No momento você está vendo INFORMÁTICA BÁSICA PARA O ESTUDO ON-LINE PDF

INFORMÁTICA BÁSICA PARA O ESTUDO ON-LINE PDF

INFORMÁTICA BÁSICA PARA O ESTUDO ON-LINE PDF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instituto Federal de Goiás

Pró-Reitoria de Ensino Diretoria de Educação a Distância

 

 

 

 

 

INFORMÁTICA BÁSICA PARA O ESTUDO ON-LINE

 

AUTORES

Wilsovelton Teles de Jesus Milton Ferreira de Azara Filho

 

 

 

 

 

 

 

Autores

Wilsovelton Teles de Jesus Milton Ferreira de Azara Filho

 

Apoio técnico e pedagógico Milton Ferreira de Azara Filho Rebeca Elster Rubim

Felippe Guimarães Maciel

Claudia Caetano Gonçalves Mendes Lima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novembro de 2020

 

SUMÁRIO

 

 

 

 

 

 

 

 

HARDWARE                                                                        7

CONEXÕES E PORTAS DOS PRINCIPAIS PERIFÉRICOS          12

SOFTWARE                                                                      14

PACOTES OFFICE                                                    15

CONHECENDO O WINDOWS 10                       18

PROGRAMAS BÁSICOS                                             16

ÁREA DE TRABALHO                                                             19

PAINEL DE CONTROLE                                                          21

NAVEGADORES E INTERNET                           25

AS PRINCIPAIS PASTAS NO WINDOWS 10                                     22

NAVEGANDO NA INTERNET                                                        26

ARMAZENAMENTO E TRABALHO NA NUVEM        30

DICAS DE SEGURANÇA PARA NAVEGAÇÃO NA WEB                       26

APLICATIVOS GOOGLE                                                          34

MICROSOFT OFFICE 365                                                       36

BOAS PRÁTICAS PARA O ESTUDO ON-LINE            39

APLICATIVOS DIVERSOS                                                       37

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA AULAS ON-LINE                          40

 

 

 

 

O estudo on-line se tornou uma realidade para muitos estudantes, principalmente com o surgimento da pandemia de 2020, nesse sentido, a pergunta que fazemos é: Você está preparado(a) para lidar com o computador e as novas ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente?

Reflita, pense nesta pergunta, mas não se preocupe! Se você tem dificuldades em usar o computador para estudar virtualmente de forma tranquila, esta apostila foi pensada para você. Partindo de uma linguagem fácil e acessível, ela tem como objetivo fazer com que você consiga:

Compreender os componentes e funções básicas de um computador;

Aprender como utilizar a Área de Trabalho, navegar, pesquisar, baixar arquivos na Internet;

Conhecer os principais programas do Windows e características dos editores de texto e, por fim,

Aprender boas práticas para navegação segura na internet.

 

 

Aqui deve ser o seu primeiro passo! Esta apostila foi pensada para que você conheça o básico de informática. Para isso, o conteúdo foi dividido em 5 seções:

O computador: Começamos falando do computador, que é a sua principal ferramenta neste momento. Os tipos de computadores que existem atualmente, as portas e principais periféricos, os softwares mais usados e os principais editores de texto também são abordados nesta primeira seção.

Conhecendo o Windows 10: agora que você conheceu um pouco mais do computador, falaremos dos softwares que são essenciais para o seu funcionamento. Dentre eles, conheceremos o principal software de um computador, o sistema operacional! Ainda falando dos sistemas operacionais, você será apresentado ao principal sistema operacional do momento, o Windows 10. Área de trabalho, barra de ferramentas, painel de controle e a estrutura básica das principais pastas são algumas das funcionalidades apresentadas nesta seção.

 

4

 

 

 

 

 

 

Navegadores e Internet: Agora é hora de navegar na internet! Nesta seção você conhecerá os principais navegadores disponíveis, suas funcionalidades e como acessar os sites. Além disso, você vai aprender algumas formas de navegar com mais segurança na rede.

Armazenamento e trabalho na nuvem: Agora que você já sabe como navegar na internet, é hora de conhecer algumas ferramentas on-line para armazenar arquivos, fazer os trabalhos da escola, documentos para o trabalho, tudo sem instalar nenhum aplicativo no seu computador! É o que chamamos de trabalho na nuvem.

Boas práticas para o estudo on-line: Por fim, apresentaremos dicas e boas práticas que norteiam a boa convivência entre as pessoas na internet, a famosa Netiqueta! Ainda mais neste momento em que o estudo on-line é realidade para a maioria das pessoas, você vai conhecer algumas recomendações sobre os momentos das aulas on-line.

Há que se notar, ainda, que além de textos, figuras, tabelas e infográficos, faz parte da apostila, links para diversos sites e também para videoaulas, o que contribui muito para tornar o material mais dinâmico e informativo. Você poderá acessar as videoaulas clicando nos links ou escaneando o QR Code com seu celular, caso tenha feito a impressão desta apostila.

As palavras na cor verde, encontram-se definidas no glossário ao final da apostila. Se ficou com dúvida e não sabe o que significa o termo, siga até o glossário e consulte!

 

Agora que você conhece a sequência formativa da apostila, que tal começar seus estudos?

 

Você já usou um computador, seja para trabalho, estudos ou mesmo para se distrair navegando na internet? Se a sua resposta é sim, te convido a conhecer um pouco mais sobre esta ferramenta tão importante no nosso dia a dia. Mas se a sua resposta é não, não se assuste pois esta apostila também é para você! Sente, leia com atenção, converse com os colegas, com o professor, aposto que ao final você também vai conhecer mais sobre essa tão importante ferramenta!

Os computadores que usamos em casa ou no trabalho se dividem em dois tipos: os computadores de mesa, conhecidos também como desktops, e os notebooks,

também chamados de laptops.

 

Os desktops se subdividem em dois tipos:

 

Computador do tipo torre

 

Ele possui o gabinete separado do monitor. O gabinete é o espaço onde estão alojados os componentes necessários para o funcionamento do computador: memórias, placas, processador, cabos, dentre outros .

