Apostila de atividades para o 3° Ano do Ensino Fundamental PDF
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
5ª ETAPA DE ESTUDOS – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 3º ANO ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES”
ALUNO (A): _
PROFESSOR (A): TURMA: _TURNO:
SENHORES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS
A APOSTILA DE ATIVIDADES FOI PRODUZIDA POR PROFESSORES DO 3º ANO, CONTENDO
ATIVIDADES DIRECIONADAS AS CRIANÇAS QUE CONTARÃO COM A COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA POR MEIO DA COMUNICAÇÃO TECNOLÓGICA E OUTROS, POR ONDE AS DÚVIDAS PODERÃO SER SANADAS, DESTA MANEIRA OCORRERÁ A AVALIAÇÃO MEDIANTE A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE A FAMÍLIA E PROFESSORES E POSTERIORMENTE COM O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS. AS ATIVIDADES TERÃO TEMPO ESTIPULADO EM 30 DIAS PARA SEREM CONCLUÍDAS.
VALE LEMBRAR QUE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NÃO SUBSTITUEM O APRENDIZADO ESCOLAR, NO ENTANTO, CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA NA ORGANIZAÇÃO DE UMA ROTINA DE ESTUDOS PARA MELHOR AJUDAR AS CRIANÇAS.
CRONOGRAMA
REALIZAR |
10/06 a 19/07/2021 |
DEVOLVER |
19/07 a 23/07/2021 |
SOORETAMA-ES 2021
CRIANDO BONS HÁBITOS DE ESTUDO EM CASA
Atenciosamente, Equipe Pedagógica!
Habilidades desenvolvidas nessa apostila:
LÍNGUA PORTUGUESA
EF03LP01/ES – Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas -c/qu; r/rr; s/ss; o (e não u) e (e não i) em sílaba átona em final de palavra -e com marcas de nasalidade (til, m, n), demonstrando domínio, de forma progressiva, da construção do sistema alfabético. EF03LP03 – Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
EF03LP06 – Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
EF03LP07 – Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de
exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.
EF03LP20 – produzir cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), dentre outros gêneros do campo político-cidadão, com opiniões e críticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF03LP16 – Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – “modo de fazer’).
MATEMÁTICA
(EF03MA17/ES) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada, variando as grandezas e os instrumentos de medida (HD).
(EF03MA03/ES) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito,
favorecendo a compreensão do sistema de numeração decimal e influenciando a capacidade de resolver problemas.(HD)
(EF03MA26/ES) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos
de barras ou de colunas, oportunizando o trabalho interdisciplinar com as habilidades (EF03LP25), EF35LP20), (EF03LP26), da Língua Portuguesa; (EF03CI06), (EF03CI09), da Ciência; (EF03HI03), da História; e (EF03GE01), da Geografia, associadas à coleta, leitura, comparação e interpretação de dados, com apoio de recursos multissemióticos, incluindo gráficos e tabelas. (HD)
(EF03MA12) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção esentido, com base em diferentes pontos de referência.
(EF03MA01/ES) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna, com o apoio de materiais que auxiliem o entendimento das diferentes formas de representação e ordem dos números.
Habilidade desenvolvida nas atividades de artes.
ARTE
(EF15AR04-03/ES) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc..), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Habilidades desenvolvidas nas atividades de educação física.
EDUCAÇÃO FÍSICA
(EF12EF08-01/ES) Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos, considerando a utilização de habilidades motoras mais simples.
(CE08) Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de
lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.
(TI09) Vida Familiar e Social.
(EF12EF04-02/ES) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas pela escola.
HISTÓRIA
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. (EF03HI01) – Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações
estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. (HD)
(EF03HI05/ES) – Identificar marcos histórico do lugar em que vivemos e compreender seus significados, manuseando mapas, maquetes e meios tecnológicos que auxiliem a contextualizar e localizar ícones e marcos históricos locais. (HE)
(EF03HI06/ES) – Identificar os registros de memória na cidade (nomes de escolas, ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios e interesses que explicam a escolha desses nomes. (HE)
(EF03HI04) – Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados (HD)
(EF03HI05/ES) Identificar marcos histórico do lugar em que vivemos e compreender seus significados, manuseando mapas, maquetes e meios tecnológicos que auxiliem a contextualizar e localizar ícones e marcos históricos locais.
GEOGRAFIA
(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
EF02GE01/ES) – Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em quevive, considerando as histórias familiares, identificando os diferentes grupos sociais inseridos em um mesmo lugar e percebendo as diferenças existentes entre o campo ea cidade e as relações sociais e culturais existentes no modo de vida das pessoas.
(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com natureza e no modo de
viver de pessoas em diferentes lugares.
(EF02GE05) – Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
(EF02GE08) – Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais,
maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência. *
EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.*
(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.
(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das
paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares. (EF03GE04/ES) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares e relacionando os elementos naturais e culturais da paisagem para entender as relações sociais estabelecidas.
CIÊNCIAS
(EF02CI08) – Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escuras, clara e metálica etc.)
(EF03CI04/ES) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como
se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo, representando essas características em diferentes linguagens, inclusive por meio de desenhos, recortes, modelagem e outras formas de expressão. (EF03CI06/ES) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.), identificando aqueles que são característicos do bioma local e representando essas informações em diferentes linguagens e formas de expressão.
EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus,
bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
(EF03CI04/ES) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo, representando essas características em diferentes linguagens, inclusive por meio de desenhos, recortes, modelagem e outras formas de expressão.
ENSINO RELIGIOSO
(Empatia e cooperação, competências gerais da nova BNCC) exercitar a empatia, o diálogo, resolução de conflitos e a cooperação
APROFUNDAMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA (ALE)
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. Segmentação de palavras/classificação de palavras por número de sílabas
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA(A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 1º DIA DATA: |
LÍNGUA PORTUGUESA |
RESPONDA:
- QUAL O TÍTULO DO POEMA?
- NOME DA AUTORA DO POEMA?
- QUAIS SÃO OS ANIMAIS QUE APARECEM NO POEMA?
- E O SAPO, PULOU CORDA COM O MACARRÃO DE QUEM?
- O QUE FEZ A MINHOCA COM A CORDA DO SEU SAPO?
- O QUE FEZ O AVESTRUZ? _
- QUANTOS VERSOS TEM O POEMA?
- O RATO FEZ MACARRÃO COM O QUÊ? _ _
- COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM:
- LIVRO PAES: UM MUNDO DE DESCOBERTAS CADERNO 1: FAÇA A LEITURA DAS PÁGINAS 6, 7,
REALIZE ORALMENTE AS ATIVIDADES DA PÁGINA 9.
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA(A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 2º DIA DATA: |
MATEMÁTICA |
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
QUANDO NECESSITAMOS MEDIR A ALTURA DE UMA PESSOA, TAMANHO DA MESA, COMPRAR BARRA DE CANO OU DE FERRO ENTRE OUTROS OBJETOS, UTILIZAMOS AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO. A MEDIDA DE COMPRIMENTO MAIS UTILIZADA É O METRO, MAS EXISTEM OUTRAS QUE SÃO UTILIZADAS DE ACORDO COM A EXTENSÃO QUE QUEREMOS MEDIR.
O PALMO É UMA MEDIDA DE COMPRIMENTO QUE SE OBTÉM COM A MÃO TODA ABERTA MEDINDO-SE DO DEDO POLEGAR AO MÍNIMO, CUJA DISTÂNCIA GIRA EM TORNO DE 22 CENTÍMETROS.
QUESTÃO 1 – FAZENDO ESTIMATIVAS:
VOCÊ DEVERÁ FAZER AS MEDIÇÕES DOS OBJETOS SUGERIDOS NA TABELA UTILIZANDO UMA MEDIDA DE COMPRIMENTO NÃO PADRONIZADA, O PALMO. MAS ANTES VOCÊ DEVE ANOTAR AS SUAS PRÓPRIAS ESTIMATIVAS NA SEGUNDA COLUNA DA TABELA. DEPOIS REGISTRE AS MEDIDAS OBTIDAS NA TERCEIRA COLUNA E COMPARE COM AS ESTIMATIVAS QUE VOCÊ FEZ.
ESTIMATIVA | MEDIDA | |
DA LARGURA DA PORTA DA SALA |
PALMOS: |
PALMOS: |
DO COMPRIMENTO DAMESA DACOZINHA |
PALMOS: |
PALMOS: |
DA LARGURA DO BANHEIRO |
PALMOS: |
PALMOS: |
DA LARGURA DA PIA DA COZINHA |
PALMOS: |
PALMOS: |
DO LADO MAIOR DA SUA CAMA |
PALMOS: |
PALMOS: |
DA ALTURA DA CADEIRA |
PALMOS: |
PALMOS: |
QUESTÃO 2 – UTILIZANDO UMA RÉGUA, TRACE UMA LINHA RETA COM 12 CENTÍMETROS (12 CM) DE COMPRIMENTO.
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA: |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 3º DIA DATA: |
HISTÓRIA |
ELEMENTOS DO PASSADO E DO PRESENTE
NO LUGAR EM QUE VIVEMOS E EM OUTROS LOCAIS, HÁ ELEMENTOS CONSIDERADOS DO PASSADO E ELEMENTOS CONSIDERADOS DO PRESENTE.
ENTRE OS ELEMENTOS DO PASSADO ESTÃO MORROS, RIOS OU ATÉ MESMO CONSTRUÇÕES MAIS ANTIGAS.
JÁ OS ELEMENTOS DO PRESENTE SÃO MAIS ATUAIS, CONSTRUÍDOS OU TRANSFORMADOS HÁ POUCO TEMPO, COMO CONSTRUÇÕES, PRÉDIOS MODERNOS, PONTES NOVAS, RUAS NOVAS E ASSIM POR DIANTE.
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR E RESPONDA:
Imagens da Avenida Vista Alegre, a principal de Sooretama, na década de 1970 e atualmente .
- NAS FOTOS OBSERVAMOS UMA AVENIDA IMPORTANTE DA CIDADE DE SOORETAMA, QUAL É O NOME DELA?
- VOCÊ CONHECE ESSE LOCAL? COSTUMA PASSAR POR ELE?
- COMPARANDO ESSAS FOTOGRAFIAS, VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR ELEMENTOS DO PASSADO E DO DESCREVA AS MUDANÇAS QUE VOCÊ IDENTIFICOU:
MARCO HISTÓRICO
SÃO OBJETOS OU LUGARES DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA AS PESSOAS DE UMA COMUNIDADE, SE TORNAM PONTO DE ENCONTRO, ONDE SE REALIZAM EVENTOS E FUNCIONAM COMO UM SÍMBOLO, POR ISSO, GUARDAM UM POUCO DA MEMÓRIA DE UMA CIDADE. PRAÇAS, RUAS E MONUMENTOS PODEM SER CONSIDERADOS MARCOS HISTÓRICOS.
- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:
- COMO É O NOME DESSA PRAÇA?
_ _
- VOCÊ E SUA FAMÍLIA JÁ FORAM ATÉ ESSA PRAÇA? CONTE COMO FOI ESSA VISITA E O QUE VOCÊ VIU:
- QUAIS ATIVIDADES COSTUMAM SER PRATICADAS EM UMA PRAÇA PÚBLICA?
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA(A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 4º DIA DATA: |
LÍNGUA PORTUGUESA |
RESPONDA:
- QUEM COMEU A SARDINHA?
- PARA ONDE O GATO FUGIU?
- EM QUEM ELE PÔS A CULPA?
- QUAL O TÍTULO DO POEMA?
- COMO A GATINHA ESTAVA? E O QUE ELA FAZIA?
- ESCREVA, NAS JANELAS CORRESPONDENTES, AS PALAVRAS DO POEMA COM NH E
NH | LH |
- ESCREVA O NOME DOS DESENHOS COM:
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSOR (A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 5º DIA Data: |
MATEMÁTICA |
RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMAS:
QUESTÃO 1 – NO DOMINGO, HENRIQUE E MANUELA FORAM AO CINEMA. CADA UM GASTOU R$ 10,00, COM O INGRESSO E R$ 5,00 COM A PIPOCA. QUANTOS CADA UM GASTOU? QUANTOS OS DOIS GASTARAM JUNTOS?
|
RESPOSTA:
QUESTÃO 2 – MARCELO TEM 2 NOTAS DE R$ 20,00. PAULA TEM 1 NOTA DE R$ 50,00. QUANTOS REAIS OS DOIS TÊM JUNTOS?
|
RESPOSTA:
QUESTÃO 3 – ENZO TINHA R$14,00 E GANHOU R$ 32,00 DE SEU TIO.QUANTOS REAIS ENZO TEM AGORA?
|
RESPOSTA:
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA: |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 6º DIA DATA: |
CIÊNCIAS |
FAÇA A LEITURA DA IMAGEM E AS ATIVIDADES NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS, PÁGINAS 50 A 51- LUZ E SOM CONTINUE NAS PÁG. 54 A 55- OS SENTIDOS E A CAPACIDADE DE PERCEBER O AMBIENTE.
ATIVIDADES:
- IDENTIFIQUE A PARTE DO CORPO QUE VOCÊ PODE USAR PARA:
- DESENHE OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELO:
Olfato | Paladar/
Gustação |
Visão | Audição | Tato |
- COMPLETE AS FRASES USANDO OS CINCO SENTIDOS QUE ESTÃO NO QUADRO ABAIXO:
|
- COM O PODEMOS SENTIR O CHEIRO DAS
- COM O PODEMOS SENTIR O GOSTO DOS
- COM A PODEMOS OUVIR MÚSICAS NO RÁDIO OU NO
- COM A PODEMOS ASSISTIR AS IMAGENS NA TELEVISÃO.
- COM O PODEMOS TOCAR E SENTIR UM ABRAÇO.
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA(A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 7º DIA DATA: |
LÍNGUA PORTUGUESA |
- REGRAS DE ACENTUAÇÃO:
- PINTANDO A SÍLABA TÔNICA. PINTE AS PALAVRAS DE ACORDO COM AS INDICAÇÕES.
ESCOLA: EMEF PEDRO BALBINO DE MENEZES |
TURMA: PROFESSOR (A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 8º DIA Data: |
MATEMÁTICA |
A PROFESSORA CRISTINA FEZ UMA PESQUISA PARA SABER QUAL ERA O SUCO DE FRUTA PREFERIDO DOS ESTUDANTES DO 3º ANO. ELA FEZ A SEGUINTE PERGUNTA: QUAL É O SEU SUCO DE FRUTA PREFERIDO?
VEJA A RESPOSTA DE CADA ESTUDANTE.
LISTA DOS SUCOS PREFERIDOS PELOS ALUNOS DO 3º ANO | ||
MARIANA – UVA | LETÍCIA – LARANJA | VITOR – MORANGO |
CLÁUDIO – MORANGO | ISABELA – LIMÃO | CAROLINA – UVA |
CÉSAR – LARANJA | RENAN – LARANJA | FELIPE – LARANJA |
AMANDA – MORANGO | LEONARDO – MORANGO | ADRIANA – LIMÃO |
ROBERTA – UVA | LUCIANO – MORANGO | MICHELE – LIMÃO |
TIAGO – LIMÃO | GABRIELA – LARANJA | RÓBSON- MORANGO |
PEDRO – LARANJA | JÚLIA – MORANGO | RAUL – LARANJA |
LUÍZA – UVA | ÉRICA – UVA | ZÉLIA – UVA |
JULIANA – MORANGO | RICARDO -LIMÃO | LUIZ CARLOS – LARANJA |
ALBERTO – LIMÃO | FÁBIO – UVA | VANESSA – MORANGO |
FON TE : ESTU D A N T ES DO 3º ANO (DAD OS FICTÍC IOS ).
QUESTÃO 1 – COMPLETE ATABELA COMO NÚMERO DE VOTOS QUE CADASUCO RECEBEU.
