No momento você está vendo PROVA E GABARITO:  Área de Conhecimento – Professor Educação Especial PDF

PROVA E GABARITO: Área de Conhecimento – Professor Educação Especial PDF

PROVA: Área de Conhecimento – Professor Educação Especial PDF

 

 

GABARITO: Área de Conhecimento – Professor Educação Especial PDF

 

 

 

 

 

TARDE    

Tipo 1 – BRANCA

 

Organizadora:

 

 

 

 

 

www.pciconcursos.com.br

 

INSTRUÇÕES

 

 

  1. O caderno de provas consta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha para a área de conhecimento (Educação Básica) e eixos tecnológicos (Educação Profissional).
  2. As questões de nº 01 a 08 se referem aos Conhecimentos Comuns (Língua Portuguesa, Estatuto da Criança e do Adoles- cente e Conhecimentos Didáticos) aplicáveis a todas as áreas de conhecimento (Educação Básica) e eixos tecnológicos (Educação Profissional) e estão presentes em todos os cadernos de provas. As respostas referentes a estas questões somente deverão ser transcritas uma única vez para a Folha de Respostas (Gabarito).
  3. Somente será permitida a utilização de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa.
  4. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o caderno de provas contém o número de questões previsto, se corresponde à área de conhecimento/eixos tecnológicos a que está concorrendo, bem como se os dados constantes na Folha de Respostas (Gabarito) estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto ou, ainda, detenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal de aplicação.
  5. As provas terão duração de 4 (quatro) horas para candidatos com uma única inscrição e 6 (seis) horas para candidatos com duas inscrições. Este período abrange a assinatura, assim como a transcrição das respostas para a Folha de Respostas (Gabarito).
  6. As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas (A a D) e uma única resposta correta. Ao terminar a prova, o candidato, obrigatoriamente, deverá devolver ao fiscal de aplicação a Folha de Respostas (Gabarito) devidamente assinada em local específico.
  7. É proibida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos, bem como a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha ou corretivo. Especificamente, não será permitido ao candidato ingressar na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, ipod, ipad, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer modelo, pulseiras magnéticas e similares, o que não acarreta em qualquer responsabilidade do Instituto Consulplan sobre tais
  8. Os fiscais de aplicação não estão autorizados a emitir opinião e a prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.
  9. Não é permitida a anotação de informações relativas às respostas (cópia de gabarito) no Cartão de Confirmação da Inscrição (CCI) ou em qualquer outro
  10. O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas escritas levando o caderno de provas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término. O candidato também poderá se retirar do local de provas somente a partir das 2 (duas) horas após o início de sua realização; contudo, não poderá levar consigo o caderno de
  11. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos. Caso algum destes candidatos insista em sair do local de aplicação antes de autorizado pelo fiscal de aplicação, será lavrado o Termo de Ocorrência, assinado pelo candidato e testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal de aplicação da sala e pelo Coordenador da Unidade de Provas, para posterior análise pela Comissão de Acompanhamento do Processo Seletivo

 

RESULTADOS

 

– Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão publicados no dia 26 de setembro de 2022 a partir das 16h.

 

 

 

 

 

 

 

 

www.pciconcursos.com.br

 

                            INFORMAÇÕES IMPORTANTES    

 

Atenção quanto às instruções sobre a marcação das questões e o preenchimento da folha de respostas.

 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO BÁSICA

 

As questões de nº 01 a 08 se referem aos Conhecimentos Comuns (Língua Portuguesa, Estatuto da Criança e do Adoles- cente e Conhecimentos Didáticos) aplicáveis a todas as áreas de conhecimento (Educação Básica) e eixos tecnológicos (Educação Profissional) e estão presentes em todos os cadernos de provas.

O candidato com DUAS INSCRIÇÕES fará DUAS PROVAS e deverá resolver este grupo de questões e transcrevê-las para a folha de respostas uma única vez.

 

 

 

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

 

As questões de nº 01 a 08 se referem aos Conhecimentos Comuns (Língua Portuguesa, Estatuto da Criança e do Adoles- cente e Conhecimentos Didáticos) aplicáveis a todas as áreas de conhecimento (Educação Básica) e eixos tecnológicos (Educação Profissional) e estão presentes em todos os cadernos de provas.

As questões de nº 09 a 24 se referem ao Núcleo Comum aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.

O candidato com DUAS INSCRIÇÕES fará DUAS PROVAS e deverá resolver este grupo de questões e transcrevê-las para a folha de respostas uma única vez.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.pciconcursos.com.br

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEED/PR

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

 CONHECIMENTOS BÁSICOS / CONHECIMENTOS GERAIS

 

As questões de nº 01 a 08 se referem aos Conhecimentos Comuns (Língua Portuguesa, Estatuto da Criança e do Adolescente e Conhe- cimentos Didáticos) aplicáveis a todas as áreas de conhecimento (Educação Básica) e eixos tecnológicos (Educação Profissional) e estão presentes em todos os cadernos de provas.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

Texto para responder às questões 01 e 02.

 

Apesar de tudo, a educação avançou

O desafio de uma evolução nacional passa necessaria- mente pela articulação federativa. No Brasil o ensino fundamen- tal é primordialmente de responsabilidade dos municípios; o médio, dos Estados; e o superior, da União. O governo federal não atua diretamente sobre os resultados da educação básica, mas pode aprimorá-los por meio da coordenação, financia- mento e avaliação.

Em 2009, o Sistema Nacional de Educação foi inserido na Constituição para articular a cooperação federativa com vistas ao alcance das metas do Plano Nacional de Educação. Mas as atuais comissões intergovernamentais ou têm caráter protocolar, como a que discute os parâmetros do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), ou não contam com a participação de Estados e municípios, como o Conselho Deliberativo do FNDE. Falta uma instância única com legitimidade para congregar não só os gestores da Educação, mas os da Fazenda e Planejamento nos três níveis de governo.

