You are currently viewing PROVA E GABARITO: POLICÍA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO 2018 PDF

PROVA E GABARITO: POLICÍA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO 2018 PDF

PROVA: POLICÍA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO 2018 PDF

 

GABARITO: POLICÍA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO 2018 PDF

 

 

 

 

 

 

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS QUARTEL DO COMANDO-GERAL

CONCURSO PÚBLICO – EDITAL 001/CFSD-2018/PMTO NÍVEL MÉDIO – TARDE

 

Prova Dissertativa                                              01

 

Língua Portuguesa

Raciocínio Lógico e Matemático Atualidades e Conhecimentos Regionais Noções de Direito

Noções de Informática Normas Pertinentes à PMTO

01 a 20

21 a 25

26 a 35

36 a 45

46 a 50

51 a 60

 

 

 

 

ATENÇÃO

  • Confira, na sua Folha de Respostas, seu nome, documento e o número de sua inscrição, assinando-a no lugar indicado;
  • Confira, no caderno de questões, se há falhas de impressão e numeração, preenchendo seu nome e número de inscrição.

 

TEMPO

IMPORTANTE

  • Não é permitido o uso ou a emissão de ruído de qualquer equipamento   eletrônico   durante a realização da prova, ainda que esse equipamento esteja devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences;
  • O NÃO cumprimento de qualquer uma das

 

  • O prazo de realização da prova é de 4 horas, incluindo o preenchimento da Folha de Respostas e a transcrição da Versão Definitiva da Prova Dissertativa;
  • A liberação para deixar o local de aplicação e utilizar o sanitário ocorrerá após 60 minutos do início da prova, não podendo, no entanto, levar o caderno de questões, nem qualquer tipo de anotação de suas respostas;
  • Os 3 últimos candidatos deverão retirar-se da sala juntos, após assinatura do Termo de Fechamento do envelope de retorno.

 

FOLHA DE RESPOSTAS

  • Os únicos documentos válidos para avaliação são a Folha de Respostas e a Versão Definitiva da Prova Dissertativa, que devem ser devolvidas ao fiscal ao término da prova;
  • O candidato deve preencher e assinar, com caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta, sua Folha de Respostas e a Versão Definitiva da Prova
  • O preenchimento da Folha de Respostas deve ser realizado da seguinte maneira:

determinações constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas incorrerá em eliminação.

  • De acordo com o edital, os cadernos de questões poderão ser levados somente pelos candidatos que permanecerem em sala até o final do tempo de aplicação da prova;
  • Os cadernos de questões serão divulgados, no site aocp.com.br, juntamente com os gabaritos, no dia posterior à aplicação da prova.

 

 

 

 

A Prova Dissertativa será avaliada considerando-se os seguintes aspectos:

  • atendimento ao tema proposto;
  • clareza de argumentação/senso crítico;
  • seletividade de informação;
  • criatividade/originalidade;
  • atendimento à norma padrão da Língua Portuguesa, sendo exigidas as alterações introduzidas pelo Decreto Federal nº 583 de 29 de setembro de 2008 (Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa);
  • coerência (progressão, articulação, informatividade, não contradição);
  • coesão referencial e sequencial;
  • atendimento à tipologia textual

 

O candidato terá sua Prova Dissertativa avaliada com nota 0 (zero) e estará automaticamente eliminado do concurso público se:

  1. não desenvolver o tema proposto, ou seja, fugir ao tema proposto;
  2. não desenvolver o tema na tipologia textual exigida;
  3. apresentar acentuada desestruturação na organização textual ou atentar contra o pudor;
  4. redigir seu texto a lápis, ou a tinta em cor diferente de azul ou preta;
  5. desenvolver o texto com menos de 20 (vinte) linhas;
  6. não apresentar o texto na Folha da prova dissertativa ou entregar em branco ou desenvolver com letra ilegível, com espaçamento excessivo entre letras, palavras, parágrafos e margens;
  7. apresentar identificação de qualquer natureza (nome parcial, nome completo, outro nome qualquer, número(s), letra(s), sinais, desenhos ou códigos).

 

O candidato disporá de, no mínimo, 20 (vinte) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas para elaborar a Redação da prova dissertativa, sendo desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de 30 (trinta) linhas.

 

A Prova Dissertativa deverá deverá ser feita à mão pelo prórpio candidato, em letra legível, com caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta.

 

 

 

A necessidade de conduta ética frente à cultura de desperdício de águas

Nathalie da Nóbrega Medeiros

 

Durante muito tempo, o homem fez uso dos recursos hídricos sem levar em consideração o fato de que as águas, apesar de aparentarem ser infinitas, estão passiveis de escassear graças à postura predatória no consumo e a cultura de desperdícios ainda tão fortes no meio social. A utilização desse bem é responsável por numerosos problemas cuja resolução está pautada em uma profunda reflexão ética, posto que acredita-se que a conscientização da coletividade é a forma mais eficaz de preservação, pois, a partir do momento em que as pessoas percebem o real valor das águas para a sua vida, passam a preocupar-se com a sua preservação com o mesmo cuidado que protegem suas vidas pelo fato de que a água é indissociável da vida, é inerente à sobrevivência da pessoa humana. O fundamento compreendido é aquele que faz referência à consciência, ao valor ou à necessidade da valorização da água. Seria, então, o fundamento visto como uma justificativa ou um referencial ético indispensável para a vida humana no tocante à preservação do meio ambiente e, em especial, aos recursos hídricos. Não se pode manter os olhos fechados para essa problemática e, muito menos, os braços cruzados diante da realidade na qual se encontram os recursos hídricos. E, para que haja uma verdadeira mudança de atitudes com relação aos atos desrespeitosos à natureza das águas, a ética ambiental deve estar presente no cotidiano das pessoas.

Adaptado de: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9408 Acesso em 02/04/2018.

 

Evento irá debater uso dos recursos hídricos

Encontro prepara capital para sediar 8º Fórum Mundial da Água, em março

 

Um seminário internacional sobre o uso da água trará para Brasília esta semana o mestre espiritual e autor de best-sellers Sri Prem Baba, que vai falar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos no planeta.

O evento, na quinta (11) e sexta-feira (12), servirá como preparação para o 8º Fórum Mundial da Água que acontece, em março, na capital.

A programação inclui palestras, painéis, oficinas e debates com pesquisadores, políticos, empresários e representantes da sociedade civil. A proposta é discutir formas de garantir a conservação e o uso consciente da água no planeta.

Um dos idealizadores do evento, Sri Prem Baba, afirma que a natureza tem dado seu recado usando a água como mensageira. Ele cita como exemplo as secas, tempestades, alagamentos e tsunamis.

O encontro terá seis macrotemas que envolvem discussões sobre água e ética, direitos humanos, sustentabilidade, educação, inovação e paz no relacionamento com recursos hídricos em todo o mundo.