 

 

 

Computador do tipo All in One (tudo em um)

 

A primeira vista este modelo de desktop parece um monitor apenas, não é? Mas não se engane, ele possui o gabinete, ou seja, memórias, placas, processador, cabos, dentre outros componentes, todos acoplados na parte de trás do monitor, o que torna o All in One um modelo de desktop mais prático e fácil de acomodar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os notebooks são computadores muito versáteis, leves e podem ser transportados com facilidade. É uma ótima opção para quem quer levar o computador para escola ou mesmo para o trabalho.

Nele, o teclado, a tela (monitor) e os componentes estão todos acoplados formando uma peça única.

 

Seja um desktop ou notebook, um computador é composto por duas partes básicas: softwares, que são as partes lógicas, isto é, programas, aplicativos e sistemas operacionais, e hardwares, que são as partes físicas e que muitas vezes podem ser manuseadas pelos usuários. A seguir, vamos conhecer melhor essas duas partes.

 

 

Gabinete

O gabinete é o espaço onde estão alojados os componentes necessários para o funcionamento do computador. Memórias, placas, processador, cabos, dentre outros componentes compõem o gabinete. Costumamos dizer que o gabinete é o próprio computador.

 

Mouse

É um dispositivo bastante simples, porém de muita importância. Com o mouse o usuário manuseia o cursor (seta que aparece na tela do computador) para selecionar os objetos desejados, abrir arquivos (com duplo clique), copiar e colar textos, selecionar pastas, figuras, imagens, etc. O mouse é composto normalmente por 2 botões: um esquerdo e um direito e, ao meio, uma rodinha (scroll). Mas qual a função deles?

 

 

 

 

 

 

Botão esquerdo: O botão esquerdo é usado normalmente para selecionar, abrir arquivos, arrastar, marcar, posicionar o cursor, entre outras funções. Isto vai depender de qual ferramenta você está usando no computador.

 

Botão direito: O botão direito do mouse é usado, em geral, para acessar propriedades da ferramenta, ver opções de ajustes, acessar submenu com informações de edição (copiar, colar e recortar). Portanto este botão assume várias funções dependendo do momento e do local em que é acionado.

Rodinha (scroll): Tem a função de movimentar o cursor rapidamente na tela, seguindo o movimento que é feito com ela. Girá-la, por exemplo, na sua direção, fará com que o conteúdo da tela se movimente para cima (seja em um texto ou página web).

Ela tem a função de clique também, e isso fará com que a navegação seja feita em câmera lenta. Faça um teste!

 

Teclado

É o periférico em que se encontram os principais comandos para operar um computador. É pelo teclado que os textos são digitados. Ele está dividido em cinco partes:

 

TECLAS DE FUNÇÃO

TECLAS DE CONTROLE

TECLADO NUMÉRICO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TECLADO

ALFANUMÉRICO                TECLAS DE CONTROLE

TECLAS DE DIREÇÃO

 

 

 

 

 

 

  1. Teclado alfanumérico: com letras e números como em uma máquina de escrever;
  2. Teclado numérico: como em uma

 

  1. Teclas de controle: são teclas que (F1, Home, Alt e Shift, Insert, Delete, Page Up, Page Down, por exemplo), usadas isoladamente ou em conjunto com outras, executam funções específicas.
  2. Teclas de direção: essas teclas possuem setas indicando o sentido de direção do
  3. Teclas de função: realizam funções específicas, que mudam de acordo com o programa ou sistema operacional Elas também podem ser ativadas em conjunto com outras teclas.

 

Função das principais teclas no teclado

Enter

A tecla Enter é utilizada para iniciar parágrafo, quebrar uma linha no texto ou efetuar confirmações.

 

Shift

A tecla Shift é utilizada para iniciar caracteres especiais ou ativar momentaneamente as teclas maiúsculas do teclado (mantendo a tecla Shift pressionada).

 

Tab é usada na edição de textos. Serve como marcador de parágrafos. Ela é útil também quando precisamos movimentar o cursor de um campo a outro, ou seja, para preencher cadastros, entrar no e-mail, etc.

 

Backspace

Chamada de Backspace, essa tecla serve para retroceder o cursor, apagando os caracteres à esquerda do cursor.

 

Caps Lock

A tecla Caps Lock ativa/desativa as letras maiúsculas do teclado.

 

 

A Print Screen é utilizada para capturar imagens exibidas na tela do computador.

 

 

 

 

 

 

A tecla Control tem utilidade principalmente quando usada em conjunto com outras teclas, nos chamados “atalhos do teclado”.

A Alt é uma tecla de controle alternativo. Libera o uso do menu para trabalhar com o teclado e também pode ser combinada com outras teclas para executar funções.

 

A tecla Esc ou escape é usada para abandonar uma tela, programa ou menu.

 

A Delete ou Del apaga um caractere à direita do cursor. No Windows, deleta arquivos ou pastas.

 

 

 

Monitor

O monitor é outro periférico bastante importante, pois é através dele que vemos as imagens que são projetadas pelo computador. Atualmente, muitas TVs vêm com função de  monitor,  portanto,  possuem  saídas  específicas  para ligar à CPU e assim projetar a imagem.

Como as TVs, quanto melhor a resolução do monitor, melhor será a visualização da imagem projetada.

 

Webcam

Anteriormente considerada apenas um acessório para os computadores, a webcam se tornou essencial para as gravações de videoaulas e participação nas aulas on-line. Com uma webcam, utilizando aplicativos de webconferência como Google Meet e Microsoft Teams, por exemplo, você pode aparecer em vídeo durante a aula on- line.

Em tempos de distanciamento, poder ver os demais colegas reforça a sensação de pertencimento e engajamento. Mas, atenção! Se você não estiver em condições de aparecer, desligue a câmera, evitando constrangimentos.

 

10

 

 

 

 

 

 

Como periférico, a webcam pode estar vinculada ao computador ou notebook de 2 formas:

 

 

Acoplada ao computador, como normalmente já vem nos notebooks e desktops do tipo All in one.

 

 

 

 

 

 

 

Individual, conectada ao computador por meio de um cabo do tipo USB.

 

 

 

Kit Multimídia

Assim  como  a  webcam,  o  kit  multimídia  é  um  periférico  do computador que se tornou bastante utilizado pelos usuários nos últimos anos. Com função de recepção e transmissão de voz e áudio, os kits têm se tornado cada vez menores, porém mais robustos quanto à qualidade de captação.