Como resume o Ipea, uma boa articulação federal entre coordenação, financiamento e avaliação pode estabelecer bases curriculares flexíveis, adaptáveis às inovações pedagógicas e demandas do mercado de trabalho; diminuir iniquidades salariais dos professores por meio de uma complementação mais equita- tiva via Fundeb; construir processos formativos direcionados às lacunas de aprendizado e aptos a mensurar as competências desenvolvidas pelos estudantes; e, estimular trocas das melhores práticas entre municípios e Estados.

As conquistas da última geração, sobretudo no acesso e fluxo escolares, mostram que os preceitos constitucionais sobre educação estão no caminho certo. Mas a geração presente preci- sará de muito esforço para capitalizar esses ganhos e materializar esses preceitos não só em uma educação aberta a todos, mas de excelência para cada um.

(Estadão, 28 de dezembro de 2021. Fragmento. Adaptado.)

Questão 01

Dentre os trechos a seguir, é possível reconhecer o posiciona- mento do articulador do texto – uma das principais caracte- rísticas do gênero textual apresentado – em:

  1. “O desafio de uma evolução nacional passa necessariamente pela articulação federativa”, em que é apresentada uma
  2. “No Brasil o ensino fundamental é primordialmente de res- ponsabilidade dos municípios; o médio, dos Estados; e o su- perior, da União”, em que demonstra-se uma ideia para cons- trução de um raciocínio.
  3. “Em 2009, o Sistema Nacional de Educação foi inserido na Constituição para articular a cooperação federativa com vistas ao alcance das metas do Plano Nacional de Educação”, em que a inserção de um fato reflete o ponto de
  4. “[…] têm caráter protocolar, como a que discute os parâme- tros do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), […]”, em que a citação de um órgão de autoridade no assunto tratado indica a subjetividade própria da opinião expressa pelo

 

Questão 02

O título do texto apresentado utiliza, em sua estrutura linguística, uma locução prepositiva. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em que todas as sugestões são produtoras de sentido equivalente à da locução referida.

  1. Em virtude de; por força de; por causa
  2. Em relação a; a respeito de; em termos
  3. A despeito de; em que pese; não
  4. Em vez de; em detrimento de; de preferência

 

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 

Questão 03

O direito à educação, de crianças e adolescentes, visa seu pleno desenvolvimento, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Nesse sentido, trata-se de um caso em que dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental possuem o dever de comunicar ao Conselho Tutelar:

  1. Maus-tratos envolvendo seus
  2. Indisciplina dos alunos em sala de
  3. Falta de decoro dentro da instituição de
  4. Ausência dos pais ou responsáveis nas reuniões pedagógicas.

 

Questão 04

Matheus, 14 anos, foi flagrado cometendo ato infracional. A autoridade policial, informando somente à autoridade judiciá- ria competente, entrou na sala de aula, expôs para toda a turma a situação em questão interrogando Matheus e, sem qualquer resistência do adolescente, o algemou e o levou, em compartimento fechado da viatura, para a delegacia. Conside- rando o caso hipotético, a ação da autoridade policial:

  1. É incorreta e constitui um crime em espécie.
  2. É correta, pois o adolescente foi capturado em
  3. Estaria correta somente se o adolescente tivesse 16 anos
  4. É incorreta, mas não constitui crime em espécie ou infração

 

 

www.pciconcursos.com.br

ÁREA DE CONHECIMENTO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO                                                                                                                                                                                         ⋳                                                                                                                                                    4

ESPECIAL

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEED/PR

 

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS

 

Questão 05

Quando se pensa em didática, a ação de definir objetivos de aprendizagem significa reflexões sobre a estruturação no plane- jamento, especialmente pelos professores, sendo que tal ação precisa estar diretamente relacionada com a escolha de conteú- dos, procedimentos e atividades, estratégias, avaliação e meto- dologia a ser adotada para atender aos objetivos gerais por meio dos objetivos específicos. Assim, é recomendável delimitar claramente os objetivos a serem seguidos, sejam eles cogniti- vos, atitudinais, ou de competências. Considerando que é mais acessível atingir resultados a partir de conceituações mais sim- ples para as mais elaboradas e a taxonomia de Bloom ajuda o ato de planejar e controlar objetivos de aprendizagem, na efeti- vação dos objetivos de ensino, é correto afirmar que:

  1. Na prática, a utilização de verbos, em função do comporta- mento que se espera, organiza os objetivos de aprendizagem devidamente distribuídos em níveis que, por ordem de com- plexidade, podem corroborar o alcance dos objetivos gerais sem que tenham se alcançado os objetivos específicos para determinada competência.
  2. A taxonomia de Bloom não apenas esquematiza uma classi- ficação, como também organiza hierarquicamente os pro- cessos Na medida em que os processos cognitivos mostram resultados positivos quanto à aprendizagem espe- rada, caracteriza a importante independência entre os níveis de organização e os processos cognitivos.
  3. O domínio cognitivo dá conta da memória, dos meios de raciocínio, da resolução de problemas e do pensamento cria- tivo flexível. Nesse contexto, os objetivos educacionais preci- sam considerar os conhecimentos prévios e os novos con- teúdos a serem ensinados aos alunos. Isso acarreta uma classificação da ação mental esperada do aluno como reação após a efetivação dos
  4. A taxonomia, classificação sistemática de Bloom, encontra-

-se estruturada em níveis de complexidade, que vão desde o mais simples até o mais complexo. No plano educacional significa que, para a conquista de uma nova habilidade ou conhecimento de um próximo nível, o estudante poderá ter o domínio de conhecimentos ou habilidades do nível poste- rior, sem que tenha alcançado o do nível anterior.