“A ideia é que a partir daí possamos desenvolver projetos anos adiante para sanarmos, de fato, o problema da escassez da água e questões como a proteção das nascentes dos rios”, explica Sri Prem Baba, que fará a palestra magna do evento.

 

Fórum Mundial da Água

 

O Distrito Federal será sede, em março, do 8º Fórum Mundial da Água. O evento, que acontece a cada três anos, é considerado um dos mais importantes do mundo e já passou por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos e será a primeira vez que ocorre no Brasil. O GDF espera reunir cerca de 40 mil pessoas de mais de cem países nos dois locais reservados para o encontro.

Adaptado de: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/seminario-sobre-a-agua-traz-lider-espiritual-sri-prem-baba-a-brasilia.ghtml [Fragmentos]. Acesso em 02/02/2018.

 

Ambientes Urbanos no 8º Fórum Mundial da Água

 

O crescimento acelerado das cidades tem exigido, cada vez mais, que se adotem processos sustentáveis e integrados de gestão de águas e resíduos urbanos. A escassez hídrica em épocas mais secas, assim como o excesso de água em períodos chuvosos, afeta diretamente a dinâmica das cidades e a vida das pessoas, ocasionando deseconomias e prejuízos de grande monta, e exigindo medidas urgentes. Apesar dos investimentos crescentes na promoção do uso racional, a utilização da água em ambientes urbanos gera volumes expressivos e crescentes de efluentes, cujo tratamento e destinação é questão crucial. Soma-se a isso a existência de aglomerados urbanos sem infraestrutura, como favelas, sem garantia de condições mínimas de acesso à água, drenagem e saneamento. Nesse cenário, metodologias de tratamento e de reuso de água, e de reciclagem de resíduos, associadas a campanhas de redução de consumo, ganham importância para melhorar as condições de vida nas cidades.

Disponível em: http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/discuss%C3%A3o-sobre-urbano Acesso em 02/02/2018.

 

 

 

 

Disponível em: https://opsveracruz.wordpress.com/category/agua/. Acesso em 02/02/2018.

 

 

 

 

  1. A partir da leitura dos textos de apoio e de seus conhecimentos de mundo, elabore um texto dissertativo-argumentativo que exponha sua opinião sobre o tema: “Responsabilidade social diante da utilização dos recursos hídricos”.

 

 

 

 

  1.                                                                                                                                                                                
  2.                                                                                                                                                                                 
  3.                                                                                                                                                                                
  4.                                                                                                                                                                                
  5.                                                                                                                                                                                
  6.                                                                                                                                                                                
  7.                                                                                                                                                                                
  8.                                                                                                                                                                                
  9.                                                                                                                                                                                 
  10.                                                                                                                                                                                 
  11.                                                                                                                                                                                
  12.                                                                                                                                                                                
  13.                                                                                                                                                                                
  14.                                                                                                                                                                                
  15.                                                                                                                                                                                
  16.                                                                                                                                                                                
  17.                                                                                                                                                                                
  18.                                                                                                                                                                                
  19.                                                                                                                                                                                 
  20.                                                                                                                                                                                 
  21.                                                                                                                                                                                

 

ATENÇÃO!

NÃO SE ESQUEÇA de marcar, na Folha de Respostas, o número de sua prova indicado na capa deste caderno.

 

 

 

Texto I

 

Inteligência emocional no trabalho, por que ela é tão importante?

por José Roberto Marques

 

Um profissional calmo, com firmeza na hora de avaliar a situação, com resiliência e que saiba gerenciar imprevistos tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que um profissional estressado e impulsivo. […]

Inteligência emocional é saber compreender e gerenciar suas próprias emoções e também das pessoas a sua volta. Saber gerir as próprias emoções é muito importante para qualquer profissional, pois assim saberá o que realmente está sentindo, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e também de outros. Além disso, facilitará a percepção do comportamento de cada pessoa da sua equipe ou com as quais se relaciona.

 

A inteligência de Daniel Goleman

No ano de 1995, o psicólogo Daniel Goleman revolucionou e expandiu a forma como nós enxergamos o que é inteligência. Em seu livro “Inteligência Emocional”, ele mostrou como o nível intelectual de uma pessoa não pode ser medido apenas por sua capacidade de completar equações e seu pensamento racional. Utilizando- se de embasamentos teóricos, exemplos reais e conhecimento da anatomia do cérebro humano, o autor conseguiu mostrar como as emoções têm um papel fundamental em todas as decisões que tomamos, das mais simples até aquelas mais complexas.

 

Importância de trabalhar a inteligência emocional no trabalho

Ter um controle sobre o fluxo das emoções e a capacidade de refrear impulsos é uma qualidade essencial para conseguir ter sucesso e um bom relacionamento interpessoal com todos a sua volta. […] Desenvolver inteligência emocional pode trazer mudanças radicais para o ambiente

de trabalho, pois as relações interpessoais entre profissionais formam um fator prioritário à conquista da excelência em todas as áreas.

Adaptado de: http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicolo- gia/inteligencia-emocional-trabalho-importante/ (Fragmentos) Acesso em 21/01/2018.

 

 

 

As questões de 1 a 5 referem-se ao Texto I.

 

  1. No trecho “Um profissional calmo, com firmeza na hora de avaliar a situação, com  resiliência   […]”,   a    expressão em destaque poderia ser substituída adequadamente, sem comprometimento ao sentido expresso pelo texto, por
  • com capacidade de adequar-se a situações-
  • com aptidão de minimizar o estresse em pessoas com quem
  • com capacidade de resistência a situações aprazíveis.
  • com renitência para vencer obstáculos.
  • com obstinação para alcançar os seus

objetivos.

 

  1. Em “[…] as relações interpessoais entre profissionais formam um fator prioritário à conquista da excelência em todas as áreas […]”, o sinal indicativo de crase justifica-se
  • para atender a regência do verbo “fator”, o qual solicita um complemento verbal regido por preposição.
  • para introduzir um complemento constituído de elemento deverbal que, portanto, exige preposição.
  • para atender a regência do verbo transitivo direto “formar”.
  • porque faz parte de uma locução prepositiva de base feminina, além de completar um nome regido por preposição.
  • porque, embora o uso da crase seja facultativo na expressão “a conquista”, o produtor optou por sua utilização.

 

  1. Assinale a alternativa em que as palavras apresentadas possuem o mesmo fonema
  • Complexas – decisões –
  • Excelência – profissional – resiliência.
  • Firmeza – exemplos –
  • Sucesso – emoções –
  • Qualquer – equipe – equações.

 

  1. Assinale a alternativa em que a oração subordinada em destaque esteja corretamente
  • “Além disso, facilitará a percepção do comportamento  de   cada   pessoa    da sua equipe […]” – Oração subordinada substantiva objetiva
  • Desenvolver inteligência emocional pode trazer mudanças radicais […]” – Oração subordinada substantiva
  • “[…] ele mostrou como o nível intelectual

de uma pessoa não pode ser medido […]”

  • Oração subordinada substantiva objetiva

indireta.