 

 

 

11

 

 

 

O avanço das tecnologias têm permitido aos equipamentos uma melhor captação de voz, quando falamos dos microfones, e uma melhor transmissão de áudio, quando falamos da reprodução de sons vindo dos computadores. Em computadores mais antigos esses periféricos eram conectados aos computadores por meio de saídas externas, no entanto, hoje, muitos computadores já vêm com o dispositivo de áudio e microfone acoplado a eles, deixando de ser apenas um periférico adicional.

 

 

 

 

Agora que conhecemos alguns dos principais periféricos de um computador, vamos aprender como eles podem ser ligados ao computador.

 

 

PERIFÉRICO TIPO DE CONEXÃO IMAGEM
 

 

Mouse Teclado

 

 

PS/2: pouco usado atualmente

 
Mouse Teclado Webcam Caixa de som Pendrive  

 

USB: muito usado atualmente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Monitor Retroprojetor

 

 

 

VGA

 
 

 

Monitor Retroprojetor

 

HDMI: conecta monitores e retroprojetores mais modernos

 
 

 

Monitor Gabinete (fonte)

 

 

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

 
 

Placa de rede Modem Impressora

 

 

 

RJ-45

 
 

Microfone Fone de ouvido Caixa de som

 

 

ENTRADA E SAÍDA P2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os softwares são essenciais para o funcionamento dos computadores, pois é a partir deles que são feitas operações e comandos que são interpretados para depois serem executados. O principal software de um computador é o sistema operacional. É a partir dele que as instruções de inicialização dos periféricos são comandados.

Além disso, o sistema operacional é a base para que outros softwares (programas) sejam executados no computador. Conheça os principais sistemas operacionais disponíveis atualmente:

Mas o que significa dizer que um sistema é código aberto ou fechado? Pago ou gratuito?

Todo o sistema (software) é desenvolvido através de uma enorme sequência de instruções de computador, a qual denominamos

código fonte. Ter um sistema de código fonte aberto significa dizer que é possível realizar modificações no produto sem a necessidade de pagar uma licença comercial. Essa é justamente a explicação para alguns softwares      serem      considerados

pagos ou gratuitos.

Um sistema operacional gratuito e de código aberto, é construído pela comunidade por meio de um modelo colaborativo de produção intelectual. Nesse modelo, a construção do software não é feita por uma empresa, mas sim por uma comunidade de pessoas ao redor do mundo. A construção coletiva e colaborativa é a

sistemas operacionais abertos e gratuitos.

 

 

 

 

 

Agora que já vimos o que são os softwares e os sistemas operacionais, vamos conhecer as principais ferramentas e programas (softwares) que podem ser usados no dia a dia.

 

 

 

Os Pacotes Office são um conjunto de ferramentas imprescindíveis para os usuários de computadores de forma geral.

É com eles que se elabora, edita, cria, exporta ou importa os mais variados textos, planilhas e apresentações de slides. Atualmente encontramos vários pacotes Office, sendo os principais:

 

 

 

 

 

O Microsoft Word é a principal ferramenta usada pelos usuários dentre as disponibilizadas pelo pacote, pois através dele é possível criar textos, trabalhos escolares,  relatórios,  cartas,  ofícios,  currículos,  entre  outros  e  formatá-los  para posteriormente fazer a impressão, se for o caso.

Hoje é possível encontrar vários vídeos on-line que ensinam o uso básico dessa ferramenta, mas, para começar, indicamos uma videoaula que está bem didática e atualizada. Para acessá-la, clique aqui ou use o QR Code ao lado.

 

 

 

 

Todo computador, seja em casa ou no trabalho, deve ter instalado alguns softwares que são indispensáveis no dia a dia. Citaremos aqui os principais!

 

 

 

  • Leitor de PDF: abre e executa arquivos com extensões .pdf, como: Adobe Reader, Foxit, Sumatra, Pdf Xchange, entre

 

 

  • Compactador/descompactador de arquivos: juntam vários arquivos alocando em um único arquivo de tamanho menor para melhor transportar em um pendrive, enviar por e-mail ou arquivar,

como: Winzip, Winrar, 7Zip, entre outros.

 

 

 

 

 

 

  • Software antivírus: protege o computador contra outros programas potencialmente Ele detecta, impede e atua na remoção de programas maliciosos, como vírus e worms. Existem  vários   softwares   antivírus   no   mercado,   os   mais famosos são: Kaspersky, Norton e McAfee, todos pagos. Uma boa   alternativa   para   usuários   de   Windows   é  o   antivírus Windows defender. É gratuito e já vem instalado nas versões mais atuais desse sistema operacional.

 

 

  • Navegador de internet: software necessário para acessar sites na internet. Atualmente três navegadores se destacam no mercado: Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge. Mais adiante falaremos especificamente sobre esses

 

De acordo com o site mundoconectado.com, o Windows 10 é o sistema operacional mais utilizado no mundo, isso porque, mesmo se tratando de um sistema operacional pago, ganhou adeptos no decorrer dos anos por ser mais amigável aos usuários e também por fornecer maior suporte. No gráfico abaixo é possível observar claramente a diferença de uso dos principais sistemas operacionais ativos atualmente:

 

Para ter mais informações sobre a evolução dos principais sistemas operacionais entre 2003 e 2019, clique aqui ou use o QR Code e acesse o gráfico interativo.

 

Por ser o sistema operacional mais usado no momento, apresentaremos a seguir alguns espaços, ferramentas e funcionalidades importantes para que você utilize o Windows 10 sem complicações!

 

Esta é a área de trabalho do Windows. É o espaço de trabalho da tela do usuário no

qual aparecem os ícones como, “lixeira” e “meus documentos”, que são componentes da área de trabalho, além das janelas de aplicativos e as caixas de diálogo. Aqui ficam também os atalhos de programas para realizar inicializações rápidas e onde é possível salvar arquivos que você queira encontrar rapidamente.

 

 

Recomenda-se evitar o acúmulo de muitos atalhos e arquivos na área de trabalho, pois  isso  pode  tornar  mais  difícil  encontrar  algo  quando  necessário.  Para  isso,  o computador pode ser dividido em pastas, como explicaremos mais adiante.