SUCO DE FRUTA PREFERIDO PELOS ESTUDANTES DO 3º ANO | ||||
SUCO |
LIMÃO |
MORANGO |
UVA |
LARANJA |
NÚMERO DE VOTOS |
6 |
QUAL É O SEU SUCO DE FRUTA PREFERIDO?
QUESTÃO 2 – AGORA, COMPLETE O GRÁFICO COMBASE NAS INFORMAÇÕES DA TABELA.
QUESTÃO 3 – RESPONDA ÀS QUESTÕES
FON TE : ALU N OS DO 3º ANO (DAD OS FICTÍC IO S).
- QUANTOS SABORES DE SUCO FORAM ESCOLHIDOS PELA TURMA?
_______________________________________________________________________________________
- QUAL FOI O SUCO PREFERIDO PELOS ESTUDANTES DO 3º ANO?
_
- QUANTAS CRIANÇAS VOTARAM NO SUCO DE UVA?
- QUAL FOIO SUCO COM A MENOR FREQUÊNCIA?
- QUANTAS CRIANÇAS PARTICIPARAM DA PESQUISA?
- ESCREVA O TÍTULO DO GRÁFICO.
QUESTÃO 4 – A PROFESSORA KAROL, DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FEZ UMA PESQUISA COM TODOS OS ALUNOS DO 3º ANO PARA SABER QUAL ERA O ESPORTE PREFERIDO DE CADA UM DELES.
COMPLETE ATABELAQUE KAROL FEZCOM O NÚMERO DE VOTOS DE CADAESPORTE
Fonte: Aluno s do 3º ano (dado s fictício s).
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA: |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 9º DIA DATA: |
GEOGRAFIA |
Livro didático de geografia, páginas 22 e 23 – Leitura e atividades sobre o tema: Representando a paisagem dos lugares. |
- Veja no mapa abaixo o carro que está indo pela Rua Ipê. Esse carro vai virar na segunda rua à direita.
- O carro chegará na rua:
( ) das Orquídeas. ( ) dos Lagartos.
( ) das Camélias. ( ) dos Besouros.
- Podemos representar lugares de diferentes pontos de vista. Nesse mapa temos uma visão:
( ) Vertical- vista de cima para baixo; ( ) Oblíqua- vista de cima e de lado:
- – Abaixo temos a imagem de um prédio em visão oblíqua. Marque com um X e pinte apenas a imagem que representa a visão vertical do prédio em visão oblíqua:
- – Marque com um X a alternativa que indica o ponto de vista representado na imagem
- ( ) Visão
- ( ) Visão
- ( ) Visão oblíqua.
- ( ) Visão
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA(A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 10º DIA DATA: |
LÍNGUA PORTUGUESA |
SINAIS DE PONTUAÇÃO
- USAMOS OS SINAIS DE PONTUAÇÃO PARA REPRESENTAR PAUSAS E ENTONAÇÕES DE VOZ QUE REPRODUZ A NOSSA FALA, NA ESCRITA:
- OBSERVE AS CENAS E FORME FRASES USANDO O SINAL DE PONTUAÇÃO
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA(A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 11º DIA DATA: |
MATEMÁTICA |
ALGUNS AMIGOS FORAM AO CINEMA. OBSERVE COMO ELES SE SENTARAM NA PLATEIA.
QUESTÃO 1 – COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DESTACADAS DE ACORDO COM A POSIÇÃO DE CADA CRIANÇA. VOCÊ PODE REPETIR PALAVRAS.
- CAROLINA ESTÁ SENTADA DE
- ALEXANDRE ESTÁ SENTADO DE
- ROGÉRIO ESTÁ SENTADO MARIA E
- CÁSSIO ESTÁ SENTADO DE
- JAIME ESTÁ SENTADO DE
- ALEXANDRE ESTÁ SENTADO DE
- JAIME ESTÁ SENTADO DE CÁSSIO.
- MATEUS ESTÁ SENTADO DE ROGÉRIO.
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA: |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 12º DIA DATA: |
HISTÓRIA |
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PATRIMÔNIO CULTURAL?
Patrimônio cultural é tudo que tem valor histórico, importância e significado para todos. É um conjunto de costumes, objetos, lugares, músicas, danças e comidas típicas, que fazem parte da vida de todos nós, é importante para a nossa cidade e conta uma parte da nossa história.
- Responda com base no texto lido:
- O que é patrimônio cultural?
Assista ao vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=7zOSulkHJdY
- Observe as imagens acima e complete as frases com a palavra correta:
- O e as igrejas da cidade de são exemplos de patrimônio cultural Material
- O e a são exemplos de patrimônio cultural Imaterial
3) Vamos colorir a imagem:
ESCOLA: EMEF PEDRO BALBINO DE MENEZES |
TURMA: PROFESSORA(A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 13º DIA DATA: |
LÍNGUA PORTUGUESA |
GÊNERO TEXTUAL RECEITA.
RESPONDA:
- CIRCULE O TÍTULO DA RECEITA E COPIE AQUI:
- QUE TIPO DE TEXTO VOCÊ LEU?
( ) FÁBULA ( ) RECEITA CULINÁRIA ( ) POEMA
- UMA RECEITA CULINÁRIA SERVE PARA QUE?
- ESSA RECEITA É DE UM ALIMENTO:
( ) DOCE ( ) SALGADO ( ) AZEDO
- DE QUANTOS INGREDIENTES VOCÊ PRECISA PARA FAZER ESSA RECEITA?
