa porque apresenta importante participação das fontes renováveis.
- a biomassa e o gás natural são exemplos de fontes de energia renováveis incluídas na matriz energética.
- as exportações de etanol para a Europa reduziram a participação das fontes renováveis na matriz ener- gética.
- o petróleo deixou de ser incluído entre as fontes de energia não renováveis devido às crises na
ATUALIDADES
- A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (08.04) o Projeto de Lei no330/2004, que regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho.
O passo seguinte desse Projeto de Lei é
- ser imediatamente publicado no Diário Oficial da União.
- ser submetido à apreciação das Centrais
- entrar na pauta de discussões do Ministério do Tra-
- seguir para a assinatura da presidente
- ser encaminhado diretamente para votação no Se-
- Neste ano de 2015, uma notícia do setor econômico tem sido muito comentada em jornais, revistas, rádios e
Assinale a alternativa que apresenta essa notícia.
- Forte valorização do dólar tem repercussões na vida dos
- Banco Central autoriza nova queda na taxa de
- Aumenta o número de trabalhadores no setor auto- mobilístico.
- Inflação em baixa entre janeiro e abril deste
- Produção industrial acelera e ganha mesmo ritmo do ano de
NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA
- A figura a seguir representa parte de uma pasta da Biblio- teca de Imagens do MS-Windows 7, em sua configuração padrão.
Quando o usuário selecionar uma imagem, utilizar o ata- lho de teclado Shift + Delete e realizar as devidas confir- mações, a imagem
- será enviada para a Área de
- terá um atalho criado na mesma
- terá um atalho enviado para a Área de
- será excluída em definitivo, sem ser enviada para a
- será enviada para a
- A figura a seguir representa o grupo Parágrafo, da guia Página Inicial do MS-Word 2010, em sua configuração padrão.
- Observe as figuras a seguir, extraídas do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão. A Figura I apresenta parte de uma planilha com dados no intervalo A2:C6. A Figura II apresenta uma proposta de classificação, que ainda não foi aplicada, configurada na caixa de diálogo Classificar, que pode ser acessada no grupo Classificar e Filtrar, da guia Dados, ao selecionar um intervalo de células.
FIGURA I
FIGURA II
Assinale a alternativa que contém o novo valor que será apresentado na célula C5, quando a nova proposta de classificação for aplicada sobre o intervalo de células A2:C6.
- 23
- 35
- 31
- 22
- 14
Assinale a alternativa que contém uma das funcionalida- des associadas ao botão marcado na figura.
- Colocar o texto selecionado em ordem numérica.
- Alterar o espaçamento entre as linhas de
- Diminuir o nível do recuo do parágrafo.
- Aumentar o nível do recuo do parágrafo.
- Iniciar uma lista de vários níveis.
- A figura a seguir, extraída do MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, apresenta uma mesma forma em dois momentos: antes e depois da modificação de algumas definições da “Caixa de texto”, que podem ser acessadas a partir da opção “Formatar ..” do menu de contexto da forma.
Assinale a alternativa que contém o nome dos parâme- tros redefinidos entre os dois momentos da figura.
- Não Ajustar Automaticamente e Redimensionar for- ma para ajustar
- Redimensionar forma para ajustar texto e Alinha- mento vertical.
- Não Ajustar Automaticamente e Alinhamento
- Quebrar texto automaticamente e Não Ajustar Auto-
- Alinhamento vertical e Quebrar texto automatica- mente na
- Durante a navegação na Internet, no Internet Explorer 9, em sua configuração padrão, o usuário pode utilizar o atalho de teclado , que permite atualizar a página da Web atual e os arquivos temporários da Internet, mes- mo que os carimbos de data/hora da versão da Web e da versão armazenada localmente sejam
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do enunciado.
- Ctrl + F5
- Ctrl + Alt + Del
- F5
- Crtl + F4
- F4
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
- Prevê a Constituição Federal que aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Fe- deral e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fun- dações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição
- do respectivo ente público e dos servidores ativos,
- do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas e 1% (um por cento) das receitas de concursos de prognósticos do ente fede-
- dos servidores ativos e inativos civis e dos pensio- nistas
- do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos
- da União e dos servidores públicos ativos e
- Casal tem uma filha de nome Ana, que completou 5 (cin- co) anos de idade e possui deficiência intelectual. Consi- derando o que dispõe a Constituição do Estado de São Paulo a respeito, é correto afirmar que o casal pode exigir do Poder Público Estadual que
- preste ensino religioso, de matrícula obrigatória, como disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino
- matricule Ana diretamente em escola especializada, que poderá integrar a rede pública ou privada de
- realize a educação de Ana em caráter domiciliar, junto à família, evitando-se a exposição social da criança.
- pague todos os tratamentos necessários à saúde de Ana na rede particular de atendimento à saúde.
- ofereça atendimento especializado a Ana, preferen- cialmente na rede regular de
- Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, inte- grante do Serviço de Informações ao Cidadão da Polícia Militar, previsto e instalado nos termos da Lei Federal no 527/11 e do Decreto Estadual no 58.052/12, recebe pedido de informação de cidadão que solicita acesso a determinado documento que possui informações de ca- ráter público e algumas informações com caráter sigiloso.