A imagem que aparece ao fundo é o “papel de parede” padrão do Windows 10 que pode ser alterada pelo usuário. Na parte inferior está a “barra de tarefas”. Nela é possível encontrar o relógio, os programas de inicialização rápida, que ficam do lado direito, e os ícones dos programas e pastas de acesso rápido, que ficam mais ou menos no meio da barra de tarefas.

 

 

 

 

 

Ainda na barra de tarefas, encontra-se também o botão “iniciar”, um dos mais utilizados pelos usuários. Possibilita localizar e abrir documentos, inicializar rapidamente um programa, alterar as configurações do computador ou desligar/reiniciar o computador.

 

 

Botão de acesso ao Menu iniciar

  Espaço em que o usuário pode pesquisar por funcionalidades, pastas, arquivos, aplicativos e ferramentas do Windows
Botões de acesso rápido ao perfil do usuário, configurações, desligar, reiniciar ou suspender o computador
  Lista de programas, pastas, ferramentas e funcionalidades acessadas recentemente pelo usuário
  Menu de acesso rápido aos programas e funcionalidades disponíveis na instalação. Este menu pode ser personalizado pelo usuário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bastante utilizada pelos usuários do Windows é o “Painel de Controle”. É nesse espaço que você localiza praticamente toda e qualquer alteração que queira executar no seu computador.

Para acessar o Painel de Controle, clique no botão iniciar e digite na caixa de pesquisa “Painel de Controle”. O aplicativo aparecerá na busca conforme imagem a seguir:

 

Por meio do Painel de Controle é possível: alterar o sistema de segurança, realizar o controle de usuários, ativar e desativar opções de rede e internet, verificar opções de sons e hardwares, adicionar e remover programas, alterar aparência e personalização do Windows, alterar o horário do relógio e região, entre outras opções.

 

A imagem a seguir mostra o painel por completo.

 

 

 

 

 

Em um sistema operacional, as pastas servem para armazenar/compartimentar arquivos ou programas. O Windows 10 disponibiliza pastas que são padrão em todas as instalações, portanto, é importante que você conheça melhor quais são elas e para que servem:

 

 

 

Área de trabalho: pasta que contém os arquivos e atalhos da área de trabalho. Saiba que a área de trabalho também é uma pasta!
  Downloads: pasta em que são salvos os arquivos e programas baixados

da internet. Por padrão, os navegadores salvam os downloads nessa pasta!

Documentos: é comum salvar arquivos pessoais na pasta Documentos. Você pode criar subpastas para dividir melhor seus arquivos. Ela está vazia por padrão.
  Este computador: neste espaço você terá acesso aos discos rígidos (unidades), partições, disco removível (CD/DVD), pendrives e outros.
Pastas frequentes: espaço onde são mostradas as principais pastas e as mais acessadas.
  Arquivos recentes: apresenta os atalhos dos últimos arquivos criados, editados ou baixados pelo usuário.

 

Para navegar na internet através do seu computador é necessário um software específico  conhecido  como  navegador  web.  Existem  hoje  no  mercado  várias opções de fabricantes diferentes. Veja no infográfico a seguir os principais:

 

Google Chrome

Desenvolvido pelo Google, o Chrome é o navegador web mais usado no mundo, atingindo quase 70% dos usuários.

Dica: Tente acessar as ferramentas e serviços do Google com o Chrome, por serem do mesmo fabricante, sua experiência na navegação será melhor!

 

Mozilla Firefox

Desenvolvido pela Mozilla Foundation, o Firefox é um navegador bastante utilizado. Embora tenha perdido espaço para o Chrome, continua sendo uma ótima opção para navegação.

 

 

 

Microsoft Edge

Desenvolvido pela Microsoft, o Edge é o mais novo dos três navegadores. É uma evolução do antigo Internet Explorer e foi lançado pela Microsoft no ano de 2015. É também uma boa opção para navegação. Dica: Tente acessar as ferramentas e serviços da Microsoft com o Edge!

 

 

 

 

 

 

De acordo com o site Statcounter, o navegador Google Chrome saltou para o topo dos 5 navegadores mais utilizados pelos usuários no mundo. Essa pesquisa mostrou que, de janeiro de 2009, quando praticamente tinha 0% de usuários, passou para 69.66% em setembro de 2020, sendo considerado o navegador web mais utilizado no mundo. O quadro abaixo apresenta os dados atuais de uso desses

navegadores:

 

 

 

 

Ao acessar a área de trabalho do seu computador, procure pelo ícone do navegador preferido. Ele pode ser encontrado na barra de tarefas, no menu iniciar ou mesmo na tela, caso tenha sido adicionado como um atalho. Ao executá-lo, o programa abrirá a página de navegação, que normalmente é carregada em branco, aguardando que você, usuário, digite o endereço correspondente para navegação ou pesquisa.

A imagem abaixo mostra o navegador Google Chrome aberto com as numerações de alguns campos indicados. Veja o significado de cada um deles:

 

 

 

 

 

 

  Onde você deve digitar o endereço do site. Ex: google.com, ifg.edu.br, moodle.ifg.edu.br, dentre outros.
 

 

 

As abas do seu navegador. Em uma só janela é possível abrir quantas

forem necessárias, sendo que cada aba representa o acesso a um site diferente. Mas, atenção! Quanto maior a quantidade de abas abertas,, maior é o consumo de memória no computador, o que pode deixá-lo mais lento!

 

 

 

Apresenta o perfil do usuário autenticado no navegador. Isso permite que informações de navegação sejam importadas em computadores diferentes. Se você está começando, vá com calma! Esta não é uma funcionalidade necessária nesse momento.
 

 

Como o site acessado neste exemplo é o Google, o mais famoso buscador da atualidade, este é o espaço onde será digitado o termo que se queira buscar na internet.

 

 

 

 

 

Tendo em vista a grande utilização da internet para realização de compras, pagamentos, transferências e outras aplicações, se faz necessário aumentar a segurança dos usuários durante esta navegação, pois vários são os riscos que se corre ao inserir dados pessoais e de pagamento em sites da internet.

