No momento você está vendo Preposição

Preposição

Uma preposição é uma classe de palavra que liga dois termos em uma oração, estabelecendo uma relação de subordinação entre eles. Essa relação pode ser de tempo, lugar, causa, modo, finalidade, entre outras.

As preposições são palavras invariáveis, ou seja, não sofrem flexão de gênero, número ou grau. Elas são usadas antes de um substantivo, pronome ou palavra com valor substantivo (como gerúndios e infinitivos) para indicar a relação que esse termo estabelece com o restante da oração.

Exemplos de preposições mais comuns em português são: a, para, em, com, de, por, entre, até, desde, sem, sobre, conforme, durante, mediante, etc.

Algumas preposições podem ser utilizadas com mais de um sentido, dependendo do contexto em que são empregadas. Por exemplo, a preposição “por” pode indicar causa (Exemplo: Estou com dor de cabeça por causa da falta de sono), finalidade (Exemplo: Vou ao supermercado por causa de compras), substituição (Exemplo: Ele foi substituído pelo seu irmão na empresa) ou tempo (Exemplo: Estarei de volta por volta das 18h).

As preposições também podem ser combinadas com outras palavras para formar locuções prepositivas, como “em cima de”, “ao lado de”, “junto com”, “através de”, entre outras.

É importante lembrar que o uso correto das preposições é fundamental para a construção de frases claras e coesas. Erros de regência verbal e nominal, por exemplo, muitas vezes decorrem de uma escolha equivocada da preposição adequada a ser utilizada. Por isso, é importante estudar e praticar o uso correto das preposições na língua portuguesa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.