Entenda um pouco mais sobre o dólar.

Geralmente quando falamos dólar na maioria das vezes estamos nos referindo à moeda norte americana. Apesar de existir outras moedas no mundo que carregam em seu nome a palavra dólar.

O dólar norte americano é atualmente a moeda mais conhecida no mundo por ser também a que mais movimenta a economia global. Além dos Estados Unidos outros países permitem a livre circulação da moeda oficialmente como Timor-Leste, Equador, El Salvador, Panamá, Zimbábue e Micronésia. Outros países também aceitam o dólar americano, mas de forma não oficial como Porto Rico, Guam, Venezuela entre outros (dados de 2020).

 

Porque o dólar sobe e desce?

Entenda um pouco mais sobre o dólar

Vários fatores podem influenciar na flutuação do valor de uma moeda em relação a outra. Isso é o que chamamos de taxa de câmbio que é o valor de uma moeda em relação a outra.

A variação do preço do dólar em relação ao nosso real pode acontecer por diversos fatores como a compra e venda de dólar, importação e exportação de produtos, a política dos dois países e até a idade da moeda em circulação pode interferir nessa flutuação. São muitos fatores que influenciam a variação do dólar em relação ao real e as outras moedas.

Como comprar dólar?

Educação financeira hoje

A forma mais simples de adquirir a moeda em espécie seja para guardar ou viajar é através das casas de câmbio ou bancos. Mas, o comprador tem que se atentar há alguns detalhes, o preço do dólar de ontem não costuma ser o de hoje. E, provavelmente amanhã também terá mudado. Além da oscilação o comprador também terá que pagar taxas administrativas chamadas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que geralmente é de 1,1%.

Mas, se você realizar uma viagem e usar somente o cartão de crédito ou débito para fazer compras no exterior o IOF sobe para 6,38% (pode variar).

 

Curiosidades

Educação Financeira Hoje

Nos dias atuais a impressão da moeda é controlada pela reserva federal dos Estados Unidos. Segundo a reserva federal até o 1 de janeiro de 2019 cerca de 1,70 trilhões de dólares circulavam nos Estados Unidos e no mundo.

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

 

 

Educação Financeira Hoje

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top