 

27

 

 

 

 

 

 

O Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (https://www.cert.br/), é uma página que disponibiliza informações sobre a segurança durante a navegação na internet em forma de cartilhas e/ou vídeos. Recomendamos acessar o site e verificar as dicas e materiais para aprender formas

de se manter seguro sem deixar de aproveitar todas as facilidades que a internet pode nos proporcionar.

Destacamos a seguir algumas dicas importantes em relação a segurança:

 

O navegador Google Chrome, por exemplo, apresenta em sites seguros um cadeado antes do endereço: https. Este cadeado indica que ali há certificados de segurança que garantem que os conteúdos digitados e trocados estão seguros.

Se você tem dúvida sobre como identificar o cadeado, clique aqui e assista ao vídeo que mostra essa funcionalidade.

 

Outra forma de manter a segurança durante a navegação é usar o navegador em modo janela anônima, pois as páginas visitadas não serão armazenadas no histórico do navegador, nos cookies, nem no histórico de pesquisa depois que todas as abas forem fechadas.

Porém, os arquivos que o usuário fez download e seus favoritos são mantidos. Todos os navegadores de internet oferecem a opção de navegação anônima. No Google Chrome, por exemplo, para ativar o modo de navegação anônima, basta digitar no teclado, quando o navegador estiver aberto, o comando Ctrl+Shift+N.

Ou, ao clicar nos três pontos verticais na barra superior à direita, clique em nova janela anônima. Vale lembrar que essa seleção mantém apenas esta janela anônima e que, navegando em modo anônimo, o usuário não fica invisível. Ou seja, a navegação anônima não oculta sua navegação do seu empregador, provedor de acesso à internet, nem dos sites visitados.

 

 

 

 

 

 

Seja cuidadoso ao clicar em links, independente de como foram recebidos e de quem os enviou. Desconfie de links enviados por pessoas desconhecidas. Leia atentamente a mensagem e se parecer um golpe, não clique!

 

Para se aprofundar mais no assunto e navegar na web com mais segurança, acesse o site https://internetsegura.br/ e conheça mais dicas e recomendações para uma navegação segura.

Outra boa opção, ainda mais aprofundada no assunto, é a Cartilha de Segurança para Internet, disponibilizada pelo Cert.br. Pode ser acessada pelo endereço https://cartilha.cert.br/.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aposto que você já ouviu expressões do tipo: “Meus arquivos estão na nuvem”, ou “quando tiro uma foto no meu celular ela vai direto para nuvem”, ou mesmo “costumo trabalhar na nuvem”. Mas o que realmente isto significa?

 

De acordo com o blog da weblink, o armazenamento na nuvem é uma tecnologia recente que permite que o usuário de internet guarde todos os seus dados em um servidor on-line em vez de salvar nas pastas e discos rígidos de seu computador. Este tipo de armazenamento pode trazer muitas vantagens, como:

 

1 – Redução de custos e menos dispositivos. Armazenar arquivos  em  discos  rígidos  físicos  (HDs)  está cada  vez mais ultrapassado. Na nuvem, tudo fica em um servidor digital, o que faz com que o usuário não precise investir dinheiro comprando novos eletrônicos ou acessórios para guardar seus arquivos. O resultado é menos gastos, menos dispositivos e mais espaço recebido, muitas vezes sem pagar nada por isso, inclusive.

 

2 – Dinamismo e mobilidade. Usar um serviço de armazenamento na nuvem garante muita praticidade, dinamismo e mobilidade nas tarefas do dia a dia. Você pode acessar arquivos de qualquer lugar e de qualquer tipo de aparelho   compatível.   É  recomendado   ter   uma   conexão estável à internet.

 

 

 

 

 

 

3 – Segurança de dados. Uma das grandes preocupações dos usuários quanto ao armazenamento em nuvem é a segurança de dados. Ninguém quer pôr em risco seus arquivos pessoais e profissionais. Porém, na nuvem, apenas

o usuário tem acesso ao seu próprio material (por meio de login e senha pessoais) e nem mesmo as empresas que oferecem esses serviços sabem o quê esses conteúdos são.

 

4 – Projetos colaborativos. Se o usuário quiser, pode permitir o acesso de outros usuários aos seus arquivos. Essa é uma maneira de compartilhar e desenvolver projetos colaborativos que precisem de muitas pessoas envolvidas. E os participantes do projeto nem precisam sair de casa para trabalhar, já que tudo é feito em conjunto pela internet.

Os ganhos são na produtividade e na agilidade das tarefas. Isso é muito útil para o campo educacional, inclusive, pois permite que colegas façam trabalhos em grupo, editando ao mesmo tempo um único arquivo, por exemplo.

 

 

5 – Dispensa instalação. A grande maioria dos aplicativos e softwares exigem instalação no dispositivo do usuário para funcionar. Esse não é o caso do armazenamento em nuvem. É possível acessar planilhas, editores de texto, calendários,

agendas,  editores  de  imagens  e  multimídias  sem  precisar instalar nada.

 

 

Várias plataformas atualmente oferecem o serviço de armazenamento on-line e de forma gratuita, veja algumas destas opções:

 

PRINCIPAIS SERVIÇOS DE ARMAZENAMENTO ON-LINE

 

GOOGLE DRIVE

 

15GB de espaço gratuito para usar

Alta compatibilidade com sistemas operacionais para desktops e (Windows, Mac, Linux) e dispositivos móveis (iOS e Android)

Acesso aos arquivos armazenados em qualquer hora, de qualquer lugar, de forma simples e intuitiva. O usuário apenas precisa estar conectado à internet para acessar as últimas atualizações

Possibilidade de se editar arquivos off-line. As alterações são feitas sem problemas e, quando o usuário se conectar à internet, as atualizações são feitas automaticamente

 

ONE DRIVE

 

5 GB de espaço gratuito para usar

Compatível com sistemas operacionais para desktops e dispositivos móveis

É possível criar e editar arquivos do pacote Office sem precisar estar conectado à internet. Quando o usuário ficar on-line, as alterações são atualizadas automaticamente

Arquivos podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo compatível. Não requer instalação no dispositivo do usuário

 

ICLOUD DRIVE

 

5 GB de espaço gratuito para usar

Planos simples para usuários únicos e projetos iniciantes e contas familiares com até 5 usuários conectados e projetos colaborativos

