Dando sequência ao nosso curso, nesse tópico iremos falar um pouco sobre hospedagem de site. Depois de você ter escolhido o nicho, ter registrado o domínio, o próximo passo para a criação de um site é a hospedagem.
O que é hospedagem de site?
Uma hospedagem de site funciona como um hotel, você aluga um quarto e durante aquele período de locação você tem acesso ao quarto que você alugou. Com um site não é diferente e, detalhe: um site possui muitas bagagens, ou seja, arquivos como os textos, as imagens, vídeos e etc. que precisam estar bem hospedados.
Estes arquivos tem que ficar guardados em algum lugar e esses lugares são os data centers. Eles são centros de processamento de dados. Os data centers são caros tanto para construir quanto para manter. Geralmente, o retorno financeiro de um site não é o bastante para você ter um data center específico para isso.
É aí que entram as empresas de hospedagem de site que já possuem seus data centers e alugam para pessoas que não podem ou não querem manter um data center.
Quanto custa uma hospedagem de site?
Por incrível que pareça esta não é uma resposta simples. Isso vai depender de uma série de fatores. A empresa que você contrata, o tipo de serviço e o tamanho do seu site.
Várias empresas possuem serviços de hospedagem de site como Locaweb, Wix.com, GoDaddy, HostGator, Hostinger, entre outros.
Os planos geralmente são mensais, anuais e algumas tem pacotes para vários anos. Cabe a você pesquisar e escolher a melhor opção para você. Algumas hospedagens possuem uma espécie de calculadora onde você coloca algumas informações de seu site e ele te fornecem os melhores planos para você.
Algumas dicas importantes que podemos te passar no momento do registro da hospedagem de site são:
Adquira o plano anual e se no fim desse período você estiver satisfeito com a hospedagem procure por planos mais longos.
Sempre há promoções de hospedagem então fique atento para aproveitá-las.
Sempre pesquise muito sobre a reputação da hospedagem até porque se surgir problemas em um data center o seu site estará afetado. Pesquise principalmente como é o suporte da hospedagem. Muitas vezes, você precisará acionar o suporte e ficar na mão é algo extremamente desagradável.
Leia o contrato de hospedagem com atenção. Nada de assinar sem ler. Veja detalhadamente pelo que você está pagando e o que não está incluso em seu plano.
No próximo tópico do curso vamos para a construção do site.
Se você tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão manda mensagem pra gente, o seu contato é muito importante para que a gente esteja sempre melhorando.
Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!
Site Parceiro: Dica Sincera