No momento você está vendo PROVA E GABARITO: POLICÍA MILITAR DE RORAIMA 2018 PDF

PROVA E GABARITO: POLICÍA MILITAR DE RORAIMA 2018 PDF

PROVA: POLICÍA MILITAR DE RORAIMA 2018 PDF

 

GABARITO: POLICÍA MILITAR DE RORAIMA 2018 PDF

 

 

 

 

 

 

 

Antes de iniciar, confira as páginas de seu Caderno de Prova e a sequência numérica das questões, comunique qualquer falha ao fiscal para providências, pois não poderá fazê-lo posteriormente.

 

  • Este caderno contém a PROVA OBJETIVA com 80 (oitenta) questões, sem repetição ou
  • O tempo disponível para realização da prova será de 4 horas (incluindo a marcação do cartão-resposta), não havendo prorrogação por qualquer motivo, exceto aos candidatos com solicitação de atendimento especial de tempo adicional

 

  • Para cada uma das questões, serão apresentadas 5 (cinco) alternativas designadas pelas letras: A)

B)

C)

D)

E)

  • Assinale UMA ÚNICA ALTERNATIVA PARA CADA QUESTÃO.

 

  • A rasura ou a marcação em mais de uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA, ANULA A MARCAÇÃO DA QUESTÃO.

 

  • No CARTÃO-RESPOSTA, as questões são representadas por seus respectivos números. Apesar de constar 100 (cem) questões, o candidato deverá marcar apenas as 80 (oitenta) iniciais, correspondentes ao número de questões deste caderno de prova.

 

  • Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar seus Exemplo:

 

 

 

  • O candidato deverá assinar o Cartão-Resposta e transcrever para ele o texto/frase a seguir, sob pena de eliminação:

 

 

 

  • O CARTÃO-RESPOSTA não pode ser dobrado, amassado, rasurado, riscado ou manchado, pois este documento não é substituível.

 

  • Os três últimos candidatos deverão sair juntos e assinar a ata de

 

 

 

 

TEXTO I

LIVRES OU MARIONETES?

 

 

Janus era o deus com dupla face no mundo antigo. Contemplava direções opostas. Ele batiza o monte Janículo, em Roma, onde está enterrada Anita Garibaldi (a heroína de dois mundos no monte do deus de duas faces). Janus também orienta o nome do Mês de janeiro. É o deus de começo e fim, de passado e futuro, dos momentos de transição.

Janeiro é bifronte. Estão frescas as memórias de Ano- Novo. Desejamos um ser novo daqui para frente. Perderemos peso, aprenderemos línguas, guardaremos dinheiro, visitaremos mais os amigos. Então, chega a festa dos Reis, 6 de janeiro, limite do ímpeto transformador. O rio da transformação desacelera e chega ao calmo fluxo da planície cotidiana. Como diz meu querido Hamlet no seu monólogo, a consciência nos torna covardes e o ânimo mais resoluto se afoga na sombra do pensar. Decidimos pela ação e o cotidiano a dilui. O soluto da vontade se entrega ao solvente dos dias intermináveis e do cotidiano desgastante.

O ano será bom ou ruim? Entramos no campo cediço do acaso. A Fortuna romana era a deusa do acaso. Os gregos a chamavam Tique. Nossas vidas serão regidas pelo aleatório. Às vezes parece que sim. O Romeu de Shakespeare brada ao espaço ser um joguete do destino. A grande Bárbara Heliodora prefere traduzir “I am fortune’s fool” por “eu sou palhaço dos fados”.

Sou historiador. Gosto de exemplos concretos. Jean- Baptiste Lully era o italiano que Luiz XIV adotou como o grande compositor da corte francesa de Versalhes. Brilhou musicando bailados para o Rei Sol. Ele estava no auge da fama e do dinheiro. Por determinação do monarca, controlava toda a produção musical francesa. Em 8 de janeiro, ele regia um Te Deum, um hino de ação de graças pela saúde do Rei que se recuperava de uma doença. Batendo com um grande bastão no chão para marcar o compasso, Jully se distraiu e alvejou o próprio pé. A pequena ferida infeccionou numa era pré-antibiótico. Ele determinou que o pé não poderia ser amputado.

Morreu dois meses depois, em 22 de março de 1687. Foi vítima de si mesmo e do acaso.

Jully não foi a primeira morte estranha, fruto de um acaso cruel. O autor teatral Ésquilo era aclamado como o maior de toda a Grécia clássica. Suas peças, como Prometeu acorrentado e Os persas, são encenadas até hoje. Era um talento reconhecido e premiado. Ésquilo ostentava luzidia careca. Escrevia ao ar livre para se inspirar. Uma águia segurava nas garras uma tartaruga e, seguindo velha tradição, jogava o réptil numa pedra para espatifar o casco. Viu a brilhante cabeça do tragediógrafo e arremeteu o petardo, confundindo-o com uma rocha. Ésquilo morreu de uma “tartarugada” na cabeça. O leitor pode supor como essa história me assusta.

Dos gregos à corte de Luiz XIV e dali a um avião que conduzia o time de Chapecó: por todo o lado, a tragédia parece combinar acaso com a incompetência. Jovens que teriam uma vida toda de glórias pela frente encontram seu fim no cruzamento entre a imperícia e a ganância. Como pensar algo original sobre esse absurdo?

Janus olha para frente e para trás. O acaso nos ronda e desafia a racionalidade. Maquiavel falava do cruzamento entre virtù e fortuna. A primeira seria a soma de suas habilidades pessoais, seus dons e talentos, que podem ser melhorados. Fortuna seria o acaso, aquilo que não se controla. O príncipe de sucesso seria o que combinasse as duas coisas: saberia usar a fortuna e suas habilidades. Por um lado, todos os fatalistas amam a fortuna. Quem usa maktub , a expressão árabe para “ estava escrito” (próximo da latina fatum), pensa imediatamente no quanto somos marionetes de forças super/supranaturais. Por outro lado, todos os adeptos do empreendedorismo falam do poder das escolhas feitas. Sou esculpido por mim ou pela sorte? Sou um cruzamento dessas forças? Qual o grau de autonomia que terei ao longo do ano?

É sempre muito alentador imaginar que exista algo superior a mim que me determine. Esse é o conforto dos fados. O que fez com que Edgar Allan Poe, um dos maiores poetas norte-americanos, fosse brilhante e dependente do álcool? O que fez de Ernest Hemingway um escritor intenso e atormentado que iria até o suicídio? Como a Guerra Civil Espanhola interrompeu a carreira de uma artista total como Frederico García Lorca? Por que um duelo cortou a

 

 

 

carreira precoce de um dos grandes inovadores da matemática: Évariste Galois? Era um gênio. Morreu com 21 anos incompletos. São as formas pelas quais as cartas saem do baralho da vida, dirão alguns. Trata-se de escolhas racionais e autônomas, garantem outros.

Jean-Paul Sartre enfatizava muito que nossa experiência antecede nossa essência, que somos e fazemos as coisas a partir de nossa liberdade, que eu sou fruto da liberdade inelutável e angustiante do existir. Há, aqui, uma crença forte da autonomia do humano e da sua vontade.

Meu orgulho impede que eu me entregue ao fatalismo absoluto. Meu senso de equilíbrio sabe que não sou um deus criando mundos. De fato, creio que somos uma linha curva entre o acaso e a força de vontade, entre a fortuna e a virtù . Seu ano será essa curva graciosa e ousada. Você tomará decisões racionais e interessantes. O mundo fará sua oposição usual. O que resultará disso? Difícil saber. A resposta é parte da aventura da nossa biografia.

Jonh Lennon escreveu para seu filho, em “Beautiful Boy”, que a vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos.

KARNAL, Leandro. Diálogo das culturas. São Paulo:

Contexto, 2017, pp. 94-96.

 

 

 

Observe o trecho do enunciado da questão e assinale o item que não condiz com o contexto criado.

“Janus era o deus com dupla face no mundo antigo.” (Parágrafo 01- TEXTO I)

  1. Desejamos um ser novo daqui para
  2. É o deus do começo e do fim, de passado e futuro, dos momentos de transição.
  3. Contemplava direções
  4. Janeiro é
  5. Ele batiza o monte Janículo, em Roma, onde está enterrada Anita Garibaldi (a heroína de dois mundos no monte deus de duas faces).

Sobre recursos utilizados para a elaboração do texto por Karnal, assinale a alternativa verdadeira.