Sincronização de dados e backups automáticos não só de documentos, arquivos, fotos e vídeos, mas também de documentos, contatos, agendas e aplicativos Compatível com dispositivos eletrônicos da Apple que se conectam à internet. Inclui as linhas de computadores e notebooks, iPhone, iPad e iPod Touch. Também pode ser usado no Windows

Sistema de criptografia de proteção dos dados do usuário, em que apenas o donos dos arquivos armazenados em nuvem pode acessar e mexer neles como quiser

 

 

 

 

 

 

 

 

 

32

 

 

Você sabia que, além do armazenamento de arquivos, é possível trabalhar, usar aplicativos, fazer trabalhos da escola, assistir videos, guardar preferências de navegação, tudo isso sem armazenar nada no seu computador, além de ficar disponível em qualquer lugar e a qualquer hora do dia? Sim, isso é possível e cada vez mais comum. Provavelmente você já faz isso e nem se dá conta!

Já se perguntou onde ficam armazenados os seus e-mails? Ou mesmo onde ficam os vídeos que você assiste no YouTube ou no Netflix? E como será que conseguimos ter a mesma informação do nosso perfil do Facebook ou do Instagram em diferentes dispositivos? Isso acontece porque esses dados não ficam armazenados localmente, ou seja, exclusivamente no seu computador ou smartphone, mas sim em data centers espalhados ao redor do mundo, denominados de nuvem.

 

O teletrabalho e o ensino remoto se tornaram realidade em 2020 e com eles, a necessidade de trabalhar e estudar usando recursos e ferramentas on-line. Compreender quais são essas ferramentas e suas funcionalidades básicas é importante para se desenvolver ações de caráter coletivo e colaborativo. Vamos conhecer um pouco melhor as principais ferramentas que podem ser usadas na nuvem?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Google Drive concentra os programas de criação e edição do Google como o Documentos, Planilhas, Apresentações, Desenhos, dentre outros. É uma ferramenta de armazenamento em nuvem e sincronização do Google que possibilita ao usuário elaborar diversos tipos de documentos

por meio da web gratuitamente, podendo acessá-los a qualquer momento e em qualquer lugar utilizando um smartphone, tablet ou computador. Para tanto, o usuário precisa ter uma conta de e-mail registrada no Google (a mesma do Gmail). Além disso, o Google Drive é uma ferramenta colaborativa em tempo real, ou seja, permite que um grupo de pessoas construam documentos simultaneamente on-line e o mais importante, sem se preocupar com o botão “salvar”, pois as alterações nos documentos são salvas automaticamente.

 

 

Documentos Google

É um editor de texto compatível com o Word (.DOC e .DOCX), com Open Document Format (.ODT) e Páginas Apple (PAGES). Com ele você pode elaborar documentos a partir de uma página em branco ou utilizar formatos pré-existentes, tais como: Planos de Aula, Relatórios, Proposta de Projetos e muito mais. É possível fazer download do documento em vários formatos, sendo os mais comuns: .DOCX, .ODT e .PDF.

 

 

 

Planilhas Google

É  um  editor  de  planilhas  compatível  com  o  Microsoft  Excel (.XLS e .XLSX) e Open Document Format (.ODS). Com ele você pode criar e editar tabelas, gráficos coloridos e planilhas de cálculo com fórmulas integradas e uma série de opções de formatação que podem tornar o documento dinâmico e de fácil compreensão. É possível fazer download da planilha em vários formatos. Os mais comuns são: .XLSX, .ODS e .PDF.

 

 

 

 

 

 

Apresentações Google

Compatível com o Microsoft Power Point (.PPT e .PPTX) Open Document Format (.ODP). Com o Apresentações Google você pode criar apresentações com diversas formatações, podendo incluir vídeos, animações e vários outros recursos de modo a dinamizar e proporcionar interatividade aos seus trabalhos e apresentações. É possível fazer download da apresentação em vários formatos. Os mais comuns são: .PPTX, .ODP e .PDF.

 

 

Desenhos Google

Com o Desenhos Google você pode criar imagens, formas, diagramas, fluxogramas e adicioná-los posteriormente a outros documentos. É uma ferramenta muito simples de usar, similar ao tradicional “Paint” do Windows. É possível fazer download da imagem nos formatos .JPEG, .PNG, .PDF e até mesmo .SVG (gráficos vetoriais escaláveis).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Similar ao Google Drive, o OneDrive é o serviço de armazenamento de dados (documentos) em nuvem da Microsoft. Por meio dele é possível criar, armazenar e compartilhar todo tipo de documento através de dispositivos (smartphone, tablet ou computador),

desde que o usuário possua uma conta de e-mail registrada na Microsoft e esteja conectado à rede de internet. No OneDrive temos o Office online. Ele é a versão on- line dos aplicativos de edição de documentos da Microsoft Office, ou seja, a versão on-line do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Calendário. Como no Google Documentos, no Office online o usuário pode criar, editar e também trabalhar em equipe simultaneamente, sendo que as edições nele realizadas são salvas automaticamente e de forma segura.

 

 

Word online

Com uma seleção de diversos modelos à disposição do usuário, no Word online é possível criar e editar documentos através de ferramentas muito similares àquelas presentes no Word como, por exemplo, adicionar imagem, tabela, símbolos, formatar a fonte da letra, adicionar recuo de texto e espaçamento entre linhas e muito mais.

 

 

Excel online

 

No Excel online são muitos os modelos que o usuário tem a sua disposição. Para elaboração de material didático é possível criar diversos tipos de gráficos e tabelas, formatando-as com o uso de ferramentas similares às utilizadas no Excel.

 

 

 

 

 

 

PowerPoint online

 

Nele encontramos uma variedade de templates, por meio dos quais é possível criar apresentações dinâmicas e interativas com os alunos. Suas ferramentas de formatação são similares às encontradas no PowerPoint, de modo que na versão on-line você pode, dentre outros tipos de formatação, inserir imagem, gráficos, animações e vídeos on-line.

