GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: PDF DOWNLOAD
GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
(dissertações/teses – formato convencional)
ABNT NBR 14724:2011
J OS É R O B E R T O PL Á C I D O A MA D E I V A L É RI A C RI S T I N A T RI N D A D E F E RR A Z
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CAMPUS BAURU
SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO
SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
|
Bauru
abr./2022
SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO
DA FOB-USP
AP R E S E NTAÇÃO
ABNT NBR 14724:2011
SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Diagramação
José Roberto Plácido Amadei
Download dos Gabaritos
Este guia apresenta as recomendações para elaboração de trabalhos acadêmicos – ABNT NBR 14724:2011 (dissertações e teses – formato convencional).
Estas orientações deverão ser utilizadas como principal documento de orientação na produção dos trabalhos acadêmicos no âmbito dos programas de pós-graduação do campus Bauru da USP em seus cursos de mestrado e doutorado.
A fim de facilitar a elaboração de seu trabalho recomendamos a utilização dos guias com os gabaritos pré-formatados disponíveis em sddinforma.fob.usp.br
J OS É R O B E R T O PL ÁC I D O A MA D E I VA L É R I A C R I S T I N A T R I N DA D E F E RR A Z
Bibliotecário do Serviço de Documentação e Divulgação do Serviço de Biblioteca e
Dcoumentação da FOB-USP
Supervisora Técnica do Serviço de Documentação e Divulgação do Serviço de Biblioteca e Dcoumentação da FOB-USP
SUMÁRIO
Paginação 14
Siglas, equações e fórmulas 15
SUMÁRIO
SUMÁRIO
Elementos textuais 41
Revisão de literatura 44
Proposição/Objetivo 45
Métodos 46
Resultados 47
Discussão 48
Conclusão 49
Elementos pós-textuais 50
O trabalho acadêmico é um documento que apresenta o resultado de um trabalho científico, sendo um dos principais requisitos para conclusão de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Os trabalhos acadêmicos compreendem: os trabalhos de conclusão de curso, as dissertações e teses.
De acordo com a ABNT NBR 14724:2011 as definições são:
trabalho de conclusão de curso de graduação, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçamento: documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.
dissertação: documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador, visando a obtenção do título de mestre.
tese: documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador, visando a obtenção do título de doutor, ou similar.
Na Universidade de São Paulo, a Pós-Graduação foi regulamentada pela Portaria nº 885, de 25 de agosto de 1969, em cumprimento à decisão do Conselho Universitário. Relativamente à Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, os cursos de Pós-Graduação “stricto sensu” foram implantados a partir de 1971. Os candidatos inscritos em tais cursos devem, além de obter os créditos exigidos pelo regulamento nas disciplinas que cursam, submeter-se à defesa de dissertação ou tese. O Regimento Geral da Universidade de São Paulo (Resolução
3.745, de 19 de outubro de 1990), mediante Título V-Do Ensino, Capítulo II da Pós-Graduação, Seção II – Das Atividades da Pós-Graduação, estabelece entre a dissertação e a tese que:
Art. 100 – O título de mestre será obtido, após a conclusão do curso, com a defesa de dissertação ou trabalho equivalente.
Art. 101 – O título de doutor será conferido, após conclusão de curso, com a defesa de tese. Os projetos de pesquisa que envolvem seres humanos ou animais, devem ser encaminhados, antes de seu início, para análise ética do Comitê de Ética em Pesquisa ou Comissão de Ética no Ensino e Pesquisa em Animais.
|
O regimento atual da Pós-Graduação na Universidade de São Paulo está estabelecido na RESOLUÇǍO Nº 7493, DE 27 DE MARÇO DE 2018.
Os cursos de Pós-Graduação do campus USP Bauru são estabelecidos por seus respectivos regulamentos disponíveis nos endereços de cada programa. Importante verificar e seguir cuidadosamente as diretrizes estabelecidas em cada documento. As Dissertações e Teses poderão ser redigidas e defendidas em diferentes idiomas, respeitando as diretrizes estabelecidas em cada regulamento (português/inglês/espanhol). Todas as Dissertações e Teses deverão conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês.
É responsabilidade do aluno se informar na secretaria de seu curso sobre a entrega de toda documentação necessária para o depósito de sua dissertação ou tese.
CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS APLICADAS
Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas – RESOLUÇǍO CoPGr 8089 , de 21 de maio de 2021
FONOAUDIOLOGIA
Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB – Resolução CoPGr nº 8211, de 1º de abril de 2022
CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO
Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC – RESOLUÇǍO CoPGr Nº 7847, DE 03 DE OUTUBRO DE 2019
F O R M ATA Ç Ã O E A P R E S E N TA Ç Ã O
APRESENTAÇÃO E FORMATAÇÃO
Os trabalhos de dissertações e teses deverão ser entregues somente no formato digital, respeitando a formatação e estrutura contida neste guia.
Recomendamos o uso dos gabaritos pré-formatados disponíveis para download para a elaboração de seu trabalho. Os arquivos já estão configurados e servirão como base para a
correta apresenteção de sua dissertação/tese. Os links para download estão disponíveis em sddinforma.fob.usp.br.
F O R M ATA Ç Ã O E A P R E S E N TA Ç Ã O
TAMANHO DA PÁGINA E MARGEM
3 cm
3 cm
A4 2 cm
2 cm
F O R M ATA Ç Ã O E A P R E S E N TA Ç Ã O
TAMANHO DE LETRA E ESPACEJAMENTO
Os tamanhos das fontes são:
- Tamanho 16 – título do trabalho na capa e na folha de rosto
- Tamanho 14 – capa e folha de rosto
- Tamanho12 – folha de rosto (nota da natureza do trabalho), parte pré-textual, textual e pós-textual, referências, apêndices e anexos
- Tamanho10 – citações textuais (entre aspas) de mais de três linhas, notas de rodapé legendas (ilustrações, figuras, tabelas etc), texto da fonte das ilustrações e tabelas.
Fontes permitidas:
Espacejamento 1,5:
- Partepré-textual: dedicatória, agradecimentos, resumo, abstract, listas e sumário;
- Partetextual: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Partepós-textual: apêndices e anexos.
Espacejamento simples:
- Citações de mais de três linhas
- Notas de rodapé
- Legendas de ilustrações e tabelas
- Referências
F O R M ATA Ç Ã O E A P R E S E N TA Ç Ã O
PAGINAÇÃO
As páginas pré-textuais, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente mas não numeradas. A numeração deve figurar a partir da primeira folha da parte textual (introdução), em algarismos arábicos.
A numeração das páginas deve ser colocada no canto superior direito.
Havendo apêndice e anexo as suas páginas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginaçã deve dar seguimento à do texto principal.
Folhas de guarda
As folhas de guarda são elementos opcionais. Estas são folhas que antecedem cada capítulo e podem ser livremente decoradas. Caso opte por utilizar as folhas de guarda note que estas devem ser contadas, porém a numeração não deve aparecer em sua apresentação.
F O R M ATA Ç Ã O E A P R E S E N TA Ç Ã O
SIGLAS, EQUAÇÕES E FÓRMULAS
SIGLAS
A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser precedida do nome completo e depois indicada entre parênteses. Exemplo:
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
EQUAÇÕES E FÓRMULAS
Para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices, entre outros).
Exemplo:
x2 + y2 = z2 (1)
(x2 + y2)/5=n (2)
As chamadas das equações e fórmulas, no texto, devem ser feitas da seguinte forma: eq.(1), form. (2).
F O R M ATA Ç Ã O E A P R E S E N TA Ç Ã O
APRESENTAÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos
arábicos, travessão e respectivo título.
Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se
houver).
|
A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Figura 1 – Pulmão
A indicação de própria autoria de uma figura ou
elemento poderá ser feita conforme exemplo abaixo.
Fonte: BALIK. [Lung]. 29 Mar. 2017. 1 ilustração. Disponível em: https://pixabay.com/ en/lungs-heart-anatomy-cross-section-2183442/. Acesso em: 6 jan. 2019
|
|||||
F O R M ATA Ç Ã O E A P R E S E N TA Ç Ã O
APRESENTAÇÃO DAS TABELAS
Tabela é a forma não discursiva de apresentar informações, das quais o dado numérico se destaca como informação central. A construção de tabelas deve levar em consideração os critérios abaixo, estabelecidos pelo IBGE (1993):
- toda tabela deve ter significado próprio, dispensando consultas ao texto e estar o mais próximo possível do trecho a que se refere;
- otítulo deve ser precedido pela palavra Tabela (apenas com a inicial T maiúscula), seu número de ordem em algarismos arábicos e um hífen;
- as tabelas podem ser numeradas consecutivamente por capítulo ou no documento como um todo;
- atabela deve ser colocada preferencialmente em posição vertical, facilitando a leitura dos dados. Caso não haja espaço suficiente, deve ser colocada em posição horizontal com o título voltado para a margem esquerda da folha;
- quandohouver necessidade, a tabela pode ser continuada na folha seguinte. Nesse caso, o final da primeira folha não será delimitado por traço horizontal na parte inferior e o cabeçalho será repetido na folha seguinte. Cada folha deverá ter uma das seguintes indicações: continua para a primeira, continuação para as demais e conclusão para a última;
- as colunas não devem ser delimitadas por traços verticais e os traços horizontais superior e inferior ao cabeçalho devem ser mais fortes;
- asfontes consultadas para a construção da tabela e outras notas devem ser colocadas após o traço inferior.