  1. O título não demonstra adequação com a mensagem do texto.
  2. Os elementos intertextuais utilizam a mitologia e a literatura africana.
  3. É uma crônica jornalística de tom filosófico por ser um texto curto que trata de tema comum à realidade, levantando questões filosóficas da existência
  4. Observamos, nos dois primeiros parágrafos, a construção excessiva de períodos
  5. Não há como identificarmos a formação do

 

Assinale a alternativa que justifica o contexto semântico de “O rio da transformação desacelera e chega ao calmo fluxo da planície cotidiana.”(Parágrafo 02 – TEXTO I)

  1. Janeiro é
  2. Estão frescas as memórias de Ano-Novo. Desejamos um ser novo daqui para frente
  3. Perderemos peso, aprenderemos línguas, guardaremos dinheiro, visitaremos mais os
  4. Como diz meu querido Hamlet no seu monólogo, a consciência nos torna covardes e o ânimo mais resoluto se afoga na sombra do pensar.
  5. Decidimos pela ação e o cotidiano a

 

Assinale a alternativa em que, de maneira clara, indica o trecho que justifica o título do texto I.

  1. Apenas os parágrafos 01 e
  2. Apenas o parágrafo 04.
  3. Apenas os parágrafos 04 e
  4. Apenas os parágrafos 01 e
  5. Apenas o parágrafo 07.

 

 

 

 

Observe a construção sintática do parágrafo para analisar as declarações e assinalar a alternativa falsa.

O ano será bom ou ruim? Entramos no campo cediço do acaso. A Fortuna romana era a deusa do acaso. Os gregos a chamavam Tique. Nossas vidas serão regidas pelo aleatório. Às vezes parece que sim. O

  1. Jonh Lennon escreveu para seu filho, em “Beautiful Boy”, que a vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros
  2. Maquiavel falava do cruzamento entre virtù e

fortuna.

  1. O mundo fará sua oposição

 

Romeu de Shakespeare brada ao espaço ser um joguete do destino. A grande Bárbara Heliodora prefere traduzir “I am fortune’s fool” por “eu sou palhaço dos fados”. (Parágrafo 03 – TEXTO I)

  1. Temos 8 frases e 11 orações na língua
  2. Os sujeitos de todas as orações são classificados como determinados simples.
  3. O pronome oblíquo “a” de “Os gregos a chamavam Tique” é um termo que faz referência ao sujeito da frase anterior.
  4. Existe, na penúltima frase, um objeto direto
  5. Percebemos, na penúltima frase, um advérbio de

 

Sobre os verbos do parágrafo 05 (TEXTO I) podemos informar corretamente que:

  1. Todos são conjugados no pretérito perfeito do
  2. Todos são conjugados no pretérito mais-que- perfeito do
  3. A maior parte dos verbos está conjugada no
  4. A maior parte dos verbos está conjugada no pretérito.
  5. A maior parte dos verbos é conjugada no presente e pretérito perfeito.

 

Assinale    a    alternativa    em    que    identificamos advérbios.

  1. O acaso nos ronda e desafia a
  2. Há, aqui, uma crença forte da autonomia do humano e da sua

 

 

TEXTO II

 

A TRISTE PARTIDA

Patativa do Assaré

 

 

Meu Deus, meu Deus. . .

 

Setembro passou Outubro e Novembro Já tamo em Dezembro

Meu Deus, que é de nós, Meu Deus, meu Deus Assim fala o pobre

Do seco Nordeste Com medo da peste Da fome feroz

Ai, ai, ai, ai

A treze do mês

Ele fez experiência Perdeu sua crença Nas pedras de sal, Meu Deus, meu Deus Mas noutra esperança Com gosto se agarra Pensando na barra Do alegre Natal

Ai, ai, ai, ai

Rompeu-se o Natal Porém barra não veio O sol bem vermeio Nasceu muito além Meu Deus, meu Deus Na copa da mata Buzina a cigarra Ninguém vê a barra Pois a barra não tem Ai, ai, ai, ai

 

 

 

Sem chuva na terra Descamba Janeiro, Depois fevereiro

E o mesmo verão Meu Deus, meu Deus Entonce o nortista Pensando consigo Diz: “isso é castigo não chove mais não” Ai, ai, ai, ai

Apela pra Março

Que é o mês preferido Do santo querido Senhor São José

Meu Deus, meu Deus Mas nada de chuva Tá tudo sem jeito Lhe foge do peito

O resto da fé Ai, ai, ai, ai

Agora pensando Ele segue outra tria Chamando a famia Começa a dizer

Meu Deus, meu Deus Eu vendo meu burro Meu jegue e o cavalo Nós vamos a São Paulo Viver ou morrer

Ai, ai, ai, ai

Nós vamos a São Paulo Que a coisa tá feia

Por terras alheia Nós vamos vagar

Meu Deus, meu Deus Se o nosso destino Não for tão mesquinho

Cá e pro mesmo cantinho Nós torna a voltar

Ai, ai, ai, ai

E vende seu burro Jumento e o cavalo Inté mesmo o galo Venderam também Meu Deus, meu Deus Pois logo aparece Feliz fazendeiro

Por pouco dinheiro Lhe compra o que tem Ai, ai, ai, ai

Em um caminhão Ele joga a famia Chegou o triste dia Já vai viajar

Meu Deus, meu Deus A seca terrível

Que tudo devora Lhe bota pra fora Da terra natá

Ai, ai, ai, ai

O carro já corre No topo da serra Oiando pra terra Seu berço, seu lar

Meu Deus, meu Deus Aquele nortista Partido de pena

De longe acena Adeus meu lugar Ai, ai, ai, ai

No dia seguinte Já tudo enfadado

E o carro embalado Veloz a correr

Meu Deus, meu Deus Tão triste, coitado Falando saudoso

Seu filho choroso Exclama a dizer Ai, ai, ai, ai

De pena e saudade Papai sei que morro Meu pobre cachorro Quem dá de comer? Meu Deus, meu Deus Já outro pergunta Mãezinha, e meu gato? Com fome, sem trato Mimi vai morrer

Ai, ai, ai, ai

E a linda pequena Tremendo de medo “Mamãe, meus brinquedo Meu pé de fulô?”

Meu Deus, meu Deus Meu pé de roseira Coitado, ele seca

E minha boneca Também lá ficou Ai, ai, ai, ai

 

 

 

E assim vão deixando Com choro e gemido Do berço querido Céu lindo azul

Meu Deus, meu Deus O pai, pesaroso

Nos filho pensando E o carro rodando Na estrada do Sul Ai, ai, ai, ai

Chegaram em São Paulo Sem cobre quebrado

E o pobre acanhado Procura um patrão Meu Deus, meu Deus Só vê cara estranha De estranha gente Tudo é diferente

Do caro torrão Ai, ai, ai, ai

Trabaia dois ano, Três ano e mais ano E sempre nos prano De um dia vortar Meu Deus, meu Deus Mas nunca ele pode Só vive devendo

E assim vai sofrendo É sofrer sem parar Ai, ai, ai, ai

Se arguma notícia Das banda do norte Tem ele por sorte O gosto de ouvir

Meu Deus, meu Deus Lhe bate no peito Saudade lhe molho

E as água nos óio Começa a cair Ai, ai, ai, ai

Do mundo afastado Ali vive preso Sofrendo desprezo Devendo ao patrão Meu Deus, meu Deus O tempo rolando

Vai dia e vem dia E aquela famia Não vorta mais não Ai, ai, ai, ai

Distante da terra Tão seca mas boa Exposto à garoa À lama e o paú

Meu Deus, meu Deus Faz pena o nortista Tão forte, tão bravo Viver como escravo No Norte e no Sul Ai, ai, ai, ai

 

 

 

Analisando a crença espiritual do retirante do texto II, podemos fazer relação com a fundamentação do texto I da seguinte maneira:

  1. Janeiro aparece nos dois textos como o mês em que desejamos mudanças e acreditamos nessas mudanças.
  2. Em ambos os textos, o humano surge como figura que acredita nas forças super/supranaturais e depende dessa crença.
  3. No texto II, há a crença em Deus e a expectativa do que ele pode nos prover; já, no texto I, há a crença na mitologia e seus benefícios.
  4. No texto I, há uma larga noção de espiritualidade divina e, no texto II, não se percebe a busca pelo divino, mas a desilusão.
  5. O divino surge, em ambos os textos, como elemento resultado da casualidade.

 

Assinale a alternativa em que percebemos claramente o benefício que a seca promovia para os fazendeiros de muitas posses.

  1. Estrofe
  2. Estrofe
  3. Estrofe
  4. Estrofe
  5. Estrofe

 

 

 

 

Foram analisados sintaticamente os termos sublinhados do texto II. Assinale a alternativa correta.