  • “[…] as emoções têm um papel fundamental em todas as decisões que tomamos, das mais simples até aquelas mais complexas.”
    • Oração subordinada adjetiva
  • “Um profissional calmo […] tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que um profissional estressado e impulsivo.” – Oração subordinada substantiva objetiva

 

  1. De acordo com o Texto I, é correto afirmar que
  • o pensamento racional é fator determinante para a excelência
  • as relações interpessoais devem ser estabelecidas por meio do controle emocional, tanto de si quanto de outros colegas de
  • o texto sugere que o desempenho profissional é influenciado não somente por fatores como conhecimento, mas também pelo domínio emocional para lidar com situações
  • o texto afirma que o quociente intelectual (QI) é a combinação de conhecimentos de equações e de sentimentos e emoções das pessoas da
  • o autor explicita que, por meio de exames para conhecer o funcionamento do cérebro, é possível saber que práticas podem ser feitas para potencializar as habilidades

Texto II

  1. Audiência com o Rei Wei […] Comentários

Este capítulo é o primeiro substancial sobre táticas e inicia, assim como A arte da guerra, com uma afirmação que enfatiza a natureza crucial da guerra.[…] O parágrafo de abertura sintetiza de maneira similar a postura de Sun Pin quanto aos assuntos militares: enquanto as ameaças à segurança permanecerem no mundo, a arte militar e a guerra serão tanto necessárias quanto inevitáveis. A própria sobrevivência do estado depende da compreensão dos princípios da guerra, do empreendimento das preparações militares e da ação, quando necessária, com compromisso e resolução. […]

Ao mesmo tempo, Sun Pin, bem como muitos outros escritores militares, adverte igualmente contra o perigo de se enfeitiçar pela guerra ou de se deixar seduzir por lucros aparentes, e com isso fadar o estado à extinção. Embora ele a afirme explicitamente apenas mais uma vez, a crença de que batalhas frequentes debilitam um estado e que mesmo inúmeras vitórias o podem levar à ruína subjaz a todos os Métodos militares. Além de serem fisicamente preparados, os soldados devem abraçar uma causa moral, devem lutar com e pela retidão. Somente aqueles propriamente motivados pela virtude (além do estímulo imediato das recompensas e do medo de punições) se mostram compromissados e eficazes no combate. […]

Embora não mencione novamente a importância da retidão para as tropas, Sun Pin salienta sua necessidade para o comandante e assevera ainda que guerreiros, individualmente, não se qualificarão para sua designação aos carros se lhes faltar uma constelação de virtudes. Mesmo nos dias de hoje, a retidão permanece um forte motivador, capaz de despertar veemência quando intensamente proclamada por um orador habilidoso, incitando os homens à ação. Os sábios podem ainda se valer de seu poder, tanto na busca por parceiros e associados no caminho trilhado como para se prepararem para as lutas cotidianas.

Adaptado de Sun-Tzu . A arte da guerra [livro eletrônico]; tradução para o inglês, introdução e comentário de Ralph D. Sawyer; tradução a partir do inglês de Ana Aguiar Cotrim. São Paulo: Editora WMF Mar- tins Fontes, 2012.

 

As questões de 6 a 13 referem-se ao Texto II.

 

  1. Assinale a alternativa em que conste um trecho cujas vírgulas estejam sendo utilizadas para separar um
  • “Este capítulo é o primeiro substancial sobre táticas e inicia, assim como A arte da guerra, com uma afirmação que enfatiza a natureza crucial da ”
  • “Embora ele a afirme explicitamente apenas mais uma vez, a crença de que batalhas frequentes debilitam um estado […] subjaz a todos os Métodos militares”
  • “A própria sobrevivência do estado depende da compreensão dos princípios da guerra, do empreendimento das preparações militares e da ação, quando necessária, com compromisso e resolução.”
  • “Além de serem fisicamente preparados, os soldados devem abraçar uma causa moral, devem lutar com e pela retidão.”
  • “[…] Sun Pin […] assevera ainda que guerreiros, individualmente, não se qualificarão para sua designação aos carros se lhes faltar uma constelação de ”

 

  1. Assinale a alternativa em cujo trecho apresentado NÃO seja utilizada uma metáfora.
  • “[…] os soldados devem abraçar uma causa moral […]”.
  • “A própria sobrevivência do estado depende da compreensão dos princípios da guerra […]”.
  • “[…] guerreiros, individualmente, não se qualificarão para sua designação aos carros se lhes faltar uma constelação de ”.
  • “[…] a arte militar e a guerra serão tanto necessárias quanto inevitáveis.”
  • “O parágrafo de abertura sintetiza de maneira similar a postura de Sun Pin quanto aos assuntos militares […]”.

 

  1. No excerto “Enquanto o mal ou as ameaças à segurança permanecerem no mundo, a arte militar e a guerra serão tanto necessárias quanto inevitáveis.”, a relação estabelecida entre as orações é de
  • consequência.
  • concessão.
  1. Em relação aos termos destacados no seguinte excerto: “Embora ele a afirme explicitamente apenas mais uma vez, a crença de que batalhas frequentes debilitam um estado e que mesmo inúmeras vitórias o podem levar à ruína subjaz a todos os Métodos ”, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

 

  1. O verbo destacado “subjaz” está no singular para concordar com o sujeito “à ruína”.
  2. A locução verbal “podem levar”, em destaque, tem como sujeito “batalhas
  • O pronome oblíquo “o”, em destaque, é utilizado para estabelecer coesão anafórica, retomando “um estado”.

 

  • Apenas I e
  • Apenas I e
  • Apenas II e
  • Apenas
  • Apenas

 

  1. A partir da leitura do Texto II, é correto afirmar que
  • a vitória é sempre o escopo da guerra e, quanto mais frequentes as conquistas, mais o estado se
  • o paradoxo é inerente à guerra, visto que, embora ela seja necessária em determinadas situações, pode se tornar
  • as atribuições suficientes a um soldado são as competências físicas e a aversão a repreensões.
  • a retidão de valores é utilizada para tornar a

sociedade inerte.

  • o texto sugere que tanto comandantes quanto soldados devem ter habilidades no manejo técnico, pois desse saber dependem os resultados

 

  1. Assinale a alternativa em que a Regência Verbal exija um complemento preposicionado, no contexto apresentado pelo Texto
  • “[…] enfatiza a natureza crucial, de vida e de morte, da ”.
  • “A guerra é a empresa essencial do estado […], o caminho para a sobrevivência ou a extinção.”.
  • “Embora não mencione novamente a importância da retidão para as tropas[…]”.

 

  • “A própria sobrevivência do estado depende da compreensão dos princípios da guerra […]”.
  • “Este capítulo é o primeiro substancial sobre táticas […]”.

