Profissões do futuro

Quando chega a vida adulta algumas dúvidas começam a aparecer: como qual a melhor profissão para mim? Em que devo me formar? Será que essa profissão irá garantir meu sustento no futuro?

Baseando nessas perguntas redigimos o melhor artigo possível para tentar te auxiliar nestas questões com algumas dicas de profissões que poderão ser rentáveis no futuro.

De forma bem direta não é possível prever qual é a melhor profissão para você no futuro já que não temos poderes e nem tecnologia para prever isso. Além disso, muitos fatores podem influenciar esta escolha mas, baseando nos cenários atuais e algumas projeções feitas por especialistas apresentamos essa lista.

 

Medicina

Educação financeira hoje Medicina

Um dado preocupante em vários países é a falta de profissionais da saúde. Com a chegada da pandemia e com a alta nos números de internações a quantidade de profissionais de saúde não está sendo suficiente para atender a demanda.

Outro fator, é que muitos profissionais também estão adoecendo devido a pandemia, por exaustão, estresse, burnout entre outros problemas. Vários governos começaram a contratar estudantes que já estão nos anos finais de seus cursos, ou seja, antes concluir o seu curso eles já estão sendo contratados.

De forma geral, sempre haverá a necessidade de profissionais de saúde mesmo sem haver uma pandemia ou seja, medicina é uma profissão que sempre estará em alta.

 

Tecnologia

Educação financeira hoje Tecnologia Profissões do futuro

É um fato que a tecnologia é indispensável no dias atuais, seja na construção ou no desenvolvimento de hardware ou software. Muitas empresas relatam não ter mão de obra qualificada o suficiente para atender a demanda.

Muitos empresas contratam alguns estudantes em anos finais do curso para garantir a mão de obra qualificada no futuro.

Alguns profissionais nas áreas de desenvolvimento e programação, ciência da computação, engenharia da computação ou de forma geral tecnologia da informação são algumas áreas que demandam muitos profissionais.

Tudo que você usa no computador, tablet ou celular necessitou de diversos profissionais destas áreas para te oferecer a melhor experiência possível, ou seja, sempre haverá necessidade de mão de obra na área de tecnologia.

 

Agricultura e Pecuária

Educação financeira hoje Agro

Em países que produzem muitos alimentos e que exportam como Brasil, Estados Unidos, China e etc. há a necessidade de profissionais especializados nas áreas como agricultura e pecuária.

Esses profissionais atuam em diversos pontos da produção, na agricultura eles são responsáveis desde a correção do solo até o tipo de semente usado no plantio e na quantidade de água usada na irrigação para garantir a melhor e máxima produção possível.

Na pecuária eles determinam qual a melhor pastagem, os melhores embriões para inseminação e até qual é a melhor complementação para que o gado evolua de forma mais saudável.

Cursos como engenharia agrônoma, engenharia ambiental, engenharia de produção (que também abre o leque para indústria), ou engenharia agrícola podem ser excelente cursos para pessoas que gostam da área agrícola.

 

Mecânico

Educação financeira hoje Mecânico

Outra área que passa muito despercebida até o momento em que você precisa fazer uma manutenção em seu veículo é a área dos mecânicos.

Por que mecânica é uma profissão do futuro? Independente do veículo do futuro ser movido a combustão, híbrido, elétrico ou autônomo ele ainda será uma máquina que necessita de conserto. E, não é raro ouvir que diversas oficinas estão com escassez de mão de obra especializada.

Os mecânicos são necessários em todo tipo de máquina seja indústrias, agrícolas, caminhões e veículos do dia-a-dia como automóveis e motos.

Você pode ainda estar em dúvida sobre qual profissão seguir, pois tem-se a ideia que a profissão escolhida quando jovem será a que deve ser seguida por toda a vida. Não é bem assim. Com o aumento das oportunidade de ensino e profissionalização você poderá trocar de profissão mais facilmente se não gostar de atuar naquela área. Escolher uma profissão não é algo definitivo, dessa forma, sinta-se mais tranquilo para escolher uma profissão e se, em algum momento, achar que aquilo não era bem o que você queria, então, mude.

Vivemos a era do conhecimento, não se pode negar que a educação é a porta de entrada para seu desenvolvimento não só profissional como também pessoal. De modo geral, para ter um bom emprego e ter uma boa renda no futuro é essencial se profissionalizar. A profissionalização garante melhores oportunidades de emprego e renda, fortalecendo as perspectivas de enriquecer e ter um padrão de vida mais satisfatório.

Escreva seu e-mail e fique sempre bem informado!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top