  1. Diz: “isso é castigo/não chove mais não”- predicativo do sujeito
  2. Meu Deus, meu Deus/ Se o nosso destino/ não for tão mesquinho – aposto
  3. Meu Deus, meu Deus/ Se o nosso destino/ não for tão mesquinho – sujeito
  4. Apela para março/Que é o mês preferido – pronome relativo
  5. Por pouco dinheiro/Lhe compra o que tem – objeto direto
  1. Trabaia dois ano/Três ano e mais ano/E sempre nos prano /De um dia vortar/Meu Deus, meu Deus/Mas nunca ele pode/E só vive devendo/E assim vai sofrendo/É sofrer sem parar/Ai, ai, ai, ai
  2. Trabaia dois ano/Três ano e mais ano/E sempre nos prano /De um dia vortar/Meu Deus, meu Deus/Mas nunca ele pode/Porque só vive devendo/E assim vai sofrendo/É sofrer sem parar/Ai, ai, ai, ai
  3. Trabaia dois ano/Três ano e mais ano/E sempre nos prano /De um dia vortar/Meu Deus, meu Deus/Mas nunca ele pode/Mas só vive devendo/E assim vai sofrendo/É sofrer sem parar/Ai, ai, ai, ai
  4. Trabaia dois ano/Três ano e mais ano/E sempre nos prano /De um dia vortar/Meu Deus, meu Deus/Mas nunca ele pode/Para tanto só vive devendo/E assim vai sofrendo/É sofrer sem parar/Ai, ai, ai, ai

 

 

 

Identifique   a   alternativa   em   que   existe   oração

assindética com classificação da oração coordenada correspondente a “Nós vamos a São Paulo/ Que a coisa tá feia”( Estrofe 07)

  1. Meu Deus, Meu Deus/ Mas nada de chuva (Estrofe 05)
  2. No dia seguinte/ Já tudo enfadado/ E o carro embalado (Estrofe 11)
  3. Diz: “isso é castigo/ não chove mais não” (Estrofe 04)
  4. Meu Deus, Meu Deus/ Mas nunca ele pode (Estrofe 16)
  5. Saudades lhe molho/ E as águas nos óio/ Começa

Da seleção de palavras abaixo, assinale a que tem o acento como elemento que marca a tonicidade no contexto oral regional.

  1. Natá (Estrofe 09)
  2. Porém (Estrofe 03)
  3. Notícia (Estrofe 17)
  4. Também (Estrofe 08)
  5. Dá (Estrofe 12)

 

 

a cair (Estrofe 17)

 

De que maneira o trecho seguinte pode ser reescrito para que tenhamos uma oração coordenada sindética explicativa.

Trabaia dois ano/Três ano e mais ano/E sempre nos prano /De um dia vortar/Meu Deus, meu Deus/Mas nunca ele pode/Só vive devendo/E assim vai sofrendo/É sofrer sem parar/Ai, ai, ai, ai

  1. A) Trabaia dois ano/Três ano e mais ano/E sempre nos prano /De um dia vortar/Meu Deus, meu Deus/Mas nunca ele pode/Por isso só vive devendo/E assim vai sofrendo/É sofrer sem parar/Ai, ai, ai, ai

No   que   se   refere   às   correspondências   oficiais,

conforme o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta quanto à definição e finalidades do memorando.

  1. Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber esse título por toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.
  2. É expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma
  3. Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com
  4. É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, enviados pelo Chefe

 

 

 

do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.

Noções de Direito Constitucional
  • É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto.

  1. E) Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

 

 

 

 

Ainda sobre o Manual de Redação da Presidência da

República, no que trata sobre a adequação da linguagem em documentos oficiais, podemos identificar a alternativa incorreta em:

  1. Em documentos oficiais, o tratamento impessoal deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais e decorre: a) de impressões individuais de quem comunica: quando se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção; b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades; c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.
  2. A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.
  3. As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.
  4. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto Conciso é o texto que

Acerca do habeas corpus, assinale a opção correta:

  1. É incabível contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única
  2. Serve para alcançar trancamento de
  3. Admite-se o habeas corpus apócrifo.
  4. É palco para discutir o direito de ir e vir, desde que seja patrocinado por advogado constituído.
  5. Pode ser manuseado para fins de garantir o direito de visita a presidiários.

 

A respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a alternativa correta:

  1. É garantido o sigilo das comunicações telefônicas e das comunicações telegráficas, de dados e da correspondência, salvo, no último caso, por ordem judicial, para fins de investigação criminal ou instrução processual
  2. A prática do racismo constitui crime inafiançável, imprescritível e insuscetível de graça ou anistia, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
  3. Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em
  4. A inviolabilidade de domicílio garante que a casa não pode ser penetrada, sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou

 

 

 

desastre, ou para prestar socorro ou, de dia ou à noite, com ordem judicial.

  1. É garantido o direito de reunião de forma pacífica, sem armas, em locais abertos ao público, desde que devidamente autorizado pela autoridade competente, e que não frustrem outra reunião convocada para o mesmo

 

No que concerne às emendas constitucionais, assinale a opção correta:

  1. A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima pode propor emenda à Constituição da República Federativa do Brasil.
  2. Para a aprovação da emenda constitucional, exige- se quórum qualificado do Congresso Nacional, em sessão
  3. Na constituição brasileira de 1988, o poder constituinte derivado reformador pode alterar qualquer cláusula constitucional, salvo as pétreas.
  4. As emendas de revisão constitucional devem respeitar o quórum de 3/5 (três quintos) do Congresso Nacional em sessão conjunta.
  5. O Presidente da República não possui iniciativa para propor emenda constitucional.

 

Sobre Instituto de Previdência do Estado de Roraima

– IPER, assinale a opção correta, à luz da Constituição Estadual:

  1. Toda diversificação dos recursos financeiros do IPER para fundos administrados, por entidades gestoras privadas, deverá ter o prévio parecer da Assembleia Legislativa, aprovada por maioria absoluta de seus membros.
  2. As aplicações dos recursos financeiros do Instituto de Previdência do Estado de Roraima – IPERR – ocorrerão em bancos oficiais, bem como em bancos privados, mediante prévio parecer da Assembleia Legislativa, aprovadas por 2/3 de seus membros.
  3. Toda e qualquer aplicação que ocorrer através de fundos, gestores ou instituições diversas daquelas constantes do § 1º, do artigo 20-H da Constituição Estadual, deverão, obrigatoriamente, antes de sua efetivação, ser submetida à Assembleia Legislativa,

que, observando as condições de vantagens, garantias e segurança das operações para o IPERR, mediante o voto favorável de 2/3 de seus membros, autorizará sua realização.

  1. As operações que forem efetuadas em desacordo com a Constituição Estadual, ainda que venham gerar prejuízo para o IPERR, isentará de responsabilidade o gestor do Instituto, desde que tenham sido autorizadas pela Assembleia
  2. Os ocupantes de cargos exclusivamente comissionados do Poder Executivo Estadual estão regidos pelo IPER.

 

À luz da Teoria da Constituição, assinale a opção

correta:

  1. Com a promulgação de uma nova Constituição, a legislação infraconstitucional anterior perde integralmente a sua validade.
  2. A desconstitucionalização é o fenômeno jurídico que prevê que as normas da constituição anterior são recepcionadas pela nova ordem como normas
  3. O preâmbulo da Constituição Federal é norma de reprodução obrigatória nas Constituições
  4. As normas constitucionais de eficácia contida necessitam de regulamentação legal para ter aplicação
  5. As normas materialmente constitucionais apresentam maior valor que as classificadas tão somente como formalmente

 

 

 

 

Quanto ao lugar e o tempo do crime, é correto afirmar que o Código Penal brasileiro adotou a teoria do (a), respectivamente:

  1. atividade e
  2. resultado e
  3. ubiquidade e

 

 

 

  1. contemporaneidade e
  2. ubiquidade e

 

São exemplos de crimes de mera conduta:

  1. homicídio culposo e furto
  2. roubo majorado pelo emprego de arma branca e furto
  3. porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e dirigir veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada pelo uso de álcool ou
  4. estelionato e homicídio
  5. posse irregular de arma de fogo de uso permitido e corrupção passiva.

 

José da Silva, soldado da Polícia Militar do Estado de Roraima, retornava para casa. Quando estava chegando em frente de sua casa, José da Silva foi surpreendido por três traficantes da região, os quais, ao vê-lo, apontaram-lhe as armas que portavam e, atiraram contra José da Silva. Diante do ataque sofrido, o referido policial militar não titubeou, conseguiu se proteger da investida dos criminosos e agiu conforme seus treinamentos: sacou seu revólver com extrema rapidez e habilidade e, com disparos certeiros, atingiu letalmente os três homens que atiraram contra ele. José da Silva, então, acionou a Polícia Militar, os quais assumiram a ocorrência.