 

  1. Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentadas sejam paroxítonas.
  • Recompensas – fanatismo–
  • Retidão – importância –
  • Além – também – retidão.
  • Capítulo – táticas – parágrafo.
  • Sobrevivência – necessária –

 

  1. Assinale a alternativa em que o verbo na forma nominal em destaque assuma, no excerto dado, função
  • “[… ] os soldados devem abraçar uma causa

moral […]”.

  • “[…] a retidão permanece um forte motivador, capaz de despertar veemência quando intensamente proclamada por um orador habilidoso, incitando os homens à ação”.
  • “Além de serem fisicamente preparados, os soldados devem abraçar uma causa moral […]”.
  • “Somente aqueles  propriamente motivados pela virtude […] se mostram compromissados e eficazes no […]”.
  • “Os sábios podem ainda se valer de seu poder, tanto na busca por parceiros e associados no caminho trilhado como para se prepararem para as lutas ”

 

 

Texto III

 

Adolescência agora vai até os 24 anos, diz estudo

 

Da Redação Publicado em

19 jan 2018, 20h58

 

Até quando vai a adolescência? Alguns podem achar que ela dura a vida toda. Mas cientistas definiram um período para essa fase da vida, que fica entre a infância e a vida adulta.

Estudo divulgado pela revista científica Lancet Child & Adolescent Health afirma que a definição de adolescência mudou, passando agora para o período entre 10 e 24 anos de idade.

Pela definição anterior, essa etapa da vida ia até os 19 anos.

A nova definição reflete mudanças de comportamento, como a demora para concluir os estudos, casar e ter filhos.

De acordo com o estudo, a definição adequada desta etapa da vida é essencial para o desenvolvimento de leis, políticas sociais e serviços.

O estudo lembra que a definição do início da adolescência já foi antecipada anteriormente para 10 anos – costumava ser padronizada como 14.

Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/adolescencia-agora-vai-

-ate-os-24-anos-diz-estudo/ Acesso em 19/01/2018.

 

As questões de 14 a 17 referem-se ao Texto III.

 

  1. As preposições podem estabelecer diferentes relações semânticas. Nesse sentido, considere os seguintes termos destacados, no contexto em que estão inseridos, e assinale a alternativa cuja classificação apresentada esteja “ Estudo divulgado pela revista científica Lancet Child & Adolescent Health afirma que a definição de adolescência mudou, passando agora para o período entre 10 e 24 anos de idade. Pela definição anterior, essa etapa da vida ia até os 19 anos.”
  • Pela –
  • De –
  • Para – espaço.
  • Entre –
  • Até – adição.

 

  1. Assinale a alternativa   que   apresenta o gênero e a tipologia textual que caracterizam o Texto
  • Reportagem –
  • Notícia –
  • Artigo de opinião –
  • Reportagem –
  • Notícia –

 

  1. Assinale a alternativa em que o trecho destacado seja classificado como uma oração subordinada
  • “Alguns podem achar que ela dura a vida toda.”
  • “Mas cientistas definiram um período para essa fase da vida, que fica entre a infância e a vida

adulta.”

  • “Estudo divulgado pela revista científica […] afirma que a definição de adolescência mudou.”
  • “O estudo lembra que a definição do início da adolescência já foi antecipada anteriormente […]”.
  • “A nova definição reflete mudanças de comportamento […]”.

 

  1. Identifique a função de linguagem predominante no Texto
  • Metalinguística.
  • Fática.

 

Texto IV

Disponível em: https://donnablu.files.wordpress.com/2013/05/mafalda.jpg Acesso em: 20/01/2018.

 

 

As questões de 18 a 20 referem-se ao Texto IV.

 

  1. A vírgula empregada em “O que tem nesse recorte de jornal, Manolito?” justifica-se pela presença de
  • adjunto
  • adjunto

 

  1. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa

 

( ) No primeiro quadro, o uso do pronome demonstrativo “nesse” está adequado à norma- padrão da língua, pois o jornal a que Mafalda se refere está nas mãos de Manolito.

( ) No último quadro, o pronome indefinido “alguma” não poderia ser posposto ao substantivo que acompanha, pois adquiriria valor negativo, alterando o sentido que se pretende construir na tira.

( ) No terceiro quadro, os adjuntos adnominais “[…] morais? Espirituais? Artísticos? Humanos?”, que especificam “valores” e estão expostos nos questionamentos de Mafalda, ajudam a construir a crítica subjacente à tirinha, pois revelam a esperança da garota em encontrar esse tipo de informação em jornais.

( )   No último quadro, ocorre uma figura de linguagem denominada elipse.

 

  • V – F – V –
  • F – V – F –
  • F – F – V –
  • V – V – V –
  • F – F – V –

 

  1. Considere  as   ocorrências   do vocábulo “que” na tirinha e assinale a alternativa cujas classificações estejam respectivamente
  • Pronome interrogativo – pronome
  • Pronome relativo          –          pronome

interrogativo.

  • Pronome relativo – pronome
  • Pronome interrogativo       –      conjunção

integrante.

  • Pronome interrogativo – preposição.

 

 

  1. É correto afirmar que

(A)     13,5 é um número irracional.

(B)        é um número racional.

(C)    o   produto       não resulta em um número inteiro.

(D)        é um número inteiro.

(E)     a soma   resulta em um número irracional.

  1. A negação da proposição composta “Se possuo um emprego, então tenho um carro” é dada por
  • “Possuo um carro e não tenho um emprego”.
  • “Possuo um   carro    ou   não    tenho    um emprego”.
  • “Não possuo um emprego ou não tenho um carro”.
  • “Não possuo um emprego e tenho um carro”.
  • “Possuo um emprego e não tenho um carro”.

 

  1. Considere a matriz quadrada A, de ordem 2, definida por:

 

O determinante dessa matriz A será igual a

(C)    11.

(D)    13.

(E)     15.

 

  1. Resolvendo-se a seguinte inequação do segundo grau:

No conjunto dos números reais, obtém- se o conjunto solução

(A)

(B)

 

  1. Considerando o uso da análise combinatória, é correto afirmar que, no total, é possível formar com a palavra TOCANTINS
  • 20160
  • 10080 anagramas    que    começam    pela

letra T.

  • 10080 anagramas que terminam com
  • 40320 anagramas que contêm as letras TT

juntas.

  • 7560 anagramas que mantêm as vogais

juntas.

