O presente do subjuntivo é um dos tempos verbais que compõem a conjugação verbal do modo subjuntivo. Este tempo verbal é utilizado para expressar hipóteses, desejos, incertezas ou possibilidades em relação ao presente, ou seja, para falar de ações ou situações que não são completamente reais, mas que dependem de certas condições para se tornarem reais.
A formação do presente do subjuntivo é feita a partir do radical do verbo no presente do indicativo e acrescentando-se as terminações específicas para cada pessoa verbal. Para os verbos regulares, as terminações são: -e, -es, -e, -emos, -eis e -em. Já para os verbos irregulares, a formação pode variar.
Veja alguns exemplos de conjugação do presente do subjuntivo do verbo amar:
- Que eu ame
- Que tu ames
- Que ele/ela ame
- Que nós amemos
- Que vós ameis
- Que eles/elas amem
O presente do subjuntivo é frequentemente utilizado em construções com expressões que indicam possibilidade, como “talvez”, “quem sabe” e “como se”. Veja alguns exemplos:
- Talvez ele fale com você mais tarde.
- Como se não bastasse, ainda tive que lidar com a falta de energia.
- Quem sabe eles venham para a festa amanhã.
Também é utilizado em orações subordinadas após verbos e expressões que indicam desejo, vontade, necessidade, entre outros, como “esperar”, “desejar”, “pedir”, “recomendar”, “sugerir”, entre outros. Veja alguns exemplos:
- Espero que vocês gostem do presente.
- Desejo que você tenha uma boa viagem.
- Recomendo que você leia esse livro.
- Sugerimos que vocês cheguem com antecedência.
Em resumo, o presente do subjuntivo é um tempo verbal utilizado para expressar hipóteses, desejos, incertezas ou possibilidades em relação ao presente. É formado a partir do radical do verbo no presente do indicativo e acrescentando-se as terminações específicas para cada pessoa verbal.