- A RECEITA QUE VOCÊ LEU PODE SER CONSUMIDA EM QUAL MOMENTO?
( ) ALMOÇO. ( ) FESTA DE ANIVERSÁRIO ( ) LANCHE ( ) SOBREMESA
- NA SUA OPINIÃO, ESSA RECEITA É:
( ) FÁCIL ( ) DIFÍCIL
- VOCÊ GOSTA DE BRIGADEIRO?
_
- LIVRO: “UM MUNDO DE DESCOBERTAS” CADERNO 1: FAÇA A LEITURA E REALIZE AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 12 E 13
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA: |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 14º DIA DATA: |
GEOGRAFIA |
Livro didático de geografia, páginas 24, 25, 26 e 27 – Leitura e atividades sobre o tema: “Planta: uma forma de Representação”.
OBSERVANDO UM MAPA DE RUAS
OBSERVE ESTE MAPA ILUSTRADO E RESPONDA:
- A Praça da Matriz fica entre quais avenidas?
- A entrada principal da igreja fica em que rua?
- Sílvia mora na Rua João Teodoro, no prédio ao lado do Circule o prédio que é dela.
- Qual das praças está mais próxima do mercado?
- Qual das avenidas dá acesso a Praça das Árvores?
- Agora é sua vez, imagine sua casa vista de cima e faça um desenho com as ruas e avenidas próximas dela:
ESCOLA: EMEF PEDRO BALBINO DE MENEZES |
TURMA: PROFESSORA(A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 15º DIA DATA: |
MATEMÁTICA |
|
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA: |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 16º DIA DATA: |
CIÊNCIAS |
PERCEBENDO O AMBIENTE (SONS)
DIARIAMENTE SOMOS EXPOSTOS A DIVERSAS FONTES SONORAS, QUE PODEM NOS AFETAR DE MANEIRA POSITIVA OU NEGATIVA. SONS DA CHUVA OU DE MÚSICAS CALMAS TRAZEM-NOS ALÍVIO E SENSAÇÃO DE DESCANSO. JÁ O SOM DE AMBIENTES COM MUITA CONVERSA OU DO TRÁFEGO INTENSO DE VEÍCULOS GERA EM NÓS DESCONFORTO E ESTRESSE. AS ONDAS SONORAS DESEMPENHAM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO COTIDIANO E POSSUEM CARACTERÍSTICAS QUE PODEM NOS AUXILIAR CONSTANTEMENTE.
EM NOSSO DIA A DIA CONVIVEMOS COM DIFERENTES SONS, A MUITOS DOS QUAIS NEM PRESTAMOS ATENÇÃO, POIS JÁ ESTAMOS ACOSTUMADOS A OUVÍ-LOS.
ENTRE OS OBJETOS QUE PRODUZEM DIFERENTES SONS, TEMOS OS INSTRUMENTOS MUSICAIS E ELETRODOMÉSTICOS, COMO A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS QUE SÃO CHAMADOS FONTES SONORAS. ALGUNS DESSES SONS, MESMO PARECENDO DE BAIXA INTENSIDADE SÃO RUÍDOS QUE AO LONGO DO TEMPO PODEM INTERFERIR EM NOSSO BEM-ESTAR.
- Agora feche os olhos por alguns segundos e se concentre nos sons ao seu Que sons você consegue perceber?
- Você gosta de todos os sons que escutou? Por quê?
- Pinte abaixo os objetos que emitem sons quando estão em
- Existem alguns objetos que emitem sons para nos alertar de algumas situações. Relacione os objetos à sua função:
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA (A): |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 17º DIA DATA: |
LÍNGUA PORTUGUESA |
GÊNERO TEXTUAL: CARTA
1) AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE COMO ESCREVER UMA CARTA, FAÇA UMA PARA QUEM VOCÊ DESEJAR. O ASSUNTO TAMBÉM É DE SUA ESCOLHA. CAPRICHE! NÃO ESQUEÇA DA DATA, SAUDAÇÃO, CORPO DA CARTA E DESPEDIDA.
ESCOLA: EMEF PEDRO BALBINO DE MENEZES |
TURMA: PROFESSORA: |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 18º DIA DATA: |
CIÊNCIAS |
Livro didático. Pág. 70 a 72- leitura e atividades sobre o som ao nosso redor e suas propriedades.
- OBSERVE A TIRINHA E RESPONDA:
- QUE INSTRUMENTO MUSICAL CEBOLINHA ESTÁ TOCANDO?
- POR QUE O CASCÃO JOGOU O SAPATO NO AMIGO CANTOR?
- DE ACORDO COM A INTERPRETAÇÃO DA TIRINHA, O SOM PRODUZIDO POR CEBOLINHA, SE PARECE MAIS COM:
( ) SOM DE MÚSICA BOA. ( ) RUÍDO, POIS INCOMODOU. ( ) NÃO PRODUZIU SOM.
VOCÊ SABIA???
“SOM” é o resultado da vibração acústica capaz de produzir sensação auditiva.
“RUÍDO” Som indesejável, que perturba o bem-estar e a saúde das pessoas.
POLUIÇÃO SONORA
A POLUIÇÃO SONORA É O EXCESSO DE RUÍDOS QUE AFETAM A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, PODENDO CAUSAR DANOS À SAÚDE FÍSICA E MENTAL, COMO: DISTÚRBIOS DO SONO, PERDA PARCIAL DA CAPACIDADE AUDITIVA, MAU HUMOR E ETC.