 

 

 

Existem diversos aplicativos on-line que podem ser úteis no dia a dia para estudos ou mesmo para realizar tarefas no trabalho. Listaremos alguns a seguir:

 

Combinar ou dividir arquivos no formato PDF

 

É comum precisarmos separar páginas em arquivos PDF ou mesmo juntar arquivos distintos em um único PDF. Para isso, há alguns serviços disponíveis na internet, como o Smallpdf, por exemplo. Tudo é feito no próprio site, sem necessidade de download e instalação de aplicativo, também não é necessário cadastro no site. Endereço:

Juntar arquivos PDF: https://smallpdf.com/pt/juntar-pdf Dividir arquivos PDF: https://smallpdf.com/pt/dividir-pdf

Existem outros serviços disponíveis na internet e que realizam a mesma função.

Faça uma busca no Google e descubra!

 

 

Canva

É uma plataforma on-line de design gráfico que permite que você crie, por exemplo, infográficos, apresentações, pôsteres, banners, apostilas, livros e diversos objetos gráficos para o uso tanto na escola quanto no trabalho. A plataforma possui uma versão gratuita que é limitada, mas dispõe de muitos recursos para iniciantes. Endereço:

https://www.canva.com/

 

 

 

 

 

 

Padlet

É uma plataforma on-line voltada para criação de murais, documentos, projetos colaborativos e páginas da web de forma simples e intuitiva. O Padlet é uma ferramenta colaborativa e permite que seus murais sejam publicados na internet e fiquem disponíveis a outras pessoas.

Endereço:

https://pt-br.padlet.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Netiqueta

O termo se refere às regras básicas que norteiam a boa convivência entre os sujeitos na internet. O objetivo aqui é estabelecer alguns parâmetros capazes de facilitar a comunicação entre professores e estudantes no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) e na internet.

 

Nada de gritos! Sabe aquela sensação desagradável de conversar com alguém que só fala gritando? Na internet isso também acontece quando alguém escreve EM CAIXA ALTA. Por isso, evite usar a caixa alta, optando pelo negrito ou sublinhado quando quiser destacar algo em seu texto.

 

Vá com calma! Faça pausas ao expor suas ideias. Não se esqueça de pontuar frases ao enviar mensagens e/ou comentários. Sempre que possível, revise seu texto a fim de evitar erros gramaticais e/ou ortográficos. Isso facilitará a compreensão por parte do seu leitor, tornando o diálogo mais eficiente e objetivo.

 

Lembre-se, menos é mais! Textos muito coloridos, com muita alternância de fontes e tamanhos das letras pode se tornar um incômodo para o seu leitor(a). Para quebrar a monotonia, desmembre textos grandes em blocos menores, utilize espaços em branco entre os parágrafos, seja objetivo.

 

Impessoalidade na medida certa. Mesmo o AVEA sendo um espaço formal, o uso moderado de expressões idiomáticas, emoticons e até mesmo gírias podem tornar o diálogo mais leve, além de trazer sutileza a determinada sentença. O excesso de formalidade tende a causar distanciamento e ser interpretado como frieza e antipatia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja pontual! Para isso, faça seu login com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos e verifique o bom funcionamento dos recursos que serão utilizados (computador ou outro dispositivo, conexão à internet, câmera, microfone).

 

Apresentação pessoal: Para a escolha da roupa adequada, tenha como parâmetro aquelas que utilizava nos encontros presenciais. Vista-se por completo e não use pijama!

 

 

Sempre que possível, escolha ambientes claros (porém, evite ficar de costas para janelas com excesso de claridade), neutros e, de preferência, fechados. Atente-se para o que está em segundo plano (atrás de você).

 

 

Microfone: Deixar o microfone mudo/desligado. Quando alguém está falando, os demais devem deixar o microfone no modo silencioso para evitar interferência.

 

Câmera: O ideal é que se mantenha a câmera ligada para que todos possam se ver. Em tempos de distanciamento, poder ver os demais colegas reforça a sensação de pertencimento e engajamento. Mas se você não estiver em condições de aparecer, desligue a câmera, evitando constrangimentos.

 

 

Fones de ouvido: A utilização dos fones para as aulas online evita ruídos de microfonia e ainda isola sons externos, contribuindo para o foco do estudante no conteúdo da aula.

 

 

 

 

 

 

Atente-se ao tempo de fala do outro e evite realizar interrupções! Sempre que o professor ou o colega terminar de falar, por conta do delay (atraso na comunicação), aguarde um pouquinho antes de iniciar a sua fala, certifique-se que o raciocínio foi concluído!

 

Evite os famosos lanchinhos durante a aula on-line. Assim como nos encontros presenciais, pode incomodar os demais participantes além de desviar o seu foco na atividade principal. E mascar chicletes? Nem pensar!

 

Evite ficar olhando rede sociais e outros aplicativos durante as aulas on-line, evite distrações! Lembre-se de que este momento de encontro ao vivo tornou-se precioso para o seu processo de aprendizagem. Aproveite-o ao máximo!

 

 

A aula terminou? Certifique-se de que não continua sendo gravado ou ouvido, desabilitando câmera e microfone.

 

 

 

 

 

Atividades síncronas e assíncronas: atividades síncronas são realizadas em tempo real, on-line. São aquelas que pressupõem a participação e a interação entre estudantes e professores a um só tempo no mesmo ambiente virtual. Exemplo:

chats on-line, webconferências. As atividades assíncronas podem ser acessadas e realizadas a qualquer tempo, em qualquer horário, por estudantes e professores. A interação e participação acontecem via ferramentas assíncronas disponíveis no ambiente virtual de ensino e aprendizagem.

 

AVEA: sigla para “Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, a tutoria e a gestão de atividades que normalmente se apresentam na forma de cursos. Sendo constituídos  a  partir  do  uso  de  diferentes  mídias  e  linguagens,  a  intenção  é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento.

 

Código Fonte: conjunto de palavras e instruções escritas, utilizando alguma linguagem de programação, de forma lógica com finalidade de chegar a um fim.

 

Cookie: um pequeno arquivo que é salvo no computador das pessoas para ajudar a armazenar as preferências e outras informações usadas nas páginas da web que elas visitam.

 

CPU: é a sigla para Central Process Unit, ou Unidade Central de Processamento, através das informações destes que o computador executa as funções.