Da leitura do enunciado, é correto afirmar:

  1. A José da Silva deve ser imputada a prática de três homicídios dolosos, em concurso formal, na forma do artigo 70 do Código Penal.
  2. A José da Silva deve ser imputada a prática de três homicídios culposos, em concurso formal, na forma do artigo 70 do Código Penal.
  3. Apesar de sua conduta típica e ilícita, a José da Silva não deve ser aplicada qualquer pena, sendo-lhe inexigível conduta diversa diante das circunstâncias que compunham o contexto em que se viu envolvido, tornando sua ação legítima.
  4. A José da Silva deve ser imputada a prática de três homicídios dolosos, em concurso material, na forma do artigo 69 do Código Penal.
  1. A José da Silva não deve ser imputada a prática de crime, uma vez que agiu sob o pálio da legítima defesa enquanto excludente da ilicitude, estando sua ação especialmente justificada pelas circunstâncias da situação em que se viu envolvido.

 

João Oliveira contratou os serviços da garota de programa Maria Luz, entretanto, após realizado, negou-se a efetuar o pagamento ajustado. Inconformada com a negativa de João, Maria Luz arrancou o cordão de ouro que João ostentava, fugindo em sequência. Acionada a Polícia Militar por João Oliveira, Maria Luz foi presa em flagrante, tendo esta cometido o crime de:

  1. roubo próprio.
  2. roubo impróprio.
  3. furto qualificado pelo abuso de confiança.
  4. furto simples por
  5. exercício arbitrário das próprias razões.

 

Sobre os crimes contra a administração pública, assinale a alternativa correta:

  1. Comete o crime de prevaricação o funcionário público que, por indulgência, deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não leva o fato ao conhecimento da autoridade
  2. O policial militar que simula a apreensão de droga com alguém e exige dinheiro para não o prender por tráfico comete o crime de corrupção passiva.
  3. Comete o crime de desacato quem se opõe a execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo.
  4. Aquele que não cumpre, dolosamente, a ordem legal de funcionário público, incorre, em tese, na prática do crime de desobediência.
  5. O crime de desacato não mais se encontra positivado em nossa ordem jurídica.

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o Código de Processo Penal:

  1. A arguição de incompetência do juízo precederá a qualquer outra, salvo quando fundada em motivo
  2. A lei processual penal admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de
  3. O inquérito deverá terminar no prazo de 15 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem
  4. O inquérito policial sempre será
  5. A competência será, excepcionalmente, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o primeiro ato de execução.

 

Sobre os recursos no Processo Penal, assinale a alternativa incorreta:

  1. Caberá apelação no prazo de 5 (cinco)
  2. Caberá recurso em sentido estrito contra a decisão que não receber a denúncia ou a queixa.
  3. O Ministério Público não poderá desistir de recurso que haja
  4. O recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público ou pelo advogado ou defensor público que assiste ao réu, mas nunca pelo próprio
  5. Assinado o termo de apelação, o apelante e, depois dele, o apelado terão o prazo de oito dias cada um para oferecer razões, salvo nos processos de contravenção, em que o prazo será de três dias.

Mélvio, reeducando do regime fechado, custodiado

Noções de Direito Processual Penal

na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), poderá:

  1. sair do estabelecimento prisional, mediante escolta, quando necessitar de tratamento médico, limitado ao prazo de 7 (sete) dias.
  2. obter autorização para saída temporária do estabelecimento, sem vigilância direta, por prazo não superior a 7 (sete) dias, podendo ser renovada por mais 4 (quatro) vezes durante o
  3. remir 1 (um) dia de pena a cada 3 (três) dias de
  4. sair do estabelecimento prisional, mediante monitoramento eletrônico, para trabalhar em entidades
  5. permanecer em isolamento preventivo determinado pela autoridade administrativa penitenciária, caso cometa falta grave, pelo prazo de até trinta dias.

 

Segundo o Código de Processo Penal Militar, a denúncia:

  1. conterá, dentre outras coisas, a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias e o rol de testemunhas em número não superior a seis, além das
  2. será recebida de plano ainda que não contenha os requisitos expressos no artigo 77 do CPPM.
  3. será oferecida no prazo de dez dias caso o acusado esteja preso e vinte dias, caso solto, podendo, em ambos os casos, ser prorrogado ao dobro ou ao triplo por despacho do
  4. será recebida ainda que extinta a
  5. será rejeitada de plano pelo juiz, em decisão fundamentada e sem remessa prévia ao Ministério Público, quando não atendidos os requisitos do artigo 77 do CPPM.

 

 

 

 

Sobre a Lei dos Juizados Especiais Criminais, Lei da Prisão Temporária e das medidas cautelares diversas da prisão, assinale a alternativa correta:

  1. Nos crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a dois anos, abrangidas ou não por esta Lei, o Ministério Público, ao oferecer a denúncia, poderá propor a suspensão do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado não tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena.
  2. A prisão temporária poderá ser decretada, de ofício, pelo
  3. A prisão preventiva não poderá ser substituída por medidas cautelares diversas da prisão caso não mais subsistam os motivos que ensejaram a sua decretação.
  4. É possível a decretação de prisão temporária quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado na prática do crime de furto qualificado.
  5. No âmbito do Juizado Especial Criminal, não encontrado o acusado para ser citado, o juiz encaminhará as peças existentes ao juízo comum para adoção do procedimento previsto em

lei ordinária e por lei complementar, desde que expressamente autorizadas pela legislação pertinente.

  1. Podem ser qualificadas como agências executivas as autarquias ou fundações que celebram contrato de gestão com o órgão a que estiverem vinculadas, no intuito de aumentar a eficiência e reduzir os custos.
  2. As agências reguladoras possuem como objetivos a regulamentação, o controle e a fiscalização da execução dos serviços públicos transferidos ao setor

 

Sobre os poderes da Administração Pública, aponte a alternativa correta:

  1. A discricionariedade e a autoexecutoriedade são atributos do poder de polícia.
  2. Através do poder regulamentar, pode Administração Pública limitar o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da
  3. O poder discricionário tem o condão de relativizar o princípio da legalidade.
  4. No poder discricionário, a lei confere a Administração Pública, para a prática de atos administrativos, a liberdade de escolha quanto à sua conveniência, oportunidade e finalidade.
  5. O poder de polícia pode ser integralmente delegado a pessoas jurídicas de direito

 

 

 

 

 

Sobre as agências reguladoras e executivas, assinale a alternativa incorreta:

  1. As dirigentes das agências reguladoras possuem
  2. As agências reguladoras têm personalidade jurídica própria em decorrência do fenômeno da “desconcentração”, sendo considerada como uma autarquia especial, que integra a Administração Pública
  3. As agências reguladoras podem editar atos normativos dotados de conteúdo técnico que disciplinem matérias que deveriam ser reguladas por

A convalidação de atos administrativos é acatada

pelo ordenamento jurídico quando os defeitos forem relacionados aos elementos

  1. competência e
  2. motivo e competência.
  3. finalidade e
  4. forma e competência.
  5. motivo e

 

 

 

 

Legislação Extravagante

Dirigindo, em serviço, o Policial Militar Inácio,

pertencente aos quadros da Briosa Polícia Militar do Estado de Roraima, causa, por negligência, acidente de trânsito, que resulta em prejuízo material para terceiro.

Na hipótese, é correto afirmar que:

  1. o Estado de Roraima e Inácio respondem pelo dano causado, na forma subjetiva.
  2. Inácio responderá solidariamente com o Estado de Roraima, de modo objetivo.
  3. o Estado de Roraima não terá qualquer responsabilidade uma vez que o dano deu-se exclusivamente por negligência de Inácio.
  4. o Estado de Roraima responderá com base na teoria do risco administrativo.
  5. o Estado de Roraima responderá com base na teoria do risco integral.

 

No que concerne aos princípios administrativos, assinale a alternativa incorreta:

  1. Em virtude do princípio da segurança jurídica, podem ser considerados válidos os atos praticados por agente público investido ilegalmente.
  2. Apesar da existência do princípio da publicidade, bem como do direito de acesso do cidadão a dados a seu respeito, nem toda informação pode ser transmitida ao interessado, mesmo que se relacione a sua
  3. O princípio da razoabilidade evidencia-se nos limites do que pode, ou não, ser considerado aceitável, e sua inobservância resulta em vício do ato
  4. A Administração deve anular os seus próprios atos, quando eivados de vícios de legalidade; ou revogá-los, por motivo de conveniência e oportunidade, respeitados os direitos
  5. Os atos que apresentarem defeitos sanáveis não poderão ser convalidados pela própria Administração, ainda que se observe que tais atos acarretarão prejuízos a

Segundo a Lei de Crimes Hediondos, assinale a alternativa correta:

  1. A progressão de regime, no caso dos condenados pela prática de crimes hediondos, dar-se-á após o cumprimento de 1/6 (um sexto) da pena, se o apenado for primário, e de 2/5 (dois quintos), se
  2. A prisão temporária, quando tratar-se de crimes hediondos, terá o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada
  3. O homicídio qualificado, na forma tentada, não é considerado crime hediondo.
  4. Provocar aborto, sem o consentimento da gestante, é considerado crime hediondo.
  5. A gravidade ou a forma de execução do crime são determinantes para o magistrado classificar o crime como hediondo.

