Capitalismo: O que é? Como funciona?

Neste artigo falaremos um pouco mais sobre o capitalismo a fim de informar o leitor sobre esse assunto. Esse artigo não possui qualquer cunho político, aqui você ainda pode conferir nossos artigos sobre o socialismo, comunismo e democracia.

 

Onde surgiu o Capitalismo?

Capitalismo

Por incrível que pareça esta não é uma resposta muito simples. Isso porque não existem provas 100% concretas de onde surgiu o sistema capitalista. Mas, algumas fontes falam que as primeiras relações baseadas no capitalismo surgiram na Europa ocidental depois do fim da era do Feudalismo e começo do Mercantilismo. Outras fontes até citam o filosofo e economista britânico Adam Smith como o pai do capitalismo. Isso se deve principalmente por sua obra A Riqueza das Nações.

 

O que é o capitalismo?

 

Resumidamente, o sistema capitalista tem por objetivo preservar a propriedades privada, a busca constante pelo lucro pessoal e a acumulação de bens e dinheiro.

 

O capitalismo é bom ou ruim?

Capitalismo

Qualquer forma de organização social tem seu lado bom e seu lago ruim. O lado bom de um sistema capitalista é que você pode comprar o que quiser e quando quiser desde que você tenha dinheiro.

O lado ruim é que isso aumenta muito o consumismo desenfreado como, por exemplo, todo ano uma pessoa querer trocar de celular, computador e até o carro. Para que uma pessoa consuma mais é necessário que se retire mais matéria-prima do meio ambiente. O que impacta negativamente o meio ambiente.

Além disso, como a distribuição dos recursos financeiros não ocorre de forma igualitária entre as pessoas. Alguns poucos ficam com muito dinheiro, enquanto muitos possuem poucos recursos. Essa é a desigualdade social, que é, de fato, a pior parte do capitalismo.

Existe um ponto que faz toda a diferença para minimizar os malefícios do capitalismo: a educação. Quando uma pessoa possui acesso a uma educação de qualidade pode obter recursos financeiros e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, uma pessoa bem instruída irá acompanhar de perto a política da sociedade em que vive. Isso auxilia a evitar que maus governantes cheguem ao poder. Por mais que o capitalismo cause desigualdade social, um governo corrupto pode perpetuar essa desigualdade.

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

 

Site parceiro de avaliação de produtos: Dica Sincera

Educação Financeira Hoje 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top