Para informações detalhadas sobre como elaborar as tabelas acesse as Normas de Apresentação Tabular – IBGE (1993).
F O R M ATA Ç Ã O E A P R E S E N TA Ç Ã O
APRESENTAÇÃO DAS TABELAS
|
Tabela 1 – Distribuição do número e percentagem de nascidos vivos segundo o grau de instrução da mãe
ou
|
Fonte: MAIA, M. A. C. Caracterização dos nascidos vivos hospitalares no primeiro ano de
implantação do Subsistema de Informação sobre Nascidos Vivos, em município de Minas
Gerais, Brasil, 1996. Rev Saude Publica, São Paulo, v. 31, n. 6, p. 583, dez. 1997.
(quando o trabalho não consta na lista de referências)
F O R M ATA Ç Ã O E A P R E S E N TA Ç Ã O
APRESENTAÇÃO DAS TABELAS
Toda tabela que ultrapassar uma página deverá ter sua identificação e seu cabeçalho repetidos na(s) página(s) seguinte(s), com as indicações de “continua”, “continuação” e “conclusão”.
F O R M ATA Ç Ã O E A P R E S E N TA Ç Ã O
MATERIAL DIGITAL E DEPÓSITO
FOB e HRAC
O aluno deverá depositar sua disseração/tese (em formato PDF) via sistema Janus. Procure a secretaria do curso para informações sobre o processo e as regras de depósito específicas de cada programa.
A B N T 1 4 7 2 4 : 2 0 1 1
|
|||||
|
|
|
ESTRUTURA DO TRABALHO
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
CAPA – FOB
A capa deve conter as informações:
- Nome da Instituição (Universidade/Faculdade);
- Nome completo do autor;
- Título principal do trabalho: deve ser claro e preciso, contendo palavras que identifiquem o seu conteúdo e possibilitem a indexação e recuperação da informação. Se houver subtítulo, este deve ser separado do título por dois pontos. O título da dissertação/tese deve seguir a lógica de um período gramatical simples: a palavra de
abertura com inicial maiúscula e as outras palavras com as iniciais minúsculas, salvo se significarem algum conceito específico na área de conhecimento ou nomes próprios;
- Local (cidade da Instituição onde deve ser apresentada);
- Ano de depósito (da entrega).
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
CAPA – HRAC
A capa deve conter as informações:
- Nome da Instituição (Universidade/Hospital);
- Nome completo do autor;
- Título principal do trabalho: deve ser claro e preciso, contendo palavras que identifiquem o seu conteúdo e possibilitem a indexação e recuperação da informação. Se houver subtítulo, este deve ser separado do título por dois pontos. O título da dissertação/tese deve seguir a lógica de um período gramatical simples: a palavra de
abertura com inicial maiúscula e as outras palavras com as iniciais minúsculas, salvo se significarem algum conceito específico na área de conhecimento ou nomes próprios;
- Local (cidade da Instituição onde deve ser apresentada);
- Ano de depósito (da entrega).
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
FOLHA DE ROSTO – FOB
Elemento obrigatório que deve conter:
- Nome completo do autor;
- Título principal do trabalho: subtítulo se houver;
- Natureza do trabalho (Dissertação ou Tese);
- Nome da Instituição a que é submetido o trabalho;
- Grau pretendido (Mestre ou Doutor);
- Programa e área de concentração;
- Nome do orientador e co-orientador (se houver);
- Local (cidade);
- Ano de depósito (entrega).