 

Questão 06

Os processos de avaliação formativa foram concebidos inicial- mente para permitir ajustamentos sucessivos durante o de- senvolvimento e a experimentação de um novo curriculum, manual ou método de ensino. Posteriormente, aplicaram a avaliação formativa à avaliação de alunos, com o objetivo de orientá-los a realização de seu trabalho, ajudando-os a locali- zar dificuldades e a progredir na aprendizagem. Ao vivenciar práticas avaliativas situadas nos pressupostos da avaliação for- mativa, o futuro professor analisará suas diferentes facetas e, provavelmente, no seu futuro profissional, atuará de acordo com um paradigma que não se inscreva em princípios da racio- nalidade técnica. Assim, a avaliação formativa se coloca sempre como uma possibilidade e nunca como um receituário a ser seguido. Algumas características da avaliação formativa lhe são constituintes, EXCETO:

  1. Diferentemente da avaliação somativa, que pode se referir tanto a norma quanto a critério, a formativa leva sempre em conta em que ponto o estudante se encontra e seu processo de aprendizagem, no que se refere a conteúdos e habilida-
  2. A avaliação formativa trata das atividades pedagógicas em desenvolvimento e os ajustes instrucionais focalizam as ne- cessidades dos estudantes. Assim, é o caso de considerar os resultados de uma prova agora com vistas a tentar novas abordagens em outro
  3. Os resultados obtidos em uma prova podem ser usados para propósitos formativos ou somativos, pois não é a natureza da prova que recebe o rótulo de formativo ou somativo, mas o uso que se faz de seus Se o propósito da prova X é oferecer a professores e estudantes evidências necessá- rias para que se façam ajustes, ela se insere no processo de avaliação formativa.
  4. Por definição, é baseada em critérios e, ao mesmo tempo, toma como referência o estudante. Isso significa que a aná- lise do progresso considera aspectos como: o esforço des- prendido, o contexto particular do trabalho e o progresso alcançado ao longo do tempo. Consequentemente, o julga- mento da produção e o feedback que será oferecido levarão em conta o estudante e não apenas os critérios de avaliação.

Questão 07

As dificuldades de aprendizagem estão circunscritas a um quadro clínico diagnosticado em um número pequeno de sujeitos que apresenta progressos limitados no aprendizado escolar, apesar de terem as condições necessárias para um bom rendimento no aprendizado. Este quadro evidencia as seguintes características: não apresenta deficiências auditivas ou visuais, recebe estímulos para aprender e estudar, apresenta inteligência suficiente para um desempenho escolar melhor que o demonstrado, frequenta a escola com todas as possibilidades de oferecer bom nível de ensino e está motivado para o aprendizado. Sujeitos assim podem não conseguir se apropriar dos conhecimentos escolares ou, pelo menos, não com a mesma rapidez, mesmo diante dos esforços do professor, de metodologias inovadoras, de uma escola que per- ceba as situações educativas de forma complexa, desafiadora e interdisciplinar. Alguns fatores relacionados à aprendizagem esco- lar devem ser descartados antes de se atribuir que tudo isso acon- tece com o aluno devido a uma dificuldade de aprendizagem. Di- ante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

  1. Considerar problemas de “ensinagem”, sabendo que tal perspectiva aponta para a necessidade de se realizar um exame constante e processual sobre o tipo de vinculação que estabelece entre o professor e o educando, cabendo ao professor tomar consciência sobre o poder que exerce e suas
  2. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto social em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela
  • Investigar questões relacionadas ao macrocontexto cultural em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela
  1. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto familiar em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela

Está correto o que se afirma em

  1. I, II, III e
  2. I,
  3. I, II e IV, apenas.
  4. II, III e IV,

 

www.pciconcursos.com.br

ÁREA DE CONHECIMENTO: PROFESSOR EDUCAÇÃO                                                                                                                                                                                         ⋳                                                                                                                                                    5

ESPECIAL

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEED/PR

 

Questão 08

As metodologias ativas despontam em um contexto em que a metodologia utilizada pelo docente, além de dar gosto e moti- vação ao alunado, deve atribuir significado ao que se está estu- dando e para que se esteja estudando. Assim, acontecerá o envolvimento dos alunos com a aula e, junto a isso, o envolvi- mento que conduz ao sucesso escolar. O importante é aprender algo que faça sentido: descobrir, por trás das palavras que se constroem significados conhecidos e experimentar o domínio de uma nova habilidade, encontrar explicação para um problema relativo a um tema que se deseja compreender, garantindo que a atenção do aluno ou da aluna se concentre no domínio da tarefa e na satisfação que sua realização supõe. Todas estas con- siderações sustentam os pilares das metodologias ativas. Consi- derando tais pilares, assinale a correta a relação conceitual.

  1. Autonomia: ao desenvolver práticas pedagógicas norteadas pelo método ativo, o estudante passa a assumir uma postura ativa, exercitando uma atitude crítica e construtiva que fará dele um profissional melhor
  2. Estudante como centro do processo ensino-aprendizagem: há, nesse percurso, uma migração do ensinar para o apren- der, o desvio do foco do docente para o aluno, que assume a integralidade da responsabilidade pela sua
  3. Problematização da realidade e reflexão: no contexto da sala de aula, problematizar implica fazer uma análise sobre a rea- lidade como forma de tomar consciência dela, eximindo o docente da necessidade de instigar o desejo de aprender do
  4. Estudante como centro do processo ensino-aprendiza- gem: a partir de uma maior participação do docente no processo de construção do conhecimento, ele passa a ter menos controle da sala de aula, já que se exige dele ações e construções mentais