 

 

 

  1. “Blocos econômicos são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma soberania comum, ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo Os desenhos desses novos mercados, antes de representar uma nova realidade comercial em escala mundial, tendem a transformar-se em um projeto político, resultante de uma decisão de Estados, que pode resultar ou não no aprofundamento da integração entre os países que formam um bloco econômico.”

http://www.camara.leg.br/mercosul/blocos/introd.htm

 

Atualmente diversos blocos econômicos vigoram, tratando de economia, política e desenvolvimento. Sobre o assunto, é correto afirmar que

  • o Brasil é membro efetivo do NAFTA, área de livre comércio das Américas.
  • o Mercosul, criado em 1977, é classificado como uma união econômica e monetária.
  • a União Europeia, criada há cinco décadas como área de livre comércio, vem sofrendo com a imigração ilegal, já que não permite a livre circulação de cidadãos dos países membros, elevando ainda mais as taxas de desemprego no
  • o presidente Donald Trump assinou, em 2017, uma ordem para retirar o país do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, na sigla em inglês).
  • Criada no ano de 2017, a Associação de Livre-comércio do Pacífico tornou-se o maior bloco econômico em vigor do mundo, já que as trocas comerciais feitas por países do bloco, como China, EUA, Índia e Rússia, representam 60% da economia

 

  1. “Clima:  constitui    o    estado    médio e o comportamento estatístico da variabilidade dos parâmetros do tempo (temperatura, chuva, vento, ) sobre um período, suficientemente, longo de uma localidade. O período recomendado é de 30 anos.”

http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#9

O estado do Tocantins é influenciado por diversos fatores climáticos, sendo correto afirmar que

  • esse estado                  apresenta, predominantemente, o clima Cfb, Mesotérmico úmido com verão
  • esse estado apresenta forte   influência da massa de ar equatorial continental, responsável pela ocorrência do clima BSh em mais da metade do
  • esse estado, devido à dinâmica das massas de ar, apresenta o clima Aw, tropical, com inverno
  • esse estado apresenta amplitude térmica diária elevada, devido à baixa umidade do ar, característica do clima Dfc, macrotérmico com inverno seco, predominantemente no leste do
  • a Zona de Convergência do Atlântico Sul, ZCAS, na forma usualmente abreviada, é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil responsável por um período prolongado de seca frequente sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e

 

  1. “A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal em São Paulo em 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras (pintura e escultura) e Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte”.

https://www.todamateria.com.br/semana-de-arte-moderna/

 

Sobre esse movimento que marcou a cultura brasileira, assinale a alternativa correta.

  • O presidente Getúlio Vargas inaugurou solenemente o evento, tendo sido o principal organizador e um grande representante dos
  • O “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, obra de Machado de Assis ficou conhecida como uma das principais obras pós-modernistas.
  • Nessa época, a arte brasileira era considerada de baixa qualidade e sem grandes representantes, a semana buscava copiar e repetir a arte da
  • A Semana da Arte Moderna marcou a luta de artistas, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Di Cavalcanti, por uma arte realmente brasileira e de

 

  • “O Cortiço” de Euclides da Cunha, que narra a saga dos rebeldes de Canudos, liderados pelo fanático Antônio Conselheiro, tornou-se uma das principais obras literárias lançadas na Semana da Arte

 

  1. Recentemente, uma indicação do governo para o Ministério do Trabalho gerou questionamentos. Esse Ministério tem as seguintes atribuições, EXCETO
  • criar políticas básicas de geração de renda e
  • conduzir reformas trabalhistas periódicas

anuais.

  • fiscalizar o trabalho, inclusive o trabalho portuário.
  • implementar políticas para a modernização

das leis trabalhistas.

  • fiscalizar a segurança e a saúde no

 

  1. Sobre o relevo do estado do Tocantins, assinale a alternativa
  • Constitui-se de um relevo tipicamente tropical, sem processos que remetam a áreas secas, resultando em montanhas suaves e
  • Constitui-se de um relevo suave, sem movimentação, proveniente da pouca chuva na região e poucos processos
  • Constitui-se de um relevo montanhoso, típico de um clima mais frio e úmido, anterior ao atual, que forma várias
  • Constitui-se de diversas formas aplainadas, devido à dureza das rochas, que resistem aos processos
  • Constitui-se de formas tabulares e planas, resultantes de processos mais secos, criando diversos chapadões.

 

  1. Recentemente, discussões sobre a criminalização do Funk Carioca voltaram a surgir, com propostas em tramitação nas casas legislativas. O Funk não é o primeiro ritmo a sofrer tentativas de supressão. Assinale a alternativa que apresenta outro ritmo brasileiro que sofreu essa
  • Forró.
  • Axé.
  • Bossa
  1. Os modos de armazenamento de arquivos e uso de computador mudaram muito nos últimos 10 anos. Hoje existem disponíveis diversos serviços de nuvens Assinale a alternativa que explica o que é a computação em nuvem.
  • É um sistema de armazenamento de arquivos que começou com um serviço da empresa Microsoft chamado SkyDrive, o qual usava uma nuvem como logomarca. Ainda hoje, é o único sistema de nuvem disponível.
  • É um modo de armazenamento que usa mídias óticas de próxima geração como Blu-Ray, que tem uma maior capacidade de armazenamento e dispensa o uso de
  • É o armazenamento de dados e softwares em computadores remotos, utilizando conexão de internet, diminuindo, assim, a necessidade de armazenamento
  • É um sistema de computação que dispensa armazenamento local, ou seja, os computadores, tablets e celulares podem funcionar sem memória.
  • É um sistema disponível somente para grandes empresas que têm uma estrutura de rede para armazenar seus arquivos, os quais ficam disponíveis em uma rede

 

  1. O Brasil possui uma vasta rede urbana de cidades que têm uma importância Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta características de uma metrópole.
  • Uma metrópole incorpora cidades próximas, polarizando  atividades   e     A população das cidades-satélites normalmente vive em função da cidade maior.
  • Metrópoles nacionais têm a importância em todo território, porque possuem uma rede de transportes por terra que as liga
  • Todas as metrópoles contêm, no mínimo, uma população de um milhão de habitantes, sendo considerada uma metrópole global acima de 5 milhões.
  • A rede de transportes não tem relevância na construção de uma metrópole, haja vista que as ligações são feitas por via aérea.
  • Uma metrópole só recebe a denominação “metrópole global” se ao menos 30% de sua população for de origem

 

  1. O Fórum Mundial de Davos, na Suíça, aconteceu na última semana de janeiro. O Brasil foi um dos países convidados a participar desse Fórum. Nesse evento, discutiu-se
  • as maiores     tendências     de     medição estatística dos PIB dos países-membros.
  • maneiras de interferir na política mundial para priorizar a
  • os rumos e cenários da economia mundial e

outros assuntos relevantes.

  • o aumento e a diminuição da fortuna dos

membros convidados.