As páginas do trabalho começam a ser contadas a partir desta folha. Os elementos pré-textuais terão suas folhas contadas mas não numeradas. A numeração se iniciará a partir da introdução. As folhas dos elementos pós-textuais serão contadas sequencialmente até o final de trabalho.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
FOLHA DE ROSTO – HRAC
Elemento obrigatório que deve conter:
- Nome completo do autor;
- Título principal do trabalho: subtítulo se houver;
- Natureza do trabalho (Dissertação ou Tese);
- Nome da Instituição a que é submetido o trabalho;
- Grau pretendido (Mestre ou Doutor);
- Programae área de concentração;
- Nome do orientador e co-orientador (se houver);
- Local (cidade);
- Ano de depósito (entrega).
As páginas do trabalho começam a ser contadas a partir desta folha. Os elementos pré-textuais terão suas folhas contadas mas não numeradas. A numeração se iniciará a partir da introdução. As folhas dos elementos pós-textuais serão contadas sequencialmente até o final de trabalho.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
FOLHA DA FICHA CATALOGRÁFICA
Elemento obrigatório que deve conter:
- ficha catalográfica SEM indicação da notação de autor;
- nota de disponibilidade da versão original na biblioteca da Unidade;
- autorização para reprodução do trabalho;
- informação sobre o Comitê de Ética,
incluindo-se o número do Protocolo de aprovação, caso o projeto tenha sido submetido a este Comitê.
As corretas dimensões, alinhamentos e disposição dos elementos da ficha
catalográfica estão configuradas no gabarito pré-formatado disponível para download em: www.sddinforma.fob.usp.br.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
FOLHA DA FICHA CATALOGRÁFICA – HRAC
|
|
|
|
Elemento obrigatório que deve conter:
- ficha catalográfica SEM indicação da notação de autor;
|
- nota de disponibilidade da versão original na biblioteca da Unidade;
|
- autorização para reprodução do trabalho;
- informação sobre o Comitê de Ética,
|
|
incluindo-se o número do Protocolo de aprovação, caso o projeto tenha sido submetido a este Comitê.
As corretas dimensões, alinhamentos e disposição dos elementos da ficha
|
|
catalográfica estão configuradas no gabarito pré-formatado disponível para download em: www.sddinforma.fob.usp.br.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
FOLHA DE APROVAÇÃO
A folha de aprovação deve ser considerada na contagem das páginas dos elementos pré-textuais. Por essa razão, no arquivo a ser depositado, recomenda-se deixar uma folha em branco para que se faça a contagem correta.
Após a defesa, a folha será entregue pela Pós-Graduação e esta deverá ser digitalizada e inserida no arquivo final do trabalho (versão original ou revisada) substituindo a página em branco deixado no momento do depósito.
O aluno deve se informar diretamente na
secretaria de seu programa para saber se a inserção da folha de aprovação será feita pela pós-graduação ou pelo próprio aluno.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
|
DEDICATÓRIA
|
Texto em que o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.
O tipo de letra utilizado deve ser o mesmo que usado ao longo de todo o trabalho. A ABNT permite o uso das fontes Times New Roman ou Arial.
O texto deve estar justificado e com espacejamento 1,5.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
AGRADECIMENTOS
Texto em que o autor faz agradecimentos
|
dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.
Este texto deve ser de livre escolha do autor e quando houver apoio financeiro à pesquisa, sugere-se o agradecimento à agência
financiadora.
Quando o agradecimento for à agência de Fomento FAPESP, colocar obrigatoriamente o número do processo, conforme Termo de Outorga
O tipo de letra utilizado deve ser o mesmo que usado ao longo de todo o trabalho. A ABNT permite o uso das fontes Times New Roman ou Arial.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
EPÍGRAFE
Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida da indicação da autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
Muito utilizada também para expressão de algum sentimento pessoal do autor através da citação de falas conhecidas
de grandes pensadores ou trechos de letras de música ou poesia.
Nesta página o autor poderá utilizar o tipo de fonte que desejar bem como dispor o pensamento ou o trecho citado em qualquer lugar da página.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
RESUMO
Elemento obrigatório e sua elaboração deve obedecer a norma ABNT NBR 6028:2021.
O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, fornecendo uma visão rápida e claro do conteúdo e das conclusões do trabalho.
O resumo deve evidenciar os elementos mais importantes do conteúdo e dar base suficiente para que o leitor possa decidir se irá ou não consultar o texto completo.
Fórmulas, equações, citações de autores não devem ser apresentadas no resumo.