Nesse caso, deverá o Soldado
- negar acesso ao documento, pois deve prevalecer a proteção à parte
- permitir o acesso à totalidade do documento, pois prevê a Lei Federal no527/11 que o princípio é da publicidade como regra e o sigilo como exceção.
- assegurar ao cidadão o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.
- negar acesso imediato, mas esclarecer que no prazo de 5 (cinco) anos a informação poderá ser consulta- da pelo cidadão
- assegurar ao cidadão o acesso à parte não sigilosa mediante consulta pessoal do documento, sob sua supervisão.
- De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Ci- vis do Estado de São Paulo, serão considerados de efeti- vo exercício, para todos os efeitos legais, os dias em que o funcionário estiver afastado do serviço em virtude de
- trânsito, em decorrência de mudança de sede de exercício, desde que não exceda o prazo de 10 (dez)
- provas de competições desportivas, quando, sem prejuízo do vencimento ou da remuneração, repre- sentar o Brasil, ou o Estado, em competições des- portivas
- faltas abonadas, até o máximo de 12 (doze) por ano, não excedendo a uma por mês, em razão de molés- tia ou outro motivo relevante.
- falecimento do cônjuge, filhos, pais e irmãos, até 5 (cinco)
- licença-paternidade, por 10 (dez)
- Conforme previsto pela Lei Estadual no177/98, os atos administrativos, inclusive os de caráter geral, entra- rão em vigor
- na data de sua publicação, salvo disposição expres- sa em contrário.
- em 10 (dez) dias, salvo disposição expressa em con- trário.
- imediatamente, independentemente de publicação.
- em 5 (cinco) dias, salvo disposição expressa em contrário.
- em 30 (trinta) dias, a contar da data da sua publicação.
REDAÇÃO
TEXTO 01
O que era para ser apenas uma tentativa de se divertir tornou-se uma tragédia na Índia. Adolescentes, que eram amigos, resolveram filmar eles próprios brincando de luta para divulgar o vídeo na internet. Mas um deles morreu após tomar uma série de golpes violentos na cabeça.
(“Luta de brincadeira entre amigos termina em morte”. www.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-330318- luta-de-brincadeira-entre-amigos-termina-em-morte.html,13.05.2015. Adaptado)
TEXTO 02
Entre crianças ou adolescentes, ocorrem agressões físicas que são consideradas, por eles, como brincadeiras. Estas se constituem em golpes que são desferidos com a intenção de simular situações de lutas.
Há adultos que não consideram essas brincadeiras violentas. Geralmente, elas são vistas como simples “probleminhas”. Entretanto, essas práticas, muitas vezes, ocasionam desentendimentos, e o que parecia ser uma brincadeira entre amigos evolui para uma briga com agressão física. Os golpes tornam-se gratuitos, as agressões ficam cada vez mais incisivas. E o que antes era a simulação de uma luta entre colegas transforma-se em algo que pode ocasionar consequências mais graves.
Por isso, os adultos devem impedir que esse tipo de brincadeira aconteça, a fim de evitar situações de violência que possam fugir ao controle.
(Miriam Abramovay [coord.]. Cotidiano das escolas: entre violências. http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001452/145265por.pdf. Adaptado)
TEXTO 03
O roteirista de quadrinhos americano, Gerard Jones, acredita que brincadeiras de luta contribuem para a educação do corpo, combatendo ansiedades e medos. Em algumas circunstâncias, inspiradas em histórias de super-heróis ou em ambien- tes de guerra, as crianças representam universos imaginários por meio de movimentos, aprendendo a distinguir realidade e fantasia, pois sabem que não devem “machucar de verdade”.
Segundo Jones, empurrar, puxar, chutar e bater assumem um sentido positivo nas brincadeiras e não devem, portanto, ser entendidos como atos de violência ou de agressão.
(Farias, Wiggers e Viana. “O lúdico e a violência nas brincadeiras de luta: um estudo do ‘se-movimentar’ das crianças em uma escola pública de São Luís, Maranhão, Brasil”. www.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/2543/pdf_97. Adaptado)
TEXTO 04
As brincadeiras de luta são importantes para o desenvolvimento da personalidade, pois ajudam crianças e adolescentes a lidar com diversas emoções, como o medo ou a raiva. Ao experimentarem sensações por meio de uma interação prazerosa, aprendem a controlar tanto suas emoções quanto seus impulsos.
Desde cedo, a criança sabe que é preciso brincar de lutar sem machucar o colega e, para isso, é necessário modular a força dos ataques, se não a brincadeira acaba. Esse tipo de aprendizado deve ser estimulado porque será muito útil para a formação de adultos conscientes de suas ações, capazes de interagir em sociedade de modo equilibrado e pacífico.
(Andréia Schmidt. “Brincadeira de criança é coisa séria”. www.educacional.com.br/falecom/psicologa_artigo047.asp. Adaptado)
Com base nas informações dos textos e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, de acordo com a norma-
-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
BRINCADEIRAS DE LUTA DEVEM SER ESTIMULADAS OU EVITADAS?