 

Data Centers: é um ambiente projetado para concentrar servidores (computadores de alto desempenho) e outros equipamentos que podem ser destinados para o armazenamento de dados, disponibilização de websites, bancos de dados e diversos outros serviços de tecnologia da informação e comunicação.

 

Desktop: em português, é conhecido popularmente como área de trabalho. Desktop também pode ser usado para se referir a um computador de mesa.

 

 

 

 

 

Download: é o ato de baixar um arquivo para o computador através de um servidor remoto.

Extensões: são sufixos que designam o arquivo e seu formato e principalmente a função que desempenham no computador.

 

G Suites: é um serviço do Google que oferece versões de vários produtos Google que podem ser personalizados de forma independente com o nome de domínio do cliente.

Hardware: parte física do computador, por exemplo: mouse, teclado, caixa de som, placa de vídeo, processador, memória e outros dispositivos.

Infográfico: são conteúdos criados através da união da informação verbal com a visual, de forma a transmitir o conteúdo de maneira mais rápida e fácil, e assim proporcionar maior compreensão por parte do leitor.

 

Link: texto que ao ser clicado leva o usuário a uma página da internet ou mesmo outras partes de um documento.

 

Lives: transmissões de vídeos on-line usando ferramentas web específicas.

 

Microfonia: é a realimentação de áudio que ocorre quando o dispositivo de entrada de som capta o som produzido pelo dispositivo de saída de som.

 

PDF: “Portable Document Format”, ou seja, “Formato de documento portátil”. O PDF é um padrão aberto e os arquivos no formato PDF podem ser lidos por diversos programas, inclusive o próprio navegador. Muito utilizado para entrega de trabalhos, documentos, relatórios, dentre outros. Esta apostila está no formato PDF!

 

Periférico: componentes físicos do computador que são ligados à CPU e manuseados pelos usuários.

 

QR Code: é um código de barras que pode ser escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código de barras ao ser lido pela câmera do celular é convertido para um texto ou mesmo para o endereço de um site.

 

Sheets: é o nome do documento google para criação e edição de planilhas eletrônicas, similar ao Microsoft Excel.

 

 

 

 

 

Software: parte lógica do computador, podendo ser programas, aplicativos e sistemas.

 

Slides: apresentação feita em aplicativos como Powerpoint ou apresentações Google.

 

USB: sigla de Universal Serial Bus ou Porta Serial Universal, um tipo de conexão de periféricos.

 

Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Secretaria de Tecnologia de Informação e Inclusão  Digital.        Oficina                    Informática Básica.         Disponível          em:

<https://caminhodigital.novohamburgo.rs.gov.br/arquivos/Apostila%202015-1.pdf>

Acesso em 05 set. 2020.

 

LOPES,     S.     O     que      é     um      sistemas       operacional.                Disponível          em:

<https://www.oficinadanet.com.br/artigo/851/o_que_e_um_sistema_operacional> Acesso em: 07 set. 2020.

 

MacOS.          CC-BY-SA.      Wikipédia,      a    enciclopédia       livre.                     Disponível    em:

<https://pt.qwe.wiki/wiki/MacOS> Acesso em: 10 set. 2020.

 

SIQUEIRA, THIAGO. O que é pacote Office? Conheça os programas de produtividade. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/01/o-que-e-pacote- office-conheca-os-programas-de-produtividade.ghtml> Acesso em: 10 set. 2020.

 

Microsoft    Office.        Wikipédia, a enciclopédia livre. CC-BY-SA. Disponível em:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Office> Acesso em 10 set. 2020.

 

StatCounter GlobalStats. Disponível em: <https://gs.statcounter.com/browser- market-share/desktop/germany/#monthly-200901-202004> Acesso em: 16 set. 2020.

 

CERT – Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil – Disponível em: <https://cartilha.cert.br/> Acesso em 24 out 2020.

 

Google             Privacidade             &              Termos.                        Disponível              em:

<https://policies.google.com/technologies/retention?hl=pt> Acesso em 16 set. 2020.

 

TECHTUDO   –   Como    usar    navegação    privada    na   Internet    –                    Disponível         em:

<https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/como-usar-navegacao- privada-na-internet.html> Acesso em 24 out 2020

 

NETWORKS, TELIUM. – Entenda tudo sobre o uso de Link Dedicado para a sua empresa.- Disponível em: <https://www.telium.com.br/blog/entenda-tudo-sobre-o- uso-de-link-dedicado-para-a-sua-empresa> Acesso em 18 set. 2020.

 

 

 

 

 

 

MUNDO CONECTADO – Gráfico que mostra sistemas operacionais mais utilizados em 2003   e                               2019.                Disponível                               em:

<https://mundoconectado.com.br/noticias/v/12210/grafico-mostra-sistemas- operacionais-mais-utilizados-entre-2003-e-2019-confira-o-video> Acesso em 20 out 2020.

 

  1. ANDREI – WEBLINK – O que é armazenamento em nuvem. – Disponível em:

<https://www.weblink.com.br/blog/o-que-e-armazenamento-em-nuvem>  Acesso  em 25 out 2020.

CASA FIRJAN – A importância da nuvem para o trabalho remoto. Disponível em

<https://casafirjan.com.br/coronavirus/importancia-da-nuvem-para-o-trabalho- remoto> Acesso em 08 de novembro de 2020.

SILVA, MARCO AURÉLIO. Produção de materiais didáticos para EaD: principais ferramentas. Acesso em 15 de novembro de 2020.

Diretoria de Educação a Distância, IFG. Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para                o               Sistema                   de        Ensino               Emergencial.            Disponível             em

<http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Guia%20de%20Orienta%C3%A7%C3

%B5es%20Did%C3%A1tico-Pedag%C3%B3gicas%20da%20EaD%202.pdf>

 

 

Autores: Wilsovelton Teles de Jesus e Milton Ferreira de Azara Filho

Revisor Midiático-Pedagógico: Rebeca Elster Rubim e Felippe Guimarães Maciel Revisor Técnico-Científico: Rebeca Elster Rubim e Felippe Guimarães Maciel Desenhista Educacional: Milton Ferreira de Azara Filho e Claudia Caetano Gonçalves Mendes Lima

Diagramação: Milton Ferreira de Azara Filho Software: Canva (https://www.canva.com) Infográficos: Canva

Ilustrações: Canva

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.