Como criar um site: #4

Depois de realizar todos as outras etapas mais burocrática com os registros de domínio e hospedagem, chegou a hora de criar um site.

Existem diversas formas para se criar um site, mas aqui iremos focar em criação a partir de uma interface de programação de aplicações.

Por mais complexo que o nome pareça, as interface de programação que iremos mencionar aqui tem como objetivo facilitar a vida de quem quer criar um site ou um blog. Existem diversas interfaces de programação como: WordPress, Joomla, Ghost, Textpattern, Tiki Wiki e etc.

As interfaces de programação possuem versões grátis e versões pagas. E ainda alguma versões que já vem integradas quando você assina uma hospedagem. A interface de programação que iremos usar aqui como exemplo para criar um site é a WordPress que também é a mais comum e é a que usamos nesse site. Caso você fique com alguma dúvida ou queira ver um passo a passo em vídeo, no Youtube tem diversos tutoriais.

 

Criar um site

Criar um site

Quando você registra um domínio, tem uma alternativa no fim da página com a opção de instalar aplicativos e assim instalar o WordPress.

Depois de fazer o download e abrir a tela inicial do WordPress vamos finalmente criar um site.

De início no WordPress vai aparecer uma tela com algumas opções. Primeiro você vai escolher o domínio que você registrou e na frente vai ter o diretório. Normalmente não recomendamos adicionar nada nesta opção para site convencionais. Caso você tenha dúvida esse diretório acrescenta a palavra que você adicionar a frente de .com e ficaria .com/ a palavra que você adicionou.

 

Abaixo você irá encontrar as seguintes opções:

O nome do seu site e a descrição. É muito importante uma descrição objetiva ou um slogan do seu site obviamente sem erros de português. Pense em uma descrição fácil de lembrar e que defina bem o conteúdo do seu site.

Abaixo você encontrará opção de login onde você vai colocar um nome e uma senha e aqui vai mais algumas dicas importantes. Quando você vai colocar esses dados estará lá a palavra admin e talvez por preguiça você resolve deixar esse nome mesmo. Mas, isso facilitaria muito a vida de maliciosos que querem invadir seu site.

É muito importante pegar papel e caneta e anotar o login e senha e usar nomes e senhas que não são óbvios. Também são fornecidos algumas opções de senhas, mas o aconselhável é criar a sua própria e abaixo tem a opção de e-mail que você deve preencher para eventual perda de senha. Tenha uma senha forte pois elas são essenciais para manter a segurança do seu site. Pense que, se não fizer algo seguro agora poderá amargamente sofrer com a invasão do seu site.

Dando sequência abaixo irá ter a opção idioma e pode estar português. É, importante você escolher a opção português BR caso você seja brasileiro.

Abaixo irá ter algumas opções de plugins como o editor que você irá usar e opções avançadas além dos temas.

Uma dica sobre os temas é escolher algum que você mais gosta e que se encaixe com o nicho do seu site. O tema você poderá trocar facilmente. Outra dica é optar por temas que tenham um símbolo de um raiozinho em uma das bordas. Isso quer dizer que aquele tema está otimizado para rodar melhor em portáteis como tablets e smartphones. Feito a escolha, é só clicar em instalar.

E pronto você acabou de criar um site e agora você tem total acesso as configurações do WordPress.

Recomendamos que você leia esta parte e consulte algum vídeo no Youtube para ter uma melhor noção da parte visual.

Nosso próximo tópico de como criar um site iremos falar um pouco mais sobre o WordPress. E, te passar algumas dicas importantes de configurações.

Se você tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão manda mensagem pra gente. O seu contato é muito importante para que a gente esteja sempre melhorando.

 

Educação Financeira Hoje 

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

 

Site Parceiro: Dica Sincera

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top