Economia da Rússia e Ucrânia.

Economia:

Recentemente os noticiários já estavam alertando a possibilidade de uma invasão à Ucrânia por parte da Rússia.

Até que na manhã do dia 24/02/2022, o Brasil acordou com a notícia que o exército russo tinha ultrapassado as fronteiras ucranianas. Logo após essas notícias os governos de vários países tomaram diversas medidas econômicas contra a Rússia, as chamada sensações econômicas.

 

O que uma sanção econômica?

Economia: Sanção Econômica

Uma sanção econômica é quando um ou vários países limitam ou bloqueiam exportações e importações para um determinado país ou território. Isso tem como objetivo desestabilizar a economia local do país ou território que sofreu a penalidade. É uma espécie de castigo por algo que esse país fez e que tenha geração insatisfação na sociedade global.

 

Como está a economia russa atualmente?

Atual situação econômica da Rússia

Durante o governo do atual presidente russo (Vladimir Putin) a economia do país cresceu significativamente. Mesmo registrando uma retração em 2020, em 2021 mesmo em tempos de pandemia, a economia voltou a registrar bons números com o PIB de 4,7%.

Contudo, depois da decisão de invadir o país vizinho (Ucrânia), o país começa a enfrentar algumas sansões severas. Já que o país depende muito das importações e exportações para se dispor de uma boa economia.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, afirmou em pronunciamento que irá impor sanções maciças contra a Rússia a fim de travar a economia russa. Dessa forma, espera-se que a Rússia recue da invasão, o que no cenário atual parece ser muito difícil.

Os Estados Unidos e a União Europeia estudam retirar a Rússia da Swift. A Swift (Sociedade de Telecomunicações  Financeiras Interbancárias Mundiais) é uma cooperativa que atua como um canal de comunicação global entre seus usuários.

Se a Rússia for expulsa da Swift haverá um quebra nas comunicações de transações comerciais o que pode impactar toda a cadeia econômica do país.

Mas, as coisas também não estão estáveis dentro do território russo atualmente. Depois da notícia da invasão russa a bolsa de valores registrou queda de 33% com previsão de mais quedas. A moeda russa (rublo) registrou desvalorização recorde de 6% com indícios de continuar em queda nos próximos dias.

 

Como está a economia da Ucrânia atualmente?

Atual situação econômica da Ucrânia.

A Ucrânia tem sua economia baseada em exportações de grãos como soja e milho além de minerais como minério de ferro.

A economia da Ucrânia não estava em seu melhor momento antes da invasão por parte da Rússia. E boa parte da culpa já era da própria Rússia. Em um conflito anterior a Rússia invadiu a Ucrânia e assim tomou parte de seu território estratégico, conhecido como península da Crimeia, em 2014. Um novo território a leste da Ucrânia também passava por conflitos com rebeldes pró Rússia. O que já gerava um desgaste não só, nas relações entre os países, como também afetava negativamente a economia ucraniana.

Apesar de relatos da bolsa de valores da Ucrânia ainda estar relativamente estável, isso muito provavelmente não deve se manter. Já que atualmente as tropas russas estão na capital da Ucrânia e uma evacuação em massa da cidade está acontecendo, parando os aeroportos, indústrias e vários outros setores que são fundamentais para a economia do país. Alguns economistas preveem que se o conflito não se resolver logo a economia ucraniana pode entrar em colapso.

De forma geral boa parte dos problemas econômicos ucranianos tem relação direta com a Rússia.

Não deixe de conferir o artigo que preparamos sobre as implicações dessa guerra para a economia brasileira.  

 

Rússia e Ucrânia afeta o Brasil economicamente?

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

 

Site parceiro de avaliação de produtos: Dica Sincera

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top