 

Constitui, consoante a Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 4.898/1965), abuso de autoridade qualquer atentado, exceto:

  1. à liberdade de locomoção.
  2. à inviolabilidade do domicílio.
  3. ao livre exercício do culto
  4. aos direitos e garantias legais asseguradas ao exercício do voto.
  5. ao direito à educação e à saúde.

 

Roberto Lopes, soldado da Polícia Militar do Estado de Roraima, responsável pela custódia do flagranteado Juca Estrela, ao lhe impor intenso sofrimento físico e mental, mediante emprego de violência e grave ameaça, como forma de aplicar castigo pessoal ao custodiado incorre no delito de:

  1. constrangimento

 

 

 

  1. lesão corporal gravíssima.
  2. lesão corporal grave.
  3. maus tratos com aumento de pena.
  4. tortura com aumento de pena.

 

Sobre os crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

  1. Comete o crime de corrupção de menores, previsto no art. 244-B da Lei n. 8.069/90, o agente que alicia menor de dezoito anos para com ele traficar
  2. O crime de corrupção de menores é classificado como formal, sendo necessária a prova de que o menor, antes do fato criminoso, não era
  3. O crime de corrupção de menores é classificado como material, sendo necessária a prova de que o menor, antes do fato criminoso, não era
  4. O crime de corrupção de menores é classificado como formal, não sendo necessária a prova de que o menor, antes do fato criminoso, não era
  5. O crime de corrupção de menores é classificado como material, não sendo necessária a prova de que o menor, antes do fato criminoso, não era

 

Aberlardo Barbosa, sargento da Polícia Militar do Estado de Roraima, empresta a seu irmão Carlos Barbosa, maior e capaz, arma de fogo de uso restrito, sem autorização e em desacordo legal ou regulamentar. Nos termos da Lei 10.826/2003, Abelardo Barbosa comete o crime de:

  1. omissão de
  2. posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
  3. porte ilegal de arma de fogo de uso
  4. posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso
  5. posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso

Assinale a assertiva correta conforme disposto na Lei Maria da Penha:

  1. É direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores – preferencialmente do sexo feminino – previamente
  2. Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão, baseada na diferença econômica entre vítima e agressor, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.
  3. As medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo delegado de polícia, a pedido da
  4. Não configura crime descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência.
  5. Aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher, quando a pena máxima aplicável não superar 2 (dois) anos, se aplica a Lei no 099, de 26 de setembro de 1995.

 

Roberto Carlos foi preso em flagrante no dia 14/11/2013 acusado da prática do crime descrito no artigo 28 da Lei 11.343/2006, sendo conduzido à autoridade policial que lavrou termo circunstanciado de ocorrência, liberando-o em seguida. O procedimento tramitou no Juizado Especial Criminal da Comarca de Boa Vista, entretanto não foi possível o oferecimento de benefício despenalizador à Roberto Carlos em função deste estar sendo processado por outro crime. O Ministério Público ofereceu, em 09/11/2014, denúncia em desfavor de Roberto Carlos imputando-lhe o crime, em tese, tipificado no artigo 28 da Lei 11.343/2006, sendo a denúncia recebida pelo juízo em 10/11/2014. Inobstante o esforço empreendido pelo Juizado Especial Criminal da Comarca de Boa Vista, até a presente data, ainda não há sentença prolatada pelo juízo.

Com base no caso hipotético, assinale a alternativa

correta:

  1. A pretensão punitiva estatal não resta fulminada pela ocorrência da prescrição.

 

 

 

  1. A pretensão punitiva estatal resta fulminada pela ocorrência da prescrição, esta tendo o prazo máximo de 2 (dois) anos.
  2. A pretensão punitiva estatal resta fulminada pela ocorrência da prescrição, esta tendo o prazo máximo de 3 (três)
  3. A pretensão punitiva estatal resta fulminada pela ocorrência da prescrição, esta tendo o prazo máximo de 4 (quatro) anos.
  4. A pretensão punitiva estatal não resta fulminada pela ocorrência da prescrição, esta tendo o prazo máximo de 8 (oito) anos.

 

Consoante se extrai da Lei 12.830/2013, assinale a alternativa correta:

  1. As funções de polícia judiciária são exercidas pela Polícia Militar e são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.
  2. O indiciamento, privativo do delegado de polícia, dar-se-á por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias.
  3. O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em qualquer curso de nível superior, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os
  4. Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia representar à autoridade judicial solicitando a realização de perícias, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos
  5. Nenhuma das respostas acima está

 

Marque a alternativa correta segundo a Lei nº 12.850/2013:

  1. Considera-se associação criminosa a reunião de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas

máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

  1. Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata a Lei 850/2013, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.
  2. O juiz participará das negociações realizadas entre as partes para a formalização do acordo de colaboração premiada, que também envolverá o delegado de polícia, o investigado e o defensor, com a manifestação do Ministério Público, ou, conforme o caso, entre o Ministério Público e o investigado ou acusado e seu defensor.
  3. A sentença condenatória poderá ser proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador, sendo prescindível a presença de outros elementos probatórios que a
  4. A infiltração de agentes de polícia em tarefas de investigação dispensa a prévia autorização judicial, que deverá ser determinada a critério do delegado de polícia.

 

Segundo a Lei 9.605/98 – Lei de crimes contra o Meio Ambiente, são circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime, exceto:

  1. reincidência.
  2. ter o agente cometido a infração para obter vantagem pecuniária.
  3. ter o agente cometido a infração coagindo outrem para a execução material da infração.
  4. ter o agente cometido a infração em período de defeso à
  5. ter o agente cometido a infração em domingos ou

 

Maria Paula foi agredida por seu namorado João Kleber causando-lhe lesão corporal de natureza leve. Maria Paula não acionou a Polícia Militar, o que fora providenciado por vizinhos que ligaram para o número 190, tendo uma guarnição chegado ao local dos fatos e conduzido os envolvidos à delegacia de polícia, ocasião em que fora formalizado auto de prisão em flagrante em desfavor de João Kleber, à

 

 

 

revelia dos interesses de Maria Paula, que manifestou o desejo de não representar criminalmente contra seu namorado.

Com base na situação narrada, assinale a alternativa

correta:

  1. O Delegado de Polícia não poderia formalizar o auto de prisão em flagrante em desfavor de João Kleber, porquanto a vítima não deseja manifestar criminalmente contra seu
  2. O Delegado de Polícia não poderia arbitrar fiança, devendo encaminhar o flagranteado para audiência de custódia.
  3. O Ministério Público pode oferecer denúncia em desfavor de João Kleber, ainda que não haja concordância da vítima.
  4. A ação penal a ser iniciada em face do agressor é de natureza pública condicionada à representação da
  5. A ação penal relativa ao crime de lesão corporal resultante de violência doméstica contra a mulher é de natureza privada.

 

Camila, primária, foi condenada pela prática do delito de tráfico privilegiado, tipificado no artigo 33, § 4º da Lei n° 11.343/2006, a uma pena total de 5 anos de reclusão. Camila respondeu a todo o processo em liberdade. Com base na Lei de Drogas, no Código Penal e na Lei de Execução Penal, Camila deverá iniciar o cumprimento da pena em qual regime e quanto tempo deverá cumprir para obter a progressão de regime?

  1. Camila deverá iniciar o cumprimento em regime aberto, não sendo possível a progressão de regime por estar no regime mais benéfico.
  2. Camila deverá iniciar o cumprimento em regime aberto e, após o cumprimento de 2/5 da pena, fará jus a prisão
  3. Camila deverá iniciar o cumprimento da pena obrigatoriamente em regime fechado e, após o cumprimento de 1/6 da pena, fará jus a progressão de
  4. Camila deverá iniciar o cumprimento da pena em regime semiaberto e, após o cumprimento de 1/6 da pena, fará jus a progressão de regime.
  1. Camila deverá iniciar o cumprimento da pena em regime semiaberto e, após o cumprimento de 2/5 da pena, fará jus a progressão de regime.