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

Questão 09

“De acordo com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza                                          , ,              ou         , que em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  1. física / mental / intelectual / sensorial
  2. física / sensorial / congênita / permanente
  3. congênita / mental / intelectual / adquirida
  4. congênita / adquirida / crônica / permanente

 

Questão 10

“Instrumento usado tradicionalmente no Japão para fazer cálcu- los matemáticos (muito antes das máquinas eletrônicas). Torna possível realizar as operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação) com rapidez e eficiência; hoje, muito utilizado na educação e ensino de alunos com deficiência visual.” Trata-se do seguinte instrumento:

  1. Punção.
  2. Máquina

 

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL

Questão 11

O processo de escolarização do aluno com deficiência deverá contemplar as especificidades de sua aprendizagem. Dessa forma, faz-se necessária uma avaliação da deficiência, identifi- cando os pontos de fragilidade e as potencialidades. Esta ava- liação, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e irá considerar:

  1. Impedimentos nas funções e nas estruturas do
  2. Fatores socioambientais, psicológicos e
  • Limitação no desempenho de
  1. Condições financeiras da família e sua

Está correto o que se afirma em

  1. I,
  2. I, II, III e
  3. II e III, apenas.
  4. I, II e III, apenas.

 

Questão 12

A Política Pública Estadual para Promoção dos Direitos e Inclu- são da Pessoa com Deficiência, em consonância com a Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência e com o Programa Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, obe- decerá às seguintes diretrizes, EXCETO:

  1. Prevenção de deficiências.
  2. Assistência integral à saúde da pessoa com deficiência.
  3. Promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
  4. Suplementação do ensino no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

Questão 13

As diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, preconizadas pela Resolução nº 2/2001, objetivam uniformizar os métodos e as condutas educacionais instituídas no ambiente escolar. Dentre os métodos destacam-se os ser- viços de apoio pedagógico especializado realizado nas classes comuns. Correspondem a serviços especializados na aprendi- zagem dos alunos com deficiência, EXCETO:

  1. Atuação colaborativa de professor especializado em edu- cação
  2. Atuação de professores intérpretes das linguagens e có- digos aplicáveis.
  3. Atuação de professores e outros profissionais itinerantes intra e interinstitucionalmente.
  4. Disponibilização de cartilhas aos pais, para orientá-los na continuidade dos estudos em

 

Questão 14

Sugere-se, após a análise do período trabalhado, uma linha de atuação que oriente as ações iniciais nas atividades do professor de educação especial, que se apresenta como indicadores flexíveis no cotidiano escolar. NÃO se trata de procedimento inicial com os alunos em sala de recursos multifuncional:

  1. Discussões do currículo comum e peculiaridades do
  2. Avaliação do aluno com o mesmo teor educacional dos alunos típicos da escolarização
  3. Abordagem com a família em termos de obtenção de in- formações e orientações no manejo com a criança.
  4. Revisão do Projeto Político-Pedagógico anual, com a fina- lidade de atualizar recursos físicos, materiais e humanos às peculiaridades dos

 

6

www.pciconcursos.com.br

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEED/PR

 

Questão 15

Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

  1. “A Inclusão implica uma reestruturação radical nas reformas em termos de currículo, avaliação, pedagogia e formas de agrupamentos dos alunos em sala de ”

ASSIM

  1. “Ela é baseada em um sistema de valores em que todos se sintam bem-vindos, celebrando a diversidade que tem como base o gênero, a nacionalidade, a raça, a linguagem de ori- gem, o background social, o nível de aquisição educacional ou a deficiência. ”

Assinale a alternativa correta.

  1. As duas afirmativas são
  2. A primeira afirmativa é verdadeira; a segunda é
  3. As duas afirmativas são verdadeiras; porém, não se com-
  4. As duas afirmativas são verdadeiras; a segunda é uma jus- tificativa da

 

Questão 16

O direito de ir e vir com segurança é assegurado aos alunos com deficiência; isto demonstra que os espaços escolares necessitam de adequações estruturais e pedagógicas que maximizem a au- tonomia do aluno. As barreiras devem ser diminuídas, garan- tindo a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de mo- vimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, dentre outros, classificadas em barreiras:

  1. Urbanísticas.
  2. Arquitetônicas.
  • Nos
  1. Nas comunicações e informação.
  2. Tecnológicas.

Está correto o que se afirma em

  1. I, II, III, IV, V e VI.
  2. II e III, apenas.
  3. III e IV,
  4. I, II e III, apenas.

 

Questão 17

O desafio da inclusão escolar é enfrentado como nova forma de repensar e reestruturar políticas e estratégias educativas, de maneira a criar oportunidades efetivas de acesso para cri- anças e adolescentes com necessidades educacionais especi- ais, e, sobretudo, garantir condições indispensáveis para que possam manter-se na escola e aprender. Os serviços e os apoios especializados se destinam ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais decorrentes:

  1. Das deficiências mental; visual; física; neuromotora; e,
  2. Das condutas típicas de síndromes e quadros neurológi- cos; psicológicos graves; e, psiquiátricos.
  • Das altas habilidades/superdotação.