  • quais são os produtos que devem ser negociados no próximo

 

  1. Sobre o desenvolvimento urbano brasileiro, assinale a alternativa
  • As cidades brasileiras são consideradas de desenvolvimento lento, começando a ser desenvolvidas a partir do século
  • Muitas cidades brasileiras estão entre as maiores do mundo, e isso se deve ao bom planejamento que focou na concentração da população.
  • Movimentos migratórios aumentaram a população urbana a partir do século XX, quando imigrantes vindos das guerras optaram por morar somente em cidades e não no
  • Com o grande crescimento populacional do século XX, as cidades prepararam- se estruturalmente, construindo casas e planejando vias de circulação para receber a população.
  • A população brasileira está concentrada sobretudo em poucas cidades, que enfrentam problemas de sobrecarga de transportes e falta de

 

  1. Considerando as           disposições constitucionais acerca dos partidos políticos, assinale a alternativa
  • É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observado o preceito de prestação de contas à Justiça
  • É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus

órgãos permanentes e provisórios, sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações que poderão ser celebradas nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

  • Um dos preceitos que deve ser observado para a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e o direito fundamental da pessoa humana, é a proibição de envio de recursos financeiros para entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a
  • Somente terão direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei, os partidos políticos que, cumulativamente, obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3% (três por cento) dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% (dois por cento) dos votos válidos em cada uma delas e tiverem elegido pelo menos quinze Deputados Federais, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação.
  • Ao eleito por partido que não preencher os requisitos previstos no texto constitucional para ter direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão, é assegurado o mandato e facultada a filiação, sem perda do mandato, a outro partido que os tenha atingido, não sendo essa filiação considerada para fins de distribuição dos recursos do fundo partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e de televisão.

 

  1. Sobre as disposições contidas no Código Penal acerca do crime, assinale a alternativa
  • O agente que aponta simulacro de arma de fogo para a vítima, acreditando tratar-se de arma de fogo real, e pressiona o gatilho, responde por tentativa de homicídio para o qual será aplicada a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de dois a três
  • Durante um naufrágio, duas pessoas acreditam haver apenas uma boia salva vidas e, disputando-a, uma mata a

 

Em seguida, o agente percebe que havia outra boia disponível. Nesse caso, verifica- se a ocorrência do estado de necessidade real, o qual exclui a ilicitude da conduta.

  • O Policial Civil que, ao efetuar uma prisão determinada por ordem judicial, é obrigado a fazer uso da força, provocando ofensas à integridade física do preso, não responde pelo crime de lesão corporal, dado que praticou a conduta em estrito cumprimento de dever legal, o que exclui a culpabilidade do
  • Um Policial Civil que algema um cidadão honesto, sósia de um fugitivo age com erro de tipo permissivo ou descriminante putativa e, por isso, é isento de
  • O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, responde pelos atos já praticados com pena reduzida de um a dois terços.

 

  1. De acordo com o Código Penal Militar, considera-se crime militar:
  • em tempo de paz, os crimes previstos no Código Penal Militar e na legislação penal quando praticados por militar em situação de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situação ou
  • em tempo de guerra, os crimes definidos na lei penal comum ou especial, desde que previstos no Código Penal Militar, quando praticados em zona de efetivas operações militares ou em território estrangeiro, militarmente
  • em tempo de paz, os crimes previstos no Código Penal Militar, embora também o sejam, com igual definição na lei penal comum ou especial, quando praticados, qualquer que seja o agente, em território nacional, ou estrangeiro, militarmente
  • em tempo de paz, os crimes previstos no Código Penal Militar, embora também o sejam, com igual definição na lei penal comum ou especial, quando praticados por militar em situação de atividade ou assemelhado, contra civil qualquer que seja o
  • em tempo de guerra, os crimes previstos no Código Penal Militar e os previstos na legislação penal, quando praticados por militar em situação de atividade ou assemelhado que, embora não estando em

serviço, use armamento de propriedade militar ou qualquer material bélico, sob guarda, fiscalização ou administração militar, para a prática de ato ilegal.

 

  1. A assistência social está prevista na Constituição Federal, dentro do Título “Ordem Social”. Em relação a esse tema, assinale a alternativa
  • A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade
  • A assistência  social   tem   por   objetivo a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, exceto a
  • As ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social,
  • As ações governamentais na área da assistência  social   serão   organizadas com base na centralização político- administrativa,   cabendo   a   coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e a execução dos respectivos programas à esfera
  • É obrigação dos Estados e do Distrito Federal vincular a programa de apoio à inclusão e promoção social até seis décimos por cento de sua receita tributária líquida.

 

  1. Conforme a Constituição do Estado do Tocantins, a Polícia Militar é instituição permanente,  organizada    com    base na hierarquia e disciplina militares, competindo-lhe, dentre outras, as seguintes atividades, EXCETO
  • o policiamento ostensivo de segurança.
  • a preservação da ordem pública.
  • a orientação e a instrução das guardas municipais, onde
  • a garantia do exercício do poder de polícia, dos Poderes e órgãos públicos do Estado, especialmente os das áreas fazendária, sanitária, de uso e ocupação do solo e do patrimônio
  • a apuração das infrações penais, exceto as da competência da União.

 

  1. Em relação à autoridade e ao que constitui abuso de autoridade, assinale a alternativa
  • Comunicar, imediatamente, ao juiz competente a prisão ou detenção de qualquer pessoa constitui abuso de
  • Ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais, constitui abuso de
  • O direito à liberdade de consciência e de crença, quando afrontar a religião oficial do Estado, constitui abuso de
  • O ato lesivo da honra ou do patrimônio de pessoa natural ou jurídica, quando praticado sem desvio de poder, constitui abuso de
  • Não considera-se autoridade, para os efeitos da Lei 4.898/65, quem exerce cargo, emprego ou função pública transitoriamente e sem remuneração.

 

  1. São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei n° 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, consumados ou tentados, EXCETO
  • homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio
  • epidemia com resultado
  • extorsão mediante sequestro e na forma
  • falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou
  • furto qualificado pelo emprego de arma de

fogo.

 

  1. No que tange aos crimes contra a administração pública, assinale a alternativa
  • O crime de peculato ocorre quando o funcionário público apropria-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desvia-o, em proveito próprio ou alheio, e a pena correspondente é de reclusão, de dois a dez anos, e
  • Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano é crime que incide em

pena de reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

  • Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente, é crime com pena de reclusão, de um a cinco anos, se o fato não constituir crime mais
  • O crime de corrupção passiva ocorre quando um funcionário público solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceita promessa de tal vantagem. Possui previsão de pena de detenção, de 2 (dois) a 10 (dez) anos, e
  • O crime de prevaricação ocorre quando um funcionário público retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou pratica-o contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento Possui previsão de pena de reclusão, de três meses a oito meses, e multa.