 

Sobre a investigação e os meios de obtenção de provas previstos na Lei 12.850/2013, assinale a alternativa correta:

  1. Comete o crime de prevaricação o policial que retardar a sua intervenção relativa à ação praticada por organização criminosa ou a ela vinculada, ainda que mantida sob observação e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz à formação de provas e obtenção de informações.
  2. Se a ação controlada envolver transposição de fronteiras, o retardamento da intervenção policial ou administrativa somente poderá ocorrer com a cooperação das autoridades dos países que figurem como provável itinerário ou destino do investigado, de modo a reduzir os riscos de fuga e extravio do produto, objeto, instrumento ou proveito do
  3. É punível, no âmbito da infiltração, a prática de crime pelo agente infiltrado no curso da investigação, quando inexigível conduta
  4. O delegado de polícia e o Ministério Público terão acesso, apenas mediante autorização judicial, aos dados cadastrais do investigado que informem exclusivamente a qualificação pessoal, a filiação e o endereço mantidos pela Justiça Eleitoral, empresas telefônicas, instituições financeiras, provedores de internet e administradoras de cartão de crédito.
  5. Nenhuma das alternativas acima está

 

Sobre os crimes previstos do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta:

  1. O médico, enfermeiro ou dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante que deixar de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto, bem como deixar de proceder aos exames referidos no art. 10 do ECA comete infração administrativa punível com
  2. A autoridade policial responsável pela apreensão de criança ou adolescente que deixar de fazer a imediata comunicação à autoridade judiciária

 

 

 

competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada incorre em infração administrativa punível com advertência ou suspensão do cargo.

  1. Incorre em crime quem impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista no
  2. Comete crime o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, que deixar de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou
  3. Aquele que divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional comete crime punível com detenção de seis meses a dois

 

Dentre os crimes previstos no Estatuto do Desarmamento, assinale a alternativa que indica aqueles em que se evidencia possível a suspensão condicional do processo com base no artigo 89 da Lei 9.099/90.

  1. Posse irregular de arma de fogo de uso permitido e omissão de
  2. Posse irregular de arma de fogo de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo de uso
  3. Omissão de cautela e disparo de arma
  4. Disparo de arma de fogo e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
  5. Comércio ilegal de arma de fogo e Tráfico internacional de arma de fogo.

Utilizando como base normativa a Lei Complementar Estadual nº 194/2012, responda as questões de 51 a 54.

 

Assinale a alternativa incorreta:

  1. A carreira de oficial militar estadual é privativa de brasileiro
  2. Os militares reformados estão sujeitos à prestação de serviço ativo mediante convocação.
  3. Os aspirantes-a-oficial e os Cadetes são denominados Praças Especiais.
  4. É requisito para ingresso na careira militar não ter sido condenado por crime doloso, em sentença condenatória transitada em
  5. A contagem do tempo para adquirir a estabilidade no serviço público militar estadual começa a contar do ingresso no curso de formação ou de habilitação

 

Assinale a alternativa correta:

  1. O militar estadual só poderá ser cedido a outro órgão após a conclusão do estágio probatório.
  2. A reserva não é uma das hipóteses de vacância do cargo público militar.
  3. Os cargos de Comandante Geral da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar são privativos do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC), pertencentes ao último posto, de livre nomeação e exoneração do Secretário de Segurança Pública do Estado de Roraima.
  4. Cabe aos Cabos auxiliar e complementar as atividades dos oficiais na instrução, na administração ou na execução de atividades
  5. O Militar Estadual que, submetido à processo administrativo disciplinar por suposta incompatibilidade ou incapacidade com o cargo, poderá ser afastado deste, em caráter cautelar, pelo prazo de até 90 (noventa dias), podendo ser prorrogado por uma única vez por igual período, sendo garantida a ampla defesa e o contraditório.

 

 

 

 

Assinale a alternativa incorreta:

  1. São proibidas quaisquer manifestações coletivas, tanto sobre atos superiores, quanto às de caráter reivindicatórios ou políticos, pelos servidores militares
  2. Aos alunos de cursos de formação, especialização, habilitação e aperfeiçoamento militar também estão
  1. O militar estadual desertor, que for capturado ou que se apresente voluntariamente depois de ter sido demitido ou excluído, será reincluído no serviço ativo e a seguir agregado para que possa ser
  2. A reinclusão em definitivo do militar estadual desertor dependerá de sentença do Conselho de Justiça.

 

sujeitos às disposições disciplinares previstas na Academia de Polícia Integrada Coronel Márcio Santiago de Moraes ou onde estiverem matriculados, bem como as previstas no projeto pedagógico dos referidos cursos.

  1. O militar estadual que no atendimento de ocorrência, mesmo não estando de serviço, será considerado para todos os efeitos legais como se em serviço
  2. É vedado a qualquer cidadão civil ou organização civil usar uniforme ou ostentar distintivos, equipamentos, insígnias ou emblemas que possam ser confundidos com os adotados na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima, salvo em atividades recreativas devidamente requeridas e autorizadas pelo Comandante Geral das respectivas corporações.
  3. Os militares estaduais beneficiados pelos afastamentos para curso de capacitação, formação, especialização, aperfeiçoamento, terão que permanecer no exercício de suas funções após o seu retorno por um período igual ao do afastamento

 

Assinale a alternativa correta:

  1. A deserção do militar estadual acarreta interrupção do serviço, com a consequente exclusão do serviço ativo para o Oficial ou demissão ex-ofício para a Praça.
  2. A exclusão do Oficial ou demissão da Praça com estabilidade assegurada, processar-se-á após doze meses de agregação, se não houver captura ou apresentação voluntária antes desse prazo.
  3. A Praça sem estabilidade assegurada será automaticamente demitida, após oficialmente declarada

Consoante a Lei Complementar nº 260, de 02 de agosto de 2017, assinale a alternativa correta:

  1. A Função de Assessoria Parlamentar é de natureza policial militar, privativa de Oficial Superior da ativa de cada Corporação, limitada a, no máximo, 02 (dois) Oficiais para a Polícia Militar de Roraima e para o Corpo de Bombeiro Militar de Roraima.
  2. O servidor público militar estadual que ocupe o cargo de instrutor ou aluno de estabelecimento de ensino militar ou civil, no Brasil e no Exterior, encontra-se no exercício de função
  3. Aos oficiais por sua formação científica, e as praças por sua formação de técnico-profissional, é permitida a acumulação lícita do cargo de militar estadual com outro cargo de provimento efetivo, nas áreas de saúde ou educação, desde que haja compatibilidade de horários entre os cargos
  4. O servidor militar terá direito a acréscimo no subsídio com auxílio invalidez no valor de 20% (vinte por cento) do subsídio do militar, nos termos da legislação previdenciária.
  5. Em virtude dos princípios militares, é vedado aos dependentes do militar preso o direito ao auxílio reclusão.

 

Acerca da hierarquia militar prevista no Código de Ética e Disciplina dos Policiais e Bombeiros Militares de Roraima, assinale a alternativa incorreta:

  1. A Hierarquia Militar é a ordenação progressiva da autoridade, em níveis diferentes, decorrente da obediência dentro das estruturas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, alcançando seu grau máximo no Governador do Estado, que é o Comandante Supremo de ambas as Corporações.

 

 

 

  1. Posto é o grau hierárquico dos Oficiais, correspondente ao respectivo cargo, conferido por ato do Governador do Estado e atestado em carta
  2. Graduação é o grau hierárquico das Praças, correspondente ao respectivo cargo, conferido por ato do Governador do Estado.
  3. A Ordenação da Autoridade se faz por postos e graduações, de acordo com o escalonamento hierárquico, a antiguidade e a precedência
  4. A ordenação dos postos e graduações, em relação à antiguidade e precedência, se faz conforme preceitua o Estatuto dos Militares do Estado de

 

Com base na Lei Complementar Estadual Nº 963/2014, são manifestações essenciais de disciplina, exceto:

  1. A rigorosa     observância     das     prescrições
  2. A dedicação integral ao serviço a obediência pronta às ordens dos superiores hierárquicos.
  3. A colaboração espontânea à disciplina coletiva e à eficiência das Instituições.
  4. A correção de atitudes.
  5. O

 

Com base na Lei Complementar Estadual Nº 963/2014, assinale a alternativa que corresponde à transgressão disciplinar de natureza grave:

  1. Conduzir veículo ou qualquer meio de transporte Oficial com ou sem autorização, com imprudência, imperícia, ou negligência.
  2. Reter o preso, a vítima e as testemunhas envolvidas por mais tempo que o necessário para a solução do procedimento policial, administrativo ou
  3. Deixar de encaminhar ou retardar à autoridade competente, no mais curto prazo, e pela via hierárquica, documento ou processo que receber se não for de sua alçada a solução.
  4. Deixar de preencher os documentos necessários quando no atendimento de ocorrência.
  1. Conduzir veículo ou qualquer meio de transporte Oficial, sem consentimento da autoridade competente, mesmo estando habilitado.