Está correto o que se afirma em

  1. I, II e III.
  2. I,
  3. I e II, apenas.
  4. II e III, apenas.

 

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL

Questão 18

Segundo os Arts. 27 e 28 da Lei nº 13.146/2015, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, inte- lectuais e sociais, segundo suas características, interesses e ne- cessidades de aprendizagem. Incumbe ao poder público assegu- rar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar as políticas educacionais. NÃO se aplica às propostas de exigências ao poder público:

  1. Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e moda- lidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a
  2. Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendi- zagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a in- clusão
  3. Instituição do ensino de forma segregada, aplicando técnicas e métodos específicos ao acompanhamento de cada aluno; convocar a família para fazer parte dessa escolarização, dan- do-lhe funções pedagógicas para continuar os estudos do aluno em
  4. Projeto pedagógico que institucionalize o atendimento edu- cacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a con- quista e o exercício de sua

 

Questão 19

São considerados serviços de apoio pedagógico especializado, EXCETO:

  1. Sindicatos
  2. Centro de Atendimento Especializado (CAE) nas áreas de surdez e deficiência
  3. Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual (CAP).
  4. Sala de recursos para alunos com deficiência mental, dis- túrbios de aprendizagem e altas habilidades e superdotação, matriculados no ensino

 

Questão 20

Sobre os princípios fundamentais da Política Pública Estadual para Promoção dos Direitos e Inclusão da Pessoa com Deficiên- cia, analise as afirmativas a seguir.

  1. O respeito à dignidade inerente, à autonomia individual, incluindo a liberdade de fazer suas próprias escolhas, e à independência das
  2. A não discriminação.
  • A inclusão e a participação plena e efetiva na
  1. O respeito pela diferença e a aceitação da deficiência como parte da diversidade e da condição
  2. O apoio aos familiares com ajuda financeira e

Está correto o que se afirma apenas em

  1. I e III.
  2. IV e
  3. I, II e
  4. I, II, III e IV.

 

7

www.pciconcursos.com.br

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEED/PR

 

Questão 21

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) reflete sobre o público que abrange e os recursos didáticos fortalecedores da aprendizagem dos alunos e sua condição de permanência escolar; são considerados fatores que qualificam e contribuem para a promoção da diversidade escolar e a consolidação da aprendizagem desses alunos. Sobre os fatores determinantes de uma educação pautada em valores e condições de apren- dizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O uso de recursos e materiais variados no AEE é de extrema importância para contribuir com o desenvolvimento de vários aspectos nos alunos. São exemplos, no caso de alunos com TEA; a necessidade de ampliar a atenção; o desenvolvimento das relações com o outro; a percepção daquilo que o aluno procura transmitir, por meio de ex- pressões faciais ou o que sente, como também ampliar sua linguagem oral; ou, ainda, com outras formas de comunica- ção como no uso de comunicação aumentativa alterna- tiva/CAA, quando necessário, como importante instru- mento de apoio ao aluno sem comunicação oral; ou, ainda, aqueles que apresentam maiores dificuldades na lingua- gem.

( ) Deve-se buscar a otimização das capacidades, sem direcio- nar o trabalho em busca de cura. É necessário pesquisar as dificuldades na escola, no social e na comunicação, a fim de construir um plano de trabalho que lhe possibilite as apren- dizagens e a diminuição de estereotipias. É fundamental que o aluno melhore a sua comunicação social; passe a compartilhar o olhar; interaja com outras pessoas; e, en- volva-se com tarefas diferenciadas; porém, tendo o cui- dado na preparação do ambiente e da rotina.

( ) Salienta-se a necessidade de trabalhar de forma conjunta com o professor de sala de aula do aluno atendido no AEE, a fim de trocar informações e orientá-lo com relação às suas particularidades, pois trata-se de público-alvo da edu- cação especial e da organização do planejamento com estratégias e atividades acessíveis, buscando incluir a todos, independentemente de sua condição.

( ) Dentre os alunos público-alvo que apresentam como carac- terística deficiência visual; deficiência auditiva ou surdez; deficiência intelectual; deficiência física; transtornos do espectro autista; e, altas habilidades/superdotação, ne- cessitamos reunir diferentes áreas do conhecimento para favorecer sua plena participação no ensino comum. Cada área de atuação conta com uma série de conhecimentos específicos, que dão suporte às necessidades dos alunos como, por exemplo, o soroban para alunos cegos; este recurso auxilia na aprendizagem de matemática.

A sequência está correta em

  1. V, V, V,
  2. F, F, V,
  3. F, F, F,
  4. V, V, F, F.

Questão 22

Considerando o Art. 4º da Lei nº 18.419/2015, que estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, para fins de aplicação da presente lei, relacione adequada- mente as colunas a seguir.

  1. Apoio
  2. Ajuda técnica.
  3. Procedimentos

( ) Qualquer elemento que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico, visando à melhoria da funcionalidade, bem como a qualidade de vida da pessoa com deficiência, como produtos, instrumentos, equipamen- tos, ou tecnologia adaptados, ou especialmente projetados, incluindo órteses e próteses, equipamentos e elementos necessários à terapia e à reabilitação da pessoa com defi- ciência, elementos de cuidado e de higiene pessoal de uso diário necessários para facilitar a autonomia e a segurança da pessoa com deficiência, bolsas coletoras para pessoas ostomizadas, material para cateterismo vesical, bloqueado- res, protetores, filtros e demais preparados antissolares para terapias; cão-guia; leitores; ledores; dentre outros.

( ) A orientação, a supervisão, as ajudas técnicas, dentre outros elementos que auxiliem ou permitam compensar uma ou mais limitações motoras, sensoriais, mentais ou intelectuais da pessoa com deficiência, favorecendo a sua autonomia e a sua independência, de forma a contribuir com sua inclusão social, bem como beneficiar processo de habilitação e reabilitação ou qualidade de vida.

( ) Meios utilizados para auxiliar a pessoa que, devido ao seu grau de deficiência, exige condições peculiares para o desenvolvimento de atividades, como jornada de trabalho variável; horário flexível; dentre outras.

