No momento você está vendo LIVRO: Pinóquio

LIVRO: Pinóquio

LIVRO: Pinóquio = PDF DOWNLOAD

 

 

 

 

 

 

PINÓQUIO

 

Apresentação

 

Faculdade Newton de Paiva

Prática de Ensino : Jogos Interativos Sinara Badaró Leroy

 

Componentes do grupo :

 

Alcione Silvéria de Oliveira Bustamante – RA 11421591 Andreza Cunha – RA 11420870

Eliane Aparecida Neves – RA 11421599

Luciane Azevedo Loureiro Garcia – RA 11421390 Rosimeire Oliveira e Silva – RA 11420858

 

Sumário

 

  • – Introdução
  • – Reconto da História de Pinóquio 3 – Pontos da Ética
    • Mentira
    • Teimosia
    • Desinteresse pelos estudos 4 – Jogos
  • – Conclusão
  • – Referências

 

INTRODUÇÃO

 

O livro tratará de o reconto de um clássico infantil, com objetivo de trabalhar pontos decorrentes da ética como: teimosia , mentira e desinteresse na escola .

 

O assunto foi pesquisado através de contos clássicos infantis para que fosse trabalhado o lúdico, alfabetização, contagem dos números e fatos recorrentes dentro da sala de aula, com objetivo dos alunos melhorarem a aprendizagem .

 

O texto foi organizado a partir de um reconto criado por todo o grupo e explorando os principais fatos que poderiam ser discutido dentro da educação infantil.

 

PINÓQUIO ERA UM BONECO DE MADEIRA QUE FOI CRIADO PELO CARPINTEIRO GEPETO. UM VELHINHO SOLITÁRIO, QUE NÃO TINHA FAMÍLIA E SONHAVA TER UM FILHO. FOI ENTÃO QUE FEZ UM BONECO DE MADEIRA, O BONECO FICOU TÃO PERFEITO E BONITO QUE RECEBEU O NOME DE PINÓQUIO. GEPETO DESEJOU DE TODO CORAÇÃO QUE ELE FOSSE SEU FILHO, O FILHO QUE ELE NÃO TEVE.. A NOITE AO IR DORMIR PEDIU PARA AS ESTRELAS QUE PINÓQUIO SE TORNASSE UM MENINO DE VERDADE

 

 

DURANTE A NOITE O BONECO FOI VISITADO POR UMA FADA, A FADA AZUL, ELA O TOCOU E ELE CRIOU VIDA. MAS CONTINUAVA A SER UM BONECO DE MADEIRA. POR ISSO A FADA RESOLVEU DAR AO BONECO O GRILO PEPE, QUE TERIA O PAPEL DE SER A CONSCIÊNCIA DE PINÓQUIO. GEPETO FICOU MUITO FELIZ, CUIDAVA MUITO BEM DE SEU FILHO PINÓQUIO, DAVA CONSELHOS E O ORIENTAVA SOBRE O QUE ERA CERTO E ERRADO.

 

GEPETO MANDOU PINÓQUIO PARA A ESCOLA ACOMPANHADO PELO GRILO PEPE, MAS ELE NÃO GOSTAVA, ACHAVA UMA PERDA DE TEMPO, TANTO ACHAVA QUE CERTA VEZ A CAMINHO DA ESCOLA ELE ENCONTROU A RAPOSA E O GATO QUE CONVENCERAM A DESVIAR DO CAMINHO DA ESCOLA E NÃO ESCUTAR O GRILO PEPE . PINÓQUIO ERA INOCENTE, CONFIAVA NAS PESSOAS MESMO SEM AS CONHECER, ERA CURIOSO, DE TUDO QUERIA SABER E TUDO PERGUNTAVA, MAS TAMBÉM ERA TEIMOSO, DESOBEDIENTE E MUITAS VEZES MENTIROSO.

 

O BONECO DESOBEDIENTE SEGUIU COM SEUS NOVOS AMIGOS E ACABOU ENCONTRANDO COM STROMBOLI,DONO DE UM TEATRINHO DE MARIONETES, ELE PROMETEU TRANSFORMAR PINÓQUIO EM UM ARTISTA FAMOSO. NESTA NOITE PINÓQUIO FOI A ESTRELA . STROMBOLI PENSOU LOGO NA FORTUNA QUE GANHARIA COM O BONECO O PRENDEU EM UMA JAULA AO TERMINO DO ESPETÁCULO. PINÓQUIO FICOU DESESPERADO, MAS O GRILO FOI ESPERTO E CONSEGUIU PEDIR SOCORRO A FADA, QUE ENVIOU A BORBOLETA MÁGICA PARA SALVA-LO.

 

AO SE RECUPERAR DO SUSTO PINÓQUIO DEU DE CARA COM A BORBOLETA QUE O PERGUNTOU ONDE MORAVA E ELE MENTIU, DISSE QUE NÃO TINHA CASA, A BORBOLETA PERGUNTOU NOVAMENTE E ELE CONTINUOU COM A MENTIRA, A CADA MENTIRA SEU NARIZ CRESCIA E CRESCIA…ASSIM A MENTIRA FOI LOGO DESCOBERTA PELA BORBOLETA. AO VER SEU NARIZ CRESCER PINÓQUIO COMEÇOU A CHORAR POIS, NÃO QUERIA AQUELE NARIZ COMPRIDO E FEIO.

