Criptomoeda: Aprenda um pouco mais

O que é Criptomoeda?

 

De forma simples uma criptomoeda é uma moeda digital que só existe de forma virtual protegida por criptografia. Ou seja, criptomoeda é uma moeda que não existe na forma física.

A maioria das criptomoedas são negociadas em redes descentralizadas baseadas na tecnologia blockchain.

 

O que é blockchain?

 O que é blockchain?

Blockchain é um banco de dados onde se armazena informações de transações em blocos. Esses blocos recebem um código matemático único que são interligados em um conjunto em ordem cronológica, formando uma linha contínua de blocos que são extremamente difíceis de serem burladas e assim formando uma corrente, ou seja, block quer dizer blocos e chain corrente e daí o termo Blockchain.

 

Como funciona uma Criptomoeda?

 

Uma Criptomoeda de forma simples funciona basicamente como o dinheiro físico, mas com algumas diferenças. Uma dessas diferenças é que a criptomoeda não existe de forma física, outra diferença é que ela não depende de um sistema bancário. Por exemplo, o real brasileiro é controlado pelo governo do Brasil, mais precisamente pelo Banco Central. As criptomoedas são descentralizadas, ou seja, não possuem um órgão responsável pelo seu controle. Quem controla elas são o próprio público que faz uso delas.

Para comprar uma Criptomoeda é praticamente igual você comprar uma moeda estrangeira, onde tem oscilações com quedas e altas nos preços. Lembra que te falei que as criptos não possuem um órgão central fazendo a regulamentação delas? Pois é, se você comprar alguma moeda e tiver problemas, como perda do valor ou uma grande desvalorização, você não vai ter a quem recorrer. Por isso, antes de entrar nesse tipo de investimento tenha certeza do que está fazendo. Você pode ganhar dinheiro, claro que pode, mas, também pode perder.

A oscilação no valor de uma Criptomoeda se assemelha a um produto de uma empresa, por exemplo, se a empresa está produzindo muito e pouca gente está comprando o produto o valor tende a cair. Por outro lado, se está produzindo pouco e tem muita gente buscando o produto o valor tende a subir. É a velha lei da oferta e da demanda. Nas criptomoedas, um exemplo prático disso é o bitcoin que teve uma grande procura e isso fez com que seu valor subisse muito nos últimos anos.

 

Quem criou as Criptomoedas?

Quem criou as Criptomoedas?

Não se sabe ao certo que realmente criou a primeira criptomoeda ou quem realmente criou o bitcoin que é a criptomoeda mais popular dos últimos tempos. Segundo algumas fontes o criador do bitcoin se chama Satoshi Nakamoto, mas até o momento não se sabe se Satoshi Nakamoto é uma pessoa, um grupo ou uma empresa.

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

Site parceiro de avaliação de produtos: Dica Sincera

Educação Financeira Hoje 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top