- ASSINALE NA LISTA ABAIXO AS SITUAÇÕES QUE, EM SUA OPINIÃO, PROVOCAM MAIS POLUIÇÃO SONORA:
( ) TRÂNSITO INTENSO DE AUTOMÓVEIS.
( ) APRESENTAÇÃO DE UMA ORQUESTRA.
( ) CONSTRUÇÃO DE MORADIAS, PRÉDIOS, ETC. ( ) UTILIZAR O ASPIRADOR DE PÓ.
( ) AS ONDAS DO MAR.
( ) MUITAS PESSOAS CONVERSANDO. ( ) CAVALGAR EM UM SÍTIO.
( ) UM SHOW MUSICAL.
( ) IR NO SALÃO DE CABELEREIRO.
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSORA: |
NOME DO ALUNO: |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 19º DIA DATA: |
GEOGRAFIA |
PONTOS CARDEAIS E COLATERAIS
OS PONTOS CARDEAIS SERVEM PARA NOSSA ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO. SÃO ELES: NORTE, SUL, LESTE E OESTE. ELES INDICAM DIREÇÕES E VOCÊ PODE IDENTIFICÁ-LOS USANDO O SEU CORPO E A POSIÇÃO DO SOL.
OS PONTOS COLATERAIS ESTÃO SITUADOS ENTRE OS PONTOS CARDEAIS. SÃO ELES: NOROESTE,
SUDESTE, NORDESTE, SUDOESTE. A FIGURA QUE REPRESENTA OS PONTOS CARDEAIS CHAMA- SE ROSA DOS VENTOS.
PONTOS CARDEAIS N= NORTE
S= SUL
L= LESTE
O= OESTE
PONTOS COLATERAIS NE= NOROESTE
SE= SUDESTE NO= NORDESTE SO= SUDOESTE
- OBSERVE O DESENHO E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
- O BRAÇO DIREITO ESTÁ INDICANDO O:
- O BRAÇO ESQUERDO ESTÁ INDICANDO O:
- Á FRENTE DO CORPO ESTÁ O:
- ATRÁS DO CORPO ESTÁ O:
- MARQUE UM (X) NA ALTERNATIVA
- LADO EM QUE O SOL NASCE TODOS OS DIAS: ( ) LESTE ( )OESTE ( ) NORTE ( )SUL
- LADO EM QUE O SOL SE PÕE TODOS OS DIAS: ( )LESTE ( )OESTE ( ) NORTE ( )SUL
- COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM O TEXTO
- OS SERVEM PARA NOSSA ORIENTAÇÃO. PODEMOS NOS ORIENTAR TAMBÉM POR MEIO DO
- O LADO ONDE O SOL SEMPRE NASCE É CHAMADO DE .
- COMPLETE OS DIAGRAMAS ABAIXO COM OS PONTOS CARDEAIS E COLATERAIS CORRESPONDENTES:
- ESCREVA A LETRA INICIAL DE CADA FIGURA E CONHEÇAOS PONTOS CARDEAIS:
- DE BRAÇOS ABERTOS, APONTE O BRAÇO DIREITO PARA O LADO QUE O SOL ESTE É O NASCENTE, OU:
- DO LADO ESQUERDO VOCÊ TERÁ O POENTE, OU:
- ATRÁS DE VOCÊ FICARÁ, O:
- NA SUA FRENTE FICA O:
- ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS ABAIXO AS PALAVRAS QUE ESTÃO NO TEXTO: “PONTOS CARDEAIS E COLATERAIS” NA PÁGINA
N | O | R | T | E | Q | W | E | R | T | Y | U | I |
B | A | G | N | O | R | O | E | S | T | E | J | K |
R | O | S | A | D | O | S | V | E | N | T | O | S |
A | A | D | C | M | S | U | D | O | E | S | T | E |
E | P | A | T | E | J | E | F | T | S | V | A | O |
L | C | H | F | B | N | S | G | D | F | A | S | U |
N | O | R | D | E | S | T | E | H | J | Ç | P | L |
Q | E | W | E | R | T | R | E | Y | I | Y | E | U |
A | S | F | S | U | D | E | S | T | E | J | T | O |
B | T | D | O | X | S | L | F | G | N | M | S | P |
X | E | Y | L | Q | D | A | G | B | H | V | E | L |
T | J | B | U | A | Z | S | C | V | S | U | L | K |
DISCIPLINA É A OBEDIÊNCIA AO CONJUNTO DE REGRAS E NORMAS QUE SÃO ESTABELECIDOS POR DETERMINADO GRUPO. TAMBÉM PODE SE REFERIR AO CUMPRIMENTO DE RESPONSABILIDADES ESPECÍFICAS DE CADA PESSOA.
QUESTÃO 01 – ESCREVA EM CADA CORAÇÃO QUE BROTOU, UMA ATITUDE QUE UMA PESSOA
“DISCIPLINADA” DEMONSTRA NO CONVÍVIO COM OS OUTROS.
QUESTÃO 02 – PARA TER RESPONSABILIDADE, PRECISAMOS CONHECER E PRATICAR ALGUNS VALORES. VAMOS CONHECER ALGUNS?