A sequência está correta em

  1. A) 2, 1,
  2. B) 3, 2,
  3. C) 1, 2,
  4. D) 2, 3,

 

Questão 23

O acesso a uma educação equitativa e de qualidade deve ser marca relevante na escolarização de todos os alunos. No que tange à pessoa com transtorno do espectro autista, existem especificidades educacionais e acesso integral à saúde e o direito à educação em sua totalidade. Segundo Art. 3º da Lei nº 12.764/2012, são direitos da pessoa com transtorno do espectro autista:

  1. A vida digna, a integridade física e moral, o livre desen- volvimento da personalidade, a segurança e o
  2. A proteção contra qualquer forma de abuso e exploração.
  • O acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde.
  1. O acesso ao transporte público para seus

Está correto o que se afirma apenas em

  1. I e
  2. II e
  3. III e
  4. I, II e

 

 

www.pciconcursos.com.br

ÁREA DE CONHECIMENTO: PROFESSOR EDUCAÇÃO                                                                                                                                                                                         ⋳                                                                                                                                                    8

ESPECIAL

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEED/PR

 

Questão 24

Observe a tirinha a seguir.

 

(Disponível em: http://agemt.org/contraponto/2017/12/14/exclusao-

dentro-da-inclusao/.)

Ainda existem muitos equívocos em relação à língua de sinais, mas, aos poucos, a sociedade tem tomado conhecimento de sua importância. Assim, a comunidade surda celebra os espa- ços de conquistas e, consequentemente, a inclusão dos alunos surdos no ambiente escolar. Diante do exposto, assinale afir- mativa que traduz corretamente a realidade descrita na tiri- nha.

  1. Obriga-nos a aprender
  2. Mostra a valorização da Língua de Sinais, após reconheci- mento em lei
  3. Remete-nos à necessidade de se aperfeiçoar a língua portuguesa e, por conseguinte, o aprendizado da
  4. Traz consigo o desconhecimento social por parte de alguns da sociedade sobre a importância e a existência de uma outra língua, como a

 

Questão 25

Na Meta 4 do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015- 2025), temos: “universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educa- cional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, de classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”. NÃO pertence à estratégia vinculada à referida meta:

  1. Articular, em regime de colaboração entre as redes esta- dual e municipal, avaliação e monitoramento para a qua- lidade do atendimento educacional especializado de es- tudantes da educação
  2. Não expandir a oferta de bancas para a seleção de pro- fissionais intérpretes de Libras, para atuarem como tra- dutores e intérpretes de Libras no atendimento educacio- nal ao estudante surdo na educação básica. Incentivar a terceirização desses profissionais.
  3. Garantir atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais; classes; escolas ou serviços especializados; públicos ou conveniados; nas formas com- plementar e suplementar, a todos os estudantes com defi- ciências, transtornos globais do desenvolvimento e altas ha- bilidades/superdotação, matriculados na educação básica da rede pública, conforme necessidade
  4. Desenvolver projetos, em regime de colaboração com IES públicas e entre União, estados e municípios, para rea- lização de pesquisas, desenvolvimento de metodologias, equipamentos e recursos tecnológicos assistivos, objeti- vando o acesso, a permanência e a qualidade de desen- volvimento da educação do estudante com deficiências; transtornos globais do desenvolvimento; e, altas habi- lidades/superdotação.

Questão 26

As instituições de ensino de educação básica, em qualquer nível ou modalidade de ensino, devem assegurar o atendi- mento educacional aos alunos com deficiência, prevendo e provendo a oferta de serviço e apoio especializados para o processo ensino-aprendizagem desses alunos, como:

  1. Escolas e classes de educação bilíngue, abertas a alunos surdos e ouvintes, com professores bilíngues e professores surdos, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a presença de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais –
  2. Escolas bilíngues ou escolas comuns da rede comum de ensino, abertas a alunos surdos e ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou educação profissional, com docentes das diferentes áreas do conhe- cimento, cientes da singularidade linguística dos alunos sur- dos e de suas especificidades, bem como a presença de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais –

Apenas os serviços de Atendimento Educacional Especiali- zado (AEE) expostos estão corretos perante a legislação:

  1. No caso I, pois se referem a escolas e classe bilíngues.
  2. No caso II, pois se referem a escolas comuns e bilíngues.
  3. Nos casos I e II, pois ambos abarcam o acesso do aluno na escolarização do espaço
  4. Ambos os casos são incorretos, pois não especificam tratar de aluno surdo ou com deficiência

 

Questão 27

São considerados marcos históricos da educação especial no estado do Paraná, EXCETO:

  1. No estado do Paraná, desde a criação da primeira escola especial, em 1939, o Instituto Paranaense de Cegos reproduz concepções e práticas já testadas nos movimentos sociais, nacionais e
  2. A falta de capacitação de professores, porque antiga- mente os pais eram responsáveis pela escolarização e en- sino dos seus filhos; vale ressaltar que as políticas de edu- cação do estado do Paraná não contemplavam a educa- ção
  3. Apenas na década de 1970, com a estruturação do Departa- mento de Educação Especial, integrando a organização polí- tico-administrativa da SEED, que se mantiveram e se inten- sificaram as ações no âmbito da escola pública, com a expan- são do atendimento em diferentes municípios do estado e a criação de classes especiais voltadas ao atendimento de defi- ciências por área.
  4. Em função do descaso histórico do estado, já atestado anteriormente no contexto mundial, em relação aos di- reitos educacionais das pessoas com deficiência, mobili- zaram-se diferentes lideranças comunitárias na luta pelo acesso aos serviços especializados. A ação das Associa- ções de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) destaca-

-se pela ampla rede de instituições que disseminou em vários municípios do estado para atender a esse grupo de alunos.

