Afinal, o que são bitcoins?

O mundo dos Bitcoins tornou-se nos últimos tempos um assunto bem comentado. Afinal, ganhar dinheiro de forma rápida e fácil sempre atraiu muitas pessoas. Mas, é preciso cautela para não cair em golpes ou tomar atitudes precipitadas que podem causar grandes prejuízos.

A melhor forma de entender melhor o mundo dos bitcoins e aprender a ganhar com eles é estudando. Não adianta fechar a cara ou revirar os olhos, estudar é muito necessário se você quiser realmente alcançar bons retornos, não só com bitcoins mas também com investimentos em geral.

Não pense que quando digo estudar, seja a mesma coisa que você fazia no tempo da escola. No mundo real, você sabe, as coisas não são assim. Você precisa e vai adquirir conhecimentos que serão prontamente utilizados. É importante saber também que, se na escola quando você não sabia de algo o máximo que acontecia era uma nota baixa nas provas, agora, não ter o conhecimento necessário fará você perder dinheiro e afetar sua vida como um todo. Ficou assustado? Calma, só de ler esse artigo indica que você está no caminho certo, afinal, está buscando conhecimento de uma forma muito eficiente.

 

O que é um Bitcoin?

O que é um Bitcoin?

Nas redes sociais e em conversas com amigos a gente acaba ouvindo falar sobre bitcoins, criptomoeda, blockchain, exchange e vários outros termos que, num primeiro momento, parecem ser bem confusos. Então, vamos primeiro conceituar o que é um bitcoin.

O Bitcoin (BTC) é uma moeda digital, por digital compreenda que ela não é impressa, ou seja, você não vai ver ninguém com notas ou moedas de Bitcoin circulando da mesma forma como as notas de reais ou dólares. Essa primeira característica pode deixar muitas pessoas desconfiadas da segurança do Bitcoin, afinal, se não dá para “pegar” realmente nessas moedas como posso saber que são seguras? Como posso saber que elas, de fato, existem? De uma forma simplificada o bitcoin é uma moeda em formato de código criptografado. Daqui a pouco você vai entender porque a criptografia é tão importante para os bitcoins.

Imagine que, de repente, as pessoas deixassem de dar valor ao real. E, do nada ninguém mais aceitasse o real como forma de pagamento. Nós teríamos, basicamente, em nossas mãos apenas pedaços de papel com imagens de bichos da nossa fauna. Aqui, temos também um outro fator importante: o que garante o valor das notas e moedas do real é o governo brasileiro que detém o monopólio na fabricação dessa moeda. Em suma, o governo brasileiro garante que as notas e moedas do real poderão ser usadas em processos de compra e venda.

Agora vem a pergunta: que é o responsável pela garantia do bitcoin? São os Estados Unidos? A União Europeia? Não, nenhum governo é o responsável pelos bitcoins. E, isso é uma característica que pode assustar muita gente na hora de investir. Se não há nenhum governo ou instituição responsável pela segurança do bitcoin porque eu vou perder meu tempo, arriscar meu patrimônio, investindo nisso? A segurança do bitcoin envolve diversos fatores, e um dos fatores mais importante é o blockchain. Sim, outro termo que parece ser confuso mas não é tanto assim.

 

O Blockchain e a segurança do Bitcoin

EDUCAÇÃO FINACEIRA HOJE

O blockchain é um sistema tecnológico, um banco de dados que utiliza a criptografia de ponta a ponta para realizar diversas transações. A criptografia empregada nas transações de bitcoins garante que não haja a interferência de terceiros durante uma transação. Você já utiliza a criptografia no dia a dia até quando manda um simples bom dia no grupo da família no WhatsApp. Graças a criptografia, sua mensagem chegará apenas aos destinatários, não sendo possível um terceiro interceptá-la. Da mesma forma acontece com as transações envolvendo bitcoins.

O blockchain atua de uma forma descentralizada, isso quer dizer que nenhum governo, instituição ou pessoa pode pará-lo para atender seus próprios interesses. Esse é um dos pontos mais positivos do bitcoin. Muitos comparam o blockchain como um verdadeiro sistema financeiro que não está nas mãos de nenhum governo.

 

A especulação do Bitcoin

    BITCOIN  

Um outro ponto muito importante dos bitcoins e que vale a pena você levar em conta é o grande nível de especulação por trás desse ativo. Isso quer dizer que muitas pessoas fazem transações com bitcoins apenas com o intuito de obter lucros rápidos em transações de day trade, por exemplo. Isso pode fazer você perder dinheiro se não souber exatamente qual o seu objetivo com esse investimento.

Imagine só: você acaba de ler esse artigo, fica todo animado e vai logo comprando seus bitcoins. De repente uma notícia faz com que a cotação dele caia, você desesperado porque acabou de perder dinheiro vende às pressas para não ficar totalmente no prejuízo. Porém, passado alguns dias o preço dele volta a subir mas, infelizmente, você já perdeu o dinheiro que tinha investido. Isso tudo porque você agiu de uma maneira precipitada. É por isso que volto a falar sobre a importância dos estudos. Você tendo um bom alicerce de conhecimentos vai evitar que os ruídos de mercado façam você perder dinheiro.

Espero que você tenha compreendido um pouco mais sobre o que são os bitcoins e como você pode ganhar com esse mercado de moedas digitais. Nos próximos artigos você verá o passo a passo para comprar bitcoins e como proteger seus investimentos.

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

 

Escreva seu e-mail e fique sempre bem informado!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top