Deve ser redigido em um único parágrafo, com espacejamento de 1,5 e conter de 150 a 500 palavras.
|
Após o resumo devem ser apresentadas as palavras representativas do conteúdo do trabalho (palavras-chave). Para estabelecer as palavras-chave, deve-se consultar os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS disponível em: http://decs.bvs.br.
As palavras-chave devem devem ser antecedidas da
expressão Palavra-chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
ABSTRACT
Constitui-se na versão em inglês do resumo apresentado em português.
O título do trabalho em inglês deve ser incluído, de forma centralizada, logo abaixo da palavra ABSTRACT, a fim de facilitar a indexação nas bases de dados.
Deve ser redigido em um único parágrafo, com espacejamento de 1,5 e conter de 150 a 500 palavras.
Após o abstract devem ser apresentadas as palavras representativas do conteúdo do trabalho em inglês (palavras-chave). Para estabelecer as palavras-chave, deve-se consultar os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS disponível em: http://decs.bvs.br.
As keywords devem devem ser antecedidas da expressão Keywords, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
LISTA DE FIGURAS
|
Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome
específico, travessão, título e respectivo número da folha ou página.
A expressão LISTA DE FIGURAS deve figurar de forma centralizada no alto da página em letras maiúsculas.
Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grágficos,
mapas, organogramas, plantas, retratos e outras).
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
LISTA DE TABELAS
Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome
|
específico, travessão, título e respectivo número da folha ou página.
A expressão LISTA DE TABELAS deve figurar de forma centralizada no alto da página em letras maiúsculas.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
|
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo.
A expressão LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS deve figurar de forma centralizada no alto da página em letras maiúsculas.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
LISTA DE SÍMBOLOS
Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.
A expressão LISTA DE SÍMBOLOS deve figurar de forma centralizada no alto da página em letras maiúsculas.
E L E M E N T O S P R É -T E X TU AI S
SUMÁRIO
Elemento obrigatório e deve ser elaborado de acordo com a ABNT NBR 6027:2012
O sumário é a apresentação das principais divisões, seções e partes do trabalho, feita na ordem em que as mesmas se sucedem no texto, com a indicação da primeira página de cada item em algarismos arábicos.
Os elementos pré-textuais não constam no sumário. Os elementos textuais devem conter indicativos numéricos. Os elementos pós-textuais constam no sumário mas não possuem indicativos numéricos.
|
A palavra SUMÁRIO deve figurar de forma centralizada no alto da página em letras maiúsculas.
A formatação dos capítulos e subcapítulos deve apresentar a ideia de hierarquia entre as seções, tal como no quadro abaixo:
E L E M E N T O S T E X TU AI S
ESTRUTURA DOS
ELEMENTOS TEXTUAIS
O texto é composto de uma parte introdutória, que apresenta os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração; o desenvolvimento, que detalha a pesquisa ou estudo realizado; e uma parte conclusiva.
|
E L E M E N T O S T E X TU AI S
|
INTRODUÇÃO
|
Apresentação sucinta e objetiva do problema estudado e o seu relacionamento com outros
trabalhos na área. Deve formar os antecedentes que justificam o trabalho, podendo incluir informações
sobre a natureza e importância do problema, razão para a realização do trabalho, suas limitações e a sua proposta. Realça também, sempre que couber, o levantamento claro das hipóteses do trabalho.
É nesta página que começamos a numerar a dissertação/tese em sequência numérica às
páginas pré-textuais, que foram contadas mas não
numeradas.
texto tamanho 12, espacejamento 1,5 e texto justificado
E L E M E N T O S T E X TU AI S
REVISÃO DE LITERATURA
Relaciona a literatura correlata ao assunto em estudo, bem como tem a finalidade de confirmar a utilidade da pesquisa, quer seja por cobrir lacunas existentes na literatura, quer seja por reforçar trabalhos já realizados e que necessitem confirmação e continuação. Desse modo, suas funções
principais são demonstrar indiretamente a necessidade ou oportunidade do estudo e auxiliar na interpretação dos
resultados. Não dever ser uma simples sequência impessoal de resumos de outros trabalhos. Deve-se referir, sempre que possível, somente aos assuntos que tenham relação direta
e específica com o trabalho. É aconselhável que os autores sejam citados conforme a sequência natural do assunto abordado. A apresentação em ordem cronológica deve ser utilizada preferencialmente desde que não comprometa o entendimento do texto.