 

Os militares do Estado de Roraima estão sujeitos às seguintes sanções disciplinares, consoante o Código de Ética e Disciplina dos Policiais e Bombeiros Militares de Roraima, exceto:

  1. Exclusão, para Oficiais
  2. Detenção Disciplinar
  3. Repreensão
  4. Permanência Disciplinar
  5. Reforma Administrativa Disciplinar

 

Conforme a Lei Complementar do Estado de Roraima nº 260, de 2 de agosto de 2017, o candidato ao ingresso nos quadros da Polícia Militar do Estado de Roraima não poderá apresentar tatuagem no corpo (pigmentação definitiva) que, nos termos do detalhamento constante das normas do Comando da Polícia Militar de Roraima:

  1. em qualquer circunstância.
  2. que façam alusão à concepção
  3. que façam alusão a preferência político-partidária.
  4. que façam alusão a opção
  5. que façam alusão a ideia ou ato

 

Conforme a Lei Complementar do Estado de Roraima nº 224, de 28 de janeiro de 2014, suspende- se temporariamente o direito do militar ao subsídio quando:

  1. em qualquer tipo de licença.
  2. na situação em que faltar ao serviço.
  3. em virtude de condenação criminal, por sentença pendente de recurso, à pena privativa de liberdade que não determine a perda do posto ou da graduação.

 

 

 

  1. ao ultrapassar o tempo estabelecido na legislação específica, em licença para tratamento de saúde de pessoa da família.
  2. por ocasião da realização de serviço voluntário.
  1. ato de bravura.
  2. post-mortem.

 

 

Sobre a jornada de trabalho regular do militar

A   passagem do   militar   estadual   à   situação   de

reformado será sempre ex-offício e aplicada ao mesmo, desde que:

 

estadual,   previsto    no    artigo    60-A    da    Lei

Complementar nº 194, de 13 de fevereiro de 2012, alterado pela Lei Complementar nº 260, de 2 de agosto de 2017, assinale a alternativa incorreta:

  1. O serviço operacional de rádio patrulhamento da Policia Militar será cumprido em escalas com carga horária na proporção mínima de uma hora trabalhada para quatro horas de
  2. A atividade de motorista que necessita da categoria “D” ou superior, quando empregado em viaturas operacionais que exijam essa categoria, a proporção poderá ser de uma hora trabalhada para quatro horas de folga.
  3. A atividade de Policiamento de Guardas, desempenhada em estabelecimentos prisionais do Estado, terá o regime de 3 (três) horas de descanso para cada 1 (uma) hora trabalhada durante o turno ou jornada de serviço, salvo em casos que exijam reforço de efetivo escalado, para o reestabelecimento e preservação da ordem pública no local, quando o regime de descanso poderá ser
  4. A jornada de serviço administrativo será nos dias úteis da semana e terá 6 (seis) horas trabalhadas contínuas por 18 (dezoito) horas de
  5. O militar estadual, quando no seu período de folga, for convocado para audiências na justiça em razão de sua atuação profissional, na condição de testemunha ou condutor, fará jus a perceber, no mínimo, 6 (seis) horas de serviço voluntário
  1. atinja a idade limite de 60 (sessenta) anos de idade para os oficiais e para as praças.
  2. seja julgado incapaz, provisoriamente, para o Serviço
  3. for condenado à pena de reforma por sentença prevista no Código Penal Militar, ainda que pendente o trânsito em
  4. for sancionado à reforma administrativa disciplinar, nos termos do Código de Ética e disciplina dos militares
  5. seja julgado incapaz de desempenhar missões.

 

Até alcançar a estabilidade, o militar encontrar-se-á em estágio probatório e será submetido à avaliação de desempenho técnico profissional e conduta social e civil pela unidade a que servir, observados, entre outros, os seguintes requisitos, exceto:

  1. Proatividade;
  2. Disciplina, devendo estar no mínimo no comportamento bom, por ocasião da segunda avaliação.
  3. Compromisso e comprometimento com as diretrizes de comando.

 

 

 

Sobre as promoções dos militares do Estado de

Roraima, estas serão realizadas exclusivamente pelos seguintes critérios, exceto:

  1. por mérito em missão.

 

 

 

 

 

 

Acerca da guerra civil na Síria, marque a alternativa

incorreta:

  1. As manifestações populares iniciaram-se de forma pacífica.
  2. Aleppo, Capital da Síria, foi expressivamente afetada com o conflito, sobretudo por ser um dos principais polos industriais do País.
  3. Potências globais, como a Rússia, envolveram-se no conflito.
  4. A Cidade de Aleppo foi uma das mais afetadas com o conflito.
  5. O campo de Rukban, situado no deserto junto à fronteira com a Jordânia, é habitado por refugiados sírios.

 

Assinale a alternativa correta no que tange à crise na Venezuela:

  1. A crise restringe-se ao campo político, em especial pela resistência ao comando de Nicolás
  2. Em resposta às acusações de violação de direitos humanos praticadas por autoridades durante protestos antigoverno, a União Europeia deixou de impor sanções à
  3. A crise que atinge a Venezuela compreende as searas política, social e econômica.
  4. Ao buscar melhores condições de vida, venezuelanos atravessam a fronteira com o Brasil, o que não preocupa a segurança nacional.
  5. Em razão da crise, as eleições presidenciais foram suspensas na Venezuela, em maio deste

Na Tailândia, doze crianças e um adulto foram

Atualidades Gerais

resgatados da Caverna de Tham Luang, em julho de 2018. Sobre o evento, marque a alternativa correta:

  1. A solução escolhida pelos mergulhadores foi escavar uma abertura o mais próximo possível do local onde as crianças
  2. Optou-se por retirar as crianças da caverna individualmente, começando por aqueles que estavam mais fracos.
  3. O resgate teve duas vítimas
  4. Durante o resgate, um dos garotos não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
  5. Optou-se por retirar as crianças da caverna individualmente, começando por aqueles que estavam mais fortes.

 

O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi destruído por um incêndio em:

  1. 02 de setembro de 2018.
  2. 22 de setembro de 2018.
  3. 02 de outubro de 2018.
  4. 12 de outubro de
  5. 20 de outubro de 2018.

 

A respeito da greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio de 2018 no Brasil, analise as seguintes assertivas e marque a alternativa correta:

  1. O protesto dos caminhoneiros abarcou a política de preços praticada pela Petrobras e o sistema de exploração do petróleo.
  2. No Paraná, o Poder Judiciário autorizou o bloqueio total de estradas federais por
  • Uma das principais reivindicações dos caminhoneiros era a redução da carga tributária sobre o diesel.
  1. O protesto dos caminhoneiros brasileiros abarcou apenas a política de preços praticada pela Petrobras e o sistema de exploração do petróleo.
  2. Estão corretos os itens II e III.

 

 

 

  1. Somente o item III está
  2. Os itens II e III estão
  3. Estão corretos os itens I e
  4. Apenas os itens II e III estão

Analise as seguintes afirmações sobre o vale do rio Branco no período colonial e assinale a única alternativa incorreta:

  1. A) Muitas vezes, determinados   povos   indígenas

 

 

 

 

 

Sobre a Pedra Pintada, situada junto ao rio Parimé, assinale a única alternativa incorreta:

  1. Era uma cidade densamente povoada em tempos pré-históricos, dotada de um sistema de escrita, uma organização econômica baseada na criação de gado e dotada de fortes estruturas defensivas, tudo isso antes da chegada dos europeus.
  2. Os grandes painéis de pinturas da Pedra Pintada indicam que o local era provavelmente um centro cerimonial, frequentado por povos ameríndios muitos séculos antes da chegada dos europeus.
  3. É um dos muitos sítios arqueológicos situados na região de savana (lavrado) em Roraima, com artefatos e características que salientam fortes afinidades culturais e trocas com os povos antigos da região das Guianas e da
  4. As grandes formações graníticas da Pedra Pintada e arredores, conhecidas como inselbergs, são de origem natural, resultantes de vulcanismos e/ou plutonismos muito antigos, enquanto seu formato arredondado se deve ao intemperismo, ou seja, às forças naturais de erosão que provocam o desgaste em
  5. O sítio da Pedra Pintada foi habitado há pelo menos quatro mil anos por grupos caçadores- coletores-pescadores, que depois introduziram a cerâmica e praticaram a horticultura e agricultura incipiente; diferentes grupos humanos povoaram a região em épocas posteriores, até a chegada dos

preferiam negociar e realizar trocas com os holandeses, que não impunham tanto controle territorial ou mudanças culturais quanto os portugueses e espanhóis; no entanto, em diferentes momentos, tanto portugueses quanto espanhóis e holandeses chegaram a usar o trabalho forçado de indígenas.

