No momento você está vendo Fies

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal do Brasil, criado em 1999, que tem como objetivo conceder empréstimos para estudantes que não têm condições financeiras de arcar com os custos de uma graduação em instituições de ensino superior privadas. O programa é administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação (MEC).

O Fies é destinado a estudantes de graduação que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. Além disso, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. O programa oferece duas modalidades de financiamento: Fies e P-Fies.

No Fies, a taxa de juros é de 6,5% ao ano e o pagamento começa após a conclusão do curso, com um prazo máximo de amortização de 14 anos. Já no P-Fies, a taxa de juros e as condições de pagamento são definidas pela instituição financeira que participa do programa, e o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Além disso, o programa Fies também possui algumas exigências para a instituição de ensino superior que deseja participar do programa, como ter avaliação positiva nos processos regulatórios do MEC e oferecer cursos presenciais com pelo menos uma turma já formada. O Fies não financia cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado.

O processo de inscrição no Fies é realizado exclusivamente pela internet, por meio do sistema do programa. O estudante precisa informar seus dados pessoais, escolher a instituição de ensino e o curso desejados, e informar os dados do seu fiador, que é a pessoa responsável por garantir o pagamento do empréstimo caso o estudante não possa arcar com as parcelas. O fiador precisa ter renda suficiente para garantir o pagamento do financiamento.

Em resumo, o Fies é um programa de financiamento estudantil que tem como objetivo ajudar estudantes que não têm condições financeiras de pagar por uma graduação em instituições de ensino superior privadas. O programa oferece duas modalidades de financiamento, Fies e P-Fies, com diferentes taxas de juros e condições de pagamento. Para participar do programa, o estudante precisa atender a alguns requisitos, como ter realizado o Enem e comprovar renda familiar bruta mensal de até três ou cinco salários mínimos por pessoa, dependendo da modalidade. A inscrição é feita pela internet e exige um fiador que tenha renda suficiente para garantir o pagamento do empréstimo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.