DESCUBRA O NOME DE ALGUNS VALORES QUE COMEÇAM COM AS LETRAS EM DESTAQUE.
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
5ª ETAPA DE ESTUDOS – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 3º ANO
ESCOLA: ALUNO (A): PROFESSOR (A): TURMA: TURNO:
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” | |
TURMA: PROFESSOR (A): | |
NOME DO ALUNO: | |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 21º DIA Data: | |
ARTE |
ROMERO BRITTO
ROMERO BRITTO NASCEU NO RECIFE, PERNAMBUCO, EM 6 DE OUTUBRO DE 1963, AOS
8 ANOS DE IDADE COMEÇOU A MOSTRAR INTERESSE E TALENTO PELAS ARTES. COM MUITA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE, PINTAVA EM SUCATAS, PAPELÃO E JORNAL. AOS 14 ANOS FEZ SUA PRIMEIRA EXIBIÇÃO PÚBLICA E VENDEU SEU PRIMEIRO QUADRO À ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS.
SUAS PINTURAS CONTAM COM CORES VIBRANTES E TRAÇOS BEM DEMARCADOS REMETENDO AOS VITRAIS.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1- O ARTISTA BRASILEIRO ROMERO BRITTO, NASCEU NO ESTADO DO:
- ( ) PARÁ
- ( ) RONDÔNIA
- ( ) ACRE
- ( ) RECIFE
QUESTÃO 2- QUAL A IDADE QUE ELE COMEÇOU A MOSTRAR INTERESSE E TALENTO PELAS ARTES?
- ( ) 18 ANOS
- ( ) 08 ANOS
- ( ) 06 ANOS
- ( ) 28 ANOS
QUESTÃO 3 – ROMERO BRITTO FEZ SUA PRIMEIRA EXIBIÇÃO PÚBLICA AOS:
- ( ) 34 ANOS
- ( ) 18 ANOS
- ( ) 14 ANOS
- ( ) 24 ANOS
QUESTÃO 4 – VAMOS FAZER DE CONTA QUE SOMOS O ROMERO BRITTO E COLORIR A OBRA ABAIXO COM CORES VIBRANTES.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
5ª ETAPA DE ESTUDOS – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS –3 º ANO
ESCOLA: ALUNO (A): PROFESSOR(A): TURMA: TURNO:
ESCOLA: EMEF PEDRO BALBINO DE MENEZES |
TURMA: PROFESSOR (A): |
NOME DO ALUNO(A) |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 22º DIA Data: |
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
ATIVIDADES DE ATENÇÃO E OBSERVAÇÃO
- O ALUNO OBSERVA ATENTAMENTE UM CÔMODO DA CASA, JUNTAMENTE COM RESPONSÁVEL, QUE PEDIRÁ AO ALUNO PARA SAIR DO AMBIENTE. O RESPONSÁVEL IRÁ ESCONDER QUALQUER OBJETO DESTE CÔMODO E QUANDO O ALUNO VOLTAR DEVE DESCOBRIR O QUE FOI PODERÁ SER QUALQUER OBJETO, INCLUSIVE MUDANÇAS DE VESTIMENTA DO RESPONSÁVEL. REPITA A ATIVIDADE NO MÍNIMO 3 VEZES, PODENDO TROCAR O AMBIENTE OU O OBJETO ESCONDIDO.
1º QUAL AMBIENTE ESCOLHIDO? . QUAL OBJETO FOI ESCONDIDO? .
2º QUAL AMBIENTE ESCOLHIDO? . QUAL OBJETO FOI ESCONDIDO? .
3º QUAL AMBIENTE ESCOLHIDO? . QUAL OBJETO FOI ESCONDIDO? .
- O ALUNO CONSEGUIU ACERTAR QUANTOS OBJETOS ESCONDIDOS? .
- O RESPONSÁVEL IRÁ FAZER UMA LISTA COM 10 OBJETOS QUE ESTEJAM PELA CASA, NÃO PRECISA ESPECIFICAR EM QUAL CÔMODO ESTÁ CADA UM DELES. UMA VEZ FEITO ISSO, O ALUNO DEVE PENSAR ONDE POSSA ESTAR E DEVE ENCONTRÁ-LOS PELA CASA. A CRIANÇA DEVE ENCONTRAR OS OBJETOS NA ORDEM EM QUE APARECEM NA
- QUAIS OBJETOS FORAM LISTADOS PELO RESPONSÁVEL?
1 – _. | 6 – . |
2 – _. | 7 – _ . |
3 – _. | 8 – . |
4 – _. | 9 – . |
5 – _. | 10 – . |
- QUANTOS OBJETOS VOCÊ ENCONTROU? .
- JOGO DO LABIRINTO – VAMOS AJUDAR A BRUXINHA À CHEGAR NA VASSOURA?
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSOR (A): |
NOME DO ALUNO(A) |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 23º DIA Data: |
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
- – BRINCADEIRAS DE ORDENAR COISAS
O RESPONSÁVEL IRÁ COLOCAR 10 OBJETOS EM UMA DETERMINADA ORDEM. O ALUNO DEVE MEMORIZAR A ORDEM QUE ESTÃO ESSES OBJETOS. DEPOIS O RESPONSÁVEL BAGUNÇA UM POUCO A ORDEM EM QUE ESTÃO. O ALUNO, ENTÃO, DEVE SE LEMBRAR DA ORDEM DOS OBJETOS E TENTAR COLOCÁ-LOS COMO TINHA MEMORIZADO.