 

  1. Quanto aos crimes praticados por particular contra a administração pública, assinale a alternativa
  • Usurpar o exercício de função pública possui previsão de pena de detenção, de três meses a dois anos, e multa; e se do fato o agente aufere vantagem, a pena será de reclusão, de dois a seis anos, e
  • Desobedecer a ordem legal de funcionário público incide em pena de reclusão, de quinze dias a oito meses, e
  • Quem desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela incide em pena de detenção, de seis meses a dois anos, ou
  • O crime de corrupção ativa ocorre quando alguém oferece ou promete vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício. Esse crime possui pena prevista de reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa, e a pena é aumentada de um quinto, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever
  • O crime de rasgar ou, de qualquer forma, inutilizar ou conspurcar   edital   afixado por ordem de funcionário público; violar ou inutilizar selo ou   sinal   empregado, por determinação legal ou por ordem de

 

funcionário público, para identificar ou cerrar qualquer objeto, incorre em pena de reclusão, de um mês a dois anos, ou multa.

 

  1. Sobre a coação irresistível e a obediência hierárquica e seu tratamento no Código Penal Militar, assinale a alternativa
  • É culpado quem comete o crime sob coação irresistível ou que lhe suprima a faculdade de agir segundo a própria
  • É culpado quem comete o crime em estrita obediência à ordem direta de superior hierárquico, em matéria de serviços.
  • Se a ordem do superior tem por objeto a prática de ato manifestamente criminoso, não é punível também o
  • Se na ordem do superior há excesso nos atos ou na forma da execução, não é punível também o

inferior.

  • Responde pelo crime o autor da coação ou da

 

  1. Considerando o Microsoft Word 2013, versão em português, instalado no Sistema Operacional Windows 10, para grifar um determinado trecho do texto, o usuário: selecionou o respectivo trecho, acessou a “Guia” Página inicial e, então, clicou no botão

Caso o usuário deseje aplicar a mesma “formatação”, em outro trecho do documento, ele pode selecionar o trecho desejado e pressionar a tecla que permite repetir a última ação.

Essa tecla é

 

  1. Considerando o Microsoft Excel 2013, versão em português, observe os dados contidos na imagem da planilha a seguir e assinale a alternativa que apresenta a fórmula capaz de produzir o resultado numérico que consta na célula

 

(A)     =SUBTOTAL(9;C5:C6;C2)-C3+C4

(B)     =C2-SUB(C3+C4)+SUM(C5+C6)

(C)    =(C2+C5+C6)-INTERVAL(C3:C4)

(D)    =SOMA(C2+C5+C6)+MENOS(C3+C4)

(E)     =C2+SOMA(C5:C6)-SOMA(C3:C4)

 

  1. Acerca do Sistema Operacional Windows 10, versão em português, em sua instalação padrão, quanto ao botão circulado na imagem da barra de tarefas a seguir, assinale a alternativa

 

(Obs.: O caractere “+” foi utilizado apenas para a interpretação)

  • Possui o nome “Visualizar Área de Trabalho” e permite minimizar todos os aplicativos em execução para uma visualização limpa da área de
  • Possui o nome “Visão de Tarefas” e permite ver ou alternar entre os aplicativos em execução.
  • Possui o nome “Redefinir menu Iniciar” e permite posicionar o respectivo menu nas laterais ou, até mesmo, no topo da
  • Possui o nome “Visão completa” e permite esconder momentaneamente o menu Ao pressionar a tecla de atalho Ctrl + Esc o menu volta a ser exibido normalmente.
  • Possui o nome de “Gerenciador de Tarefas” e permite visualizar opções como processos, desempenho, consumo de memória, entre

 

  1. No navegador Microsoft Edge, versão 40, em sua instalação padrão, instalado no Sistema Operacional Windows 10, as teclas de atalho são utilizadas para facilitar a navegação, proporcionando ao usuário uma melhor experiência em relação ao acesso à Considerando o exposto para DUPLICAR uma guia, é possível utilizar qual combinação? (Obs.: O caractere “+” foi utilizado apenas para a interpretação)
  • Ctrl + Alt + G
  • Ctrl + Alt + D
  • Ctrl + G
  • Ctrl + K
  • Ctrl + D

 

  1. Acerca dos conceitos básicos sobre a segurança da informação, como se denomina a ferramenta de segurança muito utilizada, nos mais diversos sites web, com o intuito de evitar spams ou acessos diretos por robôs ou outros computadores, utilizando a aplicação de testes nos quais os seres humanos são submetidos a respostas consideradas de “difícil solução” para um computador?
  • Cloud

 

 

 

  1. Sobre os órgãos de execução da PMTO, assinale a alternativa correta de acordo com a Lei Complementar n° 79, de 27/04/2012.
  • Incluem-se entre as Unidades Policiais Militares: o Comando de Policiamento – CP; e o Batalhão de Polícia Militar – BPM,
  • É vedado    às    UPM    dividirem-se    em

subunidades.

  • O CP constitui-se de: um Comandante; um Subcomandante; um Estado Maior; Pelotão de Comando e Serviços –
  • A Companhia Independente de Polícia Militar é a unidade encarregada da execução das atividades de policiamento ostensivo, em determinada área ou em serviço especializado, recebendo a respectiva denominação precedida do numeral ordinal cronológico de criação.
  • Cabe ao Estado Maior avaliar a necessidade do desmembramento de um Batalhão em duas ou mais áreas de novos Batalhões ou Companhias

 

  1. A PMTO possui muitos órgãos de apoio. Referente a esse assunto e de acordo com a Lei Complementar n° 79, de 27/04/2012, assinale a alternativa
  • O Núcleo Setorial de Controle Interno é responsável pela execução, coordenação, fiscalização, acompanhamento e controle das matérias relativas às atividades de administração financeira, orçamentária e contábil da Corporação.
  • A Diretoria de Saúde e Promoção Social é responsável pela execução, coordenação, fiscalização, acompanhamento e controle das matérias relativas aos serviços de saúde e à promoção social dos Policiais Militares estaduais ativos e inativos, seus dependentes e pensionistas, cabendo-lhe manter a DGP permanentemente informada das situações de afastamentos de Policiais
  • A Diretoria de Orçamento e Finanças, órgão de assessoramento direto ao Comandante Geral, é responsável pelas providências referentes à defesa do patrimônio público no âmbito da Corporação.
  • A Comissão de Promoção de Oficiais é responsável pelas matérias relativas à promoção de Praças.
  • A Diretoria de Apoio Logístico é responsável pelo planejamento, execução, coordenação, fiscalização, acompanhamento e controle das matérias relativas ao ensino, instrução e pesquisa desenvolvidos na Corporação.