 

 

 

www.pciconcursos.com.br

ÁREA DE CONHECIMENTO: PROFESSOR EDUCAÇÃO                                                                                                                                                                                         ⋳                                                                                                                                                    9

ESPECIAL

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEED/PR

 

Questão 28

Pensar em educação especial é pensar em ações e diretrizes que fomentem a difusão do acesso do educando na escola e sociedade. A elaboração de normas pode dirimir dúvidas e uniformizar o trabalho voltado aos alunos com deficiência. Podemos nomear as “diretrizes da educação especial para a construção de currículos inclusivos” do estado do Paraná como forma de padronização da qualidade do ensino e garantia dos direitos. NÃO se aplica ao processo de inclusão fomentado em diretrizes curriculares:

  1. Devemos esquecer e negar a construção histórica que possi- bilita, atualmente, vislumbrar novos caminhos, refletir sobre erros e acertos e propor alternativas para superação de práti- cas que não mais respondam às necessidades sociais, dando aos pais e responsáveis responsabilidades de ensino ao edu- cando com deficiência.
  2. A construção dessa nova ética social é um processo complexo e de longo prazo. Envolve mobilização coletiva, pois é assim que se provocam mudanças Nesse percurso, exige-se disposição para dialogar, confrontar ideias e valores, compar- tilhar experiências, articular ações e não negar, jamais, o passado.
  3. A compreensão da educação especial como modalidade que dialoga e compartilha os mesmos princípios e prá- ticas da educação geral é recente e exige das famílias, alu- nos, profissionais da educação e gestores das políticas públicas um novo olhar sobre o aluno com necessidades educacionais
  4. Buscamos um novo olhar em que valores como compreen- são, solidariedade e crença no potencial humano superem atitudes de preconceito e discriminação em relação às dife- renças. Convidamos a um novo olhar que inspire a educação “na” e “para” a diversidade, em que currículos que margi- nalizam as diferenças deem espaço à construção de práticas curriculares calcadas no compromisso com a pluralidade das manifestações humanas presentes nas relações cotidianas da

 

Questão 29

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de educação especial realizado no período contrário ao fre- quentado pelo aluno no ensino regular; sua oferta é obrigató- ria a todos os alunos, público-alvo da educação especial. Assi- nale a afirmativa que NÃO contempla princípios básicos do atendimento educacional especializado.

  1. O profissional que atua neste atendimento é o professor de educação especial, que deve ter formação específica na área de atuação
  2. A família deve possuir, juntamente com a escola, a res- ponsabilidade do ensino das atividades acadêmicas e clí- nicas no ambiente doméstico. Caso isso não ocorra, o aluno poderá perder a sua matrícula no
  3. No atendimento realizado no contraturno, as necessidades e as potencialidades são trabalhadas, com a finalidade de oferecer novos caminhos para o aluno, público-alvo da edu- cação especial aprender e, de fato, ter suas diferenças aten- didas e
  4. A partir do atendimento, o professor de educação especial pode contribuir com observações e sugestões quanto ao trabalho realizado em sala de aula para, juntamente com o professor do ensino comum, bem como pensar em possibili- dades de intervenção.

 

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL

Questão 30

Fernandes (2006) pontua que poderia ser considerada a existência de, ao menos, três tendências sobre o modo de pensar e praticar a inclusão, atualmente, nos sistemas edu- cacionais, que diferem em natureza, princípios e formas de concretização em sala de aula. Sobre tais tendências edu- cacionais, assinale a alternativa correta.

  1. Inclusão didática; inclusão real; e, inclusão
  2. Inclusão primária; inclusão parcial; e, inclusão dinâmica.
  3. Inclusão global; inclusão oficial; e, inclusão
  4. Inclusão condicional; inclusão total; e, inclusão responsá-

 

Questão 31

Nenhuma pessoa com deficiência será objeto de qualquer forma de negligência; discriminação; exploração; violência; tor- tura; crueldade; opressão; tratamento desumano ou degra- dante; punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Constituem precon- ceito e discriminação à pessoa com deficiência, EXCETO:

  1. Garantir o acesso ao direito linguístico da pessoa com surdez e difusão da
  2. Fazer exigências específicas às pessoas com deficiência para obtenção e manutenção de emprego.
  3. Impedir, dificultar, obstar ou restringir o acesso às depen- dências de bares, restaurantes, hotéis, cinemas, teatros, clubes, centros comerciais e
  4. Impedir, dificultar, obstar ou recusar a livre locomoção em estabelecimentos da administração direta ou indireta e das concessionárias de serviços públicos.

 

Questão 32

São consideradas estratégias do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025), metas a serem alcançadas como forma de qualificar a educação e equiparar o ensino de forma mais justa, inclusiva e social. NÃO se trata de estratégia pertencente à Meta 01 do referido plano:

  1. Fortalecer a participação da família, dentro do universo acadêmico educacional dos filhos, zelando pelas orienta- ções clínicas, pelo bom ensino dos educandos que possuem aprendizagem
  2. Promover a formação inicial e continuada de profissionais da educação infantil, mantendo a oferta de cursos de formação de docentes em nível médio e garantindo, progressivamente, a formação em nível
  3. Articular, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, a expansão da educação infantil nas redes públicas de ensino, prioritariamente em tempo integral, conforme padrões nacionais de qualidade e legislações
  4. Propiciar, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, por meio das IES, a formação continuada para os profissionais da educação infantil, instrumentalizando-os para o desenvolvimento de ações pedagógicas específicas, bem como o aprimoramento da formação para a diversidade ét- nica, questões de gênero e socioculturais, dentre outras ex- pressas em legislações vigentes, respeitando as especificida- des da faixa etária.

 

10

www.pciconcursos.com.br

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEED/PR

 

Questão 33

Cada sinal gráfico em Braile é definido a partir de uma matriz de duas colunas e três linhas, formando uma “cela” e cada cela terá seis “casas”. Em cada casa dessa matriz há, exclusivamente, duas opções: ou é apresentado um ponto em alto relevo ou plano.

