Comprar e registrar um domínio: #2

Dando continuidade ao nosso curso, você já sabe o seu nicho, o nome do site e agora vamos registrar um domínio.

 

O que é um domínio de site?

 

De forma simples um domínio é basicamente o nome da sua empresa ou o endereço dela, registrar um domínio é como se você alugasse um endereço com o nome da sua empresa.

Muitas vezes falamos em comprar um domínio, mas na verdade você aluga um. Você paga um valor que costuma ser anual e durante esse período o seu site passa a ter um endereço a assim as pessoas encontram o seu site.

Caso você não pague o aluguel o site vai sair do ar e caso outra pessoa queira comprar e pague pelo domínio esse passará a ser propriedade dela. Funciona como o aluguel de uma casa onde se você não pagar o aluguel você recebe um aviso, no caso do site ele fica fora do ar. E,  depois ocorre o despejo e outra pessoa aluga a casa. Com o site você perde o domínio e ele fica disponível para outra pessoa que quiser alugá-lo.

 

Como registrar um domínio?

Comprar e registrar um domínio

Alguns sites oferecem o serviço de registro de domínio: godaddy, hostgator.com, hostinger.com, registrobr,  entre outros. Caso você tenha alguma dúvida aconselhamos que você dê uma pesquisada nos valores e qual melhor atende suas necessidades.

Antes de finalmente registrar um domínio você tem que escolher qual a melhor extensão para o seu site.

A extensão são aquelas letras que aparecem após o nome do site, por exemplo, este site se chama Educação Financeira Hoje, o domínio é educacaofinaceirahoje.com, a extensão deste site é .com. Entendeu?

Mas existe diversos tipos de extensões como .com, .com.br, .net, .br, .org e etc. Os valores que você paga pelo aluguel do domínio variam de acordo com a extensão.

Se seu site não é uma intuição ou algo relacionado a serviços de provedor de internet, provavelmente as melhores escolhas de extensões para o seu site são: .com e .com.br, mas você tem que escolher a que melhor se encaixa com o nicho do seu site.

Agora, sim vamos registrar o domínio, mas antes disso tem mais uma etapa: pegue papel e caneta e anote o nome do seu site e alguns nomes similares que descrevam seu site.

Vá até o site de registro que você escolheu e escolha o melhor plano para o seu domínio. Quando você colocar o nome do seu site vai aparecer se o nome está disponível. Caso alguém não tenha o registrado antes, basta você escolher a extensão e parabéns você acaba de registrar seu domínio.

Mas, se o domínio não estiver disponível vai aparecer algumas variações de nomes e extensões. Caso nenhum seja adequado ao seu site, você pega aqueles nomes similares que você anotou anteriormente e vá tentando até conseguir.

Dica: É muito importante realizar essa tarefa com muita calma. Se frustrar por não conseguir aquele nome perfeito é normal. O importante é botar a cabeça para funcionar e pensar em outros nomes que melhor descrevam seu site.

Essa foi a segunda parte do curso de passo a passo para criação de site. O próximo tópico será sobre hospedagem de site.

Se você tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão manda mensagem pra gente. O seu contato é muito importante para que a gente esteja sempre melhorando.

 

Educação Financeira Hoje

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

 

 

Site Parceiro: Dica Sincera

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top