Guia de compras online

Vivemos em uma sociedade que sempre nos incentiva a consumir. E consumir cada vez mais, porém, quando cedemos a esses impulsos de consumo desenfreado acabamos entrando em dívidas e preocupações. Ou seja, comprar é muito bom, mas em excesso pode ser uma grande dor de cabeça. Um dos pontos centrais de um controle financeiro eficiente está em justamente saber quando é hora de comprar e quando não é hora. Para te ajudar nessa tarefa reunimos dicas valiosas que podem te ajudar a escapar das dívidas e consumir o que de fato vale a pena.

 

Eu realmente preciso disso?

Guia de compras online

A primeira pergunta a se fazer antes de ir as compras é “eu realmente preciso disso ou só estou comprando por impulso?” Não adianta querer comprar algo somente porque está barato ou na promoção se você não tem um uso para aquele produto. Isso é a famosa compra compulsória que acaba deixando muitas pessoas no vermelho.

O comércio geralmente utiliza muita publicidade te incentivando a comprar produtos em promoção apelando para o preço baixo e como você não pode perder aquela grande oportunidade de fazer economia. Na verdade, nas sábias palavras de Jullius “se não comprar nada o desconto é maior.”

Educação financeira hoje julius

A loja é confiável?

 

Depois de ficar decidido que você realmente vai comprar aquele sonhado produto chega o momento de escolher a loja. E, com tantas variedades online é sempre bom pesquisar as opiniões de outros clientes sobre o produto e sobre a loja.

Alguns sites possuem selos que ajudam a você saber se o site é realmente confiável como o E-Bit, Site blindado,   Google Safe Browsing e até o pague seguro são indícios de que a loja online é realmente confiável. Geralmente esses selos ficam no rodapé da página.

Outra forma de verificar é pesquisando, por exemplo, no site Reclame Aqui. Mesmo que sejam lojas grandes como Amazon, Mercado Livre, Shopee e etc. é importante pesquisar a reputação daquele vendedor, pois estas lojas funcionam como marketplace, ou seja, um lugar que agrega vários vendedores. A loja pode ser confiável mas o vendedor não. Sempre desconfie se um vendedor está oferecendo um produto bem abaixo do preço médio.

 

Compras: Lojas nacionais ou Internacionais?

Guia de compras online

Uma dúvida que sempre aparece para quem tem o costume de comprar online é se é melhor comprar em lojas internacionais ou nacionais. Por incrível que pareça essa não é uma resposta tão simples. As vantagens das lojas internacionais em relação as nacionais é que você poderá adquirir aqueles itens recém-lançados antes de todo mundo e por um preço bem abaixo do que é praticado aqui no Brasil.

A desvantagem é que você pode acabar comprando um item falsificado já que muitos anúncios são famosos por induzir o comprador ao erro o famoso “parece mas não é”. Outro fato é que produtos internacionais não costumam possuir garantias, mesmo se for de uma empresa com representação oficial no Brasil. Caso seja um produto importado por você ele dificilmente possuirá alguma garantia.

Ainda existe a possibilidade de você ser taxado em casos de importações com valores elevados.

Nosso conselho é, compras importadas somente de itens que você não acha em lojas nacionais ou que a garantia não seja algo relevante para você. E, ainda vale a dica de sempre consultar se o site é confiável.

 

Realizar o pagamento das compras

Educação financeira hoje Guia de compras online

Depois de verificar se a loja é confiável e escolher o produto, chega a hora de pagar.

Sempre que puder pague a vista e sempre consulte se a loja possui algum cupom de desconto para essa modalidade de pagamento. O pagamento a vista já te deixa livre de dívidas futuras. Em caso de compras divididas em várias parcelas pode ocorrer um imprevisto e você acabar se apertando com uma dívida maior do que você pode pagar.

Até o momento deste artigo não aconselhamos o pagamento com o pix em compras online, já que em alguns casos caso será mais difícil reaver o dinheiro se houver algum problema. Por exemplo um vendedor anuncia um produto em uma loja confiável mas, te fala que pode te dar um desconto se você o pagar via pix em uma outra loja pouco conhecida e não de modo oficial pela loja. Em casos de golpe a loja não é obrigada a te devolver o dinheiro já que você não fez a transação dentro da loja. Sempre opte por pagamentos de forma oficial da loja, sempre desconfie caso seja bom demais para ser verdade.

Evite clicar em anúncios com valores muito abaixo do normal e que geralmente pareça de lojas oficias mas com outros nomes ou nomes muito parecidos com lojas oficiais.

E, caso você queira saber mais sobre algum produto acesse o site dicasincera.com, lá eles testam diversos produtos e fazem uma avaliação muito honesta o que contribui muito para uma compra satisfatória.

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top