Comunismo o que é? Como surgiu?

Este artigo tem como finalidade informar o leitor sobre o que é o Comunismo. Nosso objetivo é que você compreenda o que é comunismo sem qualquer viés político ou ideológico e a partir disso tire suas próprias conclusões sobre esse assunto.

 

Quem criou o comunismo?

Quem criou o comunismo?

O comunismo como conhecemos teve origem por volta do século XIX na Europa durante a Revolução Industrial. Várias fontes apontam o filósofo, economista, historiador, sociólogo, teórico político, jornalista e revolucionário alemão Karl Max como um dos fundadores do conceito comunista. Posteriormente esse conceito foi aceito e praticado por diversos países inclusive nos dias atuais.

 

O que é comunismo?

 

Em teoria o comunismo é uma sociedade baseada no coletivo algo que se assemelha com o conceito de utopia em vários aspectos.

De forma simples o comunismo é um conjunto de ideologias, um movimento político, filosófico, social e econômico onde a principal meta é que todos os cidadãos alcancem um patamar de vida socioeconômicas idealizada como sendo a ideal para todos. Assim, todos os cidadãos viveriam plenos, tendo todas as suas necessidades básicas atendidas.

 

Como funciona o comunismo?

Educação financeira hoje

O comunismo funciona da seguinte maneira.

Em teoria todos trabalham para que a nação evolua de forma igualitária sem o conceito rico e pobre onde todos desfrutam dos mesmos benefícios.

Na realidade as coisas não funcionam de forma tão simples. Mesmo em uma nação comunista sempre haverá um líder e o fator humano, ou seja, sempre as pessoas mais esforçadas poderão se sentir prejudicadas pelo fato de pessoas que não se esforçaram ou estudaram terem o mesmo patamar de vida que elas. Como o poder em uma sociedade comunista é extremamente concentrado, o líder geralmente deixa o poder subir a cabeça. Dessa forma, uma sociedade comunista pode acabar se tornando uma ditadura devido ao fato de não existir um poder contrário a decisão do líder.

Você percebeu que entre teoria e prática as coisas são bem diferentes. O ideal seria mesmo uma sociedade em que todos tenham suas necessidades básicas atendidas, só que para isso acontecer não é algo tão simples.

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

 

Site parceiro de avaliação de produtos: Dica Sincera

 

Mais artigos 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top