OBSERVAÇÃO: O RESPONSÁVEL PODE COLOCAR OS OBJETOS COMO QUISER, DESDE QUE O
ALUNO DEPOIS CONSIGA MEMORIZAR E COLOCÁ-LOS NA MESMA ORDEM.
- – BRINCADEIRA DO “QUENTE” E “FRIO”
O RESPONSÁVEL ESCONDERÁ UM OBJETO PELA CASA, ENQUANTO O ALUNO FICA COM OS OLHOS VENDADOS OU “ESCONDIDO” EM OUTRO AMBIENTE. O RESPONSÁVEL DEVE DIZER QUE ESTÁ “QUENTE” QUANDO O ALUNO ESTIVER PRÓXIMO AO OBJETO E QUE ESTÁ “FRIO” QUANDO ESTIVER LONGE, SEGUINDO ASSIM ATÉ ENCONTRAR O OBJETO ESCONDIDO.
QUAIS OBJETOS FORAM ESCONDIDOS PELO RESPONSÁVEL?
1 2 – .3 – .
- – VAMOS BRINCAR DE SOMBRA?
O ALUNO VAI PRECISAR DE UM AMBIENTE ESCURO, UMA FONTE DE LUZ, COMO UMA LANTERNA (PODE SER DO CELULAR), E UMA SUPERFÍCIE PARA PROJETAR, COMO UMA PAREDE OU UM PEDAÇO DE PAPEL OU DE TECIDO. ALGUMAS POSIÇÕES VÃO EXIGIR MAIS COORDENAÇÃO, POR ISSO A IDEIA É QUE O RESPONSÁVEL ESTEJA BRINCANDO COM O ALUNO, AJUDE-O A ALCANÇAR O EFEITO DESEJADO. OBSERVE ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.
- – QUAIS ANIMAIS VOCÊ CONSEGUE OBSERVAR NAS SOMBRAS?
- – QUAIS ANIMAIS VOCÊ CONSEGUIU REPRODUZIR?
3– VOCÊ CONSEGUIU FAZER ALGUM OUTRO ANIMAL NA SOMBRA?
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
5ª ETAPA DE ESTUDOS – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 3º ANO
ESCOLA: ALUNO (A): PROFESSOR (A): TURMA: TURNO:
ESCOLA: EMEF “PEDRO BALBINO DE MENEZES” |
TURMA: PROFESSOR (A): |
NOME DO ALUNO (A): |
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL 24º DIA Data: |
ALE |
SENHORES PAIS, OU RESPONSÁVEIS
NA TENTATIVA DE VALORIZAR A LEITURA QUE É ESSENCIAL NA REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO, VAMOS TRABALHAR COM MAIS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA, SENDO ASSIM A CRIANÇA JUNTO COM A FAMÍLIA LERÁ UM LIVRO E EM SEGUIDA RESPONDERÁ UM QUESTIONÁRIO DO LIVRO LIDO. DESENVOLVEREMOS ESSAS ATIVIDADES COM O OBJETIVO DE OPORTUNIZAR E VIVENCIAR SITUAÇÕES DE LEITURA.
FICHA DE LEITURA
- QUAL O NOME DO LIVRO?
- QUAL O NOME DA AUTORA?
- QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
- O QUE ELES FAZEM NA HISTÓRIA?
- COMO É O PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?
- QUAL É O PERSONAGEM MAIS INTERESSANTE DA HISTÓRIA? POR QUÊ?
- ONDE SE PASSA A MAIOR PARTE DA HISTÓRIA?
- QUAIS SONS QUE OS ANIMAIS FAZEM NA HISTÓRIA?
|
- ESSE LIVRO FALA SOBRE:
_
- DESENHE TRÊS CENAS QUE VOCÊ MAIS FAÇA QUADRINHO COM LEGENDA.
|
SENHORES PAIS, OU RESPONSÁVEIS
NA TENTATIVA DE VALORIZAR A LEITURA QUE É ESSENCIAL NA REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO, VAMOS TRABALHAR COM MAIS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA, SENDO ASSIM A CRIANÇA JUNTO COM A FAMÍLIA LERÁ UM LIVRO E EM SEGUIDA RESPONDERÁ UM QUESTIONÁRIO DO LIVRO LIDO. DESENVOLVEREMOS ESSAS ATIVIDADES COM O OBJETIVO DE OPORTUNIZAR E VIVENCIAR SITUAÇÕES DE LEITURA.
FICHA DE LEITURA
- QUAL O NOME DO LIVRO?
- QUAL O NOME DO AUTOR?
- QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
- O QUE ELES FAZEM NA HISTÓRIA?
- COMO É O PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?
_
- QUAL É O PERSONAGEM MAIS INTERESSANTE DA HISTÓRIA? POR QUÊ?
_
- ONDE SE PASSA A MAIOR PARTE DA HISTÓRIA?
- QUAIS AS CORES APARECEM NA HISTÓRIA?
- ESSE LIVRO FALA SOBRE:
_
|
- DESENHE TRÊS CENAS QUE VOCÊ FAÇA QUADRINHO COM LEGENDA.
12- SENHORES PAIS E/ OU RESPONSÁVEIS DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO SOBRE A REALIZAÇÃO DESSE PROJETO DE LEITURA:
13 – ESCREVA UM RECADO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A VIDA DAS PESSOAS.
_
_