Educação Financeira: Entenda!

Hoje, a educação financeira se tornou algo tão essencial quanto aprender Língua Portuguesa e Matemática. Cada vez mais as pessoas percebem que a falta de conhecimento sobre a gestão de seu dinheiro causa prejuízos para uma vida toda. É preciso combater o analfabetismo financeiro que tanto prejudica as pessoas. Pensando nisso, elaboramos este material que visa informar de formal clara, organizada e eficiente os conceitos iniciais de educação financeira. Importante destacar que ela é muito ampla, abarcando diversos subtemas, dessa forma, vamos começar com os conceitos mais iniciais de forma que você possa compreender e internalizar aos poucos as principais informações sobre esse tema.  Aproveite a leitura e lembre-se que aprender é um ação contínua que você faz a vida toda.

 

O que é educação financeira?

 

Educação financeira é um conjunto de conhecimentos sobre as relações entre indivíduos e os recursos financeiros. Quem é educado financeiramente consegue manter uma relação saudável com o dinheiro. Afinal, absolutamente todas as pessoas usam o dinheiro, porém, a maioria não sabe usá-lo de forma correta.

A partir disso você já percebeu como é importante esse tipo de educação. Mesmo que num primeiro momento possa parecer algo distante da realidade você verá que as finanças fazem parte do nosso cotidiano, por isso é tão importante ter domínio desses conhecimentos para levar uma vida mais tranquila e feliz.

educação financeira o que é

O que fazer para ter educação financeira?

 

O primeiro passo para ter uma educação financeira é buscar conhecimentos sobre o assunto. Ou seja, fazer exatamente o que você está fazendo agora. A internet oferece uma grande variedade de conteúdos gratuitos que vão ter ensinar a gerir melhor seus recursos financeiros. Isso é uma oportunidade que você não pode perder.

É importante que além de aprender a teoria você coloque em prática seus conhecimentos. Não adianta ler, ver vídeos e curtir conteúdos de educação financeira se você não colocar em prática o que está aprendendo. É preciso ser proativo, ter iniciativa se quiser que o conhecimento transforme sua vida. A gestão do dinheiro é uma das maiores responsabilidades que temos, sem ela, sua vida pode ser um fracasso. É difícil? É. Mas é a verdade acostume-se com isso.

O que é educação financeira exemplos?

 

Um exemplo mais claro de educação financeira é quando um indivíduo consegue manter seu orçamento financeiro no verde, ou seja, suas receitas são maiores que seus gastos. Nesse caso, a pessoa consegue ter domínio sobre o dinheiro e não o contrário, quando a pessoa se torna refém das dívidas. Se você está nessa situação a primeira coisa a saber é que você não está sozinho. A maior parte dos brasileiros sofre com o analfabetismo financeiro. Esse tipo de temática nunca foi o foco do ensino público no Brasil. Muitos nunca ouviram falar sobre isso na época da escola. E só quando se tornam adultos e tem que assumir suas próprias contas percebem o quanto são leigos no assunto. O segundo ponto que você precisa saber é que essa realidade pode ser mudada. Não deixe de conhecer os aplicativos que te ajudam no controle financeiro.

 

Quais os benefícios da educação financeira?

 

O maior benefício que a educação financeira pode lhe proporcionar é a liberdade. É saber que seu dinheiro está sendo usado da melhor maneira possível, que você não é refém das dívidas e que você é livre para usar seus recursos para realizar seus sonhos. Os boletos vão deixar de ser motivo de pesadelos e se tornarão apenas algo corriqueiro na sua vida.

 

O que causa a falta de educação financeira?

 

A falta de educação financeira causa: preocupações, dívidas, baixa qualidade de vida. Podemos afirmar até que a falta desse tipo de conhecimento causa doenças. Não é raro conhecer pessoas que se afundaram em dívidas e desenvolveram depressão.

educação financeira como sair das dividas

Agora você já sabe o quanto a educação financeira é importante. E que ela não pode estar fora da sua vida. Vamos apresentar agora um lista de cursos que trarão os conhecimentos de que você necessita. Dessa forma, fizemos a seleção apenas dos cursos gratuitos, pois acreditamos que os conceitos básicos do mundo das finanças podem ser aprendidos nesses cursos grátis. Quando você tiver uma boa base, e quiser aprender sobre investimentos mais complexos, aí sim, poderá investir em cursos pagos. Aprender a utilizar os conteúdos gratuitos da internet já é uma boa economia!  Veja a lista de cursos de educação financeira gratuitos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top