 

A BORBOLETA ACABOU FAZENDO UM COMBINADO COM O BONECO, QUE SE ELE SE COMPORTASSE BEM O SEU NARIZ VOLTARIA AO NORMAL E NÃO CRESCERIA MAIS. PINÓQUIO PROMETEU CUMPRIR O COMBINADO, VOLTOU PARA CASA E TAMBÉM A FREQUENTAR A ESCOLA.

 

TUDO ANDAVA BEM ATÉ QUE NOVAMENTE NO CAMINHO PARA A ESCOLA ENCONTROU A RAPOSA E O GATO, QUE O CONVENCERAM A CONHECER UMA ILHA CHAMADA DE ILHA DOS PRAZERES, UM LOCAL ONDE NINGUÉM PRECISAVA IR A ESCOLA E NEM TRABALHAR, ASSIM DISSERAM SEUS AMIGOS. PINÓQUIO NEM PENSOU DUAS VEZES E FOI CORRENDO CONHECER A TAL ILHA. A ILHA ERA REPLETA DE BRINQUEDOS SUPER LEGAIS E CHEIA DE DOCES DELICIOSOS.

 

PINÓQUIO SENTIU-SE NO PARAÍSO, MAS COMO NADA VEM FÁCIL E SEMPRE DEVEMOS DESCONFIAR DE PESSOAS E LUGARES LUGARES DIFERENTES, EIS QUE AS ORELHAS DO BONECO COMEÇARAM A CRESCER E FORAM CRESCENDO E CRESCENDO… PINÓQUIO FICOU COM MEDO DE SE TRANSFORMAR EM UM BURRO. TODAS AS CRIANÇAS QUE IAM PARA ESTA ILHA ACABAVAM SE TRANSFORMANDO EM BURRINHOS E O LOCAL ESTAVA CHEIO DELES.

 

PINÓQUIO PEDIU AJUDA AO GRILO E MAIS UMA VEZ AO SER PERGUNTADO O QUE ESTAVA FAZENDO NAQUELE LUGAR, ELE MENTIU E SEU NARIZ COMEÇOU A CRESCER. O GRILO O ALERTOU QUE ELE ACABARIA EM UM CURRAL COMO OS OUTROS MENINOS, QUE FORAM PARA A ILHA E PINÓQUIO DESESPEROU-SE E PEDIU PARA QUE O GRILO O TIRASSE DALI. ENTÃO PEDIRAM AJUDA A FADA E ACABARAM SALVANDO TAMBÉM TODAS AS CRIANÇAS QUE ESTAVAM PRESAS NA ILHA. AO VOLTAR PARA CASA, NÃO ENCONTROU SEU PAI. PROCUROU POR TODOS OS LUGARES POSSÍVEIS ATÉ QUE ESTAVA ANDANDO POR UMA PRAIA E ENCONTROU UMA GARRAFA COM UMA CARTA DENTRO. A CARTA DIZIA QUE GEPETO HAVIA SAÍDO A PROCURA DE PINÓQUIO NO MAR ONDE FORA ENGOLIDO POR UMA BALEIA GIGANTESCA. FOI ENTÃO QUE O BONECO APRENDEU COM O GRILO A CONSTRUIR UMA JANGADA E PARTIRAM A PROCURA DA BALEIA.

 

PROCURARAM, PERGUNTARAM A TODOS QUE ENCONTRAVAM PELA FRENTE E NADA. PASSADOS DOIS DIAS AVISTARAM UMA BALEIA QUE VINHA NA DIREÇÃO DELES, TENTARAM FUGIR MAS NÃO CONSEGUIRAM, FORAM ENGOLIDOS. ACHAVAM QUE NÃO TERIAM COMO ESCAPAR MAS AO PROCURAREM UMA SAÍDA DENTRO DA BALEIA ACABARAM ENCONTRANDO GEPETO.

 

GEPETO CONTOU-LHES O ACONTECIDO QUE E COMO FOI PARA DENTRO DA BARRIGA DA BALEIA. TODOS FICARAM FELIZES, GEPETO E PINÓQUIO SE ABRAÇARAM MUITO. PINÓQUIO PEDIU DESCULPAS AO SEU PAI E PROMETEU NÃO DESOBEDECE POIS,        ESTAVA MUITO ARREPENDIDO. OS TRÊS AINDA ESTAVAM DENTRO DA BARRIGA DA BALEIA E PRECISAVAM SAIR O MAIS RÁPIDO DALI, FOI QUANDO O GRILO PEPE TEVE A IDEIAS DE ACENDER UMA FOGUEIRA, DENTRO DA BALEIA ESTAVA REPLETO DE GALHOS, MADEIRAS DE NAVIOS NAUFRAGADOS, QUE FORAM ENGOLIDOS PELA BALEIA GIGANTE.