E L E M E N T O S T E X TU AI S
PROPOSIÇÃO/ OBJETIVO
Com base na Introdução e Revisão de Literatura, deve-se descrever o objetivo, claramente formulado, identificando o “alvo” que se pretende atingir, respondendo à pergunta o porquê da investigação científica.
E L E M E N T O S T E X TU AI S
MÉTODOS
A exatidão das observações de dados coletados, bem como a eficiência do método utilizado são os principais elementos para o sucesso de uma pesquisa. Por isso, o trabalho
deve apresentar uma descrição completa e cronológica da metodologia utilizada, permitindo a compreensão
e interpretação dos resultados, assim como também a reprodução do estudo ou a utilização do método por outros pesquisadores. Compreende a inclusão, quando cabível, de informações sobre o local da pesquisa, população estudada (humana ou animal), técnicas utilizadas, além da descrição dos procedimentos estatísticos e analíticos utilizados.
E L E M E N T O S T E X TU AI S
RESULTADOS
Devem ser apresentados de forma objetiva, exata, clara e lógica. Utiliza-se recursos como tabelas e/ou ilustrações para a complementação do texto.
E L E M E N T O S T E X TU AI S
DISCUSSÃO
Neste capítulo deve-se:
- estabelecer relações entre causa e efeito;
- deduzir as generalizações e princípios básicos que tenham comprovação nas observações experimentais;
- esclarecer as exceções, modificações e contradições das hipóteses, teorias e princípios diretamente relacionados com o trabalho realizado;
- indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos, bem como as suas limitações;
- sugerir, quando for o caso, novas pesquisas, tendo em vista a experiência adquirida no desenvolvimento do trabalho e visando a sua complementação.
Em alguns casos, a discussão pode ser reunida aos resultados formando um único capítulo. Entretanto, quando esta forma for adotada, os resultados devem ser discutidos à medida que forem apresentados.
E L E M E N T O S T E X TU AI S
CONCLUSÃO
Após discutir e interpretar os resultados, o autor deve apresentar de forma lógica, clara e concisa as suas
conclusões e descobertas. Evidentemente, estas devem ser baseadas apenas nos fatos comprovados e discutidos, indo ao encontro dos itens constantes do capítulo referente aos objetivos.
No caso de o trabalho não ser conclusivo, aconselha-se intitular a parte final de “Considerações Finais”.
E L E M E N T O S P Ó S -T E X TU AI S
REFERÊNCIAS
Referência é o “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua indentificação individual.” (ABNT, 2018).
Para as dissertações e teses defendidas no campus USP Bauru, o aluno poderá escolher elaborar sua lista de referências no formato ABNT NBR 6023:2018 ou formato Vancouver – ICMJE.
Lembre-se! Somente colocamos como referência as
separar cada
referência
deixando uma linha em branco
publicações que foram citadas ao longo do texto. Tudo o que está citado deve ser referenciado e tudo o que
|
está referenciado deve ser citado.
As referências devem ser apresentadas com a seguinte formatação:
- alinhamento de texto à esquerda
- espacejamento simples entre linhas
- fonte tamanho 12 (Times New Roman ou Arial – seguindo a mesma fonte usada na redação do texto)
- ordenadas alfabeticamente e não numeradas se no formato ABNT; ordenadas de acordo com sua apresentação no texto e numeradas sequencialmente em ordem crescente se
Vancouver
- espaço de uma linha em branco entre cada referência
E L E M E N T O S P Ó S -T E X TU AI S
APÊNDICE(S)
Constituem-se em texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação.
Os apêndices devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, seguidas de travessão e respectivo título. A paginação deve ser contínua, dando seguimento ao texto principal.
E L E M E N T O S P Ó S -T E X TU AI S
ANEXO(S)
Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
Os anexos devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, seguidas de travessão e respectivo título. . A paginação deve ser contínua, dando seguimento ao texto principal.
Eventualmente o aluno poderá adicionar o documento de aprovação de sua pesquisa pelo comitê de ética como anexo.
Como referenciar este guia
AMADEI, J. R. P.; FERRAZ, V. C. T. Guia para
elaboração de trabalhos acadêmicos
(dissertações/teses – formato convencional):
ABNT NBR 14724:2011. Bauru, abr, 2022. 54 p.
CO NTAT O :
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia de Bauru
Serviço de Biblioteca e
Documentação Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75 Bauru – SP – Brasil – 17012-901 Contato: (14) 3235-8373
abr./2022