 

  1. O Estado Maior é o responsável perante o Comandante Geral por ações de planejamento, estudo, orientação, coordenação, fiscalização e controle das atividades da PMTO, cabendo-lhe a formulação de diretrizes, ordens e normas gerais de ação do Comandante Geral no acionamento dos órgãos de apoio e de execução, no cumprimento de suas missões. O Estado Maior é composto por algumas seções de acordo com a Lei Complementar n° 79, de 27/04/2012. Em relação a essas seções, assinale a alternativa
  • A 1ª Seção (PM/1) é responsável pelo planejamento das atividades de inteligência, contra-inteligência, guarda e manutenção de documentos e arquivos sigilosos; e por confeccionar o boletim geral reservado da Corporação.
  • A 2ª Seção (PM/2) é responsável pelo planejamento de matérias relativas à gestão profissional e à legislação.
  • A 3ª Seção (PM/3) é responsável pelo planejamento das matérias relativas à logística, à infraestrutura e ao controle patrimonial da Corporação.
  • A 4ª Seção (PM/4) é responsável pelo planejamento dos assuntos relativos à articulação operacional, à administração e ao controle das operações policiais militares; e pelos estudos, doutrina e pesquisas relativas à preservação da ordem pública, ao policiamento ostensivo e à padronização de procedimentos operacionais da Corporação.
  • A  5ª   Seção   (PM/5)   é    responsável pelo     planejamento       das     atividades de comunicação social, publicidade, relacionamento com a mídia, cerimonial, eventos e marketing

 

  1. A  Polícia      Militar       do       Estado do       Tocantins – PMTO, instituição permanente, força auxiliar e   reserva do   Exército   Brasileiro,   organizada com base na hierarquia e na disciplina militares,   destina-se   à    preservação da ordem pública e à realização do policiamento ostensivo no território do Estado do Segundo a Lei Complementar n° 79, de 27/04/2012, a PMTO possui algumas competências como as descritas a seguir, EXCETO
  • executar, com exclusividade, ressalvadas as missões peculiares às Forças Armadas, o policiamento ostensivo fardado para prevenção e repressão dos ilícitos penais e infrações definidas em lei, bem como as ações necessárias ao pronto restabelecimento da ordem pública.
  • planejar, organizar, dirigir, supervisionar, coordenar, controlar e executar as ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.
  • desempenhar, nos limites de sua competência, a polícia administrativa do meio ambiente, na fiscalização, constatação e autuação de infrações ambientais e outras ações pertinentes, e colaborar com os demais órgãos ambientais na proteção do meio
  • exercer o policiamento ostensivo e a fiscalização de trânsito nas rodovias federais, além de outras ações destinadas ao cumprimento da legislação de trânsito
  • proceder, nos termos da lei, à apuração das infrações penais de competência da polícia judiciária

 

  1. O Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins regulamenta as transgressões Assinale a alternativa que apresenta uma transgressão de natureza leve.
  • Usar ou portar, em serviço, armamento não regulamentado ou determinado, salvo se autorizado pelo comandante ou chefe
  • Concorrer para a discórdia ou desarmonia entre militares ou cultivar ou incentivar a inimizade entre integrantes da Corporação.
  • Deixar de punir o transgressor ou de comunicar a autoria da transgressão da
  • Faltar a qualquer ato de serviço e de instrução ou a solenidade para a qual tenha sido
  • Conduzir viatura militar, sem pertencer ao quadro de motoristas ou pilotos da Corporação ou sem fardamento, salvo em situação de comprovada necessidade ou por ordem

 

  1. Em relação aos Conselhos de Justificação e de Disciplina, tratados no  Estatuto    dos    Policiais    Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, assinale a alternativa
  • Incumbe ao Chefe do Poder Legislativo, quando necessário, baixar o regulamento dos Conselhos de Justificação e de
  • Os procedimentos dos Conselhos   não se aplicam aos militares reformados e na reserva
  • Os Conselhos têm o prazo de sessenta dias, computados a partir da sessão inaugural, para a conclusão de seus
  • É submetido ao Conselho de Justificação ou de Disciplina, dentre outros casos, o militar que tenha perdido a nacionalidade
  • Os Conselhos constituem-se de cinco Oficiais, sendo o de maior posto ou antiguidade o Presidente, os que lhe seguirem em antiguidade, os Relatores e os seguintes, os Secretários; todos com direito a voto e com precedência hierárquica sobre o militar a ele

 

  1. Referente ao Pecúlio Militar e ao auxílio- funeral, assinale a alternativa correta, segundo o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do
  • O Pecúlio Militar consiste na contribuição de todos os integrantes das Corporações cujo montante é arrecadado com a máxima presteza e repassado ao familiar do militar falecido, não podendo ser repassado à pessoa ou entidade indicada por
  • A porcentagem de 10% do montante arrecadado no pecúlio militar reverte-se ao fundo de assistência.
  • O auxílio-funeral é devido apenas à família do militar ativo falecido, no valor equivalente ao seu subsídio ou
  • O auxílio-funeral é pago no prazo de sessenta dias à pessoa da família que houver custeado o

 

  • O  auxílio-funeral   é    devido,    também, ao militar, por morte do cônjuge, do companheiro ou de filho menor ou inválido.

 

  1. No que tange às disposições do Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, acerca da remuneração da PMTO, assinale a alternativa
  • Os militares são remunerados exclusivamente por subsídios.
  • O cargo de Secretário-Chefe da Casa Militar tem prerrogativas, direitos e subsídio equivalentes aos do Governador de
  • Continua recebendo remuneração o militar em licença para tratar de interesse
  • Ao transferir-se para a inatividade, o militar não tem direito aos proventos equivalentes ao subsídio do posto ou graduação que ocupava na
  • O tempo de contribuição dos militares é de 30 anos, para homens e

 

  1. Conforme dispõe o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, são vantagens pecuniárias dos militares, EXCETO
  • diárias.
  • auxílio-moradia.
  • bolsa de
  • pró-labore, em razão de atividade temporária de magistério militar, extensiva aos civis que vierem a exercer essa atividade no âmbito da Corporação.
  • ajuda de

 

  1. O acesso na hierarquia militar é seletivo, gradual e sucessivo e é feito mediante promoções, na forma da legislação específica, de modo a se obter um fluxo regular e equilibrado da Em relação às disposições do Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, acerca de promoções, assinale a alternativa correta.
  • As promoções são efetuadas por vários critérios, sendo um deles a bravura, que ocorre quando há conjunto de qualidades e atributos que distinguem e realçam o valor do militar entre seus pares, avaliados no decurso da carreira e no desempenho de cargos e comissões exercidos, particularmente no grau hierárquico que ocupa ao ser cogitado para promoção.
  • Não haverá promoção post mortem.
  • Em casos extraordinários, pode haver promoção pelo critério de ressarcimento de preterição.
  • As promoções são efetuadas por vários critérios, sendo um deles o critério de invalidez permanente, a que faz jus o Policial Militar ativo ou inativo que for ou tenha sido julgado incapaz definitivamente para o serviço militar, pelo INSS, em razão de ferimento ou enfermidade decorrente do cumprimento do dever, comprovado por sentença
  • A promoção pelo critério de tempo de contribuição depende do preenchimento de quaisquer dos requisitos estabelecidos na Lei de Promoções dos Militares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO!

NÃO SE ESQUEÇA de marcar, na Folha de Respostas, o número de sua prova indicado na capa deste caderno.

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.