Ações de forma simples

Vamos falar um pouco sobre ações e esclarecer algumas dúvidas de quem está aprendendo sobre o mercado de ações.

 

O que são Ações de uma empresa?

 

De forma simples e fácil ações são partes de uma empresa, ou seja, se um dono de uma empresa precisar de dinheiro para melhorar algo em sua empresa como comprar maquinários, realizar uma expansão como franquias ou algo do tipo, mas não tem recursos financeiros para isso e, não quer retirar tudo do caixa da empresa. Ela pode dividir o capital social dessa empresa em várias partes. Essas partes são chamadas de ações.

Digamos que você possua uma empresa e decida colocá-la no mercado de ações. Você divide essa empresa em 1.000 ações e coloque 499 ações disponíveis no mercado. Dessa forma, você ainda será o acionista majoritário e assim ainda continua tomando as principais decisões dentro da empresa. Mas, caso você disponibilize todas essas ações e alguém compre uma grande parte e seja a pessoa com o maior numero de ações, consequentemente essa pessoa será a acionista majoritário e terá poder de influenciar as decisões da empresa.

Uma empresa de mil ações acaba sendo uma empresa fragmentada em mil pedaços onde cada pedaço deste representa uma ação.

 

O que é um acionista?

Um acionista pode ser tanto uma pessoa física (CPF) quanto uma pessoa jurídica (CNPJ), que negocia no mercado de ações e possua ação de uma ou mais empresas.

 

Por que o preço de uma ação oscila?

 

Vários fatores podem influenciar a oscilação no valores das ações de uma empresa como o noticiário que informa se a  empresa irá ou está realizando um investimento ou um expansão que agrade as pessoas. E, essas pessoas vão e compram ações fazendo os preços subirem mas, essa alta também pode ser influenciada por diversos fatores.  

Mas, se surgirem notícias, por exemplo, que os responsáveis por essa expansão estão sendo investigado por corrupção isso ira fazer a empresa perder a confiança dos acionistas e isso ira fazer o preço das ações caírem. Isso são exemplos simples mas que sim podem influenciar o valor das ações de uma empresa.

Outros fatores podem influenciar também como: o que essa empresa produz, a oferta e demanda pelo produto desta empresa a até a concorrência que produz o mesmo produto podem influenciar no valor das ações.

Deu para perceber que o valor de uma ação pode variar bastante, não é? Isso porque esse tipo de investimento é qualificado como renda variável. Ou seja, é um tipo de investimento que não é possível saber quanto vai render durante o tempo de aplicação. Ações são investimentos classificados como voláteis e de alto risco.

 

Como comprar e vender ações?

Vamos te explicar a parte prática de comprar ações. Que é basicamente ter uma conta em alguma corretora, enviar recursos para sua conta nessa corretora. Quando o dinheiro estiver na conta você acessa o Home Broker (local onde acontece a compra e venda de ações) e escolhe as ações que quer comprar.

Sendo sincero, não se iluda achando que é tão simples. Essa explicação é simplificada, apenas para você ter uma primeira noção sobre o assunto.

Por exemplo, toda corretora é obrigada a submeter os investidores a um teste para determinar qual tipo de investidor ele é. Assim, os produtos financeiros ofertados para esse investidor estarão de acordo com os resultados desse teste. Isso é uma forma de evitar que uma pessoa muito conservadora, arrisque e perca seu patrimônio adquirindo produtos financeiros que não são adequados ao seu perfil.  

Espero que você tenha entendido o conceito inicial de ações. Não pare por aqui, continue aprendendo cada vez mais, pois quanto mais estudar maiores são as chances de você obter sucesso em seus investimentos.

 

Escreva seu e-mail para sempre ficar por dentro das novidades!

 

Site parceiro de avaliação de produtos: Dica sincera 

 

Educação Financeira Hoje

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Go to top