 

(Disponível em: https://m.facebook.com/projetomeo.unesp/photos/ a.188844392841934/307127047680334/?type=3.)

Diante do exposto, assinale a tradução correta da palavra apresentada.

  1. [MEDICAMENTO]
  2. [CUMPRIMENTO]
  3. [COMPRIMENTO]
  4. [METAMORFOSE]

 

O quadro a seguir contextualiza as questões 34, 35 e 36. Observe-o atentamente.

 

(Disponível em: https://www.libras.com.br/os-cinco-parametros-da-

libras.)

Questão 34

Com a configuração da mão nº 49 pode-se realizar o respec- tivo sinal na Libras:

  1. [NOME]
  2. [COMO]
  3. [JUSTIÇA]
  4. [TRABALHAR]

 

Questão 35

Com a configuração da mão nº 35a pode-se realizar o res- pectivo sinal na Libras:

  1. [SABER]
  2. [DE NOVO]
  3. [EXPLICAR]
  4. [NAMORAR]

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL

Questão 36

Com a configuração da mão nº 8a pode-se realizar o respec- tivo sinal na Libras:

  1. [SABER]
  2. [SAÚDE]
  3. [SEMANA]
  4. [NÃO TER]

 

Questão 37

Considerando que o trabalho do professor de atendimento educacional especializado voltado para o aluno com defi- ciência intelectual se caracteriza essencialmente pela reali- zação de ações específicas sobre os mecanismos de apren- dizagem e desenvolvimento desses alunos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) se realiza essencialmente na sala de recursos multifuncionais.

( ) O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve propor atividades que contribuem para a aprendizagem de conceitos, além de propor situações vivenciais que possibilitem esse aluno organizar o seu pensamento.

( ) Esse atendimento deverá se fundamentar em situações-

-problema, que exijam que o aluno utilize seu raciocínio para a resolução de um determinado problema.

( ) Para desenvolver o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é imprescindível que o professor conheça seu aluno e suas particularidades, além de sua condição cognitiva.

( ) O trabalho do professor do Atendimento Educacional Es- pecializado (AEE) é ajudar o aluno com deficiência intelec- tual a atuar no ambiente escolar e fora dele, considerando as suas especificidades cognitivas.

A sequência está correta em

  1. V, F, V, F,
  2. V, V, V, V, V.
  3. F, V, F, V,
  4. F, F, F, F,

 

Questão 38

Os órgãos e as entidades da administração pública estadual direta e indireta responsáveis pelo sistema de educação do estado do Paraná dispensarão tratamento prioritário e ade- quado aos assuntos objetivados e estabelecidos pelo Esta- tuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, viabili- zando, sem prejuízo de outras, as seguintes medidas, EXCETO:

  1. Inserção, no sistema educacional, das escolas ou institui- ções especializadas, públicas ou
  2. Oferta, obrigatória e gratuita, da educação especial em estabelecimentos públicos ou conveniados de
  3. Inclusão, no sistema educacional, da educação especial como modalidade de educação escolar que permeia transversal- mente todos os níveis e as modalidades de
  4. Oferta opcional dos serviços de educação especial ao aluno com deficiência que esteja internado por prazo igual ou su- perior a um mês em unidades hospitalares e congêneres.

 

 

 

 

11

www.pciconcursos.com.br

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEED/PR

Questão 39

O aprendizado da leitura e da escrita em Braile requer um elevado desenvolvimento das habilidades motoras finas, além de flexibilidade nos punhos e agilidade nos dedos. Se possível, a escola deverá oferecer treinamento para desenvolver tais habilidades, em situações concretas. Se a escola não dispuser de meios para isso, a família deverá buscar auxílio especiali- zado. Se tiver um aluno cego em sua sala, o professor precisará sempre:

  1. Falar em voz alta o que está escrito no quadro negro, rea- lizando a descrição de imagens.
  2. Adaptar atividades que contribuem para a aprendizagem através do
  • Não se preocupar com a aprendizagem acadêmica, uma vez que o mais importante é socialização.
  1. Buscar apoio com o professor especializado (da sala de recursos, de apoio pedagógico, ou do ensino itinerante), que irá ensinar à criança o sistema Braile e acompanhará o processo de aprendizagem e de desenvolvimento do raciocínio.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. I e
  2. II e
  3. I, II e
  4. I, II e

 

Questão 40

Pela amplitude de significados e relações que os termos inclu- são e diversidade podem sugerir, faz-se necessário analisar alguns equívocos conceituais e reducionismos que têm sido praticados sobre o tema. Ao se presenciar discursos de diri- gentes educacionais ou conversas entre professores, é comum a afirmação de que a inclusão se refere a um processo direcio- nado apenas aos alunos com necessidades educacionais espe- ciais, mais precisamente às crianças e jovens com deficiências. Essa definição, fruto de desinformação e superficialidade de análise, está equivocada por vários motivos; analise-os.

  1. A expressão “necessidades educacionais especiais” é tomada como sinônimo de deficiência, o que não corresponde à ver-
  2. Somente os alunos com deficiência seriam alvos das políti- cas de inclusão, como se apenas eles estivessem à margem do sistema educacional, apresentando problemas na apren-
  • Reduz-se a complexa problemática social da inclusão, que estende seus tentáculos aos diferentes segmentos sociais, ao espaço escolar como se, uma vez matriculados tais alunos em classes comuns, estaria garantida a sua inclusão educa- cional e

Está correto o que se afirma em

  1. I, II e III.
  2. III,
  3. I e II, apenas.
  4. II e III, apenas.

 

www.pciconcursos.com.br

ÁREA DE CONHECIMENTO: PROFESSOR EDUCAÇÃO                                                                                                                                                                                         ⋳                                                                                                                                                    12

ESPECIAL

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.