 

ACENDERAM ENTÃO A FOGUEIRA E COM A FUMAÇA A BALEIA ESPIRROU JOGANDO-OS PARA FORA. FOI UM SUSTO EM TANTO! A PARTIR DESTE DIA PINÓQUIO PROMETEU E PASSOU A SER MAIS DEDICADO AOS ESTUDOS, APRENDEU A NÃO MENTIR MAIS.

 

FICOU TÃO BOM QUE NO DIA DO SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO A FADA AZUL O TRANSFORMOU EM UM MENINO DE CARNE E OSSO. GEPETO FICOU MUITO FELIZ PORQUE AGORA TINHA UM FILHO DE VERDADE.

 

PONTOS DA ÉTICA

 

Ao realizar uma roda com os alunos a professora poderá explorar os pontos da ética, através de fatos ocorridos na sala de aula como:

 

Mentira – A professora pede aos alunos que abram o caderno e anotem a para casa, mas alguns alunos não escutam a professora pelo fato de estar conversando em sala de aula. Chegando em casa, alega aos pais que não teve tempo de anotar o para casa.

 

Desinteresse para ir a escola – o aluno chega na sala de aula quase todos os dias sem para casa realizado e alega que sua mãe não tem tempo para ensina- ló pois esta ocupada.

 

Teimosia – Quando a professora pede para que os alunos se assentem para realizar as atividade e os alunos continuam de pé, conversando e atrapalhando o ambiente da sala de aula.

 

JOGOS

Nesse jogo, vamos trabalhar com os números e alfabetização do tema. O jogo de tabuleiro será trabalhado a contagem dos números e alfabetização.

 

Trabalhando a identificação da letras.

 

 

CONCLUSÃO

 

Todo trabalho deve ter um planejamento. Recontar uma historia conhecida por todos sem perder a essência não é fácil, mas vale a pena pois assim o conteúdo é melhor fixado. O importante é passar para as crianças a mensagem principal e ter certeza de que eles entenderam a mensagem. ROSE

 

Com a construção do reconto através do livro digital , foi possível observar a importância de se trabalhar pontos da ética dentro da educação infantil, fazendo com que as crianças criem interesse pela leitura. Para que a professora desenvolva um trabalho com as crianças em sala de aula é necessário que ela cite acontecimentos ocorrido na sala que envolva as crianças e abordam o temas citados.

 

A construção do livro não trabalha apenas a leitura mas também a alfabetização, cores, contagem dos números estimulando a leitura diária. Os jogos colocados no livro tem a importância de trabalhar a ludicidade .ANDREZA.

O reconto da história tem o objetivo de trabalhar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita,a interação e a socialização e ampliação do vocabulário dos alunos.

ALCIONE

 

REFERÊNCIAS

 

bloguinhovania.blogspot.com – acesso dia 19 de Junho 2016

Fabulas e contos.com – acesso dia 19 de Junho 2016 http://www.historias-infantis.com/search/resumo- da- historia- do-pinoquio/ – acesso dia 22 de Junho de 2016. http://trilhadepao.com/arquetipos-e- elementos- sobrenaturais- em-animacao- infantil- pinoquio/- acesso dia 22 de Junho de 2016. http://trilhadepao.com/arquetipos-e- elementos- sobrenaturais- em-animacao- infantil- pinoquio/- acesso dia 22 de Junho de 2016. http://trilhadepao.com/arquetipos-e- elementos- sobrenaturais- em-animacao- infantil- pinoquio/- acesso dia 22 de Junho de 2016. http://trilhadepao.com/arquetipos-e- elementos- sobrenaturais- em-animacao- infantil- pinoquio/- acesso dia 22 de Junho de 2016.

 

http://midiailluminati.blogspot.com.br/2010/12/o-simbol ismo- oculto-em- pinoquio.html – acesso dia 22 de Junho de 2016.http://midiailluminati.blogspot.com.br/2010/12/o-s imbolismo- oculto-em- pinoquio.html- acesso dia 22 de Junho de 2016. http://midiailluminati.blogspot.com.br/2010/12/o-simbol ismo- oculto-em- pinoquio.html- acesso dia 22 de Junho de 2016.

http://reinodafantasia.weebly.com/pinoacutequio.html- acesso dia 22 de Junho de 2016. http://reinodafantasia.weebly.com/pinoacutequio.html- acesso dia 22 de Junho de 2016. http://livrospralerereler.blogspot.com.br/2011/04/pinoq uio-uma- historia-magica.html- acesso dia 22 de Junho de 2016.

http://costapatricia-expressoes.blogspot.com.br/2010_1 0_01_archive.html- acesso dia 22 de Junho de 2016.

 

http://escolasobidos.net/preescolar/media/P_Colorido_1 periodo.pdf – acesso dia 22 de Junho de 2016.http://www.mauxhomepage.net/cantinhoinfantil/c ontosinfantis/pinoquio.htm – acesso dia 22 de Junho de 2016.http://eixodoleitorcrateus.blogspot.com.br/2015/0 5/pinoquio.html- acesso dia 22 de Junho de 2016.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.