  1. Os espanhóis, na década de 1770, tentaram estabelecer povoações coloniais na bacia do rio Branco, mas foram descobertos e expulsos pelos portugueses, que por sua vez construíram o forte São Joaquim e buscaram ativamente negociações e alianças com os povos indígenas da região.
  2. Lobo D’Almada, um militar experiente e um explorador respeitado, identificou as possibilidades dos campos do rio Branco para a pecuária e se destacou como governador da capitania do Rio Negro, no final do século
  3. As coroas ibéricas (de Espanha e Portugal) procuraram resolver suas disputas territoriais na América por meio dos tratados de Madri e São Idelfonso, mas às vezes as guerras europeias e conflitos regionais colocavam portugueses e espanhóis em lados opostos.
  4. Os holandeses construíram fortes no rio Branco e tentaram sempre catequizar os povos Macuxi e Wapichana, entre outros, para garantir o controle territorial direto sobre as terras que hoje fazem parte do estado de Roraima.

 

 

 

Considere as duas colunas abaixo. A coluna da esquerda relaciona algumas transformações ou acontecimentos

históricos de Roraima e a da direita menciona períodos da história nacional.

 

I.    Demarcação das Terras Indígenas Yanomami e Raposa-Serra do Sol

II.  Abertura da rodovia BR 174 e de parte da BR 210 (Perimetral Norte)

III.  Resolução da Questão fronteiriça do Pirara, com a então Guiana Inglesa

IV.  Criação do município de Boa Vista

V.  Criação do Território Federal do Rio Branco

A.  Primeira República (1889-1930)

B.  Era Vargas (1930-1945)

C.  Período Liberal-Democrático (1945-1964)

D.   Ditadura Civil-Militar (1964-1985)

E.  Redemocratização ou Nova República (1985-2018)

A única alternativa que correlaciona corretamente os acontecimentos da história de Roraima com os períodos da história nacional é:

  1. I-E; II-D; III-B; IV-A; V-C.
  2. I-D; II-E; III-B; IV-B; V-C.
  3. I-E; II-D; III-A; IV-A; V-B.
  4. I-C; II-C; III-B; IV-D; V-A.
  5. I-E; II-B; III-C; IV-D; V-A.

 

 

 

 

 

 

Sobre o vale do rio Branco no período imperial brasileiro (1822-1889), assinale a única alternativa incorreta:

  1. Durante a primeira parte do império, após a independência, o vale do rio Branco pertenceu à província do Pará; a partir de 1850, passou a integrar a província do Amazonas.
  2. No início do “boom” da borracha, no final do império, o vale do rio Branco tornou-se o principal núcleo produtor de látex da Amazônia, chegando a enfraquecer a produção pecuária, tamanha a atração exercida pelas seringueiras do rio Branco sobre os capitais e força de trabalho de Boa
  3. Ao longo do século XIX, as chamadas “Fazendas Nacionais”, pertencentes ao governo imperial, foram sendo invadidas por fazendeiros e tiveram grande parte do gado desviado por
  1. Houve tentativas de estabelecimento de missões religiosas entre os povos indígenas da região durante o império.
  2. Em parte devido aos maus-tratos infligidos por fazendeiros brasileiros contra os indígenas, em parte por conta da instabilidade provocada pela Cabanagem, agentes ingleses aproveitaram para tentar expandir os domínios britânicos da então Guiana Inglesa, reivindicando parte do que hoje é o nordeste de Roraima.

 

Trinta anos depois da transformação do Território Federal de Roraima em um Estado da federação, com a Constituição de 1988, os roraimenses se deparam com oportunidades e desafios.

Ainda muito dependente de recursos do governo federal, Roraima apresenta um dos menores índices de mortalidade infantil, mas a expectativa de vida é baixa; a oferta de leitos no sistema de saúde está abaixo da média nacional e faltam materiais nos hospitais; a coleta de lixo urbana é boa, mas em

 

 

 

muitos municípios o lixo é lançado em aterros inadequados.

O acesso ao ensino superior ampliou-se significativamente na última década, mas a juventude de Boa Vista apresenta um alto índice de vulnerabilidade à violência. Denúncias de corrupção são constantes, enquanto os problemas de segurança pública, xenofobia, preconceito e violência contra a mulher preocupam cada vez mais. O conhecimento da história recente de Roraima é uma ferramenta importante para compreender nossos problemas e nosso potencial.

Assinale a única alternativa incorreta:

  1. Indicado governador do território federal no início da presidência do general Figueiredo, em 1979, em pleno final da Ditadura Civil-Militar, e afastado em 1983, Ottomar de Souza Pinto soube aproveitar a reorganização partidária da época da chamada “Abertura Política” e articular a formação de uma base popular, com o incentivo à migração e com a distribuição de lotes e outros benefícios, conseguindo diversas vitórias eleitorais nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, como deputado, prefeito e governador do
  2. Os anos de governo de Hélio Campos foram contemporâneos do chamado “Milagre Econômico Brasileiro”, durante a ditadura civil-militar, tendo recursos para realizar obras de infraestrutura e construir um grande estádio na capital.
  3. Ainda durante a ditadura, o governador do território federal Ramos Pereira procurou concretizar em Roraima os planos de desenvolvimento do então presidente Geisel, expressados no II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) e no programa Polamazônia.
  4. A hidrelétrica de Balbina, da década de 1980, a mineração de cassiterita e a construção da BR-174, inaugurada em 1977, foram iniciativas executadas com muita transparência e debate democrático, destacando-se por não terem causado mortes nas comunidades Waimiri-Atroari nem terem provocado qualquer impacto ambiental.
  5. A migração intensa e rápida, predominantemente masculina, ligada ao garimpo na terra indígena Yanomami no final da década de 1980, relaciona-se com os conflitos entre garimpeiros e indígenas, aumento de doenças endêmicas e infecto-contagiosas, violência e degradação ambiental, mas teve apoio de lideranças políticas

 

A Serra do Sol e o Monte Roraima, conhecidos regionalmente como tepui, são exemplos de formações intemperizadas e antigas na paisagem roraimense. Essas formações geomorfológicas são constituídas por rochas do tipo:

  1. ígneas.
  2. magmáticas.
  3. metamórficas.
  4. félsicas.

 

O período Jurássico e todo o período Cretáceo foi marcado pela intensa atividade tectônica, decorrente da fratura do continente Gondwana. Essa condição proporcionou a formação de uma grande depressão denominada, Fossa do Tacutu, que se desenvolveu na porção nordeste da bacia do rio Branco. Hoje essa depressão é ocupada pela formação geológica denominada:

  1. Formação Tepequém.
  2. Formação Sedimentar de
  3. Formação Boa
  4. Formação Serra do Sol.
  5. Formação Serra da Lua.

 

Segundo dados da pesquisa de Estimativa da População realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018), o estado de Roraima registrou o maior crescimento populacional do país entre todos os estados, com um aumento populacional de aproximadamente 54 mil pessoas de 2017 até julho de 2018. O referido levantamento considerou os índices do censo demográfico, número de nascimentos e óbitos, e devido ao fluxo intenso de imigrantes, considerou também os venezuelanos residentes em Roraima (Jornal Folha de Boa Vista 30/08/2018).

 

 

 

Dentre os municípios do estado que apresentaram o maior crescimento populacional segundo o IBGE foi:

  1. Boa Vista.
  2. Rorainópolis.
  3. Alto
  4. Mucajaí.

 

A criação de gado foi a principal atividade econômica que consolidou a ocupação do município de Boa Vista, no entanto, a partir de 2000, o rebanho bovino do município apresentou significativo decréscimo, no qual perfazia um total de 42.000 cabeças; e, em 2013, o total de bovinos no município foi de 27.778 cabeças (IBGE, 2013).

Este decréscimo deveu-se, principalmente:

  1. ao deslocamento da pecuária, dos tradicionais campos e savanas para as áreas de florestas do sul do estado, pois, atualmente nas áreas de savanas vem se consolidando o setor de agronegócios, especialmente o cultivo de
  2. ao deslocamento da pecuária para porção norte do estado, em especial para as terras indígenas São Marcos e Raposa Serra do
  3. ao processo de modernização das instalações agropecuárias com certo nível de aplicação tecnológica no sul do
  4. ao deslocamento da pecuária das áreas de florestas para as áreas savanas do sul do estado, que vem se destacando com a produção de gado de corte.
  5. ao incentivo da produção de gado leiteiro nas terras indígenas waimiri atroari, incentivada pelas políticas de incentivo a produção indígenas e a facilidade de escoamento da produção para o Amazonas, através da BR-174.

 

Possui quase toda sua drenagem na região do Lavrado, e junto com seu afluente Maú, delineia a fronteira entre Brasil e Guiana na face leste do estado de Roraima. O primeiro trecho do referido rio segue para o norte (um testemunho do tempo em que sua drenagem corria para o Caribe), e, a partir de seu encontro com o Maú, faz uma curva abrupta para o sudoeste até encontrar o rio Branco. Estamos nos referindo a bacia do rio:

  1. Itapará.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.